Câmara aprova marco regulatório para transporte de cargas

A Comissão Especial do Transporte Rodoviário de Cargas aprovou um novo marco regulatório do setor na terça-feira, 19, na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 4 860/16 estabelece regras para o transporte de cargas por terceiros e mediante remuneração e endurece penas impostas a empresas e caminhoneiros envolvidos em roubos de cargas.

 

A nova lei estabelece que a atividade poderá ser exercida por pessoa física ou jurídica, uma vez que haja registro específico na ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres . Para pequenos agricultores, o cadastro será simplificado.

 

O marco também prevê a obrigatoriedade de renovação da frota em todo o País e a contratação de seguro contra perdas e danos às cargas em todas as operações de transporte, além de disciplinar o transporte de cargas perigosas e o tempo de carga e descarga.

 

Outra medida assegurada na proposta prevê um endurecimento das penas dos crimes de roubo contra os prestadores de serviços de transporte de cargas e garante a suspensão, por dez dez anos, dos motoristas que comprovadamente tiverem participação no delito.

Empresas seguiram investindo no País em 2017

O ano de 2017 também ficou marcado por investimentos importantes anunciados por fabricantes no País, apesar do cenário de incertezas tanto no aspecto econômico quanto no político. A maioria dos aportes que chegam faz parte de estratégias de adequação da operação ao mercado brasileiro e, em outros casos, na chegada da produção de novos veículos. Destaque para a compra da operação brasileira da Chery feita pela CAOA, a notícia mais importante do setor nos últimos quatro anos porque marcou a tentativa definitiva de uma montadora em decolar no País. Foi o caso também da JAC Motors, que desde os princípios do Inovar-Auto buscava um canto para chamar de seu e passar a produzir aqui seus veículos. Ambos os fatos foram veiculados em primeira mão pela reportagem de AutoData. General Motors e Volkswagen trouxeram ao Brasil a produção de novos veículos com vistas à conquista de uma fatia maior no mercado nacional. O mesmo ocorreu na Iveco, no segmento de pesados, mostrando que até o combalido setor de caminhões ainda enxerga oportunidades de crescimento aqui.

 

Confira abaixo, em ordem cronológica, as principais notícias que AutoData publicou sobre o tema em 2017:

 

CAOA assume controle da Chery

JAC confirma fábrica e R$ 200 milhões em GO

GM anuncia R$ 4,5 bilhões para três fábricas no Brasil

R$ 2,6 bi em uma nova VW

Renault anuncia mais R$ 750 milhões para o Brasil

FCA investe R$ 18 milhões em simulador que reduzirá custos

Iveco: US$ 120 milhões em novos veículos

VW investe R$ 30 milhões em ferramentaria

Valeo anuncia duas novas fábricas no Brasil

O setor de caminhões e a luz no fim do túnel

O setor de veículos pesados tratou de reduzir as perdas registradas nas vendas durante o ano, uma missão que, ao final do último trimestre obteve resultados que, se ainda não levou as fabricantes a alcançarem os números dos anos de ouro, pelo menos mostrou que há um horizonte positivo em 2018. Para voltar a crescer de fato é necessário que o País volte a ter um PIB alto, discurso adotado pelas fabricantes em uníssono. Enquanto o produto interno não cresce, as empresas recorreram às exportações para movimentar as fábricas instaladas aqui. O mercado de reposição também ajudou a incrementar as receitas em função da frota envelhecida que demandou manutenção este ano, segundo cálculo das companhias. Investir em serviços também foi outra fonte bastante explorada, com avanços interessantes, ainda que incipientes, nos campos da conectividade e manutenção programada. A Fenatran, principal evento do setor que ocorreu este ano resultou em vendas para a maioria das companhias, que esperam contabilizar os negócios durante a feira já no primeiro trimestre do ano que vem.

 

Confira abaixo, em ordem cronológica, as principais notícias que AutoData publicou sobre o tema em 2017:

 

Setor de caminhões sai do atoleiro

Vendas de caminhões retomam nível de 2015

Segmento de caminhões mantém trajetória de recuperação

Venda de caminhões poderá crescer 28%

Scania vende 173 caminhões para mineração

Ambev renova sua frota com caminhões VW

Fôlego para o segmento de caminhões

MAN fornecerá 100 ônibus ao governo da Bahia

MAN volta a operar cinco dias por semana

Scania busca 5 mil unidades em 2017

Scania quer conectar 6 mil veículos até o final de 2017

Mercedes-Benz: trimestre em alta nas vendas no Brasil

Mercedes-Benz faz megarevenda para a Raízen

Iveco aposta no crescimento de uso do câmbio automatizado

O que um câmbio automatizado pode fazer pelos Iveco Tector

De olho na Scania, Cummins nacionaliza turbo

MAN e MWM celebram produção de 100 mil motores

Volvo investe em novo motor

MAN mostra dezenove novidades

BNDES libera R$ 17,6 bilhões para o Finame

O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, aumentou os desembolsos para a linha BNDES Finame, voltada para o financiamento da produção, modernização e compra de máquinas e equipamentos. Esse é um importante termômetro da recuperação da atividade econômica.

 

De acordo com informações divulgadas na terça-feira, 19, pelo BNDES, as aprovações da linha, que são a última etapa antes da contratação e do desembolso, alcançaram R$ 19,7 bilhões, de janeiro a novembro, expansão de 22% na comparação com o mesmo período de 2016.

 

Já os desembolsos da Finame somaram R$ 17,6 bilhões, de janeiro a novembro, número 11% maior que no mesmo período do ano passado.

 

Foto: Divulgação.

Meritor é premiada pela distribuidora JS

A Meritor, fornecedora de eixos e sistemas para o drivetrain de veículos comerciais, recebeu da JS, um dos maiores distribuidores de peças e insumos de motorização diesel do País, o prêmio Os Melhores da Indústria de Autopeças em 2017, nas categorias destaque de marketing de incentivo e lançamentos de produtos.

 

A empresa foi reconhecida por causa de uma campanha de incentivo Meritor na JS intitulada Muito Trem de Força – Meritor. De acordo com Luis Marques, gerente de aftermarket da Meritor, a iniciativa fez ultrapassar a meta de vendas de produtos da marca na rede JS, entre os meses de maio e julho: “Isto representa crescimento de 33% com relação ao volume registrado no primeiro trimestre deste ano e de 29% na comparação com o mesmo período de 2016”. Antes de iniciar este trabalho, foi realizado um esforço em conjunto entre as empresas para a formação de estoque otimizado de acordo com cada uma das filiais. 

 

Já em lançamentos de produtos destacou-se pelos novos rolamentos para diferencial e linha de lubrificantes, além da expansão de portfólio das linhas atuais de componentes. 

 

Criada pela JS Peças este ano, a premiação,  cujo objetivo é reconhecer as melhores práticas das indústrias do setor, também certificou outros fornecedores nos quesitos: nível de serviço e apoio técnico.

 

Os vencedores em cada categoria foram anunciados no início de dezembro durante o Encontro de Gestores, convenção anual da JS Peças que reuniu 38 profissionais das filiais da distribuidora, além de parceiros de dez marcas diferentes. 

Uma produção sustentada pelos novos mercados

O ano de 2017 ficou marcado pelos reflexos das exportações na produção nacional de veículos. Se anos antes a capacidade instalada era ocupada em maior parte pelas demandas do mercado interno, com as quedas nas vendas por aqui foi hora de as empresas buscarem oportunidades em novos mercados para garantirem sustentação à operação de suas fábricas instaladas no País. Não raro executivos entrevistados por AutoData ao longo do ano reconheceram um equívoco: ter concentrado todos os esforços no mercado brasileiro poderia tornar menor qualquer chance de retomada da produção agora.

 

Mas o setor parece ter percebido a tempo o que parece ter sido um erro de estratégia. Fabricantes de automóveis intensificaram a atuação nos mercados vizinhos e buscaram negócios em outros por meio de acordos bilaterais costurados pelo governo. No segmento de caminhões e ônibus, as exportações significaram uma sobrevida após meses a fio de quedas de produção, cenário que levou fabricantes a reterem investimentos, cortarem custos e, invariavelmente, pessoal. Os esforços no comércio exterior criaram um cenário inédito no País: nunca se exportou tantos veículos em toda a história do setor automotivo nacional.

 

A retomada da produção no País, porém, não se deu apenas pelas mãos das exportações. Para surpresa da indústria, as vendas internas começaram a dar sinais de melhora a partir de março em função da volta da confiança do consumidor, da queda dos juros e outros fatores econômicos. A alta afetou positivamente o setor de peça e movimentou também as vendas diretas. Em agosto, o melhor mês em termos de vendas, o volume de emplacamentos superou as 200 mil unidades e o ritmo fora mantido assim nos meses seguintes. Ainda que a base de comparação, o trágico ano de 2016, seja pequena, e a quantidade de veículos vendidos termine o ano aquém dos registrados em 2014, por exemplo, o setor comemorou o respiro ou, pelo menos, a possibilidade de melhora em 2018.

 

Confira abaixo, em ordem cronológica, as principais notícias que AutoData publicou sobre os temas em 2017:

 

PRODUÇÃO

 

Produção de veículos cresce 17,1% em janeiro

Veículos comerciais aquecerão produção em 2017

Fabricantes aceleram produção à espera das águas de março

O de veículos, um dos segmentos mais ociosos em SP

Mercedes-Benz moderniza fábricas e cuida dos fornecedores

Confiança e capacidade instalada aumentam em março

Produção é crescente, mas ociosidade permanece em alta

Produção de aço cresce em março

Confiança revisada

Produção de caminhões cresce no ano

Produção já é 28,5% maior em 2017

Produção de veículos cresce 27,1% no ano

Produção de veículos em quinta marcha

Produção mantém emprego estável em setembro

 

EXPORTAÇÕES

 

Brasil fecha acordo para exportar 20 mil veículos ao Paraguai

GM renovará portfólio para ganhar espaço no mercado chileno

Nissan: 20 mil veículos exportados a partir do RJ

Exportações: mais um recorde quebrado

MAN planeja dobrar as exportações

Exportações quebram recordes

Exportações na América Latina já crescem 10%

Exportações da Volkswagen crescem 76% em setembro

Exportações batem recorde histórico

Scania: vendas crescem na América Latina

 

VENDAS

 

Crescimento das vendas supera projeção

Vendas: média diária segue acima das 10 mil unidades em novembro

Venda de consórcio para automóveis cresce 14,7%

Fabricantes registram mais vendas diretas

Vendas de caminhões retomam nível de 2015

Mercedes-Benz projeta alta de 20% nas vendas de caminhões

Segundo semestre terá vendas diárias maiores

Rede Ford Caoa realiza pré-reserva do Mustang

 

A Rede Ford Caoa abriu a pré-reserva do Mustang, que se estenderá até meados de março do ano que vem. O modelo desembarcará no País no final de março.

 

Com preço de lançamento de R$ 299,9 mil, a pré-reserva pode ser feita em qualquer concessionária da rede, realizando o pagamento do valor da entrada de R$ 30 mil, o que corresponde a 10% do preço do veículo.

 

Os clientes também contam com um site exclusivo, o www.mustangford.com.br para ter mais informações sobre o veículo ou sobre a reserva.

Wabco investe US$ 10 milhões no setor elétrico

A Wabco, um dos principais fornecedores mundiais de tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade dos veículos comerciais, anunciou na quinta, 20, investimento estratégico de US$ 10 milhões na Nikola Motor Company, empresa da área de concepção e fabricação de veículos hidrogênio-elétricos, componentes de veículos, sistemas de armazenamento de energia e transmissão de veículos elétricos com sede em Salt Lake City, Utahm, Estados Unidos.

 

A transação, diz a empresa no comunicado, “demonstra o compromisso da Wabco em avançar o desenvolvimento de veículos comerciais elétricos e altamente automatizados na América do Norte e em todo o mundo”. A Wabco e Nikola assinaram também um acordo para acelerar o desenvolvimento de tecnologias de segurança líderes do setor especificamente projetadas para veículos comerciais elétricos, incluindo sistemas de freio eletrônico, além de tecnologias de controle de tração e estabilidade.

 

Para Jacques Esculier, presidente da Wabco, à medida que os veículos se tornam cada vez mais autônomos, elétricos e conectados, a Wabco continua a ser a vanguarda da inovação tecnológica inovadora: “Estamos entusiasmados em investir na Nikola Motor Company para ajudar a indústria a perceber nossa visão conjunta de caminhões, ônibus, reboques e veículos off-road eletrificados e autônomos”.

 

As empresas planejam começar os testes dos seus caminhões de emissão zero com frotas de veículos comerciais no final de 2018 e lançar a produção total em 2021.

 

Foto: Divulgação.

Actur renova frota de fretamento com 13 Volksbus

A Actur, empresa de fretamento, renovou sua frota com 13 chassis Volksbus 17.230 OD. Os veículos percorrem cerca de 300 quilômetros no trajeto de ida e volta dos funcionários de Belo Horizonte a empresas localizadas em Sete Lagoas, MG.

 

O Volksbus 17.230 OD é indicado para severas operações de transporte urbano e fretamento, adapta-se a carrocerias de até 13,2 metros, une robustez e versatilidade. Com polia adicional de série, facilita a instalação do ar-condicionado. Equipado com motor MAN D08 EGR, que dispensa o uso do Arla 32, o chassi é utilizado com sucesso em diversos lugares no mundo.

 

O modelo ainda traz embreagem de 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 BO de seis velocidades com servo-assistência e troca de marchas acionada por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.

 

Foto: Divulgação.