Anfavea integra missão do governo na Colômbia em busca do livre-comércio de veículos

São Paulo – Delegação da Anfavea composta pelo diretor executivo, Igor Calvet, e por três vice-presidentes desembarcou junto com a missão liderada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em Bogotá, na Colômbia, na quarta-feira, 17. Dentre os setores que buscam ampliar negócios com os colombianos está o automotivo.

A principal demanda é a eliminação da cota de importação do acordo comercial existente nos dois países. A Colômbia é atualmente, o quarto maior comprador de veículos brasileiros, mas um ano atrás era o terceiro. A queda da demanda do mercado interno local reduziu as exportações a partir das fábricas brasileiras, que contam com cota de 50 mil unidades isenta de impostos por ano. O livre-comércio é o objetivo da Anfavea, que busca eliminar barreiras para os veículos brasileiros em mercados próximos.

“O México possui 47 acordos comerciais bilaterais”, afirmou o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, na sexta-feira, 12. “O Brasil tem menos de dez”.

Quarta economia da América Latina

Na quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com o presidente colombiano, Gustavo Petro, para tratar de assuntos como bioenergia, desenvolvimento sustentável, integração regional e setor automotivo. Ele viajou com o secretário executivo do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, e o presidente da Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Jorge Viana, para participar do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil na Capital, Bogotá. A Colômbia é a quarta maior economia latina.

Os embarques de automóveis e comerciais leves brasileiros para a Colômbia despencaram 57% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período de 2023, conforme dados da Anfavea. À época as 14,9 mil unidades representavam 14% das exportações e colocavam o país como o terceiro maior parceiro comercial neste setor. De janeiro a março, porém, os 6,3 mil veículos comercializados ocuparam fatia de 8% e a Colômbia saiu do pódio, caindo para o quarto lugar.

Ao todo o volume exportado no acumulado de 2024 somou 75,8 mil unidades, queda de 30% ante igual período do ano passado. A Argentina segue em primeiro lugar, com 29 mil unidades e participação de 38%, mas queda de 15% no total embarcado no trimestre. Na sequência vêm México, com 18,4 mil unidades e participação de 24%, com recuo de 30% no mesmo comparativo, e Uruguai, com 7,5 mil unidades e fatia de 10%, que mesmo tendo retraído a quantidade comprada em 7% alçou uma posição e tomou o posto da Colômbia.

De acordo com a Anfavea o mercado de veículos colombiano encolheu 13,6% de janeiro a março. As vendas internas completaram dezoito meses de queda devido ao menor ritmo da atividade econômica e à alta dos preços dos veículos e das taxas de juros. O desempenho acabou deixando sobrar mais cotas isentas de imposto para o Brasil mas, diante da menor demanda, o volume de exportações não aumentou.

Durante participação no 5º Congresso Latino-Americano de Negócios do Setor Automotivo, realizado por AutoData em setembro do ano passado, o presidente da Andemos, Associação Nacional de Mobilidade Sustentável, Oliverio Henrique Garcia Basurto, lançou alerta de que a Colômbia desejava fechar a torneira e reduzir o volume de veículos que entravam sem impostos.

Mas, até agora, nada mudou. Em vigor desde 2017 o Acordo de Complementação Econômica do Brasil com a Colômbia também facilita o acesso de colombianos a produtos têxteis e siderúrgicos.

Mercedes-AMG G 63 Grand Edition esgota no Brasil, mesmo custando mais de R$ 2,2 milhões

São Paulo – A Mercedes-Benz receberá dezesseis unidades, todas já comercializadas, do Mercedes-AMG G 63 Grand Edition, uma série especial do SUV com produção global limitada a 1 mil unidades.

Externamente uma das mudanças está no logotipo da AMG e da Mercedes-Benz, que pela primeira vez estará no G 63 na cor Kalahari Gold Magno, dentre outros pormenores também nesta cor. As rodas aro 22 possuem desenho e acabamento exclusivo.

Internamente o G 63 Grand Edition também possui uma série de pormenores dourados exclusivos nos bancos, soleiras e painel. O motor segue o mesmo V8 4.0 de 585 cv de potência e o câmbio é automático de nove marchas.

As dezesseis unidades do Mercedes-AMG G 63 Grand Edition foram negociadas por R$ 2 milhões 248 mil.

Case IH investe R$ 100 milhões e transforma Sorocaba em polo de exportação de colheitadeiras

São Paulo – A Case IH, marca do Grupo CNH Industrial, investiu R$ 100 milhões em sua fábrica de Sorocaba, SP, para realizar melhorias e transformá-la em polo global de produção e exportação da linha de colheitadeiras de menor porte. A primeira a sair do Brasil para o mundo é a Axial-Flow Série 160 Automation, que traz conceitos de inteligência artificial em sua operação.

A nova colheitadeira passou por melhorias e ganhou mais tecnologia na comparação com o modelo anterior, renovando 60% do seu maquinário, e agora tem mais conectividade e ficou mais fácil de ser operada com apenas quatro modo de colheita que proporcionam produtividade de forma simples, segundo a Case IH. 

Junto à adoção de novos processos e tecnologias de produção a empresa ampliou seu quadro de funcionários com a contratação de 1,3 mil trabalhadores para a manufatura. 

Biopower, empresa da JBS, é a primeira a operar ponto de abastecimento de biodiesel B100

São Paulo – A Biopower, empresa produtora de biodiesel da JBS, foi a primeira a receber autorização da ANP para operar ponto de abastecimento de biodiesel B100. O combustível produzido pela própria Biopower será usado para abastecer parte dos caminhões da JBS em Lins, SP, onde está localizado o ponto.

O posto de abastecimento da Biopower tem capacidade para entregar 30 mil litros de combustível por mês. O começo da operação terá demanda de 10 mil litros de biodiesel mensais, com expectativa de aumento nos próximos meses. 

O biodiesel B100 é uma alternativa para descarbonizar a frota de veículos pesados no País, pois emite 80% menos CO2 na comparação com o diesel fóssil.

Grupo BMW alcança a marca de 1 milhão de veículos elétricos vendidos

São Paulo – O Grupo BMW alcançou a marca de 1 milhão de unidades de veículos elétricos vendidos em todo o mundo. Só no primeiro trimestre foram 82,7 mil, crescimento de 27,9% na comparação com o mesmo período de 2023.

As vendas totais do grupo, de janeiro a março, somaram 594,7 mil unidades, leve avanço de 1,1% sobre iguais meses do ano passado. O crescimento foi puxado pelo bom desempenho na Europa, onde vendeu 227,8 mil, expansão de 5,5% com relação ao primeiro trimestre de 2023.

Dongfeng negocia fábrica na Itália com governo local

São Paulo – O grupo chinês Dongfeng Motor, que tem parceria com a Stellantis ainda do tempo da PSA, abriu negociação inicial com o governo italiano para construir uma fábrica no país. A ideia é montar uma unidade com capacidade para 100 mil veículos por ano, afirmou Qian Xie, chefe das operações da Dongfeng na Europa, à agência Bloomberg.

“A Itália é um dos maiores mercados automotivos da Europa. Se uma montadora chinesa tiver produção local significa que você pode abastecer todos os outros países da região”.

O governo italiano ficou de oferecer opções de local para a fábrica nas próximas semanas, disse Xie. Mas enfrenta resistência: recentemente Carlos Tavares, CEO da Stellantis, afirmou que se um fabricante chinês de veículos se instalasse na Itália a companhia poderia tomar “decisões impopulares”.

Prometeon lança nova linha de pneus radiais no mercado brasileiro

São Paulo – A Prometeon anunciou o lançamento de sua nova linha de pneus radiais para caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e fora-de-estrada desenvolvidos com o objetivo de elevar a vida útil e o desempenho. Os produtos da Série 02 são fabricados nas duas unidades brasileiras, em Santo André, SP, e em Gravataí, RS, fruto de investimento que supera R$ 25 milhões.

Todos os pneus da Série 02 trarão a marca Prometeon Engineered, linha desenvolvida ao longo de seis anos em processo que envolveu mais de 2,5 mil pneus, avaliados e melhorados em mais de 180 quilômetros de testes. As adaptações necessárias ao mercado brasileiro foram realizadas no centro de P&D de Santo André e, ao longo deste ano, oito novos produtos estarão disponíveis.

LM Soluções de Mobilidade capta R$ 800 milhões em debêntures

São Paulo – Em sua nona emissão de debêntures no mercado a LM Soluções de Mobilidade, empresa de locação e gestão de frotas controlada pela Volkswagen Financial Services Brasil, captou R$ 800 milhões em operação liquidada na primeira quinzena de março.

A coordenação da transação, realizada em uma única série com amortização em três anos e remuneração de CDI +1,85% ao ano, ficou a cargo do Bradesco BBI, Crédit Agricole e MUFG, com assessoria jurídica da Pinheiro Neto Advogados.

De acordo com o CFO da companhia, Leonardo Rocha, os recursos “dão prova da credibilidade e boa reputação e permitirão não apenas acelerar a expansão dos negócios como fortalecer o caixa e tornar viáveis novos investimentos em soluções dedicadas aos clientes”.

Thyssenkrupp Steering e Grupo BWI unem-se para criar freio por fio

São Paulo – A Thyssenkrupp Steering e o Grupo BWI decidiram se unir para desenvolver conjuntamente tecnologia pioneira de brake-by-wire, ou freio por fio. A cooperação será limitada a sete anos o objetivo é estabelecer parceria de longo prazo que se concentre em atender requisitos de mercado na área de VMC, controle de movimento de veículos.

O acordo inclui o licenciamento da tecnologia de EMB, freio eletromecânico, desenvolvida pela Thyssenkrupp Steering, enquanto o Grupo BWI fabricará o sistema de freio por fio utilizando suas instalações de produção de ponta. Desta forma ambas são posicionadas como fornecedoras tier 1 para futuras arquiteturas de chassi e direção autônoma.

Vencedor do BBB 24 ganhará um Chevrolet Novo Trailblazer

São Paulo – O vencedor do Big Brother Brasil 2024, programa da Rede Globo cuja edição final será na noite da terça-feira, 16, ganhará, além do prêmio em dinheiro, um Chevrolet Novo Trailblazer, SUV que chegará às concessionárias em maio.

Terceiro de seis lançamentos prometidos para o ano o Trailblazer, fabricado pela General Motors de São José dos Campos, SP, tem até sete lugares e configuração 4×4. Evoluiu em design, mecânica e conforto como a recém-lançada Nova S10, com quem compartilha também a versão sofisticada High Country, no lugar da Premier.

Segundo a General Motors o motor turbodiesel de nova geração será configurado a uma inédita transmissão automática de oito marchas. Tecnologias de conectividade, segurança, painel digital integrado ao Chevrolet MyLink, botão de partida e carregamento de celular por indução são outras novidades. São novos, também, pneus, bancos e as melhorias na suspensão e coluna de direção.