Resultado do primeiro trimestre indica mercado mais acelerado, avalia Toyota

Ibiúna, SP – Os 514,5 mil veículos comercializados de janeiro a março no Brasil, volume 9,1% superior ao do mesmo período de 2023, indicam tendência de mercado mais positiva do que a esperada pela diretoria da Toyota. Segundo seu diretor comercial, José Ricardo Gomes, “a projeção foi de 2,4 milhões de veículos vendidos no ano, mas a tendência aponta para 2,5 milhões de unidades ao fim do primeiro trimestre”.

Para ele o desempenho dos primeiros três meses foi muito sustentado por vendas a locadoras e à influência das novidades importadas por montadoras de origem chinesa, como a BYD e a GWM.

“No segundo semestre devemos ter uma venda mais saudável com a redução dos juros e o retorno do cliente individual ao mercado. Hoje há excesso de oferta no varejo e queda dos preços médios, porque os bancos ainda estão segurando crédito devido à inadimplência, que segue elevada”.

O desempenho da Toyota, cujas vendas empataram no primeiro trimestre, não é motivo de preocupação para Gomes. A expectativa segue sendo de crescimento, saltando de 194 mil para 200 mil veículos de 2023 para 2024. Segundo ele, há direcionamento de produção para mercados do Exterior porque a operação brasileira é base exportadora para a América Latina, mas durante o ano o saldo será positivo para o mercado local.

Sobre o mais recente lançamento, o Corolla Cross 2025, a principal meta da Toyota é expandir o alcance da tecnologia híbrida flex no mercado nacional. Hoje, calcula o executivo, em torno de 30% do mix de vendas do SUV é das versões híbridas. 

“Ao manter o preço das versões HEV buscamos de fato democratizar a tecnologia. Somos pioneiros no desenvolvimento e gostaríamos de proteger esse território. Da produção em Sorocaba 40% é híbrida, chega à metade na exportação, mas no Brasil a participação ainda está na casa dos 30%. Nossa intenção é incrementar isso”.

Recentemente a companhia lançou campanha de marketing para ajudar a difundir aos consumidores a tecnologia híbrida. Nas contas de Gomes os modelos Toyota híbridos desvalorizam cerca de um ponto porcentual a menos do que os a combustão.

O grande passo para esta democratização, entretanto, está previsto para o ano que vem com o lançamento do primeiro compacto híbrido flex, produzido em Sorocaba – que a Toyota não confirma oficialmente, mas será o Yaris Cross.

Toyota mantém os preços das versões híbridas do Corolla Cross

Ibiúna, SP – Novos itens de conforto, como o carregador de celular por indução, e alterações visuais, como a nova grade dianteira na cor da carroceria, foram agregados ao Toyota Corolla Cross 2025, que começa a desembarcar na rede de concessionárias nos próximos dias. Em estratégia que visa chamar a atenção do consumidor a companhia optou por manter o preço nas duas versões híbridas, as topos de linha, equipadas com dois motores elétricos que funcionam em conjunto com o motor 1.8 VVT-i flex.

Pelos mesmos R$ 202,7 mil do catálogo anterior o consumidor pode comprar a versão XRV HEV ou por R$ 211 mil a XRX HEV. Além dos itens citados o Corolla Cross ganhou novo painel digital de 12,3 polegadas, em todas as versões, e abandonou o inconveniente pedal de estacionamento, passando a oferecer freio de estacionamento elétrico.

Também é novidade o sistema elétrico de abertura e fechamento do porta-malas, as lanternas dianteira e traseira e os acabamentos internos. Nos modelos flex, com motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16v foi agregado o sistema ORVR.

O que mais chama atenção, porém, é a nova grade dianteira, que dá uma cara de veículo elétrico a todas as versões do Corolla Cross. A grade hexagonal em preto foi abandonada e agora ela está na cor da carroceria, sem abandonar o formato colmeia.

Mais de vinte países da América Latina receberão a nova versão do Corolla Cross, produzido em Sorocaba, SP. Ele estreia nova identidade visual global dos modelos eletrificados Toyota, estampada nas laterais e traseira. O SUV já foi, no ano passado, o carro mais exportado do Brasil, com mais de 30 mil unidades, cerca de um terço do total de embarques da Toyota. 

O Corolla Cross mantém em seu catálogo as seis versões, incluindo as duas HEV. A XR, de entrada, só está disponível para venda direta. Os modelos flex tiveram seus preços reajustados em até 1,5%. Segundo a Toyota em torno de 40% das vendas, no Brasil, são de versões híbridas. Para exportação chega à metade.

Veja os preços:

Corolla Cross XR – R$ 164 mil 990
Corolla Cross XRE – R$ 178 mil 590
Corolla Cross XRX – R$ 191 mil 790
Corolla Cross GR-S – R$ 197 mil 790
Corolla Cross XRV HEV – R$ 202 mil 690
Corolla Cross XRX HEV – R$ 210 mil 990

JSL é única brasileira a ser premiada pelo Fornecedor do Ano da GM

São Paulo – A General Motors North America realizou no dia 10 de abril em Miami, Florida, Estados Unidos, evento da premiação global Fornecedor do Ano 2023. A única brasileira a figurar na lista de 86 fornecedores, dentre os 33 mil que trabalham com a montadora, foi a JSL. A empresa foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo na categoria logística.

No ano passado, três fornecedores brasileiros haviam sido reconhecidos pelo Fornecedor do Ano 2022. Além da JSL, integraram a lista também a CSN, Companhia Siderúrgica Nacional e a Baterias Moura.

Nesta edição, a trigésima-segunda, os vencedores representaram empresas de treze países e abrangeram mais de sessenta commodities. A premiação é uma forma de exaltar fornecedores do mundo todo que ultrapassam o desempenho esperado com novas tecnologias, pioneirismo no trabalho e inovação.

Tanto que há uma modalidade que reconheceu oito companhias que superaram e muito as expectativas. Exemplo é solução inovadora de uma das vencedoras que reduziu o consumo de diesel em 2,9 mil galões, o que eliminou 17 toneladas de emissões de CO2.

Nissan apresenta fábrica de baterias de estado totalmente sólido no Japão

São Paulo – Pela primeira vez a Nissan abriu as portas da sua linha-piloto de produção de baterias de estado totalmente sólido, que possuem cerca do dobro de potencial de densidade energética em comparação às baterias convencionais de íons de lítio. Elas levam menos tempo para recarregar devido ao melhor desempenho de carga e descarga e, como são produzidas com materiais mais baratos, possuem custo menor.

A nova linha, em construção em Yokohama, no Japão, deverá começar a produzir as baterias de estado totalmente sólido e equipar os veículos da marca até o ano-fiscal 2028, que termina em 31 de março de 2029 – o que está dentro do plano Nissan Ambition 2030. A ideia é aplicá-las em diversos segmentos de veículos, incluindo picapes.

Rodrigo Cardoso é o novo COO da Carbon

São Paulo – Rodrigo Cardoso é o novo COO da Carbon, que chega na empresa de blindagem com a missão de quadruplicar a capacidade das fábricas de vidros, dos atuais quatrocentos kits por mês para 1,6 mil. Com mais de vinte anos de experiência o executivo passou por companhias como Grammer, Plastic Omnium e AGP, na qual desempenhou o papel de CEO da unidade brasileira.

Segundo a Carbon a trajetória de Cardoso é marcada por resultados de EBITDA acima de dois dígitos, com ênfase em produtos de alto valor agregado e ampla experiência em relações de negócios internacionais, a exemplo de América do Sul e América Central, Europa e Ásia.

Stellantis nomeia Gerson Prado como diretor-geral da DPaschoal

São Paulo – A Stellantis anunciou Gerson Prado como novo diretor-geral da DPaschoal. Com quatro décadas de experiência no setor de autopeças, o executivo acumulou passagens por empresas como Roles e Federal Mogul, e, nos últimos 15 anos, ocupou o cargo de CEO na SK Automotive.

Um dos principais desafios de Prado, que responderá a Paulo Solti, vice-presidente de peças e serviços da Stellantis para a América do Sul, será alavancar resultados por meio da expansão da rede, além de implantar novos modelos de negócios e lançar produtos e serviços.

Aracaju conta com 30 novos ônibus da Volkswagen Caminhões e Ônibus

São Paulo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus vendeu trinta unidades do novo Volksbus 17.230 à Viação Atalaia, que usará os veículos no transporte público da população de Aracaju, Capital de Sergipe. Nos últimos anos a operadora comprou cem Volksbus, que representam 60% da sua frota.

O Volksbus 17.230 Euro 6 também pode ser usado para operações de fretamento de curta e média distância, segundo a montadora, e está equipado com freios ABS, controle de tração e assistente de partida em rampa.

Atual geração da Fiat Strada chega a 500 mil unidades produzidas

São Paulo – A atual geração da Fiat Strada chegou à marca de 500 mil unidades produzidas em Betim, MG, desde junho de 2020, quando foi lançada. A picape é líder de vendas da sua categoria há 21 anos e, nos últimos três anos, foi o veículo leve mais vendido do Brasil.

O modelo é exportado para Argentina, Paraguai e Uruguai. De janeiro a março de 2024 a Fiat Strada foi o segundo veículo leve mais vendido do País, com 26,6 mil emplacamentos. Em toda a sua história, que começou em 1998, a picape já soma mais de 2 milhões 250 mil unidades fabricadas.

Fabricantes somam US$ 2,7 milhões em rodada de negócios com a Anfir na Bolívia

São Paulo – Em mais uma rodada internacional de negócios realizada pela Anfir e pela ApexBrasil as fabricantes nacionais de implementos rodoviários conquistaram US$ 2,7 milhões em novos contratos com clientes da Bolívia. O evento foi realizado em Santa Cruz de La Sierra, nos dias 10 e 11 de abril, e contou com a participação de 22 empresas brasileiras.

Para os próximos meses os contratos gerados poderão render mais US$ 4,2 milhões em produtos exportados, segundo os dados estimados pela Anfir.

O encontro superou nossas expectativas e acredito que a rodada de negócios servirá para ampliar nossos negócios com a Bolívia”, disse o presidente da entidade, José Carlos Sprícigo.

No ano passado a indústria nacional de implementos rodoviários exportou 5,8 mil unidades e 4,3% desse volume foi embarcado para a Bolívia.

John Deere investe R$ 700 milhões na fábrica de Catalão

São Paulo – A John Deere anunciou investimento de R$ 700 milhões em sua fábrica de Catalão, GO, onde produz pulverizadores e colhedoras de cana. O valor será aplicado na ampliação da estrutura existente, adicionando mais de 20 mil m² aos 69 mil m² atuais, e na nacionalização da ferramenta de pulverização inteligente See & Spray.

O sistema utiliza visão computacional, inteligência artificial e machine learning para identificar e aplicar herbicidas na quantidade exata nos locais onde é necessário. São trinta câmeras instaladas ao longo dos mais de 30 metros da plataforma de pulverização. Em testes no Brasil o See & Spray proporcionou redução de 97% no uso de herbicidas não residuais.

Segundo Edison Drescher, diretor da fábrica goiana, serão criados cerca de quatrocentos novos empregos nos próximos cinco anos, sendo cem diretos e trezentos indiretos.