Ibiúna, SP – Os 514,5 mil veículos comercializados de janeiro a março no Brasil, volume 9,1% superior ao do mesmo período de 2023, indicam tendência de mercado mais positiva do que a esperada pela diretoria da Toyota. Segundo seu diretor comercial, José Ricardo Gomes, “a projeção foi de 2,4 milhões de veículos vendidos no ano, mas a tendência aponta para 2,5 milhões de unidades ao fim do primeiro trimestre”.
Para ele o desempenho dos primeiros três meses foi muito sustentado por vendas a locadoras e à influência das novidades importadas por montadoras de origem chinesa, como a BYD e a GWM.
“No segundo semestre devemos ter uma venda mais saudável com a redução dos juros e o retorno do cliente individual ao mercado. Hoje há excesso de oferta no varejo e queda dos preços médios, porque os bancos ainda estão segurando crédito devido à inadimplência, que segue elevada”.
O desempenho da Toyota, cujas vendas empataram no primeiro trimestre, não é motivo de preocupação para Gomes. A expectativa segue sendo de crescimento, saltando de 194 mil para 200 mil veículos de 2023 para 2024. Segundo ele, há direcionamento de produção para mercados do Exterior porque a operação brasileira é base exportadora para a América Latina, mas durante o ano o saldo será positivo para o mercado local.
Sobre o mais recente lançamento, o Corolla Cross 2025, a principal meta da Toyota é expandir o alcance da tecnologia híbrida flex no mercado nacional. Hoje, calcula o executivo, em torno de 30% do mix de vendas do SUV é das versões híbridas.
“Ao manter o preço das versões HEV buscamos de fato democratizar a tecnologia. Somos pioneiros no desenvolvimento e gostaríamos de proteger esse território. Da produção em Sorocaba 40% é híbrida, chega à metade na exportação, mas no Brasil a participação ainda está na casa dos 30%. Nossa intenção é incrementar isso”.
Recentemente a companhia lançou campanha de marketing para ajudar a difundir aos consumidores a tecnologia híbrida. Nas contas de Gomes os modelos Toyota híbridos desvalorizam cerca de um ponto porcentual a menos do que os a combustão.
O grande passo para esta democratização, entretanto, está previsto para o ano que vem com o lançamento do primeiro compacto híbrido flex, produzido em Sorocaba – que a Toyota não confirma oficialmente, mas será o Yaris Cross.