Rio anuncia investimento de R$ 42 milhões para 2024

São Paulo – A Rio, Riosulense, de Rio do Sul, SC, investirá R$ 42 milhões na aquisição de máquinas, na modernização de sua fábrica e no lançamento de novos produtos em 2024. A fornecedora de peças automotivas destinou 10% do seu faturamento do ano passado, de R$ 420 milhões, para o aporte e projeta avançar suas receitas em mais de 20%.

De acordo com Ornelio Kleber, seu CEO, investimentos realizados desde 2022 expandiram a capacidade produtiva da Rio em 25% e permite a expansão nos mercados automotivo, agrícola e reposição: “A Rio tem consolidado um desempenho expressivo de mercado e, assim, é normal que os investimentos neste ano superem o de anos anteriores”.

As exportações são outro negócio importante que representam 10% das receitas: “Estamos presentes em mais de 25 países da América Latina e da Europa e, também, nos Estados Unidos, e continuamos trabalhando para desenvolver novos negócios nestes mercados”.

Com novecentos colaboradores a Rio fornece 21 famílias de produtos e oferece mais de 9 mil itens em seu portfólio, como bronzinas, eixos de comando, kits de distribuição, parafusos de cabeçote, juntas para motor, aneis de pistão e válvulas.

Grupo ABG anuncia novos executivos em sua diretoria

São Paulo – O Grupo ABG nomeou quatro novos executivos para compor a sua diretoria, em meio ao planejamento de, em cinco anos, quintuplicar as suas receitas.

Alexandre Paulino, que já trabalhou em compras na Tenneco, Magna, Lear e Knorr-Bremse, foi nomeado CPO, responsável pela cadeia de suprimentos. Marcelo Domingues, que era diretor geral da Neo Rodas, é o novo COO do grupo, responsável pelas operações. Ele acumula passagens por Chassis Brakes, Bosch e Honeywell.

A área financeira ficará sob responsabilidade do novo CFO Mauro Noda, que acumula passagens por Delga, Metagal e grandes empresas do segmento de bens de consumo. Por fim o CCO será Nelson Bastos, que tem experiência em áreas comerciais da Aunde, BorgWarner, Zen, PST Electronics e Bosch.

Toyota premia fornecedores do Brasil e da Argentina

São Paulo – A Toyota realizou no último 19 de abril mais uma edição de sua conferência de fornecedores do Brasil e da Argentina, os dois países da América do Sul nos quais mantém operações industriais. Em evento que reuniu por conexão on-line as fábricas de Zárate e Sorocaba, SP, a montadora compartilhou com as empresas que integram sua cadeia de suprimentos na região os resultados do ano passado e os planos para 2024, e também premiou os parceiros que obtiveram os melhores indicadores em 2023.

Ao todo foram premiadas 28 empresas com 33 troféus, 23 para fornecedores instalados no Brasil e dez na Argentina, em quatro categorias: Melhor Fornecedor, Contribuição Regional, Desempenho Excepcional e ESG. Adient, do Brasil, e Guidi, da Argentina, foram premiadas como os melhores da cadeia da Toyota no ano passado.

A cerimônia contou com a presença da nova direção executiva da empresa na região, incluindo Rafael Chang, que em abril assumiu como CEO da TLAC, Toyota Latin America e Caribbean, e Evandro Maggio, que foi nomeado para substituir Chang como presidente da Toyota do Brasil e, no evento, falou ainda como responsável por compras da empresa na América Latina: “Diante do desafio de promover a descarbonização no País por meio de novas tecnologias a Toyota considera extremamente estratégico o desenvolvimento dos fornecedores para aumento do conteúdo local dessas novas tecnologias”.

Maggio destacou a importância de ter fornecedores avaliados e qualificados para acompanhar o crescimento da companhia no País: “Recentemente anunciamos investimento de R$ 11 bilhões para aumentar nossa capacidade de produção em Sorocaba e a introdução de dois novos modelos eletrificados. Como resultado de todo estes movimentos combinados esperamos o adensamento da cadeia produtiva local e o crescimento de nossos fornecedores junto conosco”.

Veja as empresas premiadas:

> Melhor fornecedor: Adient [Brasil] e Guidi [Argentina]

> Contribuição Regional: Cordero [Argentina]

> Desempenho Excepcional
Argentina: Vuteq, Autonewm, Tbar, Yazaki, Iatec
Brasil: Benteler, Denso, JTekt, Purem, Vuteq, Boshoku, Pecval, TRBR, Galutti, Kayaba, Hitachi, Kautex, GDBR, Mueller, Intertrim, Yazaki, G-KTB, Sumidenso, Bosch

> ESG
Argentina: Tbar, Ferrosider, Cordero
Brasil: Vuteq, G-KTB, Bosch

Volkswagen Caminhões e Ônibus avança na locação e projeta alta de 30%

Ribeirão Preto, SP – A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou, durante a 29ª Agrishow, realizada em Ribeirão Preto de 29 de abril a 3 de maio, a venda de 1,3 mil cavalos mecânicos para a LM Mobilidade, empresa de locação e gestão de frotas controlada pela Volkswagen Financial Services Brasil.

O lote, composto por 1 mil Meteor e 300 Constellation equipados com motor 13 litros, tem foco no agronegócio. “Foi o maior negócio da história da Volkswagen no segmento de extrapesados”, disse Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Pioneira na oferta de locação de veículos direto da montadora desde agosto de 2022, quando anunciou a criação da VW Truck Rental e ofereceu, na fase piloto, cem caminhões, a montadora objetiva encerrar este ano com 4 mil ativos locados. A perspectiva, de acordo com Alouche, é encerrar o ano com incremento de 25% a 30% – considerando que os 1,3 mil veículos comercializados à LM sejam alugados em 2024 e que, de acordo com o executivo, deverá ocorrer até agosto ou setembro, a projeção já será alcançada.

O objetivo é obter participação de mercado de 20% no médio prazo dentre os extrapesados, que era de 9,5% e passou para 11% no ano passado e cuja meta para 2024 é chegar a 15%.

E o aluguel por assinatura é ferramenta para ampliar essa fatia e também opção que ganha espaço na arraigada cultura da propriedade e em meio a cenário de incertezas quanto ao andamento do agronegócio este ano, abalado por seca severa e preço de commodities em queda, e com juros menores mas ainda em patamar elevado:

“Embora o agronegócio tenha começado o ano diferente, ele continuará sendo impulsionado pela safra 2024/2025, que poderá novamente bater recorde. Temos visto também um crescimento maior que o esperado na construção civil e a projeção do FMI para o nosso PIB foi revisada, para alta de 2,2%. Além disso, estamos confiantes de que até o fim do segundo trimestre teremos novidades sobre o programa de renovação da frota”.

Rodrigo Capuruço, CEO da Volkswagen Financial Services destacou que existem atualmente 52 mil veículos locados, equivalente a 1,6% da frota de veículos de 3,3 milhões de unidades. “Cinco anos atrás víamos que a locação era incipiente e, hoje, ela nos surpreende. O cliente tem mais segurança para alugar em meio ao contexto econômico, pois seu risco é menor, assim como seu custo.”

Durante a Agrishow e ao longo do mês de maio os planos para cavalos mecânicos de 13 litros terão desconto de 20% a 40% no contrato de manutenção e três anos de garantia, conforme Alouche. Ele estimou que em torno de 20% das intenções de compra, da ordem de milhares de unidades, deverão se consolidar em vendas na própria feira. Para locação essa taxa de conversão vai de 30% a 40%.

Mercado Livre adquire 300 unidades da Ford E-Transit

Ribeirão Preto, SP – Em fevereiro a Ford avisou que estava negociando trezentas unidades da E-Transit na versão furgão, mas, àquela altura, não podia abrir o nome do comprador. Pois durante a Agrishow, em Ribeirão Preto, SP, o primeiro cliente do veículo utilitário a bateria importado da Europa foi dito: Mercado Livre.

De acordo com Guillermo Lastra, diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul, as cem primeiras unidades do modelo adquirido pela companhia, o L3H3, com 12,4 m³, já foram entregues e estão rodando, prioritariamente, em São Paulo.

A companhia está otimista diante da expectativa de que seja encomendado novo lote com a mesma quantidade de furgões, ou seja, mais trezentas unidades, até o fim do ano, uma vez que a proposta do Mercado Livre é adquirir 2 mil veículos a a bateria para realizar suas entregas urbanas.

“Temos outros 25 veículos em testes, que duram de trinta a sessenta dias, em empresas como PepsiCo, DHL, FedEx, Coca-Cola Femsa, Três Corações e Transportadora Murici, que presta serviços para o Mercado Livre, Nossa perspectiva é que, em breve, possamos anunciar outros contratos de aquisição dos furgões”.

Segundo Antonio Baltar, diretor de operações comerciais, marketing e serviços da Ford América do Sul, as projeções de vendas para a Transit e a E-Transit são crescentes, uma vez que a demanda por veículos comerciais avança de 50% a 60% todos os anos.

A E-Transit também está disponível na versão chassi-cabine e os valores, tanto para esta versão como no furgão, partem de R$ 542 mil.

Ford espera movimentar R$ 150 milhões em negócios na Agrishow

Ribeirão Preto, SP – A Ford espera que a 29ª edição da Agrishow, que vai de 29 de abril a 3 de maio, renda à marca R$ 150 milhões em negócios. A projeção é ampliar as cifras em 60%, assim como o número de picapes, ao passar das trezentas de 2023 para quinhentas este ano, dentre Ranger, Maverick e F-150.

Sem apostar em descontos para atrair o cliente do agronegócio e o frotista a empresa lançou mão de pista de provas com morro de terra de 8,5 metros. Quem opta por fazer test drive ganha um voucher de R$ 150 para utilizar na loja da companhia.

“Muita gente questiona: por que um é mais caro que o outro? Por que a Ranger custa mais que a Hilux? Porque é um outro produto. Não temos redução de preços na feira”, disse Antonio Baltar, diretor de operações comerciais, marketing e serviços da Ford América do Sul. “O que nos propomos é reduzir o prazo de entrega das picapes, que normalmente demanda sessenta dias, para trinta a 45 aos que comprarem na feira. O plano é alcançar a pronta entrega.”

Segundo Baltar as vendas diretas, que normalmente respondem por 50%, atualmente ocupam porcentual de 70%. No primeiro trimestre foram comercializados 8,3 mil veículos, 45% mais do que no mesmo período do ano passado, puxado pela demanda por picapes.

Embora versão da Ranger de entrada, a XL, custe a partir de R$ 199 mil, o tíquete médio, de acordo com o executivo, é de R$ 300 mil, o que faz com que a Ford ocupe participação de 22% neste segmento. Em picapes em geral a fatia é de 19%.

Chevrolet Trailblazer chega em maio às concessionárias com novo motor

São Paulo – Depois de revelar o visual alinhado às novas picapes da Chevrolet a General Motors divulgou alguns pormenores do novo Traiblazer. O SUV chegará aos concessionários em meados de maio, o terceiro lançamento de um total de seis que estão programados para este ano.

O motor é o novo Duramax 2.8 turbo diesel de 207 cv de potência, mais potente que o anterior e o mesmo usado na nova S10. O câmbio automático de oito marchas também é novo e, segundo a montadora, o seu consumo é de 9,2 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, até 12% mais econômico do que o anterior. 

Interior do novo Trailblazer possui novo quadro de instrumentos digital

O novo Trailblazer oferece opção de sete lugares e uma extensa lista de itens de série com quadro de instrumentos digital e configurável com tela de 8 polegadas, sistema multimídia MyLink com tela sensível ao toque de 11 polegadas e wi-fi nativo, sistema de concierge OnStar, frenagem automática com detecção de pedestres, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, acendimento automático dos faróis com ajuste automático do farol alto, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, banco do motorista com regulagem elétrica.

Estações de recarga para elétricos precisam crescer oito vezes mais rápido na Europa

São Paulo – Um estudo da Acea, associação que representa as montadoras da União Europeia, aponta que o ritmo de instalação de estações públicas de recarga para carros elétricos precisaria crescer oito vezes mais rápido para suportar a demanda prevista para até 2030.

Como o ritmo de vendas de carros elétricos cresce três vezes acima da instalação de pontos de recarga é preciso acelerar. Os cálculos não são nada animadores: a Comissão Europeia acredita que serão instalados 3,5 milhões de pontos até 2030, um ritmo de 410 mil por ano, ou três vezes acima do atual. E nem assim seria suficiente.

A Acea calcula que seriam necessárias 8,8 milhões de estações de recarga na região até 2030. No ano passado foram instaladas 150 mil, um ritmo de 3 mil por semana. O ritmo, portanto, precisaria subir quase oito vezes, para 22 mil por semana, para alcançar a meta.

“O fácil acesso a pontos de carregamentos públicos não é, apenas, algo bom de se ter, mas uma condição essencial para descarbonizar o transporte rodoviário”, afirmou Sigrid de Vries, diretora geral da Acea. “Os investimentos em infraestrutura pública de carregamento devem ser urgentemente acelerados se quisermos cobrir esta lacuna e cumprir as metas climáticas.”

Foton acerta uma de suas maiores vendas no Brasil

São Paulo – A Foton venceu licitação no Espírito Santo, por meio de seu concessionário Contauto, instalado na cidade de Serra, e vendeu 75 caminhões para a Secretaria de Agricultura do Estado. Segunda a empresa esta é uma das maiores vendas já realizadas por um concessionário no Brasil.

O lote é formado por 33 unidades, todas importadas da China, do modelo leve Aumark S 916, equipados com baú carga seca, e 42 unidades do caminhão médio Citytruck 11-16, com carroceria de madeira.

Os veículos serão usados para apoio a projetos de infraestrutura, moradia rural e desenvolvimento agropecuário e pesqueiro no Estado.

Mitsubishi lança duas versões da L200 Triton Sport na Agrishow

São Paulo – A Mitsubishi lançou duas versões para a picape L200 Triton Sport na segunda-feira, 29, durante a Agrishow. As configurações Terra e Urban terão produção limitada a duzentas unidades cada uma, com foco nos clientes que usam o modelo em ambiente rural e nas cidades.

A L200 Triton Sport Terra traz bancos em couro com desenhos que remetem ao ambiente de fazendas, pintura externa em duas cores e acabamentos exclusivos, focada no cliente rural. Já a L200 Triton Sport Urban traz um visual mais ousado ressaltando a robustez da picape, e, como o próprio nome já diz, busca um público jovem e que usa o veículo no dia a dia das grandes cidades.

As novas versões são para aproveitar o bom momento do segmento de picapes, que na visão de Mauro Correia, CEO da HPE, está “em ascensão notável”. Veja abaixo o preço das novas versões:

L200 Triton Urban: R$ 309 mil 990
L200 Triton Sport Terra: R$ 319 mil 990.