Novos Audi A4 e A5 já podem ser reservados na rede concessionária

São Paulo – A Audi do Brasil anunciou a chegada dos novos A4 e A5 equipados com a tração quattro em todas as versões no mercado brasileiro. Os modelos, que serão lançados no fim deste mês, chegam com algumas mudanças visuais, novos equipamentos de série e novas versões.

Interior do novo Audi A5

Os dois modelos, que já podem ser reservados em uma das quarenta concessionárias Audi, fazem parte dos lançamentos para celebrar os 30 anos da empresa no Brasil.

Para o segundo semestre está prevista a chegada do Q6 e-tron, primeiro modelo da nova geração de veículos elétricos da Audi aqui.

Toyota mira o mercado fora da garantia com a T-Service

São Paulo – A Toyota é mais uma montadora a avançar sobre o mercado de pós-venda para aquele consumidor que tem um carro fora da garantia, estimado em mais de R$ 60 bilhões/ano pela Stellantis, que em janeiro adquiriu 70% da DPaschoal. Nove lojas T-Service, focada no atendimento multimarcas, mas com especialização em veículos Toyota, foram abertas no Brasil e outras sete deverão ser inauguradas até o fim do ano.

A lógica, segundo o diretor comercial José Ricardo Gomes, é manter com a marca os clientes de veículos cuja garantia expirou, sejam eles primeiro, segundo ou terceiro proprietários. Durante a garantia estes clientes fazem a manutenção na concessionária, até por ser uma das exigências para mantê-la.

Como a Toyota a Stellantis deu um passo grande com a aquisição da DPaschoal. A General Motors, por sua vez, estrutura rede ACDelco com o mesmo objetivo.

O diretor calcula que só de modelos Toyota no Brasil a frota-alvo do projeto soma mais de 1,3 milhão de veículos: “Começamos o projeto há cerca de quinze meses com duas lojas, mas já expandimos para nove e outras sete deverão ser abertas este ano. Embora seja multimarca observamos que 80% dos clientes são Toyota”.

As T-Service oferecem serviços de manutenção preventiva e de oficina, como troca de óleo, filtros e pneus. Trabalham apenas com produtos originais: a própria Toyota desenvolveu sua linha no Brasil usando peças de fornecedores locais, segundo Gomes.

Os parceiros são os mesmos grupos concessionários. Em São Paulo, por exemplo, o representante da T-Service é o Grupo Itavema: “Hoje temos 301 concessionárias no País, das quais 220 completas, com peças, serviços e vendas, e o restante com foco em manutenção”.

No fim do ano a companhia inaugura, próximo à sua fábrica de Sorocaba, SP, um novo centro de distribuição de peças. A estrutura, que consumiu R$ 160 milhões em investimento, está pronta, segundo o diretor, que disse que o próximo passo é instalar maquinário e a transferência gradual dos componentes para o novo local. Hoje, segundo ele, 95% a 96% das peças estão em pronta entrega.

Festival Interlagos confirma treze fabricantes de veículos como expositores

São Paulo – Treze marcas confirmaram participação no Festival Interlagos 2024, previsto para 8 a 11 de agosto no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Outros quarenta expositores — fornecedores de acessórios, autopeças, lubrificantes, seguros — estão confirmados na edição deste ano, que espera receber 120 mil visitantes.

Segundo a organização Mitsubishi, Suzuki, Toyota, Lexus, Volvo, Ram, Jeep, Ford, BYD, GWM, Abarth, Honda e Fiat confirmaram presença. Catorze outras empresas ainda negociam.

“Mais do que a experimentação de produtos o festival realiza sonhos de apaixonados por automóveis ao colocá-los na pista”, afirmou Márcio Saldanha, idealizador e CEO do evento. “O engajamento e o recall do público com o evento são altíssimos: batemos 96 mil quilômetros rodados na edição de 2023 e estimamos que, neste ano, salte para mais de 150 mil quilômetros.”

O Festival Interlagos compõe o calendário oficial da Prefeitura de São Paulo, com quem a organização firmou um contrato de cinco anos, até 2028. “Não era a volta de um salão que o Presidente da República chegou a mencionar em uma coletiva de imprensa? Pois o Festival Interlagos 2024 será muito mais do que isso”.

Receita da Frasle Mobility no primeiro trimestre empata com 2023

São Paulo – A receita líquida da Frasle Mobility alcançou R$ 841,3 milhões no primeiro trimestre, o que representa leve alta de 0,3%, ou seja, praticamente estabilidade, em comparação aos primeiros três meses de 2023. O resultado decorre da retração de 3,5% do faturamento do mercado interno, que somou R$ 499,4 milhões, e do crescimento de 6,4% dos ganhos do mercado externo, o que inclui exportações, totalizando R$ 341,9 milhões.

O lucro líquido atingiu R$ 109,1 milhões, aumento de 20,7% sobre igual período de 2023. O EBITDA ajustado alcançou R$ 154 milhões nos três primeiros meses de 2024, recuo de 13% com relação ao período de janeiro a março do ano passado. A margem EBITDA ajustada registrada foi de 18,3%, enquanto que no primeiro trimestre de 2023 estava em 21,1%.

De acordo com o diretor de relações com investidores da Frasle Mobility, Hemerson de Souza, o desempenho da companhia foi influenciado por fatores como gestão operacional, estratégias de compra de suprimentos, consolidação da equipe de vendas de reposição no Brasil e ganhos em produtividade, além do contexto dos mercados em que a companhia está inserida.

Souza ressaltou que o mercado brasileiro de reposição permaneceu aquecido, mesmo com a sazonalidade do período de férias e feriados e que no segmento de montadoras houve incremento de volumes vendidos, favorecido por um ambiente mais favorável ao consumo. Quanto à receita no Exterior o impulso decorreu da conquista de novos negócios.

Fenatran terá área 20% maior em sua edição de 2024

São Paulo – A vigésima-quarta edição da Fenatran, principal feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, contará com seiscentas marcas expositoras em área de 100 mil m² do São Paulo Expo, em São Paulo. Um crescimento de 20% sobre a edição anterior, de acordo com a RX Brasil, sua organizadora.

Mais de 66 mil pessoas são esperadas no evento, agendado de 4 a 8 de novembro. Na área externa do pavilhão haverá o Fenatran Experience, atividade interativa que promoverá 2,5 mil tests drives com caminhões das Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen. No local estarão, também, produtos e tecnologias da Addiante e da Eaton, patrocinadoras da ação.

O Pavilhão 8 sediará o Espaço de Conteúdo, no qual serão realizadas palestras e painéis sobre temas relevantes para os setores de transporte e logística, a exemplo do Rota Fenatran, no dia 5, do Fórum Transporte Sustentável: Carga e Logística, que abordará temas de ESG no segmento e mobilidade, no dia 6, e do 3º Fórum Mulheres no Transporte e Logística, que traz exemplos práticos da redução da desigualdade de gênero que proporcionam mais diversidade para as empresas, no dia 7.

Justiça determina fim da greve na Renault e na Horse no Paraná

São Paulo – O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região determinou na quinta-feira, 9, que os cerca de 4,1 mil funcionários da Renault e da fabricante de motores Horse suspendam a greve e voltem imediatamente ao trabalho na unidade de São José dos Pinhais, PR. Caso a decisão seja descumprida haverá multa diária de R$ 30 mil a ser aplicada para o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

A falta de acordo sobre a PLR, participação nos lucros e resultados, motivou a paralisação das atividades na terça-feira, 7. O desembargador do trabalho Marco Antônio Vianna Mansur, que assina a liminar do TRT, considerou a greve abusiva.

“A Lei de Greve veda a paralisação havendo acordo coletivo de trabalho vigente, salvo se for para exigir o cumprimento ou em decorrência de substancial modificação das relações de trabalho. Não parece ser o caso. De igual modo ela exige a notificação da empresa com, no mínimo, 48 horas de antecedência da greve. Há, portanto, clara aparência de paralisação abusiva do trabalho, estimulada pelo sindicato.”

No processo judicial Renault e Horse queixaram-se de que não houve aviso prévio e alegaram que o acordo coletivo de trabalho está vigente até 30 de agosto de 2024 e que, portanto, a paralisação ocorre antes da data-base da categoria no município paranaense, em 1º de setembro, e em meio a negociação, uma vez que havia outras três reuniões agendadas até o fim de maio:

“O dano das empresas é evidente porque a paralisação impede a fabricação de seus produtos, gerando atrasos nas entregas e descumprimento dos contratos firmados, podendo levar a pagamento de multas e indenização de perdas. Além disso, elas fornecem peças e motores para outras unidades da América Latina”. 

Conforme o desembargador a Lei de Greve também veda o constrangimento de direitos e garantias fundamentais. “O convencimento, quando a paralisação não é abusiva, tem que ser feito de modo a evitar qualquer constrangimento dos trabalhadores que não querem parar. As filmagens mostram representantes do sindicato na portaria, já dentro da sede da empresa. Não é o local mais apropriado”, disse, referindo-se ao fato de que os acessos às empresas estavam bloqueados com carros, cones, baldes e sindicalistas nos portões.

O sindicato informou que cumprirá o que a Justiça determinar na reunião com o TRT, agendada para a tarde da sexta-feira, 10, e que até lá os trabalhadores continuam em casa. Disse também esperar que a montadora e a fabricante de motores melhorem suas ofertas até a próxima terça-feira, 14, quando há assembleia previamente agendada. Ou seja: o sindicato ignorará a decisão do TRT.

O que a Renault e a Horse propõem?

As empresas oferecem PLR de R$ 25 mil, sendo a primeira parcela no valor de R$ 18 mil, a serem pagos em até três dias úteis após a aprovação em assembleia. Segundo a liminar do TRT, no caso da Renault, esse valor seria condicionado a uma produção de até 201 mil veículos em 2024. Caso o volume subisse para até 245 mil veículos este ano receberiam R$ 30 mil. No caso da Horse é considerado o número de motores fabricados e um fato de qualidade adicional.

No ano passado, para efeito de comparação, os trabalhadores receberam quase R$ 24 mil, tendo sido de R$ 12 mil o adiantamento aos operários da Renault, uma vez que a Horse abriu as portas em dezembro de 2023 dentro do Complexo Industrial Ayrton Senna. Quanto ao reajuste dos salários a proposta é que eles sejam corrigidos por meio do INPC a partir de setembro. O mesmo se aplica ao vale-alimentação.

A paralisação foi deflagrada porque, até o início da semana, o sindicato alegou saber apenas o valor da primeira parcela do benefício, e não o valor total dele. Justificou que a intenção era desde já negociar a correção dos salários e do vale-alimentação, para os quais pleiteiam, além da aplicação da inflação, um aumento real.

Cálculos da entidade apontam que, por dia, deixam de ser fabricados oitocentos veículos, Kardian, Duster, Kwid, Oroch e Master. Dos cerca de 5 mil funcionários da Renault em São José dos Pinhais 3,5 mil são do chão de fábrica. Na Horse trabalham em torno de seiscentos profissionais.

Abril foi o segundo melhor mês em vendas de eletrificados

São Paulo – Com 15,2 mil veículos leves eletrificados, crescimento de 12% na comparação mensal e de 217% na anual, abril foi o segundo melhor mês da série histórica da ABVE. Apenas dezembro do ano passado registrou volume melhor, com 16,3 mil unidades. Os BEV, 100% elétricos, foram maioria: 6,7 mil unidades. Os híbridos plug-in, PHEV, aparecem na sequência, com 3,7 mil, seguidos por 2,1 mil híbridos-flex,  1,4 mil híbridos e 1,2 mil semi-híbridos, MHEV.

Nos quatro primeiros meses do ano foram comercializados 51,3 mil híbridos e elétricos, avanço de 162% sobre as 19,6 mil do primeiro quadrimestre de 2023.

Segundo o presidente Ricardo Bastos desde maio do ano passado os eletrificados crescem gradativamente, com taxa média de 12% ao mês. Em abril a participação chegou a 7,3% do total de vendas de leves no mercado.

“O mercado brasileiro de veículos elétricos e híbridos segue evoluindo com muita rapidez. A previsão da ABVE é que chegará a 10% de participação sobre as vendas totais ainda este ano e superará a marca de 150 mil unidades vendidas.”

A BYD foi responsável por quase metade das vendas, 22 mil unidades de janeiro a abril. A GWM foi a segunda, com 8 mil, e a Toyota completa o pódio com 7 mil unidades. Por modelo o pódio é todo BYD: Song Plus na liderança, 6,6 mil, Dolphin Mini em segundo, com 5,6 mil, e Dolphin em terceiro, 5,5 mil.

Yamaha inaugura centro tecnológico em Jandira

São Paulo – O Grupo Yamaha inaugurou um laboratório de tecnologia em Jandira, SP, em substituição à antiga unidade em Guarulhos, SP. O objeto do espaço é aprimorar, desenvolver e certificar todos os modelos de motos comercializados no País, tanto os fabricados em Manaus, AM, como os importados.

É o único centro tecnológico da companhia em toda a América Latina. A escolha por Jandira se deu para unificar a operação com o centro de distribuição das peças de reposição da Yamaha já existente na cidade, que foi escolhida por causa da localização privilegiada próxima às rodovias Castello Branco, Raposo Tavares, Anhanguera, Bandeirantes e do Rodoanel. A construção do laboratório teve início em maio do ano passado.

Os testes, de acordo com Eduardo Missao Sambuichi, diretor de desenvolvimento de produto do Grupo Yamaha, também permitem maior autonomia tecnológica das atividades da empresa no País, “que é extensiva e minuciosa”.

A unidade conta com dinamômetros, robô de simulação de pilotagem, sistema de coleta e análise de gases poluentes, câmara shed, hermeticamente fechada, para medição de evaporativos, sistemas de medição de esforços, vibração e análise estrutural.

Jabuti atrapalha e votação do Mover na Câmara é postergada

São Paulo – Um jabuti, termo utilizado para nomear temas que são inseridos em projetos de lei que não têm a ver com seu escopo central, foi o responsável pelo adiamento da votação do Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, que chegou a entrar na pauta da Câmara dos Deputados na quarta-feira, 8. Ao texto do projeto de lei 914/2024 foi incluída a taxação de compras internacionais de valor inferior a US$ 50, que tem como objetivo cobrar impostos de compras online em sites como Shopee e AliExpress.

Foi este tema que travou a votação do projeto, já tramitando em regime de urgência na casa, segundo o portal Valor Online. Alguns deputados sugeriram retirar o jabuti do PL, mas não houve acordo e a apreciação do tema foi postergada.

O problema é que na semana que vem o presidente da Câmara, Arthur Lira, tem viagem marcada para os Estados Unidos e a discussão sobre o tema poderá ser adiada para 20 de maio.

Ainda em tempo, portanto: como o texto do PL é idêntico à medida provisória publicada no fim do ano passado o Mover segue valendo ao menos até 31 de maio, quando a MP caducará.

Volkswagen Caminhões e Ônibus embarca seis e-Delivery para o México

São Paulo — A Volkswagen Caminhões e Ônibus vendeu seis e-Delivery para a Coca-Cola FEMSA no México. Os veículos elétricos fabricados em Resende, RJ, do modelo 14 toneladas, circularão pelas ruas do país a fim de realizar a distribuição urbana de bebidas.

Lançado há três anos o e-Delivery acumula centenas de veículos em operação em toda a América Latina e está presente em sete países. Cliente da Volkswagen Caminhões e Ônibus a Coca-Cola FEMSA já possui unidades do modelo em suas frotas, além do Brasil e, agora, México, no Uruguai e na Guatemala.