Prêmio Mundial

Empresa brasileira que fornece serviços e produtos para a indústria automobilística no Brasil e na América Latina, com experiência acumulada ao logo de quase cinco décadas, a Aethra foi premiada em esfera global pela DAF/PACCAR. A premiação ocorreu em Abril de 2024 no evento Supplier Performance Management (SPM), realizado na sede da DAF, em Eindhoven, Holanda, consolidando a Aethra como um dos melhores fornecedores do ano de 2023.

“É de grande importância para nós recebermos este prêmio global, pois é um reconhecimento por parte da DAF/PACCAR, reafirmando assim a nossa parceria ao longo destes anos e destacando o nosso compromisso em fornecer produtos e serviços com um padrão de qualidade mundial”, relata Rafael Sportelli, CEO da Aethra.

A premiação ocorreu através do “Programa de Gestão de Desempenho de Fornecedores”, em que os critérios avaliados foram a performance de qualidade, entrega, atendimento no aftermarket e fluxo financeiro.

A parceria entre Aethra e DAF existe desde 2014 na unidade de Pouso Alegre (MG), onde são produzidas as cabines da linha de caminhões da marca com a pintura completa, pronta para a montagem no cliente. A Aethra é a única indústria do Brasil a entregar ao cliente o produto em sua cor final em virtude de poder usar suas modernas instalações de pintura. Possui também outros parques industriais modernos com alta tecnologia e sistemas de produção automatizados, capaz de entregar uma produção com padrões e excelência mundial, alcançando alto grau de sofisticação tecnológica nos produtos e processos produtivos.

No Brasil, a Aethra atende as principais montadoras automotivas, com destaque para DAF, Stellantis, GM, Renault, Nissan, Mitsubishi, Ford Automóveis, Mercedes Benz, Volkswagen, VW Caminhões e Ônibus, Scania, entre outras.

Planta Pouso Alegre-MG, onde são produzidas as cabines DAF

Como diferencial, oferece soluções completas para seus clientes, desde projetos de desenvolvimento à produção em grande escala com segurança e qualidade reconhecidas pelo mercado. Mas uma de suas principais expertises é a Engenharia de Protótipos, capaz de suportar qualquer empresa no desenvolvimento e na execução de um novo projeto. O portfólio de produtos produzidos pela Aethra abrange peças estampadas estruturais e de aparência, conjuntos soldados, sistemas de suspensão, sistema de combustível, armação e pintura de carrocerias.

Em 2023 alcançou um faturamento de mais de R$ 1,8 bilhão e com forte tendência para a manutenção da performance para os próximos anos.

E não para por aí…

Acompanhando o crescimento do mercado de veículos elétricos, a Aethra projeta grandes investimentos com a adoção e integração de novas tecnologias, inclusive expandindo o seu portifólio de produtos e a verticalização dos processos.

Com uma visão voltada para futuro, a Aethra está comprometida a oferecer aos clientes uma experiência aprimorada aproveitando as oportunidades que as novas tecnologias podem proporcionar.

Governo espera que Mover seja votado na Câmara na terça-feira, 21

São Paulo – A onze dias do fim da vigência da medida provisória 1 205, que criou o Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, o governo espera que enfim a Câmara dos Deputados aprove o projeto de lei 914/2024, com texto idêntico e colocado em regime de urgência com o objetivo de acelerar a tramitação no Congresso. Segundo Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a expectativa é a de que seja votado na terça-feira, 21.

“Estamos otimistas que possamos avançar amanhã [terça-feira, 21] com o projeto de lei do Mover, que mobilizou R$ 130 bilhões em investimentos na indústria automotiva. Como a MP expira no dia primeiro de junho, quanto antes aprovarmos melhor.”

A criação do PL com conteúdo idêntico ao Mover teve o objetivo de acelerar a tramitação, pois, ao ser colocado com regime de urgência, foi dispensada a análise do tema em comissões da Câmara, indo para votação direta no plenário.

O presidente da casa, Arthur Lira, sinalizou que o PL poderá ser efetivamente votado, mas junto com tema polêmico que travou a negociação: a taxação de encomendas compradas no Exterior com preços inferiores a US$ 50. O tema foi incluído no texto do Mover pelo relator, em uma manobra conhecida como jabuti, por inserir em um projeto tema que não tem a ver com seu foco central. Por ser polêmico acabou atrasando toda a tramitação do PL da política industrial automotiva no Congresso.

Alckmin sugeriu o desmembramento dos temas:  “A decisão é da Câmara dos Deputados, mas eu entendo que o ideal seriam votações para projetos distintos: o Mover e o projeto dos 50 dólares. Mas cabe à Câmara definir”.

Nissan Versa ganha nova versão SR e foco em clientes PcDs

São Paulo – A Nissan ampliou de três para quatro as versões do seu sedã Versa, importado do México. Com itens exclusivos e algumas diferenciações no visual a SR passa a integrar o portfólio local na linha 2025, posicionada da topo de linha Exclusive à intermediária Advance. E na renovação do ano-modelo a companhia, de olho em faixa de mercado em ascensão, criou condições especiais para ampliar as vendas ao público PcD, com descontos que vão além da redução dos impostos.

A configuração de entrada Versa Sense, por exemplo, tem seu preço reduzido de R$ 110,6 mil para R$ 85,2 mil na oferta aos PCDs. Além de isenção de IPI e ICMS, bônus são oferecidos ao cliente, de acordo com Rogério Fogaça, coordenador de marketing de produto e preços da Nissan: 

“Esperamos que a participação das vendas a este público na linha Versa suba dos 5% do ano passado para 20% em 2024”.

Segundo a Nissan as vendas a PcD, no geral, deverão representar em torno de 150 mil unidades neste ano, contra 120 mil no ano passado. Fogaça disse que a mudança na legislação, que elevou de R$ 100 mil para R$ 120 mil o teto para isenção de ICMS, atraiu mais clientes.

“O Versa é um dos queridinhos do público PcD: só no começo do ano as vendas cresceram 270%. Não consigo estimar um volume para o ano, porque depende de uma série de fatores. Inclusive a adoção do novo teto por alguns Estados pois nem todos ainda mudaram sua legislação”.

O amplo porta-malas, que tem condições de abrigar com tranquilidade uma cadeira de rodas, e o câmbio CVT são alguns dos diferenciais que Fogaça considera relevantes para que o Versa tenha caído no gosto dos PcDs. Em paralelo às condições especiais a Nissan treina vendedores especializados para atender a estes clientes e oferecer atendimento personalizado.

Versão SR

A novidade da linha 2025 do sedã, que compete em faixa que compreende cerca de 10% das vendas anuais de automóveis e comerciais leves, é a versão SR. Na área externa se diferencia pelos retrovisores com indicador de direção pretos, grade frontal na mesma cor, rodas de liga leve aro 16 e aerofólio na tampa do porta-malas. O emblema SR foi aplicado na dianteira e na traseira do veículo.

Mas as grandes mudanças foram internas: os bancos e portas receberam costura dupla em laranja. O painel conta com acabamento em black piano, alguns itens receberam acabamento em alumínio e há fibra de carbono em aplicações nas portas e painel de instrumentos. Itens de entretenimento e assistência à direção compõem o cardápio da versão, que deverá responder por cerca de 10% do mix de vendas da linha.

O motor segue o 1.6 flex aspirado de 113 cv e a transmissão é CVT em toda a linha. Os preços subiram de 0,4% a 1,5% com relação ao ano-modelo anterior. Confira:

Versa Sense – R$ 110 mil 590
Versa Advance – R$ 117 mil 990
Versa SR – 123 mil 990
Versa Exclusive – R$ 132 mil 390 

BYD será patrocinadora da Copa América 2024

São Paulo – A BYD será a patrocinadora regional oficial da Copa América 2024, de 20 de junho a 14 de julho nos Estados Unidos, organizada pela Conmebol. A competição reúne seleções sul-americanas e as convidadas Canadá, Jamaica, México, Panamá, Costa Rica e Estados Unidos.

A intenção da BYD é promover seus veículos elétricos e híbridos durante eventos esportivos internacionais, mostrando comprometimento da marca com a mobilidade verde do futuro. Neste sentido a companhia chinesa acertou, também, o patrocínio para a UEFA Euro 2024, competição semelhante à sul-americana com seleções europeias.

Stellantis investe R$ 454 milhões em Betim, que receberá mais R$ 14 bilhões

Betim, MG – O polo automotivo da Stellantis em Betim, MG, receberá a maior parte dos R$ 30 bilhões que a empresa promete investir em operações brasileiras no período 2025-2030. Serão aportados R$ 14 bilhões na unidade, o maior investimento já feito na unidade mais antiga do grupo no País, inaugurada em 1976 com o Fiat 147. Os recursos serão aplicados no desenvolvimento de novos produtos e na modernização de processos produtivos.

Mas antes disto, ainda no segundo semestre deste ano, está sendo ampliada para 1,1 milhão de unidades/ano a capacidade da planta de motores GSE turbo de Betim, inaugurada em 2021. Para isto a empresa investe R$ 454 milhões que ainda fazem parte do programa antigo, de R$ 16 bilhões anunciados pela então FCA em 2018, antes da fusão com a PSA que criou a Stellantis, em janeiro de 2021.

“Estes recursos ainda são do programa anterior que termina este ano”, disse Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul. Os investimentos foram anunciados conjuntamente nesta segunda-feira, 21, em evento no complexo de Betim, com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e outras autoridades.

Transferência de linha de motores

O investimento na ampliação da fábrica de motores, que segundo Cappellano está com 70% do projeto concluído, já era conhecido há pouco mais de uma semana, quando o MDIC, Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, divulgou a lista de projetos aprovados para receber incentivos do Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, que contempla a transferência de linhas de produção do Exterior para o Brasil.

Segundo Cappellano a empresa transferirá “alguns ferramentais de uma fábrica” na Europa que está sendo desmobilizada: “É uma operação normal por unidades da empresa, com o objetivo principal de dobrar a capacidade de produção de motores que precisaremos para os novos produtos e também para exportações que deveremos fazer a partir daqui”.

A manobra financeira para esticar um investimento que já tinha esgotado seus recursos no ano passado, segundo havia confirmado Antonio Filosa, a quem Cappellano sucedeu no fim de 2023, foi executada sob medida para aproveitar os incentivos do Mover, que só este ano direciona créditos tributários no total de R$ 3,5 bilhões para financiar projetos dos fabricantes de veículos e de autopeças, incluindo linhas de manufatura.

O anúncio de R$ 14 bilhões para Betim é um desdobramento do plano estratégico Next Level da companhia para a América do Sul, de 2025 a 2030, que reserva R$ 30 bilhões em investimentos da Stellantis no Brasil, que agora se junta aos R$ 13 bilhões para a fábrica de Goiana, PE, anunciado em abril. Na próxima segunda-feira, 27, deverá ser divulgado o destino dos R$ 3 bilhões restantes do programa, em anúncio a ser feito na fábrica de Porto Real, RJ, que produz a nova linha de modelos Citroën.

Cappellano divulga o direcionamento de investimentos para Betim

Maior investimento da história de Betim

Betim fica, assim, com o maior quinhão do plano da Stellantis para a América do Sul, que será o maior investimento da história do complexo em seus 48 anos de operação.

“É natural pois aqui temos a nossa maior e mais antiga operação no País, que concentra toda a engenharia, onde trabalham 4 mil pessoas que estão desenvolvendo novos produtos não só para o Brasil e região mas também para projetos globais.”

É a engenharia de Betim que desenvolve boa parte dos quarenta veículos e oito powertrains de cinco marcas – Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram – que serão lançados dentro do ciclo de investimentos de R$ 30 bilhões, portanto parte dos recursos aplicados na unidade mineira também beneficiarão as outras duas plantas de montagem, em Pernambuco e no Rio de Janeiro.

Também é em Betim que está sendo desenvolvida a plataforma Bio-Hybrid, sobre a qual serão construídos veículos híbridos e elétricos que a Stellantis produzirá ao longo dos próximos cinco anos. Cappellano confirmou que todas as marcas da Stellantis terão, gradativamente, modelos híbridos em suas linhas de produtos. Segundo ele é uma ação fundamental para alcançar o objetivo da companhia de, até 2038 comparativamente com 2021, reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus produtos e processos na América do Sul.

Eletrificação

Apesar de divulgar que 20% de seus carros vendidos no Brasil deverão ser 100% elétricos até a virada desta década a aposta maior da Stellantis no País é pelos híbridos flex, confirma Cappellano: “É uma forma inteligente e acessível de reduzir emissões aproveitando o etanol que está amplamente disponível”.

No ano passado a Stellantis tinha anunciado que os primeiros veículos construídos sobre as plataformas Bio-Hybrid seriam produzidos, até o fim de 2024, na fábrica de Goiana, onde atualmente são fabricados três SUVs Jeep – Renegade, Compass e Commander – e as picapes Fiat Toro e Ram Rampage. Mas na conversa com jornalistas na segunda-feira Cappellano desconversou: “Confirmo que o primeiro produto BioHybrid será lançado ainda este ano, mas ainda não sabemos se será feito em Pernambuco. Isto foi dito na gestão passada”, disse em tom de brincadeira.

Já existem rumores de que a escalada dos híbridos flex da Stellantis mudou de endereço e que começará por Betim, onde é produzida a linha Fiat.

O executivo também não escondeu que existe a opção de fazer um híbrido com motor 100% a etanol: “Isto está pronto, está na prateleira, e assim que houver demanda podemos produzir em questão de meses”.

O problema é justamente este, a falta de demanda: “Segundo estudos que fizemos no momento há poucos clientes pessoas físicas que queiram comprar um carro híbrido sem que ele possa fazer a escolha do combustível mais vantajoso, etanol ou gasolina, que o sistema flex permite. Mas algumas empresas poderão procurar por esta solução para cumprir metas de descarbonização. Podemos começar por aí”.

Os motores turbo que serão feitos em Betim também servirão para equipar os novos modelos híbridos da Stellantis. Já para a parte elétrica do sistema, que envolve motor elétrico e bateria de alta voltagem, é mais difícil encontrar fornecedores locais.

Cappellano ponderou: “Queremos localizar, mas antes de 2032 não vemos demanda que justifique investir bilhões de dólares em uma fábrica de baterias no Brasil, mesmo que fosse para atender a todos os fabricantes”.

RAV Correntes pretende avançar no mercado boliviano

São Paulo – A RAV Correntes pretende expandir seus negócios na Bolívia avançando para o mercado de reposição. A fabricante de autopeças e correntes para o transporte rodoviário de cargas, instalada em São Marcos, RS, já é fornecedora de fabricantes locais de implementos rodoviários “e seus componentes têm boa aceitação no país”.

Segundo Camila Brezolin, diretora comercial da empresa, outros fatores devem ajudar neste avanço: “Os implementos rodoviários em operação na Bolívia são semelhantes aos brasileiros e por isso temos campo para fornecer peças e componentes”.

No caso dos equipamentos que possuem características diferentes dos brasileiros a RAV Correntes desenvolverá soluções específicas para atender demandas dos clientes e elevar sua competitividade.

Chevrolet e Renault confirmam presença no Festival Interlagos 2024

São Paulo – A organização do Festival Interlagos 2024 anunciou a confirmação de Chevrolet e Renault no evento, previsto para 8 a 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos. Com elas a lista de empresas fabricantes confirmadas chegou a quinze: Mitsubishi, Suzuki, Toyota, Lexus, Volvo, RAM, Jeep, Ford, BYD, GWM, Abarth, Honda e Fiat.

Márcio Saldanha, criador do evento, disse que segue negociando com outras onze empresas. Com expectativa de receber 120 mil pessoas o Festival Interlagos tem quarenta expositores confirmados, dos quais quinze montadoras e 25 empresas que compõem a cadeia do setor automotivo.

Adriano Costa é o novo gerente geral comercial do Grupo Osten

São Paulo – O Grupo Osten anunciou Adriano Costa como novo gerente geral comercial para a divisão de concessionárias do grupo, a Osten Motors. Costa chega com a missão de buscar novos negócios, investir no desenvolvimento dos profissionais e usar a inovação para transformar e melhorar a jornada dos clientes nas revendas.

O novo gerente possui vinte anos de experiência nas áreas comercial, vendas, negócios e operações. É formado em administração pela PUC RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e em marketing pela Universidade Positivo. Costa também possui dois MBA, um em gestão empresarial pela FGV, Fundação Getúlio Vargas, e outro em inovação e gestão 4.0 pela PUC RS.

VW Caminhões e Ônibus lança nova versão de chassi com 15 metros

São Paulo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus colocou no mercado nova versão do Volksbus 22.260 S, chassi com a maior capacidade técnica do segmento de ônibus urbanos. Com 15 metros suporta até 22 toneladas e, devido a melhorias, consegue, segundo a empresa, transportar até 30% mais passageiros, elevando a capacidade total para 115. 

Seu motor é o D08 que foi recalibrado e agora é até 8% mais econômico do que o modelo anterior. Outra novidade é a suspensão pneumática que oferece mais conforto e reduz os custos de manutenção, segundo a VWCO. 

A alavanca do câmbio foi reposicionada para permitir melhor ergonomia para o motorista, assim como os demais itens da cabine que mudaram de lugar. O quadro de instrumentos também é novo e traz mais de setenta funcionalidades e informações do veículo. 

A segurança também foi melhorada, garantiu a empresa: o chassi oferece maior estabilidade em curvas, melhor aderência ao solo, melhor controle de frenagem e partida em rampa mais avançada. O sistema de segurança ativa mais moderno atua de forma automática durante a condução do veículo.

Iveco renova o caminhão médio Tector

São Paulo – A Iveco renovou o visual do caminhão médio Tector nas configurações de 9 e de 11 toneladas com cabine curta, que ganharam novo para-choque com luzes de condução diurna e defletores laterais e nova grade frontal, adotando desenho alinhado aos seus novos modelos. As duas versões, junto com a de 15 toneladas, possuem novo degrau de acesso à cabine e farol de neblina.

O interior do caminhão possui novo revestimento em todas as versões para garantir maior durabilidade e resistência à infiltração de água.

A Iveco também adotou novos bancos e novas cores de acabamento para a parte interna da cabine, seguindo o estilo usado no pesado S-Way.