Grupo BMW abre inscrições para premiação a fornecedores

São Paulo – Fornecedores do Grupo BMW podem se inscrever, até 15 de novembro, no Supplier Day 2025. Esta edição da premiação está dividida em quatro categorias: ESG Meio Ambiente, Sustentabilidade Ambiental, ESG Social, Diversidade & Inclusão, ESG Governança e Inovação.

Os fornecedores de compras diretas e indiretas serão divididos em dois subgrupos, um deles dedicado a empresas de um a quinhentos funcionários e, outro, igual ou maior a 501 empregados. O concurso premiará oito fornecedores, sendo dois vencedores por categoria, um de cada subgrupo, independentemente se é fornecedor de compras diretas ou indiretas.

O evento de premiação será realizado em 13 de março de 2025, em São Paulo. A última edição ocorreu em 2023 e registrou recorde de inscritos, de acordo com a BMW. Para consultar o regulamento e se cadastrar é preciso acessar aqui.

Stellantis abre programa de estágio para estudantes de 40 anos ou mais

São Paulo – A Stellantis abriu inscrições para o seu programa de estágio 40+, com foco em estudantes com 40 anos ou mais. Os interessados podem se inscrever até 16 de outubro no site https://www.suajornadastellantis.com.br/.

Os selecionados começarão a trabalhar em dezembro. Para participar os estudantes devem estar matriculados nos seguintes cursos: administração, economia, engenharia de produção, engenharia mecânica, engenharia de controle e automação, finanças, marketing, publicidade.

VW Caminhões e Ônibus expande operação no México com novo centro logístico

São Paulo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus está expandindo sua operação no México com a inauguração de um novo centro de logística e distribuição de peças. A intenção é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos clientes assim como a satisfação de quem comprou um dos 35 mil caminhões e ônibus que a montadora vendeu localmente em seus 20 anos de operação.

O novo centro logístico foi construído dentro da fábrica de Querétaro com a intenção de agilizar a distribuição de peças para as concessionárias espalhadas por todo o México. Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO, disse que na região é um dos países mais importantes para a montadora: 

“O México é hoje nosso segundo maior mercado, atrás apenas do Brasil, e acreditamos que este resultado se deve à nossa fábrica local e à nossa proximidade com o mercado mexicano. É fruto também do contínuo investimento no país. Completamos duas décadas no México com uma operação madura: são mais de 35 mil caminhões e ônibus Volkswagen e MAN em circulação”.

Alessandro Silvério é o novo responsável pelo centro logístico de peças da Scania

São Paulo – A Scania anunciou Alessandro Silvério como gerente executivo de seu centro logístico de peças em Vinhedo, SP. Desde agosto o executivo é responsável por gerir integralmente o LPC, Latin Parts Centers, que distribui peças da marca não somente em território nacional como a mercados latino-americanos.

Formado em comércio exterior pela Universidade Metodista de São Paulo, e pós-graduado em logística pela FEI, Silvério também possui no currículo curso de extensão em negócios internacionais pela FGV, Fundação Getúlio Vargas, e formação executiva em gestão e administração na Stockholm School of Economics, Suécia.

Há 29 anos na Scania o executivo já passou por diversas funções de planejamento e processos na logística da fábrica.

Diariamente o LPC escoa mais de 5 mil peças e emprega 150 pessoas. Capacidade que será ampliada, uma vez que no fim de 2023 teve início a expansão do armazém, a ser concluída até novembro de 2025, após investimento de R$ 65,7 milhões.

Mercado segue em alta e avança 2% na primeira quinzena

São Paulo – Com 110,7 mil unidades licenciadas até a segunda-feira, 16, o mercado brasileiro segue em ritmo ascendente. Na comparação com a primeira quinzena de agosto, 108,2 mil emplacamentos, o volume cresceu 2,3%, de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. Quando comparado com o mesmo período do ano passado a alta é ainda maior: 17,6% sobre os 94,1 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus vendidos nas primeiras duas semanas de setembro de 2023.

A média diária chegou a 10,1 mil unidades/dia e já superou as 9,9 mil unidades/dia de todo o mês de setembro do ano passado. Em agosto, mês completo, foram 10,8 mil emplacamentos/dia.

Mantido o ritmo da primeira quinzena o mercado fecharia com 212,1 mil unidades. Contudo usualmente o volume de emplacamentos é maior na segunda quinzena, o que indica que teremos volume maior de vendas, mas não deverá chegar ao de julho ou agosto, que tiveram mais dias úteis.

Com 7,1 mil unidades a Fiat Strada lidera as vendas da quinzena, seguida pelo Volkswagen Polo, 5,8 mil, e Hyundai HB20, 4,9 mil.

Renault anuncia US$ 350 milhões para produzir Niagara em Córdoba

São Paulo – A Renault anunciou investimento de US$ 350 milhões em sua fábrica Santa Isabel, em Córdoba, Argentina, para produzir uma picape baseada no conceito Niagara, apresentado no ano passado no Rio de Janeiro, RJ. O anúncio foi feito por Fernando Pedrucci, CEO da Renault América Latina, e Pablo Sibilla, presidente e diretor geral na Argentina, ao ministro da Economia Luis Caputo e a outras autoridades locais.

A picape é mais um modelo do plano internacional que prevê oito lançamentos fora da Europa e 3 bilhões de euros de investimento. Para a sua produção será introduzida na fábrica argentina a plataforma CMF, rebatizada RGMP, Renault Group Modular Platform, a mesma que sustenta o Kardian e em breve o novo SUV produzido em São José dos Pinhais, PR – outros dois modelos do planejamento fora do continente-sede do grupo.

A RGMP permite modelos com 4 a 5 metros de comprimento e entreeixos de 2m60 a 4m00. O conceito Niagara trazia um powertrain híbrido, que poderá ser aplicado porque a plataforma permite a eletrificação, com sistemas híbridos leves e completos, bem como somente motores a combustão.

Seu porte é semelhante ao da Fiat Toro – a Renault, em seu comunicado distribuído à imprensa, chamou o modelo de “meia tonelada”. Segundo a empresa a picape será produzida apenas na Argentina e terá forte perfil exportador:

“Com o perfil exportador, que alcançará de 65% a 75% da produção, reafirmamos a capacidade e talento da indústria argentina, consolidando-a como um pilar estratégico em nossa operação global”, afirmou Sibila, o presidente da Renault na Argentina.

Atualmente a unidade da Renault em Córdoba produz Sandero, Stepway, Logan, Kangoo e a picape Alaskan, que também sai das linhas como Nissan Frontier. É possível também que a picape tenha uma versão Nissan – recentemente Guy Rodriguez, presidente da Nissan América Latina, afirmou que havia desenvolvimento conjunto para uma picape inspirada na Niagara. No ano passado Santa Isabel produziu mais de 70 mil veículos empregando 2,2 mil pessoas. 

Mitsubishi Pajero Sport muda visual e ganha nova versão na linha 2025

São Paulo – A Mitsubishi anunciou a chegada da linha 2025 do SUV Pajero Sport, que começará a ser vendida no Brasil ainda em setembro, com preços que vão de R$ 350 mil a R$ 426 mil, com quatro versões disponíveis. Para todas as configurações a grade frontal é nova e as versões HPE, HPE-S e Legend receberam mais algumas novidades externas. 

O interior do SUV foi atualizado em todas as versões, com novo volante multifuncional redesenhado. O revestimento dos sete bancos é novo e o mesmo material é usado na lateral das portas, no painel e no console central, junto com acabamento em preto brilhante em diversas partes.

Outra mudança é a chegada da versão Legend Black como configuração topo de linha – na linha 2024 ela foi ofertada como uma série especial limitada. Segundo a Mitsubishi a procura foi grande.

O motor segue o 2.4 turbo diesel, feito em alumínio, de 190 cv de potência, acoplado a câmbio automático de oito velocidades. Veja abaixo todos os preços e versões do Pajero Sport 2025:

Pajero Sport HPE – R$ 350 mil
Pajero Sport HPE-S – R$ 380 mil
Pajero Sport Legend – R$ 420 mil
Pajero Sport Legend Black – R$ 426 mil

Fórum AutoData Perspectivas Ônibus será gratuito na segunda-feira, 23

São Paulo – Na segunda-feira, 23, o Fórum AutoData Perspectivas Ônibus 2024 será realizado de forma online e gratuita. O evento reunirá os principais executivos das montadoras de chassis e fabricantes de carrocerias para discutir as tendências e desafios do segmento de ônibus no Brasil, com destaque para a eletrificação nas grandes cidades e os reflexos no mercado das novas regulamentações dos motores Euro 6.

No conjunto de palestrantes confirmados estão líderes de destaque da indústria, como Walter Barbosa, da Mercedes-Benz, Jorge Carrer, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Danilo Fetzner, da Iveco Bus, Paulo Arabian, da Volvo, Ricardo Portolan, da Marcopolo, e Maurício Lourenço da Cunha, da Caio. Além disso o evento contará com a participação de Ruben Bisi, presidente da Fabus, e a de Luiz Carlos Moraes, vice-presidente da Anfavea.

A apresentação ficará a cargo de Márcio Stéfani, diretor de AutoData e integrante do Conselho Automotivo da Abimaq. O fórum promete oferecer insights valiosos para o planejamento estratégico do setor de ônibus, com discussões essenciais para o futuro da mobilidade urbana no País.

Para participar basta acessar o evento pelo link e, depois, acompanhar a cobertura completa na Agência AutoData.

Eletrificação chega aos caminhões pesados na Europa

Hannover, Alemanha – O transporte de longas distâncias por caminhões é responsável pois dois terços de todas as emissões da mobilidade no continente europeu. Assim como a frota de automóveis movidos a diesel é urgente descarbonizar a cadeia de transporte. No segmento de curtas distâncias os muitos dos produtos elétricos apresentados no IAA de 2022 já estão cumprindo a missão de eliminar o CO2 dos centros urbanos. Agora chegou a vez dos caminhões pesados.

Na edição 2024 os principais fabricantes demonstraram seus novos produtos e, também, os primeiros resultados dos veículos que começarão a tomar conta da paisagem das estradas. É o caso da Volvo, que iniciou sua apresentação informando que já cumpriram 100 milhões de quilômetros rodados na Europa com seus caminhões elétricos. São 4,2 mil veículos circulando em 48 países, nas cidades e nas estradas, o que corresponde a 51% de participação nos negócios de caminhões elétricos no continente.

Destaque para seu caminhão para longa distâncias FH Eletric, que começará a ser entregue para os clientes no segundo semestre de 2025. Antes disso, porém, ele chama a atenção no estande: a sua autonomia de 600 quilômetros, um alcance impressionante obtido pela utilização de um novo eixo elétrico de transferência mais compacto e eficiente, permitindo a utilização de um pacote maior de baterias, segundo a Volvo.

O FH Eletric também foi eleito o International Truck of the Year 2024, tradicional reconhecimento da imprensa europeia aos lançamentos no ano anterior. Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, destacou a economia de energia por causa do design que acabou levando a 5% de redução do consumo: “Em alguns casos de testes com nossos clientes observamos a economia de 7% a 8% por causa do desenho do FH Eletric”.

O estande vizinho da Volvo é o da DAF, que também mostrou seu caminhão pesado elétrico XF. Este caminhão para longas distâncias tem 500 quilômetros de autonomia utilizando baterias de lítio ferro-fosfato de alta intensidade, segundo o fabricante, e compartilha esta configuração com outros dois modelos, os XB e XD, destinados a aplicações urbanas e regionais.

A Iveco também mostrou o seu S-eWay para longas distâncias com autonomia de 400 quilômetros. Ele é equipado com um eixo elétrico da FPT e tem capacidade de carga de 490 kWh. Porém o destaque da fabricante italiana no IAA é a cabine-chassi eMoovy. Com capacidade de carga de 2,5 toneladas a 3,5 toneladas tem autonomia de 320 quilômetros com possibilidade de adicionar outros 100 quilômetros em apenas 10 minutos de carga em sua bateria de 76kWh. A eMoovy é produzida pela Hyundai e distribuída na Europa pela Iveco.

O processo modular da Scania permite que seja oferecido em suas múltiplas configurações de cabine diversos tipos de motorizações. E isto se aplica às versões 100% elétricas apresentadas no IAA. São três opções de propulsão elétrica, mas apenas o conjunto EM C3-6, com transmissão de seis velocidades, pode ser configurado para as cabines destinadas ao transporte de longas distâncias. São duas opções de potência do motor elétrico: 400 e 450 kW, respectivamente, 540 e 610 cv.

A Mercedes-Benz tem no seu eActros 600 o maior destaque no estande. Começa a ser produzido em novembro e deve ganhar as estradas a partir do início de 2025, quando já terá sido entregue aos primeiros clientes.

Todas as fabricantes também têm em exposição no evento versões de seus caminhões pesados com motorização capaz de utilizar o HVO, ou diesel verde, produzido a partir de um processo de hidrotratamento para melhorar sua estabilidade de oxidação. Mas, assim como falta infraestrutura de carregamento para os caminhões pesados utilizados no transporte de longas distâncias, o HVO ainda é uma opção pouco utilizada porque sua produção ainda é cara e em baixos volumes na Europa.

Novidades do IAA 2024 podem pintar na Fenatran

Hannover, Alemanha – O Brasil não teve o protagonismo de outras edições na maior feira do mundo na área dos transportes: na edição do IAA 2024 nenhum novo produto foi anunciado para o mercado brasileiro. O foco é na transição à eletrificação da mobilidade na Europa, com lançamentos de caminhões que geram baixas emissões, capazes de atender às exigentes legislações do continente. Assim, algumas poucas surpresas estão sendo reservadas para a Fenatran, programada para 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo.

Em conversas com três presidentes de empresas fabricantes de caminhões instaladas no Brasil presentes à feira para encontrar clientes, conhecer produtos e estratégias globais, a resposta à pergunta da Agência AutoData foi a mesma: “Vamos aguardar a Fenatran para falar sobre novos produtos e serviços para o Brasil”.

Achim Puchert, CEO Mercedes-Benz Latin America, abriu um sorriso quando questionado sobre se, e quando, um dos destaques do IAA 2024, o eActros 600, chega ao mercado brasileiro: “Ainda é muito cedo para dizer se teremos um caminhão elétrico no Brasil, pois a questão da infraestrutura ainda é um grande desafio aqui na Europa. Mas vamos aguardar a Fenatran, quem sabe falaremos lá sobre isto”.

Para Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, o IAA é importante para demonstrar a estratégia global da fabricante sueca, que se aplica à Europa e, também, ao Brasil. Neste sentido destaca-se o conjunto powertrain e eixo de transmissão do Scania Super. Houve melhorias na última versão do motor de 13 litros com as transmissões G25 e G33 combinados com o eixo traseiro R756 presentes no IAA que reduz em 8% o consumo, segundo a empresa.

“Todo o conceito do projeto Scania Super terá aplicações no Brasil. Esta plataforma modular foi desenvolvida, inclusive, pensando na eletrificação. Então não é impossível imaginar que um dia produziremos veículos elétricos no Brasil. No entanto, para o desafio da descarbonização temos outras tecnologias já desenvolvidas para o nosso País, como o biometano, que também podem ser aplicadas em outros mercados. É com essas oportunidades que estaremos presentes na Fenatran.”

Circulando pelos pavilhões da Hannover Messe o presidente da Iveco para a América Latina, Márcio Cherichelli, estava de olho nas novidades enquanto aguardava um grupo de clientes que desembarcaria na Alemanha na terça-feira, 17. A reportagem encontrou com o executivo chegando em seu estande para acompanhar a apresentação para a imprensa.

A proposta de oferecer múltiplas soluções para o mercado europeu, com motorização que utiliza HVO, gás-natural, biometano, eletricidade e hidrogênio, é uma oportunidade para a Iveco no Brasil, segundo Cherichelli:

“O investimento de R$ 100 milhões para importar a eDaily para o Brasil é um exemplo do que estamos buscando na Europa. Algumas dessas novidades também podem surgir no futuro. Mas vamos esperar a Fenatran, pois teremos muito o que contar aos nossos clientes em todos os segmentos”.

Em meio à expectativa de lançamentos de produtos eletrificados no Brasil, o mais provável é que as soluções de serviços baseados em softwares e tecnologias de monitoramento apresentados neste IAA sejam as novidades anunciadas durante a Fenatran. Todas as marcas, contudo, preparam muitos lançamentos de produtos com soluções mais adequadas ao mercado nacional.