Mercedes-Benz chega a 1,4 mil veículos vendidos em seu showroom digital

São Paulo – O showroom virtual da Mercedes-Benz completou quatro anos de atividade em maio e atingiu a marca de 1,4 mil veículos comercializados de forma online. Além da venda de caminhões e ônibus por meio do site a montadora também oferta diversas linhas de peças, planos de manutenção, serviços de telemetria 

Nos quatro anos de operação o showroom digital da Mercedes-Benz recebeu mais de 5,7 milhões de acessos, com média de 3,9 mil visitas por dia.

Melissa Mattedi é nova diretora geral da BorgWarner Itatiba

São Paulo – A BorgWarner anunciou Melissa Mattedi como nova diretora geral da fábrica de Itatiba, SP, unidade responsável pela produção de turbocompressores. A executiva terá a missão de comandar os negócios da divisão ETTS, Emissions, Thermal and Turbo Systems, com foco principal no desenvolvimento de novas tecnologias que auxiliem na descarbonização do setor de transportes.

No ano passado a fábrica de Itatiba atingiu a marca de 9 milhões de turbocompressores produzidos no Brasil: 45% da frota de veículos de passeio com motor turbo flex que roda no País possuem o componente da BorgWarner.

Mattedi é formada em ciências contábeis e mestre em administração pela Universidade Getúlio Vargas.

BYD Song Pro chega ao mercado em junho

Cabo de Santo Agostinho, PE – Está marcado para junho o lançamento do SUV BYD Song Pro, versão do hibrido plug-in da marca com entre-eixo e largura menores do que o Song Plus já vendido aqui mas com carroceria mais comprida.

As primeiras unidades desembarcaram no porto de Suape, em Pernambuco, do navio BYD Explorer 1. Outras estão a caminho, importadas da China, e chegarão pelos portos de Vila Velha, ES, e Itapoá, SC, em outros navios.

Serão ao menos duas versões, uma com autonomia de 55 quilômetros utilizando a tração 100% elétrica e outra com bateria maior que chega a até 105 quilômetros no modo elétrico. Outros pormenores, além do preço, serão divulgados apenas no lançamento.

Navio da BYD chega ao porto de Suape com 5,5 mil veículos

Cabo de Santo Agostinho, PE – Atracou na segunda-feira, 27, no porto de Suape, em Pernambuco, o BYD Explorer 1, navio encomendado pela empresa chinesa para transportar exclusivamente seus veículos pelo mundo. É a primeira viagem da embarcação para o Brasil, e a segunda de sua história, carregada com 5,5 mil carros, incluindo Dolphin Mini, Seal e as novidades Song Pro e King, dois híbridos plug-in que começam a ser vendidos por aqui nas próximas semanas.

A viagem durou 27 dias, do porto de Lianyun, na China, a Cabo de Santo Agostinho, PE, passando por Cingapura e África do Sul. Após desembarcar os 5,5 mil carros, a maior carga de veículos a desembarcar no porto pernambucano em sua história, o navio retorna à China vazio. De acordo com o gerente de logística, Leonardo Felippe, “a ideia não é voltar sempre vazio, mas desta vez não houve outra maneira”.

A BYD está acelerando a importação de veículos antes da nova alteração, para cima, do imposto de importação para híbridos e elétricos, prevista para julho. Segundo a reportagem apurou a intenção é desembarcar 100 mil unidades até o fim do ano, pelos portos de Suape, Itapoá, SC, e Vila Velha, ES, utilizando outros cargueiros além do Explorer 1.

A empresa já comercializou 25,5 mil veículos este ano, 43% a mais do que o ano passado inteiro.

O navio

Com 199 m 90 de comprimento o Explorer 1 tem capacidade para transportar até 7 mil veículos, a depender do tamanho. Nesta viagem ao Brasil veio com sua capacidade total, por causa das dimensões dos carros, de acordo com Felippe. É um navio roll-on-roll-off, o mais utilizado para transportar veículos, pois eles entram e saem rodando.

No Brasil, por suas dimensões, o navio da BYD só pode atracar em Suape, Santos, SP, Paranaguá, PR, e Itajaí, SC. Os motores da embarcação são movidos a GNL, gás natural liquefeito, e sua tripulação atual tem 23 pessoas, búlgaros, indianos, russos, ucranianos e romenos, segundo o capitão Nenko Nenkov.

Ele disse que normalmente o navio demora em torno de dois dias para ser carregado e de dois a três dias para ser descarregado: “Depende de quantas pessoas trabalham na operação e do porto onde está atracado”.

Esta foi a segunda viagem da história do navio, que estreou em janeiro em um desembarque para a Europa.

O porto de Suape

Os veículos que desembarcam em Suape atenderão prioritariamente as vendas aos estados das Regiões Nordeste e Norte. No ano passado, dentre importações, exportações e transbordos, o porto movimentou 80 mil veículos.

“Até abril movimentamos 25,3 mil unidades, a maior parte de exportações da Stellantis, ainda a maior operação”, disse Márcio Guiot, diretor presidente do porto de Suape. “Hoje temos 73% dos volumes para exportação e 18% para importação, mas com o início da BYD a tendência é crescer a importação.”

Sete fabricantes de veículos já operam no porto pernambucano: Stellantis, BYD, Toyota, Volkswagen, General Motors, Renault e Nissan, além de operações de transbordo de outras marcas.

Rogelio Golfarb aposenta-se após 42 anos de indústria

São Paulo – Fica pobre a constelação de executivos do setor de veículos no País: depois de 42 anos de serviços prestados o vice-presidente Rogelio Golfarb se aposenta da Ford ao fim do expediente da terça-feira, 28 de maio.

Golfarb foi presidente da Anfavea de 2004 a 2007 sucedendo a Ricardo Carvalho, da Volkswagen. Sucedeu-o Jackson Schneider, da Mercedes-Benz.

Venda de automóveis e comerciais leves recua 9% no Peru

São Paulo – O mercado de automóveis e de veículos comerciais leves do Peru somou 52,6 mil unidades comercializadas no primeiro quadrimestre, recuo de 9,2% na comparação com igual período do ano passado.

Os dados divulgados pela AAP, Associação Automotiva do Peru, mostraram que a Toyota liderou com folga as vendas até abril, com 10,9 mil unidades. Em segundo lugar ficou a Hyundai com 5,1 mil, seguida pela Kia com 4,7 mil unidades.

Mesmo com a queda no acumulado o mercado de veículos leves no Peru apresentou resultado positivo em abril, com 13 mil unidades vendidas, volume 5,7% maior do que o resultado de igual mês do ano passado e 12,1% maior do que o de março.

No segmento pesado o cenário é de crescimento de janeiro a abril: alta de 7,5% no primeiro quadrimestre, com 4,1 mil unidades comercializadas. No mês passado foram vendidos 1,1 mil veículos, avanço de 20,9% contra abril do ano passado e de 24,4% sobre março.

Os ônibus somaram 805 vendas de janeiro a abril, incremento de 26% na comparação com iguais meses de 2023. Em abril foram comercializados 207 unidades, alta de 47,8% com relação a abril do ano passado e queda de 5,9% na comparação com março.

Trabalhadores da Mercedes-Benz conquistam aumento real de 2% em São Bernardo

São Paulo – Em assembleias realizadas na segunda-feira, 27, na Mercedes-Benz. em São Bernardo do Campo, SP, foi aprovado pelos cerca de 8 mil trabalhadores, sendo 6 mil no chão de fábrica, acordo coletivo com reajuste salarial de 5,3%, sendo 3,2% de reposição do INPC e 2% de aumento real. As informações são do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Segundo o presidente da entidade, Moisés Selerges, a oferta inicial da empresa foi de reposição da inflação sem ganho real. No entanto, na mesa de negociação. houve acordo sem que fosse necessária mobilização. As cláusulas sociais foram renovadas.

“Embora o reajuste seja significativo não estamos ainda com sentimento pleno porque acreditamos que é possível ainda negociar outras questões como o investimento na fábrica e discutirmos mais sobre o seu futuro”, assinalou Selerges. “Queremos mais e não podemos nos acomodar.”

O sindicalista classificou como “extremamente positivo” o aumento de 20% concedido pela montadora para o vale-alimentação vitalício, negociado em 2020, no auge da pandemia, em troca da ausência de reajuste salarial naquele período. A correção do benefício geralmente é superior, em termos porcentuais, pois ele se tornou espécie de ferramenta de avanço nas negociações a fim de compensar eventuais incrementos pleiteados mas não sacramentados.

Na campanha salarial de 2023, para efeito de comparação, foi concedido reajuste de 39%, ainda que de forma fragmentada, tendo sido 18% em junho e 21% em novembro, a fim de compensar a ausência de aumento real, tendo havido a reposição do INPC de 3,83% sobre os salários.

Procurada a Mercedes-Benz disse que não comentará o assunto.

Stellantis destina R$ 3 bilhões para a fábrica de Porto Real

São Paulo – A Stellantis anunciou investimento de R$ 3 bilhões em sua fábrica de Porto Real, RJ, de 2025 a 2030. O valor, que integra o plano de R$ 32 bilhões que serão aportados no Brasil e na Argentina no período, envolve a produção de um novo modelo na unidade, que fará companhia aos C3 e C3 Aircross, atualmente lá produzidos, e ao Citroën Basalt, que será lançado ainda este ano. Os três modelos compõem a família C-Cubed.

O anúncio, na segunda-feira, 27, contou com a presença do presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Capellano e representantes do governo do Estado do Rio de Janeiro. O investimento também prevê a ampliação do quadro de funcionários no Sul Fluminense. Foi o maior aporte na região nos últimos anos.

O novo modelo que a Stellantis ainda mantém em segredo deverá ser o Jeep Avenger, que ficará posicionado abaixo do Renegade, uma nova opção de entrada da marca no País, segundo o site Autos Segredos. Será o primeiro modelo da Jeep fabricado no Brasil fora da unidade de Goiana, PE.

O presidente da Stellantis disse que a unidade de Porto Real é estratégica para os planos da empresa e contribuirá para o desenvolvimento de uma mobilidade segura, sustentável e acessível: 

“Anunciamos mais este importante ciclo de investimentos que apoiará o lançamento de um novo produto, inédito, e que certamente será um forte competidor em nosso mercado. Com isto, e a consolidação da família C-Cubed, planejamos aumentar nossa capacidade produtiva e seguir impulsionando o crescimento desta unidade”.

Dos R$ 30 bilhões que a Stellantis investirá no Brasil até 2030 R$ 14 bilhões serão dedicados à unidade de Betim, MG, e R$ 13 bilhões à de Goiana, PE.

Thyssenkrupp anuncia investimento de R$ 120 milhões em suas operações automotivas no País

São Paulo – De olho nos recentes anúncios de investimentos de montadoras, que superam os R$ 100 bilhões com foco principalmente no desenvolvimento de novas plataformas para veículos híbridos e elétricos, a Thyssenkrupp anunciou aporte de R$ 120 milhões em suas operações automotivas no Brasil.

Segundo Paulo Alvarenga, CEO da Thyssenkrupp América do Sul, os recursos “permitirão a expansão da produtividade e capacidade para atender à crescente demanda das montadoras, além da adoção de tecnologias avançadas de automação e aquisição de máquinas de última geração para fortalecer o conteúdo local dos produtos fabricados no Brasil”.

Os investimentos serão alocados principalmente na expansão da capacidade de produção da fábrica de Poços de Caldas, MG, em que são fabricados eixos de comando de válvulas, e na unidade de São José dos Pinhais, PR, de onde saem sistemas de direção, para ampliar o conteúdo local na unidade de produção localizada.

As operações automotivas da Thyssenkrupp têm grande importância para a operação na América do Sul. De acordo com a companhia nove em dez veículos fabricados no Brasil possuem seus componentes, em um portfólio que inclui desde componentes de motor, como eixos de comando de válvulas, virabrequins e bielas, até de suspensão e chassi, incluindo sistemas de direção, amortecedores, molas e barras estabilizadoras.

Ao todo, há seis fábricas automotivas da fornecedora, além das duas mencionadas, Ibirité e Santa Luzia, MG, São Paulo e Campo Limpo Paulista, SP. O faturamento global do segmento no ano fiscal de 2022/2023 foi de € 7,9 bilhões.

Nota do editor: Título foi alterado pois embora os investimentos concentrem-se em duas unidades brasileiras eles contemplarão todas as operações automotivas da empresa no País

Ford tem 45 vagas de estágio dedicadas a mulheres

São Paulo – Até a sexta-feira, 31, a Ford tem abertas inscrições para seu programa de estágio afirmativo focado no desenvolvimento de mulheres. São 45 vagas para estudantes das regiões de São Paulo e Tatuí, SP, e Salvador e Camaçari, BA, que estejam cursando o penúltimo ou último ano da graduação, nas áreas de humanas ou exatas e que possuam inglês intermediário.

De acordo com a companhia o estágio será feito em formato híbrido, presencial de duas a três vezes na semana. As estudantes selecionadas poderão trabalhar em diferentes áreas, incluindo marketing, desenvolvimento do produto, tecnologia, finanças e demais setores administrativos. A candidatura é feita por meio da página da Ford no LinkedIn.