Prometeon reconhece melhores fornecedores de 2023

São Paulo — A Prometeon realizou pela primeira vez em 28 de maio, em Milão, Itália, evento de premiação das empresas de sua cadeia de suprimento, o Prometeon Supplier Awards 2023. Das onze companhias reconhecidas três são brasileiras.

Foram destacados os melhores fornecedores de logística, serviços, máquinas e equipamentos no Brasil, no Egito e na Turquia, países em que a empresa mantém produção de pneus para os setores industrial, agro e fora-de-estrada. No Brasil foram premiadas AGR Rodasul, LC Centro de Montagem e Neolubes, respectivamente.

De acordo com a Prometeon o prêmio foi disputado por cerca de 8 mil fornecedores em todo o mundo, avaliados de forma abrangente quanto à capacidade de criar valor para a empresa com base no seu desempenho em termos de qualidade, eficiência, custo e inovação. Para a diretora de compras Federica Tondini a premiação ajuda a gerenciar a cadeia de suprimentos, muitas vezes investindo em projetos conjuntos.

“A relação que construímos com nossos fornecedores prova que podemos superar com sucesso tempos difíceis causados por incertezas globais, como vivemos no passado com a covid, as turbulências nas fronteiras orientais da Europa e do Oriente Médio e a crise climática no Brasil, há poucas semanas. Esse reconhecimento coroa jornada de um ano que fortaleceu ainda mais o relacionamento da Prometeon com seus fornecedores, inspirada nos pilares da estratégia do grupo: inovação, qualidade e sustentabilidade.”

Conheça abaixo os vencedores do prêmio Prometeon Supplier Awards 2023.

Prêmio global

Melhor fornecedor de matéria-prima: Sennics
Melhor fornecedor em ESG: Cabot

Prêmios locais

Melhor fornecedor de logística
No Brasil: AGR Rodasul
No Egito: GAC
Na Turquia: Sağlık Transport

Melhor fornecedor de serviços
No Brasil: LC Centro de Montagem
No Egito: Difco
Na Turquia: ISS Hazır Yemek

Melhor fornecedor de máquinas, equipamentos, manutenção, reparo e operações
No Brasil: Neolubes
No Egito: Ashtecs
Na Turquia: Erdemtas Makina

Honda Automóveis premia seus melhores fornecedores de 2023

São Paulo – A Honda Automóveis premiou 22 fornecedores pelo seu desempenho no ano passado, em seis categorias, além de reconhecer outras trinta empresas pela parceria desde o início das operações produtivas da companhia, em 1997, na fábrica de Sumaré, SP.

Representantes das empresas vencedoras receberam o troféu no tradicional Encontro com Fornecedores da Honda Automóveis, segundo o vice-presidente industrial Otávio Mizikami:

“É muito positivo reunir os fornecedores anualmente e promover um momento de comunicação aberta que contribui para fortalecer a nossa conexão. Além disso esse momento proporciona novas possibilidades de melhoria contínua, um valor que é fundamental para a cultura da Honda e garante a mais alta qualidade dos automóveis da marca”.

Veja as empresas premiadas:

Excelência em Qualidade e Entrega
Chemours
GDBR
Hitachi
Intertrim
Litens
Nitto Denko
NTN Rolamentos
Panasonic
Pecval
Saint-Gobain
Scórpios
Sumidenso
Sumitomo Rubber
Usiminas

Excelência no Programa Honda Way
Itaesbra

Excelência no Programa de Redução de CO2
G-KT

Excelência no Atendimento à Divisão de Peças
Niterra
Topfilter
Yazaki

Excelência em Qualidade e Atendimento dos Serviços
Comércio de Sucatas Narciso
Verzani & Sandrini

Categoria Destaque Especial no Atendimento e Parceria com a HAB
Comgás

Reconhecimento especial
3M
Angstrom
Autoport Transportes
Axalta
Belga Matrizes
Bosal
Bridgestone
Clarios
Comércio de Sucatas Narciso
Corprint Gráfica
Denso
Formtap
G-KT
Joyson
LSL Transportes
Maxion Wheels
Metagal
Panasonic
Pirelli
Saint-Gobain
Sango Transportes
Sanoh
Scórpios
Sumidenso
Transportes Padovani
TS Tech
Unimed Campinas
Usiminas
White Martins
ZF

VW Caminhões e Ônibus ganha agilidade com fábrica digital

São Paulo – Desde o começo de 2023 a Volkswagen Caminhões e Ônibus possui uma fábrica digital dentro da unidade de Resende, RJ, que é usada para o desenvolvimento de novos veículos e para ajudar a simular áreas produtivas que passarão por mudanças, como a instalação de uma nova linha. Todo o processo de simulação e de desenvolvimento é feito de forma digital até a sua aprovação para que, depois, as alterações físicas sejam aplicadas. No caso do desenvolvimento de novos veículos a fábrica digital ajuda a empresa reduzindo significativamente os custos porque diversos protótipos são montados virtualmente, sem a necessidade de criar as correspondentes unidades físicas. 

Em Resende existe área dedicada à fábrica digital mas um de seus principais diferenciais é a possibilidade do trabalho remoto, que permite aos funcionários da VWCO trabalhem em novos projetos de forma online, de casa ou da mesa de seu escritório sem que a presença física seja necessária para testar ou criar os protótipos dos novos veículos, por exemplo. Outro ponto que ajuda bastante a montadora é que a tecnologia permite que pessoas de diversas áreas trabalhem simultaneamente no projeto, melhorando a cooperação.

A tecnologia também permite o acompanhamento dos processos físicos de forma digital. Desta forma é possível identificar possíveis desvios produtivos e corrigir alguns deles de forma virtual ou alertar determinada área da unidade que algo precisa ser arrumado porque eventualmente está fora dos padrões. Também é possível monitorar o trabalho dos AGV’s que transportam peças, assim como o de outros equipamentos.

Adílson Dezoto, vice-presidente de produção e logística da VWCO, disse que a fábrica digital seguirá sendo aprimorada e avançando conforme novas tecnologias estejam disponíveis: “Por ser digital ela nunca está pronta por estar, sempre, em constante mudanças conforme temos oportunidades de adotar o uso de novos softwares e tecnologias que podem agregar valor ao nosso trabalho”.

Este trabalho de constante atualização da fábrica digital é realizado para que a empresa continue aumentando as eficiência, segurança e confiabilidade dos processos da sua operação física em Resende e também consiga reduzir os custos de produção, de desenvolvimento e o consumo de energia. Segundo Dezoto os ganhos são muito grandes se comparados aos níveis de investimentos realizados. Ele não liberou a informação sobre valores. 

As constantes atualizações também ajudam a elevar o nível de cibersegurança da planta de Resende, monitorada por diversos equipamentos nas linhas produtivas. Este é um ponto considerado muito importante pelo vice-presidente, pois a empresa precisa ter um bom nível de segurança cibernética, uma vez que o tema está no Top 10 dos principais riscos industriais. 

Para seguir avançando a Volkswagen Caminhões e Ônibus realiza treinamentos externos para garantir a mão de obra de digitalização no futuro, trabalhando em parceria com universidades, Senai e prefeituras do Sul Fluminense para desenvolver o conhecimento dos jovens da região.

Volkswagen lança edição especial do Polo Rock in Rio

São Paulo – A Volkswagen anunciou edição especial que celebra os 40 anos de história do Rock in Rio. Baseada no Polo Track, a versão exclusiva focada no estilo e na música terá produção limitada e itens inéditos. Este é o quarto modelo da marca desde o início da parceria com o festival, em 2011, que já produziu versões especiais de Fox, Gol e Saveiro.

O Polo Rock in Rio está disponível em três cores: branco puro, cinza platinum e vermelho sunset, que recebem acabamentos em preto ninja no teto, maçanetas, retrovisores, nas calotas exclusivas e na faixa que cruza a tampa traseira.

O adesivo com o nome Track dá espaço ao nome do festival na traseira, assim como no capô dianteiro, que recebe o logo aplicado do lado direito. Nas lateral, adesivo com design exclusivo do evento percorre a parte inferior das portas dianteiras e traseiras.

A central multimídia VW Play vem equipada tela de 10 polegadas de série com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio e sistema de som com seis alto-falantes. Os bancos trazem revestimento exclusivo em duas cores com a marca do Rock in Rio em baixo relevo para os quatro ocupantes. O painel também recebe emblema com acabamento em preto piano, inédito na linha Track.

Jabuti trava mais uma vez votação do Mover, agora no Senado

São Paulo – A expectativa de aprovar o Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, antes do fim da vigência da medida provisória que o criou, no fim do ano passado, foi frustrada na tarde de quarta-feira, 29. Previsto para ser apreciado pelo Senado Federal o projeto de lei, criado para acelerar a tramitação com texto idêntico à MP, teve sua votação postergada para a semana que vem.

Embora a MP caduque na sexta-feira, 30, o senador Jaques Wagner garantiu ao portal Exame.com que não haverá prejuízo ao setor automotivo e que o Mover não perderá seu efeito. “Ele [Rodrigo Pacheco, presidente do Senado] teve a garantia de que esta lacuna temporal, de dias, é possível de ser resolvida. Os contratos não caducarão. Os investidores podem ficar tranquilos”.

Mais uma vez o que travou a votação do Mover foi um jabuti, como são chamados temas que não têm a ver com o ponto central do projeto incluído no texto pelo deputado Átila Lira, que trata da taxação de compras internacionais com valores abaixo de US$ 50. A medida, impopular, já havia travado a apreciação na Câmara, que só chegou a um acordo na terça-feira, 28.

A expectativa é a de que o tema volte a ser pautado pelo Senado na terça-feira, 4.

Volkswagen Caminhões e Ônibus chega ao segmento de veículos blindados no Peru

São Paulo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus chegou ao segmento de  veículos blindados no Peru com a exportação de três carros-fortes, um com chassi 11.180 4×4 e dois com chassi 9.170 4×2, comprados pelo Grupo Euromotors. Os veículos foram desenvolvidos no Brasil, em parceria com a MGA Blindados, e já foram entregues a dois clientes, um do segmento de mineração e outro de transporte de valores.

A empresa soma mais de 180 mil veículos exportados e quer seguir aumentando este volume, aproveitando os segmentos de veículos especiais como os carros-fortes. 

Turbi terá loja para vender veículos seminovos

São Paulo – A Turbi, empresa de locação, assinatura e venda de carros, que operava apenas de forma online, anunciou sua chegada ao varejo tradicional com uma rede própria para comercializar modelos seminovos. A primeira unidade será inaugurada em 3 de junho, em São Paulo, com a expectativa de vender 130 carros/mês.

A ideia é que a nova operação represente 35% da receita da empresa no primeiro ano  Daniel Prado, co-fundador da Turbi, contou um pouco do plano com o novo negócio: “A rede de venda de seminovos apoiará a renovação da nossa frota e tornará viável o crescimento e a escala do negócio em velocidade ainda maior”.

Os veículos seminovos terão, em média, 25 mil quilômetros rodados e a operação começará com modelos como Volkswagen Nivus e Hyundai HB20.

Nova tecnologia DM da BYD eleva autonomia de eletrificados para até 2,1 mil quilômetros

São Paulo – A BYD lançou a quinta geração da tecnologia DM, que equipa os novos híbridos Qin L DM-i* e o Seal 06 DM-i*. A nova tecnologia permite que estes carros tenham o menor consumo de combustível dentre os veículos híbridos, rodando 100 quilômetros com apenas 2,9 litros de gasolina, elevando a autonomia dos modelos para até 2,1 mil quilômetros, segundo cálculos da montadora.

BYD Qin L DM-i*

A nova tecnologia DM também resulta em melhor aceleração e em eficiência térmica de 46%, porcentual ainda não encontrado em outros modelos do mercado, de acordo com a BYD. A bateria Blade, aprimorada para veículos híbridos, é usada na quinta geração da tecnologia DM e teve aumento de 15,9% na densidade energética.

Volvo começa a validar ônibus elétricos biarticulados na América Latina

São Paulo – Maior veículo do portfólio de elétricos da Volvo no mundo o chassi biarticulado começará a ser validado em Curitiba, PR, onde será produzido a partir de seu lançamento comercial. A empresa planeja exportar o chassi para cidades que operam o sistema BRT e os próximos destinos de testes serão Bogotá, Colômbia, e Cidade do México, México.

Na avaliação de André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina, “um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de estabelecimento e operação infinitamente menores e também com zero emissões”.

O biarticulado elétrico mantém as tradicionais características de seu antecessor a diesel, também dedicado ao transporte de massa. Segundo a Volvo o veículo utiliza o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão mas vem, agora, com o trem de força elétrico do grupo, o mesmo utilizado nos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca.

O biarticulado elétrico está equipado com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando 400kW, o equivalente a 540 cv. Possui também caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift.

Este ônibus pode ser equipado com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total, o que lhe confere autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia de duas a quatro horas, dependendo do tipo e da potência da estação de carregamento. Além disso poderá ter a opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT ao longo da jornada diária.

Em carrocerias de 28 m a capacidade de transporte é de até 250 passageiros. A Volvo possui mais de 6 mil ônibus elétricos e híbridos em circulação no mundo.

Ford anuncia mudanças em sua diretoria para a América do Sul

São Paulo – Com a aposentadoria de Rogelio Golfarb a Ford promoveu mudanças em suas áreas de comunicação e relações governamentais. Com duas décadas de experiência na área de comunicação Pamela Paiffer assumiu, em 1º de maio, a diretoria de comunicação e relações públicas da América do Sul. Nessa nova função ela passou a liderar a comunicação estratégica de marca, produto, corporativa e interna e a responder pelas atividades de responsabilidade social corporativa.

Reportam-se diretamente a ela Roberta Madke, gerente de comunicação corporativa e responsabilidade social da América do Sul, Andressa Vilani, que assume a gerência de comunicação de produto da América do Sul, e Osvaldo Santi, gerente geral de comunicação da Argentina.

Carlos Galmarini foi nomeado diretor de assuntos governamentais para a América do Sul. Reportam-se diretamente a ele João Alecrim Pereira, gerente de assuntos governamentais do Brasil, Leonardo D’Ugo, gerente de assuntos governamentais da Argentina, e Gerardo Ospina Fonseca, gerente de assuntos governamentais e homologação da Venezuela.

Apesar da aposentadoria, Rogelio Golfarb seguirá como consultor na área de assuntos governamentais.