Fiat Strada recupera a liderança em maio e no acumulado

São Paulo – A picape Fiat Strada, líder em vendas do mercado brasileiro nos últimos três anos, voltou a ocupar o mais alto degrau do pódio de automóveis e comerciais leves em maio, quando registrou 11 mil licenciamentos e superou o Volkswagen Polo, vice-líder no mês. Com o desempenho a picape retomou também a liderança do acumulado do ano, com 49 mil emplacamentos, contra 48,1 mil do hatch.

Segundo a Volkswagen as paradas na produção das fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté, SP, prejudicaram o desempenho do seu modelo mais vendido no mês passado. Por causa da falta de peças, consequência das enchentes no Rio Grande do Sul, as duas unidades ficaram sem produzir por duas semanas – retornaram na segunda-feira, 3.

De toda forma a empresa considera o desempenho de vendas do Polo positivo: é líder no ranking dos carros de passeio, segundo o diretor de vendas Fernando Silva.

Completa o pódio o Chevrolet Onix, com 7,9 mil emplacamentos e que também teve sua produção prejudicada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, onde está a sua fábrica, em Gravataí.

Além da mudança no topo do pódio o ranking dos dez mais vendidos do mês passado traz SUVs bem posicionados, como o VW T-Cross na quinta, o Nissan Kicks na sétima e o Hyundai Creta na oitava posição. 

Mercedes-Benz vende 60 caminhões para a Kothe Operador Logístico

São Paulo – A Mercedes-Benz vendeu sessenta caminhões para a Kothe Operador Logístico, de Jundiaí, SP. A negociação foi fechada pelo concessionário Savana, de Xanxerê, SC, e envolveu apenas veículos extrapesados, todos do modelo Actros 2548 6×2, que fazem parte da renovação de frota da Kothe.

Os novos veículos serão usados para o transporte de produtos frigorificados, carga seca, granéis líquidos, medicamentos, produtos químicos. A Kothe possui uma frota de 1,5 mil caminhões sendo 40% de modelos da Mercedes-Benz, o que corresponde a 660.

Peter Holdmann assumirá os negócios da ZF nas Américas do Sul e do Norte

São Paulo – Peter Holdmann será o responsável pelos negócios da ZF na América do Sul e na América do Norte a partir de dia 1º de julho, sucedendo a Martin Fischer, que deixará a empresa no fim do mês. Holdmann hoje é responsável pela divisão de soluções de chassi e do departamento de qualidade corporativa, e acumulará suas novas funções.

Doutor em engenharia mecânica e automotiva pela RWTH Aachen University Holdmann está na ZF desde 2000.

Bom desempenho de setores da economia puxa as vendas de caminhões

São Paulo – As vendas de caminhões somaram 45,8 mil unidades de janeiro a maio, aumento de 7,5% na comparação com iguais meses do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave na terça-feira, 4. José Maurício Andreta Júnior, presidente da entidade, ressaltou o bom desempenho de setores da economia que puxaram o crescimento da demanda:

“O agronegócio e setores industriais ainda impulsionam o segmento, mas observamos aumento importante na construção civil e na locação de caminhões, para que as empresas de transporte não precisem investir seu capital de giro neste momento”.

Em maio foram emplacados 9,4 mil caminhões, volume 18,7% maior do que o comercializado em igual mês do ano passado. Na comparação com abril houve recuo de 11,3%.

O segmento de ônibus, para o qual a Fenabrave projeta crescimento de 20% em 2024, ainda não iniciou a sua recuperação e acumula queda de 18,6% até maio, com 9,2 mil unidades comercializadas. As vendas em maio somaram 1,7 mil unidades,  queda de 24,8% com relação a maio do ano passado e retração de 22,9% na comparação com abril.

Segundo Andreta a queda no ano é expressiva e o programa Caminho da Escola, do governo federal, ainda não trouxe os efeitos positivos aguardados: 

“No caso dos ônibus vale lembrar que se trata de um setor com menores volumes e, por isso, pequenas variações dos emplacamentos têm grande impacto nos porcentuais. Até agora as prefeituras não têm efetivado os pedidos do Programa Caminho da Escola como havíamos estimado. A renovação natural da frota talvez possa ajudar a impulsionar o setor, mas ainda não temos como prever isto com exatidão”.

Crédito mantém mercado aquecido, apesar da situação do Rio Grande do Sul

São Paulo – As condições favoráveis de crédito mantiveram o mercado brasileiro de veículos aquecido em maio apesar da situação de dificuldades no Rio Grande do Sul, responsável por 4% a 5% das vendas nacionais. Segundo o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, os prejuízos no Estado ainda estão sendo contabilizados e a situação permanece crítica: 

“Ainda é cedo para analisarmos o impacto do Rio Grande do Sul nas vendas anuais”, ele disse em nota. “O momento é de cautela em razão das dificuldades ainda enfrentadas no Estado. Sabemos que houve perdas, mas parte desta frota poderá ser reposta nos próximos meses, considerando os sinistros ainda não registrados”.

Em torno de trezentas das 722 concessionárias de veículos do Estado — leves, pesados, motocicletas, máquinas agrícolas e implementos rodoviários — foram afetadas pela chuva, segundo levantamento da regional da Fenabrave. A entidade tem realizado medidas para captar recursos financeiros e doações para as vítimas, dentre elas colaboradores das revendas atingidas, e negociado com outras entidades e órgãos do Detran RS e do governo gaúcho para ajudar na recuperação das empresas.

As vendas de veículos cresceram 10,1% em maio, comparado com o mesmo mês do ano passado, conforme adiantou a Agência AutoData. Foram emplacados 194,3 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Comparado com abril, que teve um dia útil a mais, os licenciamentos caíram 12%.

De janeiro a abril as vendas avançaram 15%, somando 929,6 mil unidades.

O segmento mais volumoso, o de veículos leves, registrou desempenho semelhante: 183,2 mil unidades licenciadas, alta de 10,2% sobre maio de 2023 e queda de 12% comparado com abril. No acumulado do ano foram 874,6 mil veículos comercializados, avanço de 15,9%: “A alta continua amparada pelo maior volume de crédito disponível, fator essencial nestes segmentos”.

Recuperação do mercado argentino é prejudicada por chuvas no Rio Grande do Sul

São Paulo – Em maio as vendas de veículos na Argentina somaram 34,6 mil unidades, recuo de 13,8% com relação ao mesmo mês do ano passado e avanço de 5,1% comparado com abril, divulgou a Acara, associação que repesenta o setor de distribuição do país vizinho.

A alta na comparação mensal foi puxada por descontos e promoções oferecidas por algumas marcas, mas foi freada por problemas de estoque. Segundo o Motor 1 Argentina a chuva que afetou o Estado do Rio Grande do Sul gerou gargalos no abastecimento da rede local, devido às paralisações na produção de algumas fábricas no Brasil e na Argentina.

Mesmo com estes os entraves a participação de veículos brasileiros no total vendido na Argentina avançou para 29%, contra 28% em maio do ano passado. Já a dos veículos argentinos caiu de 64% para 62%.

No acumulado até maio houve queda de 22,1% na comparação com os primeiros cinco meses de 2023. Foram vendidas 152,3 mil unidades de janeiro a maio.

A Toyota liderou o mercado, com 31,3 mil unidades. Em segundo lugar ficou a Volkswagen com 21,1 mil, seguida pela Fiat com 19,3 mil. 

No ranking por modelo até maio o Fiat Cronos segue como líder de vendas com 13,8 mil unidades. Em segundo lugar aparece o Peugeot 208, com 12,4, mil, e na terceira posição ficou a Toyota Hilux com 9,6 mil, todos produzidos na Argentina.

Salão de Genebra cancela edição de 2025 e as seguintes

São Paulo – Chegou ao fim a centenária história do Salão do Automóvel em Genebra, inciada em 1905. A organização da mostra suíça anunciou que o evento não será realizado em 2025 e não há mais planos de fazê-lo no futuro, em meio a um interesse cada vez menor das montadoras e dos visitantes.

Na edição deste ano, realizada em fevereiro, apenas a Renault — das grandes companhias europeias — esteve presente, com a sua marca e a Dacia. A BYD também participou. Apenas 168 mil visitantes compareceram ao evento, que chegou a receber 500 mil visitantes em alguns anos.

A marca Salão de Genebra não será extinta: continua com a mostra automotiva que sua organização levou ao Catar em 2023 e seguirá nos próximos anos, segundo a Automotive News.

Os salões europeus, porém, seguem: o de Paris, França, está agendado para 14 a 20 de outubro. As importantes marcas europeias são aguardadas.

Renault e Geely finalizam a criação da Horse Powertrain

São Paulo –  O Grupo Renault e a Geely formalizaram a criação da Horse Powertrain, que desenvolverá, produzirá e venderá sistemas e soluções de motorizações híbridas e movidas a combustível alternativos como etanol e metanol. A expectativa das duas sócias é a de que a Horse chegue a 15 bilhões de euros de receita anual, produzindo 5 milhões de motores por ano.

Além de motores híbridos a Horse produzirá transmissões e baterias. Contando com a estrutura das Renault e Geely a Horse inicia sua operação com dezessete fábricas, nove clientes em 130 países, cinco centros de P&D e cerca de 19 mil funcionários.

A Renault e a Geely, acionistas fundadoras da Horse, definiram os seguintes nomes para liderar a empresa: Matias Giannini como CEO, Lee Ma como diretor financeiro e Juan Ferrera como diretor de recursos humanos.

Carlos Ubiratan Garms é o novo presidente do conselho deliberativo da Unica

São Paulo –A Unica anunciou que seu conselho deliberativo terá um novo presidente: trata-se de Carlos Ubiratan Garms, mais conhecido como Bira, diretor acionista da Cocal. Ele sucede a Marcelo Ometto, do Grupo São Martinho, que estava no cargo desde 2019. A nova gestão irá até 2026.

Conselheiro da Unica desde 1997 Garms também é conselheiro de administração da Copersucar desde 2006, na qual integra os comitês de relações institucionais e de recursos humanos. É, ainda, fundador dos conselhos de administração da Abiogás, Associação Brasileira de Biogás, e do MBCB, Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil.

Mercado cresce 10% com pouca participação do Rio Grande do Sul

São Paulo – As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 194,3 mil unidades em maio, volume 10% superior ao do mesmo mês do ano passado, 176,5 mil veículos, de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData

Na comparação com abril o saldo foi 12% negativo: no mês anterior os emplacamentos somaram 220,8 mil unidades. A média diária também caiu, de 10 mil para 9,3 mil unidades, em média, nos 21 dias úteis de maio. Foi o primeiro recuo da média diária no ano, embora com relação a maio do ano passado siga em alta, de 8 mil para aquelas 9,3 mil unidades.

Segundo fonte ligada ao varejo a participação do Rio Grande do Sul, que segundo a Anfavea responde por cerca de 5% das vendas de veículos do mercado brasileiro, foi bem baixa no mês passado, em decorrência das fortes chuvas que afetaram o Estado no fim de abril e começo de maio, desabrigaram milhares de pessoas e também geraram impacto nos negócios, com fechamento de concessionárias e perdas de veículos por alagamento. 

Somente nos últimos dias do mês começaram a ser registrados emplacamentos no Estado, mas ainda em ritmo lento.

A mesma fonte afirmou que os negócios no varejo estão bem devagar, com a venda direta puxando os licenciamentos de maio.

No acumulado do ano as vendas chegaram a 929,7 mil unidades, crescimento de 14,9% sobre os primeiros cinco meses de 2023, que registraram pouco mais de 809 mil.