Jeep Renegade chega às 500 mil unidades vendidas no Brasil

São Paulo – O Jeep Renegade, produzido na fábrica de Goiana, PE, e lançado em 2015, chegou à marca de 500 mil emplacamentos no Brasil, sem contar as unidades exportadas e vendidas em mais de catorze países. O marco foi atingido no dia em que a Jeep celebra o seu aniversário de 81 anos.

O SUV, equipado na atual geração com motor 1.3 turbo de 185 cv de potência em todas as suas versões, somou 23,5 mil vendas no primeiro semestre de 2024, sendo o décimo-quinto modelo mais vendido no ranking de automóveis e comerciais leves, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave.

Locadora WPX projeta crescimento de 50% em 2024

São Paulo – A WPX, locadora de veículos pesados e máquinas, projeta crescimento de 50% para os seus negócios em 2024. Diante deste cenário a empresa está expandindo sua frota e adquiriu vinte caminhões da Volkswagen Caminhões e Ônibus, do modelo Constellation 27.260 6×4, equipados com betoneira da Liebherr, que serão locados para o segmento de construção pesada, mineração e energia.

A WPX avalia que o mercado de locação siga aquecido e pretende expansão de sua frota para chegar a 1,5 mil máquinas e veículos nos próximos três anos: são 486 hoje.

Vendas da HC Hornburg crescem 50% no primeiro semestre

São Paulo – A HC Hornburg, fabricante de implementos rodoviários para o transporte de cargas refrigeradas e congeladas, com sede em Jaraguá do Sul, SC, registrou crescimento de 50% nas vendas no primeiro semestre. A empresa comercializou 456 unidades de janeiro a junho, contra 302 em igual período do ano passado. 

O incremento foi puxado por alguns fatores como a maior demanda por esse tipo de implemento no Nordeste, que está em alta desde o segundo semestre de 2023, e também pelo maior volume de pedidos de empresas que realizam a entrega de alimentos em perímetro urbano.

Mercedes-Benz vende 36 caminhões para operação florestal da VDA

São Paulo – A Mercedes-Benz fechou a venda de 36 caminhões para a transportadora VDA, que iniciou uma nova operação florestal no Interior de São Paulo. A negociação foi conduzida pelo concessionário Rodobens Veículos Comerciais, segundo comunicado divulgado pela montadora.

O lote é composto 36 unidades do caminhão extrapesado Arocs 3351 6×4, que estão sendo usados para transportar eucalipto na região de Jacareí, SP, até as fábricas responsáveis pela produção de celulose. Com essa negociação a frota de veículos Mercedes-Benz da VDA ultrapassou a marca de cem unidades.

Pesquisa da equipe Nissan de Fórmula E mostra o grande interesse dos jovens pelo carro elétrico

São Paulo – A equipe Nissan de Fórmula E divulgou resultado de pesquisa global, realizada em parceria com o instituto OnePoll, que contou com a participação de 6 mil crianças e jovens com idade de 8 a 16 anos do Brasil, da Itália, do Japão, do México, do Reino Unido e dos Estados Unidos. Os participantes mostraram bastante interesse pelos veículos elétricos e em ajudar o meio ambiente no futuro, sendo que os brasileiros mostraram grande engajamento no tema. 

Mais da metade dos entrevistados responderam que deseja dirigir um carro elétrico no futuro para ajudar o meio ambiente, sendo que nos brasileiros este porcentual chegou a 78%, sendo que 74% afirmaram que gostariam que o seu primeiro carro já fosse elétrico. 98% dos brasileiros afirmaram que é importante que todos trabalhem em conjunto para ajudar o meio ambiente, e 89% acreditam que os jovens podem ajudar muito o planeta e 81% garantiram que tentarão ajudar o planeta no futuro.

Produção de veículos no México cresce 5% no primeiro semestre

São Paulo – A produção de veículos leves, no México, somou 2 milhões de unidades de janeiro a junho, aumento de 5,2% na comparação com igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Amia, entidade que representa a indústria local. 

Junho foi mais um mês positivo de produção, com 344,2 mil unidades, alta de 3,8% sobre igual mês do ano passado e queda de 5,8% com relação a maio. 

A Amia ressaltou o bom desempenho da capacidade fabril utilizada em 2024, que de janeiro a abril atingiu o maior porcentual desde 2019, ano pré-pandemia, chegando a 88,7%, sendo o melhor resultado dos últimos cinco anos. Em igual período do ano passado o uso da capacidade instalada chegou a 85,3% e em 2019 a ocupação foi de 83,3%.

A maior parte da produção mexicana é dedicada às exportações e, no primeiro semestre, 1,7 milhão de unidades seguiram para outros países, crescimento de 10,7% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado. Em junho foram exportados 295,7 mil unidades de veículos leves, alta de 3,3% sobre junho de 2023 e queda de 4,8% na comparação com maio. 

No primeiro semestre o principal destino dos veículos mexicanos foram os Estados Unidos, 1,4 milhão de unidades. Em segundo lugar aparece o Canadá, 142,3 mil, em terceiro a Alemanha, 56,2 mil, e em quarto lugar o Brasil com 18,3 mil. 

As vendas de veículos leves ao mercado interno no primeiro semestre somaram 708,6 mil unidades, avanço de 8,3% na comparação com os seis primeiros meses de 2023. No período a Nissan liderou com 17,2% de market share, seguida pela General Motors com 14,1% e pela Volkswagen com 11,7%.

Em junho as vendas no mercado interno somaram 122,9 mil veículos leves, incremento de 8,3% sobre junho do ano passado e de 2,4% na comparação com maio.

VW Caminhões e Ônibus vende 40 caminhões à Loc Construções

São Paulo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus vendeu quarenta caminhões para a Loc Construções. A empresa investiu cerca de R$ 40 milhões para comprar os veículos e a negociação foi conduzida pelo concessionário Transrio, de Sergipe, com a entrega dividida em dois lotes, um no fim de 2023 e outro em 2024.

Todos os veículos são do modelo Meteor 28.480 6×2 e já estão em operação no Porto de Itaqui, em São Luís, MA, prestando serviços para a importação de produtos a granel.

ExpoFenabrave será realizada em agosto no São Paulo Expo

São Paulo – A Fenabrave realizará a 32ª edição de seu Congresso & ExpoFenabrave em 21 e 22 de agosto no São Paulo Expo. O evento, que por mais um ano terá a curadoria de Antonio Maciel Neto, ex-CEO das montadoras Ford e CAOA e fundador da Academia CEO, contará com workshops e palestras e, durante a abertura, são aguardadas as presenças de autoridades políticas e setoriais.

Até o momento estão confirmados como palestrantes o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que falará sobre o poder do agronegócio e seu reflexo no setor, o diretor de inovação e tecnologias emergentes da Microsoft, Waldemir Cambiucci, que discorrerá sobre a inteligência artificial e as novas oportunidades de negócios para o mercado da distribuição de veículos, e o CEO da BRF, Miguel Gularte, falando sobre o sucesso de marcas fortes em diferentes canais de venda.

O 32º Congresso & ExpoFenabrave ocupará os pavilhões 1 e 2 e, ao longo dos 25 mil m2, haverá em torno de duzentas marcas expositoras e cem startups. São aguardados 6,5 mil visitantes por dia.

Chico Tornearia investe R$ 15 milhões em nova fábrica

São Paulo – A Chico Tornearia, fornecedora de componentes para o setor automotivo, construiu nova fábrica com investimento de R$ 15 milhões, saindo de uma unidade que tinha 1,5 mil m² para a nova, de 7 mil m² de área construída em terreno de mais de 27 mil m². A nova unidade, localizada em Ana Rech, Caxias do Sul, RS, era um sonho antigo de Enderson Luis Leite, diretor e fundador da empresa, pois entendia que era necessário modernizar a sua operação para melhor atender aos clientes. 

Ele disse que a antiga unidade tinha a produção dividida em dois andares e não permitia grandes ampliações, diferentemente da fábrica nova que é plana e já foi construída pensando em uma futura expansão, com espaço para chegar a 17 mil m². Novos investimentos já estão sendo planejados pela empresa:

“Até o fim do ano que vem investiremos de R$ 4 milhões a R$ 5 milhões em novas máquinas, principalmente células automatizadas e robôs para automatizar a nossa produção”.

Estes equipamentos serão comprados na Coréia do Sul, de fornecedor do qual a empresa é bem próxima e do qual compra equipamentos desde 2006. A meta é ter três células robotizadas. 

A Chico Tornearia é especializada na produção de diversos componentes usinados e parte dos seus clientes são montadoras de veículos leves, pesados, máquinas agrícolas e de construção e implementos rodoviários. O segmento de reposição também faz parte dos negócios e o faturamento fica dividido 50% OEM e 50% aftermarket. 

Com a nova fábrica Leite acredita que novos contratos para futuros lançamentos serão fechados com montadoras, uma vez que a unidade passa maior credibilidade e foi toda modernizada, mostrando que a empresa está preparada para atender a volumes maiores no País. Para 2024 a expectativa é de crescimento no faturamento na comparação com 2023, já sentindo o efeito do investimento realizado:

“Com toda a mudança de estrutura que fizemos estamos projetando um crescimento de 10% a 15% este ano. Há projetos que não conseguíamos atender, antes, e que agora poderemos”.

A Chico Tornearia também pretende ampliar o quadro de funcionários, dos atuais 92 para 150, com o começo das contratações previstas para julho. Com mais funcionários e a expectativa de novos negócios chegando a intenção é abrir um segundo turno de produção na nova fábrica, que também possui área de lazer para os colaboradores usarem aos finais de semana, área de descanso e um novo refeitório.

Venda de veículos leves no Chile recua 10% no primeiro semestre

São Paulo – As vendas de automóveis e comerciais leves no Chile somaram 142,5 mil unidades de janeiro a junho, queda de 10,5% na comparação com igual período do ano passado, de acordo com a Anac, entidade que representa o setor automotivo no país. Segundo a Anac a retração é reflexo de uma série de fatores: baixo nível de investimentos, baixa geração de novos postos de trabalho, baixo nível de confiança dos consumidores, novas taxas aplicadas nos veículos que elevaram os preços, baixa atividade econômica. 

Em junho, os mesmo fatores afetaram o mercado automotivo chileno, que somou 22,6 mil unidades comercializadas, recuo de 0,5% com relação ao mesmo mês de 2023 e queda de 23% na comparação com maio. 

De janeiro a junho a Toyota liderou as vendas, sendo a única marca a superar 10 mil emplacamentos, com 11,2 mil unidades. Em segundo lugar ficou a Chevrolet com 9,6 mil, seguida de perto pela Suzuki com 9,3 mil. 

Caminhões e ônibus

As vendas de caminhões no período somaram 5,6 mil unidades, volume 12,1% menor do que o comercializado em iguais meses do ano passado. O recuo foi puxado pela baixa recuperação da economia local, assim como pelo baixo nível de investimentos no país em 2024.

Em junho as vendas de caminhões chegaram a 900 unidades, queda de 12% na comparação com igual mês do ano passado e recuo de 2,1% com relação a abril.

Os ônibus somaram 973 vendas no primeiro semestre, retração de 36,4% na comparação com o primeiro semestre de 2023. Em junho foram vendidos 104, alta de 76,3% sobre junho do ano passado e queda de 29,7% com relação a maio.