Randoncorp é reconhecida em prêmio global de fornecedores da Daimler Truck

São Paulo – A Randoncorp foi a única empresa brasileira premiada pela Daimler Truck no Supplier Summit 2024, prêmio global para fornecedores entregue em Wörth am Rhein, na Alemanha, na semana passada. No total sete empresas receberam troféus: cinco pelo desempenho excepcional e excelente no ano passado e duas na categoria sustentabilidade.

A Daimler Truck afirmou ter premiado a Randoncorp pelo seu “excelente conhecimento no desenvolvimento de eixos, suspensões de eixos e tecnologia de eletrificação”, que a beneficia pelo “bom trabalho prestado, principalmente no mercado brasileiro, onde são parceiras há 24 anos”.

Diretoria da Randoncorpo recebendo o troféu da Daimler Truck. Foto: Divulgação.

Segundo a Randoncorp a premiação não foi baseada em um componente específico, mas sim pela atuação de suas diversas empresas como fornecedoras da Mercedes-Benz, que é atendida pela divisão de negócios de autopeças da Castertech, Jost Brasil, Master e Suspensys. 

Duzentos fornecedores compareceram à premiação. A montadora também aproveitou o evento para comunicar aos aos parceiros a sua visão de estratégia corporativa e sobre as tecnologias do futuro. 

Veja abaixo as sete empresas premiadas:

Brembo – Premiada pela economia inovadora de recursos na produção de discos de freios para veículos do grupo Daimler Truck.

Denso – Premiada pela parceria de mais de 40 anos e por entregar sistemas confiáveis de injeção de combustível, sensores e mecatrônica de controle de segurança.

Randoncorp – Premiada pelo seu conhecimento no desenvolvimento de eixos, suspensões de eixos e tecnologia de eletrificação.

Westfalen – Reconhecida pelo seu grande conhecimento em postos de abastecimento com hidrogênio, fornecendo hidrogênio para os testes de células de combustível da montadora.

Volz – Reconhecida pela flexibilidade nos processos de manutenção, contribuindo significativamente com a produção da montadora.

Sustentabilidade

Apollo Tyres – Premiada pelo seu compromisso com a biodiversidade e a neutralidade em CO2 a partir da sua fábrica na Índia. A empresa possui diversos projetos como o de reflorestamento e o de maior uso de energias renováveis em sua operação.

Corpac – Reconhecida pelas inovações na área de películas de proteção anticorrosivas para o transporte de componentes. O fornecedor reduziu em 33% a espessura das películas de proteção, ajudando na redução da pegada de carbono da montadora.

Sistema de consórcios bate recorde no primeiro semestre

São Paulo – O sistema de consórcios fechou o primeiro semestre com a venda de 2,1 milhões de novas cotas, maior volume registrado para o período nas últimas seis décadas, de acordo com a Abac, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. Na comparação com igual período do ano passado houve crescimento de 5,5%.

Do total vendido no primeiro semestre o segmento de veículos leves ficou na primeira posição, com 849,3 mil novas adesões, seguido pelo de motocicletas, com 646,3 mil. Na terceira posição ficaram os imóveis, com 419,3 mil, e os veículos pesados apareceram na quarta posição, com 117,2 mil novas adesões.

De janeiro a junho o sistema de consórcios também bateu recorde de participantes ativos, chegando a 10,7 milhões, crescimento de 10,7% na comparação com os seis primeiros meses do ano passado. Neste período a venda de novas cotas somaram R$ 170,4 bilhões, alta de 18,4% sobre o primeiro semestre do ano passado. 

O número de consorciados contemplados de janeiro a junho foi de 865,2 mil, volume 7,5% maior do que em igual período do ano passado. Por segmento, as contemplações de motocicletas somaram 376,2 mil,  veículos leves 341,9 mil, imóveis 59,5 mil e veículos pesados 41,3 mil.

Alckmin promete anúncio do IPI verde para as próximas semanas

São Paulo – O governo deverá concluir a tabela do IPI verde em “uma ou duas semanas”, segundo Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República. O novo formato de tributação de veículos integra o Mover, Programa de Mobilidade Verde e Inovação, e a intenção é que incidam alíquotas mais baixas sobre modelos menos poluentes.

Alckmin negou que veículos elétricos terão a sua tarifa elevada, ao contrário do que vem sendo ventilado nas últimas semanas: “Não aumentaremos o IPI do veículo elétrico. A ideia do IPI verde é justamente incentivar a descarbonização, que os veículos menos poluentes, como o carro elétrico, tenham imposto mais baixo”.

O ministro deu a entender que a tabela do IPI verde servirá como baliza para o Imposto Seletivo após a reforma tributária. Sobre veículos incidirá a tarifa base, que deverá ser de 26,5% — conforme uma série de requisitos, incluindo a sua eficiência energética, haverá acréscimo do IS: “Como o IPI será extinto o IVA terá uma pequena variação”.

Segundo Alckmin os requisitos do IPI verde deverão ser parecidos com os aplicados no ano passado, quando o governo destinou R$ 1,8 bilhão para um programa de descontos para o setor automotivo. Nele entraram fatores como a eficiência energética, conteúdo nacional e o preço final.

Atualmente a cobrança do IPI é feita a partir de potência do motor e de combustível.

Forbal expande exportações durante ciclo de investimento de R$ 30 milhões

São Paulo – Exportando para doze países a partir da sua fábrica em Flores da Cunha, RS, a Forbal, empresa nacional que produz componentes para  implementos rodoviários e agrícolas e máquinas, registrou crescimento de 18% nos seus embarques no primeiro semestre, na comparação com igual período do ano passado. O crescimento ocorre durante o ciclo de investimento de R$ 30 milhões.

Para atingir esta expansão alguns fatores foram essenciais, como a chegada à República Dominicana e a conquista de novos negócios na América Latina, mesmo com a crise política e econômica por que passam alguns países. O CEO Giuliano Santos, em entrevista exclusiva à Agência AutoData, disse que outros mercados surpreenderam positivamente:

“A América do Norte foi uma grata surpresa em 2024. O México apresentou demandas relevantes desde o ano passado, quando foi o nosso principal mercado, e tem servido de laboratório para testar alguns componentes que podem ser exportados também para clientes nos Estados Unidos”.

Para os próximos meses a empresa segue com o plano de avançar no continente africano, onde já mantém negociações em andamento com alguns clientes. O segundo passo, que deverá chegar em 2025, é a abertura da Forbal USA, escritório e estoque da empresa que será inaugurado nos Estados Unidos, para atender de forma mais rápida aos pedidos, uma demanda dos clientes durante as negociações para fecharem novos projetos. 

O crescimento das exportações, o projeto Forbal USA e a expectativa de incremento dos negócios no Brasil integram o plano de investimento da empresa iniciado em 2022 e que terminará em 2024, com o aporte de R$ 30 milhões. Parte desse valor está sendo usado para o desenvolvimento da unidade de negócios nos Estados Unidos, que receberá grande volume de peças produzidas no Brasil para estoque e para entrega de forma rápida quando os clientes solicitarem.

Diante deste cenário a Forbal pretende aumentar a participação das exportações no seu faturamento, chegando a 20% em 2027. A meta inicial era 2025, mas por causa do crescimento dos negócios no País o plano foi revisado, disse o CEO. Atualmente a fatia dos negócios em outros países representa pouco mais de 10% do faturamento anual da Forbal. 

No Brasil, segundo Santos, a empresa sentiu ao longo do primeiro semestre a queda no mercado de máquinas agrícolas e, nos últimos 45 dias, também houve um pouco de instabilidade no segmento de implementos rodoviários. Porém, para o segundo semestre, a expectativa é de que os dois mercados retomem volumes maiores, puxado pelo novo Plano Safra, o que deverá impulsionar a receita:

“Temos novos negócios e oportunidades com novos clientes e, mesmo com os nossos principais mercados instáveis, estamos nos preparando para a retomada do crescimento. Por isso a projeção para 2024 é ousada, de alta de 10% no faturamento sobre 2023, sendo que no primeiro semestre este porcentual chegou a 8,5%”.

VW Caminhões e Ônibus abre programa Global Trainee 2024

São Paulo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus abriu o programa Global Trainee 2024, que busca pessoas recém formadas para trabalhar em sua operação. As vagas estão abertas para a fábrica de Resende, RJ, e para o escritório em São Paulo, e segundo a montadora a iniciativa é uma das principais portas de entrada para novos talentos e acontece em paralelo com o programa de trainees do Grupo Traton, do qual a VWCO faz parte. 

Os interessados devem se inscrever até o dia 26/07 por meio do link https://diversity.selecty.com.br/vaga/29/vaga-para-programa-de-trainee-talentos-negros-2024-volkswagen-caminhoes-e-onibus-brasil.

Maxion apresenta na Lat.Bus chassi de ônibus com bateria integrada

São Paulo – A Maxion Structural Components mostrará na Lat.Bus 2024, de 6 a 8 de agosto no Expo São Paulo, na Capital paulista, conceito de chassi de ônibus integrado a oito packs de baterias da ForseePower, parceira do projeto. O conjunto oferece 288 kWh de capacidade energética, segundo a empresa.

As baterias foram colocadas nas longarinas do chassi. Segundo a Maxion o desenvolvimento foi pensado em estrutura de montagem que não comprometesse a capacidade de passageiros e permitisse fácil acesso para montagem e desmontagem dos sistemas.

Este conceito foi anunciado em 2023 e será mostrado ao público pela primeira vez durante o evento, que é a principal feira latino-americana de transportes urbanos. Ele também permite a conversão de frotas com motores a combustão interna em elétricos, abrindo oportunidades para atender metas de redução de emissões a curto prazo.

GWM desenvolve bateria que recupera 600 quilômetros de autonomia em 5 minutos

São Paulo – A Svolt, divisão do grupo GWM dedicada à produção de baterias para veículos, revelou a sua nova linha Short Blade para elétricos. A bateria Svolt 6C, do tipo NCM, níquel-cobalto-manganês, tem carregamento ultrarrápido e recupera 600 quilômetros de autonomia em 5 minutos, de acordo com nota da empresa.

Sua capacidade de armazenamento é de 100 kWh a 120 kWh, fornecendo até 1 mil quilômetros de alcance.  Também foi mostrada a bateria Svolt 5C, do tipo LFP, fosfato de ferro-lítio, que demora 10 minutos para carregar de 10% a 80% da autonomia, com vida útil superior a 3,5 mil ciclos de recarga, permitindo que o veículo elétrico rode mais de 1 milhão de quilômetros com a mesma bateria, segundo o grupo GWM. Esta bateria começará a ser produzida até dezembro.

O terceiro lançamento da Svolt é dedicado a modelos híbridos plug-in, a bateria NCM Dragon Armor PHEV 800V, desenvolvida para arquitetura de plataforma de 800 volts e para suportar recargas ultrarrápidas. A intenção é oferecer ao mercado o carregamento mais rápido dentre os modelos híbridos plug-in e também reduzir em 20% o espaço que ocupa na estrutura do veículo.

Com esta tecnologia a GWM poderá equipar modelos híbridos plug-in com baterias de 55 kWh a 70 kWh de capacidade de armazenamento, fornecendo autonomia de 300 a 400 quilômetros apenas no modo elétrico.

Seres diz passar por reestruturação e promete apresentar planos em 90 dias

São Paulo – Com apenas oito carros emplacados em 2024 e operações paralisadas, conforme noticiou a AutoEsporte, a Seres anunciou na terça-feira, 23, que passa por um período de “reestruturação comercial” e que em cerca de noventa dias “confirmará seus planos para o mercado brasileiro”. Estão nestes planos, acrescentou na nota, a instalação de unidade de produção local.

A suspensão das operações ocorreu pela mudança do modelo de negócio, antes previsto para venda direta e depois substituído pelo estabelecimento de rede de concessionárias. Segundo a empresa quinze grupos já manifestaram interesse pela marca, que abriu uma loja na Avenida Europa, tradicional corredor automotivo da Capital paulista, fechada desde janeiro, e uma em Alphaville, em Barueri, SP, onde estava sediada.

A Seres justificou o atraso no plano de lançamentos pelo “sucesso comercial dos modelos da marca na China, que reduziu a disponibilidade de unidades para outros mercados”, além de “falta de agenda nos laboratórios brasileiros credenciados para homologação”.

Na nota a empresa reforçou que o E5, híbrido plug-in, será lançado após a fase de reestruturação e que 24 unidades chegarão até o mês que vem. Encomendas e test drives podem ainda ser agendados durante esta etapa, promete a Seres.

José Eduardo Luzzi deixa o cargo de CEO da MWM

São Paulo – Após quarenta anos de história na MWM Motores, agora subsidiária da Tupy, José Eduardo Luzzi deixou o cargo de CEO, que ocupava desde 2010 e que acumulou com o da Navistar desde 2015, na saída da Waldey Sanchez, durante todo o processo de transição da empresa até a compra pela Tupy. Segundo comunicado da companhia ele será consultor em projetos estratégicos.

As áreas da MWM passaram a responder diretamente a Fernando de Rizzo, CEO da Tupy. Compras e logística, no entanto, integram a vice-presidência, respondendo a Toni Bueno.