Julho deverá ser o melhor mês em vendas de veículos do ano

São Paulo – Pouco mais de 187 mil automóveis e comerciais leves foram emplacados até o domingo, 28, de acordo com dados preliminares do Renavam divulgados pela Consultores Cavalcante, que projetou para o mês vendas na casa de 216 mil a 220 mil, as maiores para julho desde 2019. Caso alcançada a projeção da consultoria o mês superaria também abril, que registrou 208,3 mil veículos leves, e se tornaria o melhor do ano em volume.

Julho tem a seu favor, segundo o consultor, 23 dias úteis sem feriados ou paralisações de fábricas. Em contrapartida os estoques ainda estão desajustados para muitos dos modelos, reflexo, ainda, das enchentes no Rio Grande do Sul.

O ritmo deverá ser semelhante a julho do ano passado quando, impulsionado pelo programa de descontos do governo federal, o mercado registrou a venda de 215,7 mil veículos leves.

Dos 187 mil veículos emplacados na prévia de julho 51,7% foram registrados a partir de vendas no varejo. As vendas diretas responderam por 48,3%.

A Fiat Strada lidera as vendas, com 11,8 mil unidades vendidas, seguida pelo Volkswagen Polo, 10,1 mil, e o Fiat Argo, 7 mil licenciamentos.

Ampliar de 27% para 50% a mistura do etanol na gasolina reduziria emissões de GEE em 15%

São Paulo – Aumentar a mistura do etanol anidro na gasolina dos atuais 27% para 50% reduziria em 15% as emissões de gases do efeito estufa por quilômetro rodado, aponta estudo divulgado pela Kearney com exclusividade para a Agência AutoData. Ele considera a atual frota de veículos flex e projeta aumento de 104% no consumo do etanol, redução de 25% no de gasolina A e geração de US$ 65 milhões em crédito de carbono.

“Esta seria uma alternativa bastante viável e interessante quando consideramos que o Brasil possui capacidade instalada nas plantas para ampliar sua produção de etanol anidro na quantidade demandada”, analisa Sérgio Eminente, sócio da Kearney especializado no setor automotivo. “Sabemos também que incentivos relevantes e convincentes por parte do governo são imprescindíveis e complementares para o alcance das metas de redução de CO2.”

Eminente ressaltou que, embora 91% dos carros e 51% dos veículos comerciais licenciados no Brasil em 2022 fossem flex, o etanol ainda respondia por 13% do consumo de combustível no País. Ele disse que é preciso estimular o uso do etanol: “Mesmo nos automóveis flex a gasolina ainda é o combustível mais usado. 73% dos carros são abastecidos com gasolina”.

O sócio da consultoria ponderou, porém, que a infraestrutura de transporte e armazenamento, hoje, não está preparada para o aumento do teor do etanol na gasolina. E 16% da frota circulante não é compatível com combustível E50, outro impeditivo.

Outra alternativa sugerida por Eminente é o estímulo ao etanol hidratado: aumentar o uso do biocombustível em 22 pontos porcentuais na atual frota de carros flex alcançaria a mesma redução da troca da gasolina E27 para E50 em 100% dos carros flex.

Eletrificação

O estudo da Kearney buscava alternativas para contribuir com a meta de redução de emissão de 48% de GEE que o Brasil se comprometeu até 2025. A eletrificação, cenário mais adotado na indústria global, ainda constitui fração reduzida do mercado brasileiro – mas a consultoria alerta que é preciso se adequar para não tornar a indústria local obsoleta.

Iveco S-Way ganha versões com suspensão pneumática

São Paulo – A Iveco ampliou as versões do caminhão extrapesado S-Way, que agora oferece configurações 4×2 e 6×2 equipadas com suspensão pneumática de série. A novidade integra o plano de ampliar o portfólio do veículo para atender cada vez mais às demandas dos clientes no País. 

Segundo Aline Rovath, gerente de marketing de produto da Iveco, a chegada da suspensão pneumática representa um avanço significativo em segurança, conforto e eficiência operacional: “A introdução da suspensão pneumática visa a atender segmentos que necessitam de soluções especiais para garantir a integridade da carga durante o transporte”.

O custo operacional é reduzido nas versões com suspensão pneumática porque ela ajuda a reduzir os desgastes dos pneus e melhora a partida em rampa, segundo a Iveco. Já a segurança foi elevada porque as versões equipadas com o componente ganham o sistema EBD, Electronic Breaking System, uma evolução do ABS que melhora as respostas de frenagem.

Trabalhadores da GM paralisam mais uma vez a produção em São José

São Paulo – Mais uma vez, na segunda-feira, 29, os trabalhadores da General Motors em São José dos Campos, SP, paralisaram por duas horas a produção das Chevrolet S10 e Traiblazer em protesto contra cinquenta demissões realizadas nos últimos dias. Foi a segunda manifestação dos operários, que haviam parado as linhas por uma hora na sexta-feira, 26.

Em comunicado o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região afirmou que exige a reintegração dos demitidos ou, caso forem inevitáveis os cortes, que seja aberto um PDV. A entidade disse que a GM alegou que as demissões “fazem parte do plano de reestruturação da empresa e da estratégia de redução na massa salarial”. 

Acrescentou que aposentados e lesionados integram os demitidos e que, recentemente, a GM contratou setenta trabalhadores para a unidade, “o que deixa claro que o plano da empresa passa pela demissão de funcionários com salários mais altos e a contratação de outros com salários menores”.

Reunião do sindicato com a diretoria da GM está agendada para a tarde da segunda-feira.

Mercedes-Benz amplia portfólio do CLA 200 e do GLA 200

São Paulo – A Mercedes-Benz anunciou a chegada da linha 2025 do CLA 200 e do GLA 200 ao mercado brasileiro. Como novidade os dois modelos ganharam uma nova versão, a Progressive, que oferece proposta de acabamento diferenciado com relação à versão AMG Line, que já era comercializada no País.

O CLA 200 Progressive e o GLA 200 Progressive são equipados com motor 1.3 turbo que gera 163 cv de potência aliado a câmbio automático de sete velocidades. Este motor também possui tecnologia híbrida leve, com sistema de 48 volts, que garante maior agilidade e integra até 14 cv de potência adicional em algumas situações.

Veja abaixo os preços e versões do CLA 200 e do GLA 200:

Mercedes-Benz CLA 200 Progressive – R$ 295,9 mil
Mercedes-Benz CLA 200 AMG Line – R$ 336,9 mil

Mercedes-Benz GLA 200 Progressive – R$ 339,9 mil
Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line – R$ 369,9 mil

Jeep amplia as versões na linha 2025 do Renegade

São Paulo – A linha 2025 do Jeep Renegade traz como grande novidade a chegada de novas versões. A gama do SUV agora oferece as configurações Altitude, Night Eagle, Sahara e Willys, esta última uma edição exclusiva.

Todas as versões estão equipadas com o motor 1.3 turbo de 185 cv de potência acoplado a câmbio automático de seis velocidades. Desde a versão de entrada o SUV oferece seis airbags, faróis full led e lanternas de led, enquanto na configuração topo de linha os clientes encontram teto solar, cor exclusiva, acabamento especial com pormenores com o nome da versão, teto pintado de preto. 

Veja abaixo os preços e versões da linha 2025 do Renegade:

Jeep Renegade 1.3 Turbo – R$ 115 mil 900
Jeep Renegade Altitude – R$ 147 mil 990 
Jeep Renegade Longitude – R$ 165 mil 990 
Jeep Renegade Night Eagle – R$ 170 mil 990 
Jeep Renegade Sahara – R$ 173 mil 990 
Jeep Renegade Trailhawk – R$ 173 mil 990 
Jeep Renegade Willys – R$ 179 mil 990

Frasle Mobility reestrutura e expande seu programa de economia circular

São Paulo – A Frasle Mobility anunciou uma nova fase do seu programa de economia circular dos produtos da Fremax, que se chamava Descarte Seguro e agora adotou o nome de Recycle Max. Ele agora avançará para estados do Sudeste ao longo do ano, após os bons resultados registrados nos três estados do Sul.

No Recycle Max discos e tambores de freio são recolhidos em oficinas mecânicas parceiras da Frasle e enviados novamente para a fábrica, onde são incorporados à produção, tornando-se novos produtos que serão vendidos pela companhia. 10% da matéria-prima usada na produção da Frasle é proveniente deste processo de economia circular. 

Em 2023 foram recicladas 343,8 mil peças, o que significa cerca de 2,4 mil toneladas de matéria-prima virgem que deixou de ser usada no processo produtivo.

Ford amplia a engenharia em Camaçari

São Paulo – A Ford anunciou a ampliação do seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia instalado em Camaçari, BA, no Senai Cimatec Park. No local será construído um novo prédio pela companhia com espaço para abrigar 1 mil colaboradores, que se juntarão aos 1,5 mil que já trabalham ali.

A assinatura do contrato de construção foi na quinta-feira, 25, com autoridades baianas, e marcou o início das obras do prédio que será chamado de Science Park. Ele terá área para o apoio do desenvolvimento de ciência e pesquisa de universidades, centros de pesquisa e institutos de tecnologia parceiros da Bahia, do Brasil e do Exterior, além de apoiar startups conectadas ao Cimatec. 

O investimento faz parte do edital Parques Tecnológicos, da Finep, Financiadora de Estudos e Projetos.

Trabalhadores da GM protestam contra demissões em São José dos Campos

São Paulo – Os trabalhadores da General Motors em São José dos Campos, SP, onde são produzidas Trailblazer e S10, cruzaram os braços na sexta-feira, 26, em protesto contra cerca de cinquenta demissões promovidas desde a segunda-feira, 22. Apenas na sexta-feira, disse a entidade, trinta foram demitidos sem consulta prévia.

São metalúrgicos de todos os setores, parte aposentados, segundo o sindicato, que disse que brigará pela estabilidade no emprego. No ano passado a companhia demitiu cerca de oitocentos trabalhadores da unidade, mas os cortes foram cancelados na justiça e um PDV foi aberto. Em maio cinquenta pessoas foram demitidas após o fim do programa em São José, que recebeu quase setecentas adesões.

Em nota o sindicato afirmou que a empresa alegou que as demissões desta semana ainda são decorrentes do processo de reestruturação anunciado no ano passado e que precisa reduzir a massa salarial. Procurada pela reportagem a GM afirmou que não comentará o assunto.

No protesto contra os mais recentes cortes as linhas de produção foram interrompidas por duas horas, afetando a produção de cerca de cinquenta veículos. Na unidade, que emprega em torno de 3,1 mil pessoas, também são produzidos motores.

Fabricantes de motocicletas investem mais de R$ 600 milhões em Manaus

São Paulo – Com o bom momento do mercado brasileiro de motocicletas, que tende a alcançar volume de 2 milhões de unidades nos próximos anos, empresas instaladas no PIM, Polo Industrial de Manaus, AM, investem R$ 641,3 milhões em ampliação de capacidade e modernização de suas operações produtivas. Nos últimos meses BMW, Bajaj, Triumph e Yamaha anunciaram aportes, em ciclos que variam de 2023 a 2025.

Todas são associadas à Abraciclo, entidade que representa o setor. Seu presidente, Marcos Bento, pede desde o ano passado ampliação dos investimentos das empresas, pois a capacidade instalada, de 1,5 milhão de motocicletas/ano, foi alcançada já no ano passado. Estes investimentos ajudarão a ampliar a produção de motos de forma sustentável, sem gerar filas de espera como ocorreu durante a pandemia da covid-19.

Em 2019 o Brasil produziu 1,1 milhão de motocicletas, volume que caiu para 962 mil no ano seguinte por causa da pandemia. 2021 marcou o início da recuperação, com 1,2 milhão de unidades produzidas, número que subiu para 1,4 milhão em 2022 e para 1 milhão 573 mil em 2023. Para 2024 a projeção da Abraciclo é de que a produção chegue a 1,7 milhão de unidades, com alta de 7,4% com relação ao ano passado e tendência de alta nos próximos anos.

Quem investe?

Do total que está sendo aplicado no Polo Industrial de Manaus a maior parte vem da Yamaha, que investe R$ 520 milhões, valor do qual 80% será dedicado a processos que visam à redução das emissões de carbono, ampliação e otimização da fábrica. Também está mudando a sua sede de local, saindo de Guarulhos, SP, para o bairro Cidade Jardim, em São Paulo, com investimento de mais R$ 40 milhões.

A segunda maior cifra é da Bajaj, R$ 65 milhões, já quase finalizada com o início da produção local no PIM. A fábrica construída no Brasil é a primeira da montadora fora da Índia, com capacidade para 20 mil unidades/ano. Três modelos são montados em regime CKD, por cerca de 150 colaboradores. 

A BMW Motorrad está aplicando R$ 50 milhões em Manaus, de 2023 a 2025. O plano é ampliar a área construída em 50%, sendo que um novo prédio já foi inaugurado e, com isto, a capacidade produtiva foi elevada em 25%, saindo de 15 mil unidades/ano para 17 mil unidades/ano de 2023 para 2024. No ano que vem a expectativa é a de que esse volume chegue a 19 mil. 

O valor também está sendo usado para localizar a produção de novos modelos no Brasil, como as motocicletas F 900 R, a nova S 1000 RR e a C 400 X, que já foram apresentadas e saem das linhas de produção de Manaus. Um quarto modelo será lançado em breve e também será produzido ali.

A montadora britânica Triumph também possui uma fábrica em Manaus e anunciou em 2024 o investimento de R$ 6,3 milhões. O plano é expandir a capacidade produtiva em 50%, chegando a 10 mil unidades/ano. Para isto aumentará em 40% o quadro de funcionários da unidade. Junto com o aumento do volume produtivo a Triumph nacionalizará novos modelos, caso da linha de motocicletas dotadas de motor de de 400 centímetros cúbicos de cilindrada e da nova Tiger 1200.

A Honda Motos, maior fabricante de motocicletas do Brasil, realizou investimento de R$ 500 milhões na sua fábrica de Manaus de 2019 até o fim de 2023, para modernizar os processos produtivos e realizar algumas atualizações nas linhas.