BYD e Uber formam parceria que visa a elétricos e autônomos

São Paulo – A BYD e a Uber acertaram parceria de longo prazo para que 100 mil veículos elétricos da montadora sejam oferecidos a motoristas da plataforma em condições especiais de preço, financiamento e serviços. O início do processo será na Europa e na América Latina, com previsão de expansão para Oriente Médio, Austrália e Nova Zelândia.

O objetivo, segundo comunicado conjunto, é reduzir o custo de compra dos veículos elétricos aos motoristas da Uber, acelerando a adoção da eletrificação pela plataforma. Sem fornecer muitos pormenores as empresas disseram que os esforços conjuntos incluirão “descontos em carregamento, na manutenção de veículos e seguros, além de ofertas de financiamento e leasing”.

Outra frente será o desenvolvimento colaborativo de veículos autônomos BYD para rodar dentro da plataforma Uber.

Indústria de motocicletas desenha plano de ação para encarar a seca em Manaus

São Paulo – Para não repetir o ano passado, quando a produção de algumas fábricas de motocicletas instaladas no PIM, Polo Industrial de Manaus, precisou ser paralisada por causa das fortes secas que atingiram o Amazonas e fizeram baixar o nível dos rios, por onde trafega boa parte das mercadorias, as fabricantes montaram plano de ação para encarar a situação, uma vez que a estiagem deste ano tende a ser tão severa quanto a última. A ausência das chuvas já começou a ser sentida e a expectativa é a de que siga até novembro, pelo menos.

Algumas medidas foram tomadas para contornar a situação, segundo o presidente da Abraciclo, Marcos Bento: os estoques de componentes foram elevados e o fluxo logístico da chegada de peças, bem como o escoamento da produção, foi alterado: “Sentiremos os efeitos da seca mas o impacto deverá ser menor do que o do ano passado”.

Diante deste plano de contigência, com base no cenário de 2023, as empresas esperam não precisar lançar mão de nenhuma paralisação ao longo do ano e pretendem cumprir o planejamento de produção para o segundo semestre, diante de um mercado aquecido. De toda forma a estiagem já elevou os custos logísticos e podem afetar os preços finais das motocicletas.

Ajuda do poder público

O governo do Estado do Amazonas criou comitê de crise para monitorar de perto a situação e, se necessário, tomará medidas que possam ajudar as empresas instaladas na região – fabricantes de outros segmentos, como de eletrônicos, também produzem na Zona Franca. Segundo a Abraciclo medidas importantes foram anunciadas, como a liberação de licenças ambientais para a instalação de portos flutuantes entre Itacoatiara e a enseada do Rio Madeira. Elas têm como objetivo tornar viável o transporte e o recebimento de insumos para empresas de Manaus, além de escoar a produção.

O governo federal também tem acompanhado a situação e anunciou medidas para ajudar as empresas e a população local durante o período de seca, como a publicação de editais para contratação das dragagens de trechos dos rios Amazonas e Solimões. A expectativa é que o serviço de dragagem, fundamental para garantir a navegabilidade dos rios, seja iniciado nos próximos dias, realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Todas as medidas anunciadas pelo governo federal e do Estado tem a intenção de mitigar os efeitos da estiagem na economia e na sociedade, garantindo a normalidade das operações industriais na ZFM, Zona Franca de Manaus, segundo Bento:

“Nós mandamos ao governo as nossas demandas caso a seca fosse igual ou parecida com a do ano passado, para que eles pudessem tomar as medidas para termos um maior controle da situação, assim como do preço dos fretes, algo que nos atingiu fortemente no ano passado. Também fizemos tudo que era possível como indústria, buscando alternativas logísticas e elevando o estoque de peças”.

A reconstrução da BR 319, rodovia federal que liga Manaus a Porto Velho, RO, é uma demanda de anos da Abraciclo e que se intensificou depois da seca de 2023, para que o Polo Industrial de Manaus ganhe uma nova alternativa para o escoamento da produção. 

O cenário de seca previsto para 2024 foi um dos fatores levados em consideração para que a Abraciclo não revisasse para cima as suas projeções de produção e vendas ao término do primeiro semestre, bem como a tragédia climática no Sul. A entidade estima que em 2024 sejam produzidas 1 milhão 690 mil motocicletas, alta de 7,4% sobre 2023. No varejo a projeção é de 1,7 milhão de unidades emplacadas, incremento de 7,5% na comparação com o ano passado, e as exportações deverão crescer 6,3%, 35 mil unidades.

BYD prepara entrada no mercado canadense

São Paulo – A BYD está se preparando para entrar no mercado de veículos do Canadá, informou a publicação Automotive News citando fontes ligadas à indústria local. Além de ter se reunido recentemente com grupos concessionários locais documentos protocolados em Ottawa no fim do mês mostram que já existem lobistas registrados em nome da companhia no governo federal e de Ontário para “aconselhar sobre questões relacionadas à esperada entrada da BYD no mercado canadense para a venda de veículos elétricos de passageiros”.

À reportagem da Automotive News a BYD não respondeu os questionamentos do modelo de negócio, produção local ou como lidar com as tarifas que o Canadá adotará para os elétricos chineses, de até 106%.

Recentemente Stella Li, vice-presidente executiva e CEO da BYD Américas, afirmou não estar interessada em ingressar no mercado dos Estados Unidos. Mas a companhia já anunciou uma fábrica no México, onde já opera por meio de importações, como no Brasil.

Revo adapta picape Mitsubishi L200 para as Forças Armadas

São Paulo – A equipe de engenharia de protótipos da Revo desenvolveu e adaptou uma picape Mitsubishi L200 Triton para as Forças Armadas. A empresa, que produz linhas de veículos especiais como ambulâncias, viaturas policiais e veículos para combate ao incêndio, agora passa a oferecer modelos destinados a atividades ligadas à defesa.

Com as dezenas de adaptações a picape pode, por exemplo, ser içada para dentro de portas-aviões em guindastes ou ser transportada por helicópteros. 

“A Mitsubishi L200 Triton Militarizada passou por uma transformação completa, o que elevou suas capacidades com o propósito de atender às mais rigorosas demandas deste segmento”, afirmou o CEO Flávio Padovan. “Desde sua estrutura até o sistema elétrico, cada pormenor foi reforçado para suportar estresses mecânicos e ambientais extremos”.

Dentre as modificações estão o reforço do para-choque com quebra-mato, novo para-choque traseiro feito em aço com luzes militares, ganchos de reboque e içamento e tomada de 12 volts, guincho com capacidade de 5,4 toneladas, protetores em faróis e lanternas.

Na parte interna foi instalado GPS multimídia, luz de mapa militar, um inclinômetro e todo o sistema elétrico foi redimensionado para permitir que as luzes sejam desabilitadas em operações militares.

GWM lança plataforma própria de e-commerce

São Paulo – A GWM lançou sua plataforma própria de e-commerce de veículos, na qual ofertará Haval H6 e Ora 03. Chamada de Loja GWM pode ser acessada pelo aplicativo em smartphone ou pelo site oficial da GWM. A unidade digital fará a integração do ambiente online com o físico das concessionárias, sendo possível acompanhar todo o processo de compra, desde o pedido até a entrega.

A loja GWM foi desenvolvida em parceria com a divisão de pesquisa e desenvolvimento da matriz, na China, e oferece visualização 3D dos modelos, para que os consumidores possam ver os pormenores do veículo desejado. Também permite realizar a compra em qualquer dia e horário, mesmo que as concessionárias estejam fechadas – segundo a GWM 23% das suas vendas são realizadas durante à noite, aos domingos e feriados. 

Essa será mais uma opção para quem quiser comprar os veículos da GWM de forma online: a empresa manterá o seu canal de vendas no Mercado Livre, onde já comercializou mais de 24 mil veículos.

Vendas de caminhões, ônibus e vans avançam na Europa

São Paulo – A Europa registrou a venda de 183,3 mil caminhões no primeiro semestre, alta de 3% na comparação com igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Acea, entidade que representa a indústria automotiva na região. O crescimento foi puxado pelos quatro principais mercados da União Europeia: Espanha 21,7%, Itália 10,5%, Alemanha 8,1% e França 5,5%.

No segmento de ônibus o crescimento foi de 28,6% sobre o primeiro semestre do ano passado, com 20,4 mil unidades comercializadas. Na Itália a expansão foi de 44,6%, na Espanha de 24,2% e na Alemanha de 17,8%. A Acea classificou o desempenho no primeiro semestre como um “forte começo de ano”.

O mercado de vans somou 840,4 mil unidades vendidas no primeiro semestre, expansão de 15% na comparação com iguais meses de 2023. A Alemanha foi o país que registrou a maior alta, 19,3%, seguida pela Espanha com 18,5%, Itália com 17,8% e França com 10,5%.

Primeiros Leapmotor saem da China rumo à Europa

São Paulo – O primeiro lote de Leapmotor, contendo os modelos elétricos T03 e C10, saiu de Xangai, China, em direção a portos da Europa, onde começará a ser vendido em setembro. A startup chinesa, quarta em vendas de elétricos no país no mês passado, formou joint-venture com a Stellantis, a Leapmotor International, que será responsável pela distribuição dos elétricos em mercados como o europeu e o latino-americano.

Na América Latina, segundo a Stellantis, os primeiros modelos deverão chegar até dezembro.

A rede Leapmotor na Europa deverá chegar a duzentas concessionárias ainda em 2024, ampliando para quinhentas até 2026. O C10 é um SUV do segmento D, destinado a famílias, com autonomia de 420 quilômetros no ciclo WLTP, e o T03 é um compacto urbano, do segmento A, com autonomia de 265 quilômetros. 

Segundo a Stellantis informou, em comunicado, ao menos um lançamento por ano está programado para os próximos três anos. Carlos Tavares, CEO, afirmou que “o envio dos veículos Leapmotor T03 e C10 para a Europa este mês é um momento marcante na parceria da Stellantis com a Leapmotor. Isto demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de mobilidade inovadoras, acessíveis e sustentáveis ​​para os clientes”.

GM e trabalhadores entram em acordo em São José dos Campos

São Paulo – Os trabalhadores da General Motors de São José dos Campos, SP, decidiram em assembleia na terça-feira, 30, suspender o processo de paralisação iniciado na sexta-feira, 26, em protesto contra cinquenta demissões. Em reunião na tarde de segunda-feira, 29, empresa e sindicato acertaram estabilidade de emprego por dois meses na fábrica, uma das exigências da entidade, mas os demitidos não serão reintegrados.

Para o presidente em exercício do sindicato, Valmir Mariano, as atenções agora estão voltadas para a campanha salarial: “Vamos jogar toda força na campanha salarial e pressionar a empresa para que nossas reivindicações sejam atendidas. A paralisação foi suspensa, mas a luta em defesa dos empregos continua”.

A unidade, que produz S10, Trailblazer e motores, registrou duas paralisações nos últimos dias, na sexta-feira e na segunda-feira. Emprega em torno de 3,1 mil trabalhadores.

Gustavo Azambuja é o novo diretor comercial da Carbon

São Paulo – A blindadora Carbon anunciou Gustavo Azambuja como seu novo diretor comercial para operações de parte dos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O executivo reportará ao vice=presidente comercial Everton Kurdejak.

Azambuja chega ao novo cargo com a meta de elevar em 20% as blindagens da empresa até o fim do ano, saindo de quatrocentas para quinhentas por mês. O diretor é formado em engenharia civil e economia pelo Mackenzie, com mais de 25 anos de experiência no setor automotivo. Esteve recentemente na Stellantis, onde na qual trabalhou junto com Kurdejak.

Audi apresenta nova versão topo de linha do SUV Q3

São Paulo – A Audi anunciou uma nova versão do Q3 montada em São José dos Pinhais, PR: a Performance Black Plus, topo de linha, já está disponível nas 42 concessionárias da marca por R$ 359 mil na carroceria SUV e R$ 379 mil na opção Sportback.

Como diferencial a versão Performance Black Plus traz pormenores exclusivos por toda a carroceria, os para-choques são da linha S Line e a parte inferior do dianteiro sai de fábrica pintado na cor do veículo. Internamente o modelo ganhou duas opções de couro sintético para o revestimento dos bancos, preto e cinza, com a inscrição S Line, e pacote de luzes customizáveis. 

A decisão de lançar a nova versão veio após o sucesso da configuração especial Anniversary Edition, que teve sua produção limitada a cem unidades.

O lançamento utiliza o motor 2.0 turbo de 231 cv de potência com câmbio automático tiptronic de oito velocidades.