99 lança nova categoria para corridas apenas com eletrificados

São Paulo – A 99 criou nova categoria de viagens em sua plataforma que permite ao usuário escolher apenas modelos híbridos ou elétricos para realizar o seu trajeto. A 99e-Pro começará em São Paulo a partir de setembro, abrangendo os bairros de Perdizes, Higienópolis, Sumaré, Pinheiros, Jardins, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Vila Mariana, Brooklin, Campo Belo e o Aeroporto de Congonhas.

O lançamento marca os dois anos de avanços nas iniciativas realizadas pela Aliança pela Mobilidade Sustentável, projeta que conta com outras empresas parceiras.

Vendas superam 40 mil unidades e julho tem o melhor resultado do ano na Argentina

São Paulo – O mercado argentino de veículos se recuperou em julho, somando 42,3 mil unidades, de acordo com os dados divulgados pela Acara, entidade que representa os concessionários locais. Foi o melhor mês em vendas e a primeira vez no ano que o volume superou as 40 mil unidades em um mês.

Na comparação com junho as vendas foram 38,8% maiores, crescimento que pode ter sido influenciado pelas férias escolares. Com relação a igual mês do ano passado houve queda de 2,2%. 

Mesmo com o resultado positivo no mês passado o acumulado de janeiro a julho apontou queda de 19,1%, com 226,3 mil veículos. No período a participação dos veículos brasileiros no mercado doméstico argentino subiu de 28% para 33% e a fatia dos modelos argentinos recuou de 65% para 58%.

Nos sete primeiros meses do ano a marca mais vendida foi Toyota, com 47,4 mil veículos. Em segundo lugar ficou a Volkswagen, com 33,2 mil, e na terceira posição a Fiat, com 26,5 mil.

Mercado avança 7% em julho, melhor mês do ano em vendas

São Paulo – Com 241,4 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados julho é o melhor mês em vendas de veículos do ano, de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. O mercado avançou 7% com relação a julho do ano passado, que registrou 225,6 mil emplacamentos em meio ao programa de descontos do governo.

O desempenho superou as expectativas, já otimistas, da Consultores Cavalcante publicadas pela Agência AutoData: eles esperavam vendas na casa de 216 mil a 220 mil automóveis e comerciais leves, mas acabou com 228,1 mil licenciamentos. As vendas de caminhões e ônibus somaram 13,3 mil unidades.

Comparado com junho, que teve 214,3 mil unidades comercializadas, o mercado cresceu 12,6% no mês passado. Mas julho teve 23 dias úteis, contra vinte do mês anterior: na média diária as vendas caíram de 10,7 para 10,5 mil licenciamentos por dia útil.

Segundo fonte ligada ao varejo ouvida pela reportagem as vendas às locadoras continuam fortes mas o varejo respondeu por mais de 50% dos emplacamentos no mês passado. Os licenciamentos, como usual, foram mais fortes nos últimos dias do ano – na terça-feira, 31, superaram as 17 mil unidades.

O mercado não registrava um ritmo tão forte desde dezembro, quando as vendas alcançaram 248,6 mil unidades.

No acumulado do ano as vendas de veículos somaram 1 milhão 385 mil unidades, crescimento de 13,3% sobre as 1 milhão 225 mil unidades vendidas de janeiro a julho do ano passado.

25º Prêmio AutoData elege seus finalistas e apresenta novo regulamento

São Paulo – O Prêmio AutoData, Os Melhores do Setor Automotivo, terá este ano a sua vigésima-quinta edição consecutiva, consolidando esta iniciativa pioneira como o principal reconhecimento público ao bom trabalho realizado pelas empresas e seus líderes e produtos que se destacaram ao longo dos últimos doze meses na indústria automotiva nacional.

Para comemorar o vigésimo-quinto ano de seu prêmio AutoData promoveu uma série mudanças no formato para trazer maior competitividade e, também, valorizar ainda mais os cases que participam de todo o processo.

A primeira grande reformulação é a nova estrutura das categorias. Este ano serão dez categorias com quatro cases finalistas participando da rodada final. Esta novidade trará uma apuração mais qualificada dos cases selecionados como Melhores do Setor Automotivo e uma competição mais acirrada.

Outra alteração ocorrerá nas categorias de veículos. A partir de agora, além das indicações dos jornalistas de AutoData, contarão também com indicações de jornalistas especializados em produtos, especialmente convidados para participar da eleição.

E, ainda mais importante, a eleição final voltará a ter a participação apenas dos leitores dos diversos produtos editoriais de AutoData. Eles receberão as cédulas com os cases finalistas por e-mail e votarão por meio de um sistema especialmente preparado para computar os votos.

Os cases finalistas selecionados pelos jornalistas de AutoData e jornalistas convidados serão conhecidos na edição de agosto da Revista AutoData. A partir daí enviaremos para o e-mail dos leitores cadastrados em nosso banco de dados a cédula de votação. Os votos serão recebidos até o final de outubro e em edição da Agência AutoData de Notícias no início de novembro revelaremos os vencedores.

Os troféus do 25º Prêmio AutoData em cada categoria serão entregues em 27 de novembro, em intervalo do Congresso AutoData Perspectivas 2025. Durante o Congresso os participantes poderão votar e escolher a Empresa do Ano dentre os cases vencedores das categorias empresariais. O vencedor da categoria Personalidade do Ano também será revelada apenas no Congresso AutoData Perspectivas 2025.

AutoData entende que, neste momento tão especial para o setor automotivo, em que todos estão empenhados em consolidar o Brasil como um polo produtor e de desenvolvimento tecnológico a nível global, o reconhecimento por meio do Prêmio AutoData solidifica os esforços das empresas que mantêm esta indústria relevante.

Da mesma forma seus produtos e líderes terão o reconhecimento merecido neste que é considerado o Oscar do setor automotivo nacional.

Confira as empresas e executivos nomeados:

Chevrolet Blazer EV entrará em pré-venda em agosto

São Paulo – Nos próximos dias a Chevrolet abre a pré-venda do SUV Blazer EV, que marca a estreia da moderna plataforma modular elétrica Ultium no mercado brasileiro. Um lote com algumas unidades já desembarcou no Brasil e alguns pormenores foram apresentados à imprensa na quarta-feira, 31.

Segue em segredo, porém, o preço: nem quem reservar uma unidade na pré-venda saberá. Pagará um valor simbólico e poderá confirmar sua intenção de compra em setembro, quando efetivamente o Blazer EV for lançado.

Importado do México, chega a princípio sem incidência dos 35% do imposto de importação, por causa do acordo comercial bilateral. Ainda falta, porém, ratificar o índice de conteúdo local para que o desconto no tributo seja concedido — algo que, segundo o vice-presidente Fábio Rua, deverá ser aprovado.

De todo modo o Blazer EV deverá ser, porém, o modelo mais caro da linha Chevrolet no Brasil. A GM não economizou em itens de conforto, tecnologia, segurança e esportividade: concedeu ao SUV o selo RS, da divisão de alto desempenho. E, na apresentação à imprensa, a diretora de marketing de produto Paula Saiani, afirmou que a empresa mira faixa de mercado hoje ocupada por carros premium.

Sobre a plataforma Ultium foi posicionado um motor elétrico na parte traseira, que gera até 347 cv. As baterias garantem autonomia de 482 quilômetros pelos cálculos do Inmetro e podem ser recarregadas de 0 a 80% em quarenta minutos.

O que mais chama a atenção é a tecnologia embarcada. Seguindo o exemplo das concorrentes de origem chinesa a GM não economizou e oferece no Blazer head-up display, partida sem chave ou botão – basta sentar no banco do motorista para o sistema iniciar –, espelho interno com câmera e painel de 11 polegadas e sistema de infoentretenimento com tela de 17,7 polegadas.

Neste sistema está uma das grandes novidades da linha Chevrolet: o Google Built-In. Em vez de conectar o smartphone ao carro foi desenvolvido um sistema Google que oferece, na tela do veículo, o Maps, o assistente de voz e outros aplicativos. Como nos concorrentes chineses da BYD, mas com sistema Google. Mas o Blazer oferece, também, o sistema OnStar, este exclusivo da marca.

Algumas concessionárias serão nomeadas e preparadas para vender o Blazer, como no passado foi feito com o Bolt. Será uma fatia da rede de mais de seiscentos pontos de venda no Brasil pelo fato de precisar oferecer o pós-venda elétrico e porque não serão importados grandes lotes, ao menos no começo.

Embora os volumes não sejam elevados a expectativa do presidente Santiago Chamorro está alta. A GM, enfim, dá seu primeiro passo consistente na eletrificação no Brasil, após as tentativas no passado com Volt e Bolt. A chegada da Ultium, começando pelo Blazer e seguida, ainda em 2024, pelo Equinox, consolida o EV do ChEVrolet no mercado brasileiro.

Programa Descarte Consciente da Abrafiltros já reciclou mais de 15 milhões de toneladas de filtros de óleo

São Paulo – A Abrafiltros, Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais, criou em julho de 2012 o programa Descarte Consciente para coletar os filtros de óleo que são trocados nos veículos leves e pesados e para realizar a sua reciclagem. Desde que iniciou o programa a entidade já reciclou 15,2 milhões de toneladas de filtros, o que equivale a 41,2 milhões de unidades, considerando um peso médio de 369 gramas. 

Para 2024 a meta é coletar 2,6 milhões de toneladas de filtros, de acordo com Marco Antônio Simon, gestor do programa: “O projeto foi criado para que toda a cadeia envolvida na produção, importação e venda de filtros pudesse cumprir a logística reversa pós consumo, ainda que não seja obrigatória no País. Hoje quatro estados participam do programa: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Espírito Santo”.

Segundo ele o programa, nos volumes de reciclagem que atinge por ano, é algo quase inédito em termos globais, e a Abrafiltros é responsável por gerir todo o trabalho nos estados. O Mato Grosso do Sul é o Estado com maior porcentual de reciclagem na comparação com a quantidade de filtros vendidos anualmente, chegando a 61%, seguido por São Paulo, 32%, Paraná 28% e Espírito Santo, 21%.

O programa possui 4 mil 874 pontos de coleta espalhados pelos quatros estados onde está presente. A expectativa a médio prazo é de que o Mato Grosso faça parte do programa pois as tratativas por lá estão avançadas, e conversas costumam acontecer com outras regiões, mas alguns entraves dificultam o avanço:

“A viabilidade do programa depende de uma política regional para a coleta, pois não faz parte da política nacional de descarte de resíduos sólidos. E já aconteceu algumas vezes das negociações estarem adiantadas mas, por uma mudança no governo, tudo volta à fase inicial e, muitas vezes, não avança como antes”.

Quando o Estado define suas políticas de reciclagem de filtros, e cria um acordo setorial que estabelece as metas de logística reversa, normalmente ela acontece de quatro em quatro anos e a Abrafiltros surge como parceira para cuidar de todo o trabalho necessário para coletar e reciclar, sendo que a adesão das empresas que atuam na região é voluntária, pois elas podem decidir fazer por conta própria, o que é um caminho mais complexo e com gastos maiores, de acordo com Simon.

Para atender às demandas das empresas que precisam deste serviço de logística reversa foi realizada uma série de estudos para entender os custos, a partir do volume de vendas e do porcentual de filtros que a empresa pretende reciclar para gerar proposta financeira para realizar o trabalho. A entidade também procura os parceiros que têm capacidade e estrutura correta para reciclar os componentes usados porque o óleo pode contaminar o solo e o processo de reciclagem requer cuidados específicos.

Por ser um item que não pode ser reutilizado e que pode prejudicar o meio ambiente a Abrafiltros nunca enviou nenhum tipo de resíduo de filtro para aterros sanitários desde a criação do programa. Os componentes metálicos são separados para reciclagem e o restante é enviado para cimenteiras que usam o material como matéria-prima em suas caldeiras para produção de cimento.

Ford divulga primeiras imagens de nova versão da Ranger

São Paulo – A Ford divulgou as primeiras imagens de uma nova versão da Ranger, que será lançada no mercado brasileiro ainda este ano. Os pormenores da configuração ainda não foram revelados mas ela será mais uma opção em portfólio que já oferece as versões XL, XLS, XLT e Limited e a Ranger Raptor.

De janeiro a junho a picape somou 12,8 mil unidades emplacadas, de acordo com dados da Fenabrave, um aumento de 53% na comparação com igual período do ano passado. Segundo a Ford a nova versão será lançada para dar sequência ao bom momento pelo qual a picape passa no mercado e para atrair novos clientes, uma vez que 50% dos compradores da Ranger são novos na marca.

Volare entrega 170 micro-ônibus para o programa Caminho da Escola

São Paulo – A Volare forneceu os primeiros 170 micro-ônibus para o governo do Estado de Pernambuco, por meio do programa Caminho da Escola. Os veículos fazem parte de lote de 442 unidades e a entrega foi realizada pelo concessionário Compacto.

As 170 unidades comercializadas são dos modelos Attack 8×4 manual, Attack 8 com transmissão automática e Access com piso baixo. Os micro-ônibus do modelo Attack têm capacidade para transportar 29 alunos e as unidades do modelo Access transportam até 22.

Mercedes-Benz atualiza os elétricos EQE 350+ e EQS 4Matic

São Paulo – A Mercedes-Benz anunciou mudanças no seu portfólio de automóveis elétricos vendidos no Brasil com a chegada do EQE 350+ nas carrocerias sedã e SUV e do EQS 450. Na linha EQE, que substitui a antiga EQE 300, a novidade é o motor elétrico colocado no eixo traseiro, que tem 44 cv de potência a mais do que o anterior e alcança 292 cv, e a bateria de 97 kWh, 7 a mais que a da configuração passada, aumentando a autonomia para 421 quilômetros.

O EQS 450 também foi atualizado: a grande novidade é a tração integral 4Matic, com função Toque Shift, que distribui o torque pelos dois motores elétricos situados nos eixos dianteiro e traseiro. Veja abaixo os preços do novos modelos da Mercedes-Benz:

EQE 350+ Sedan – R$ 649,9 mil
EQE 350+ SUV – R$ 699,9 mil
EQS 450 4Matic SUV – R$ 939,9 mil

No embalo do Mover Simea debaterá a transição energética

São Paulo – A trigésima-primeira edição do Simea, Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, organizado pela AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, terá como tema principal a mobilidade verde e a transição energética à luz da publicação da nova política industrial automotiva brasileira, o Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação. Durante dois dias em torno de 1,2 mil pessoas deverão passar pelo Novotel Center Norte, em São Paulo, para acompanhar oito palestras e painéis no auditório principal e ao menos sessenta apresentações técnicas.

“Como este ano tivemos a publicação do Mover decidimos colocar a mobilidade verde como tema, trazendo, também, a transição energética e as diversas possibilidades de caminhos”, afirmou Eugênio Coelho, coordenador do Simea 2024. “Representantes da indústria, do governo e da academia debaterão os assuntos.”

A palestra de abertura, em 21 de agosto, reunirá representantes do MME, Ministério de Minas e Energia, e do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – Coelho disse que os nomes serão confirmados nos próximos dias. AEA, Anfavea, Sindipeças e Abeifa também terão representantes no painel, assim como o presidente de honra do Simea em 2024: Evandro Maggio, presidente da Toyota.

“Como o tema é a mobilidade verde e a transição energética convidamos o presidente da Toyota, pioneira no híbrido flex, para ser o presidente de honra desta edição do Simea.”

Mais temas em debate na plenária principal serão a segurança na mobilidade verde, outro pilar do Mover que tem como objetivo aumentar a lista de itens de segurança obrigatórios nos veículos, a pesquisa e o desenvolvimento, outro ponto importante na política industrial automotiva, matérias-primas e a descarbonização da mobilidade.

O Simea também fará uma homenagem a Wilson Fittipaldi Júnior, que será recebida pelo seu filho, Christian: “O Wilsinho foi o responsável pelo único carro de Fórmula 1 desenvolvido pela engenharia brasileira, na década de 1970. Chegou a disputar mais de quarenta corridas. Ele faleceu este ano e decidimos homenageá-lo pela sua contribuição à  engenharia nacional”.

O Simea será realizado de 21 a 22 de agosto no Novotel Center Norte, em São Paulo. Mais informações e inscrições, que estão abertas, são encontradas aqui.