São Paulo – Nos próximos dias a Chevrolet abre a pré-venda do SUV Blazer EV, que marca a estreia da moderna plataforma modular elétrica Ultium no mercado brasileiro. Um lote com algumas unidades já desembarcou no Brasil e alguns pormenores foram apresentados à imprensa na quarta-feira, 31.
Segue em segredo, porém, o preço: nem quem reservar uma unidade na pré-venda saberá. Pagará um valor simbólico e poderá confirmar sua intenção de compra em setembro, quando efetivamente o Blazer EV for lançado.
Importado do México, chega a princípio sem incidência dos 35% do imposto de importação, por causa do acordo comercial bilateral. Ainda falta, porém, ratificar o índice de conteúdo local para que o desconto no tributo seja concedido — algo que, segundo o vice-presidente Fábio Rua, deverá ser aprovado.
De todo modo o Blazer EV deverá ser, porém, o modelo mais caro da linha Chevrolet no Brasil. A GM não economizou em itens de conforto, tecnologia, segurança e esportividade: concedeu ao SUV o selo RS, da divisão de alto desempenho. E, na apresentação à imprensa, a diretora de marketing de produto Paula Saiani, afirmou que a empresa mira faixa de mercado hoje ocupada por carros premium.
Sobre a plataforma Ultium foi posicionado um motor elétrico na parte traseira, que gera até 347 cv. As baterias garantem autonomia de 482 quilômetros pelos cálculos do Inmetro e podem ser recarregadas de 0 a 80% em quarenta minutos.
O que mais chama a atenção é a tecnologia embarcada. Seguindo o exemplo das concorrentes de origem chinesa a GM não economizou e oferece no Blazer head-up display, partida sem chave ou botão – basta sentar no banco do motorista para o sistema iniciar –, espelho interno com câmera e painel de 11 polegadas e sistema de infoentretenimento com tela de 17,7 polegadas.
Neste sistema está uma das grandes novidades da linha Chevrolet: o Google Built-In. Em vez de conectar o smartphone ao carro foi desenvolvido um sistema Google que oferece, na tela do veículo, o Maps, o assistente de voz e outros aplicativos. Como nos concorrentes chineses da BYD, mas com sistema Google. Mas o Blazer oferece, também, o sistema OnStar, este exclusivo da marca.
Algumas concessionárias serão nomeadas e preparadas para vender o Blazer, como no passado foi feito com o Bolt. Será uma fatia da rede de mais de seiscentos pontos de venda no Brasil pelo fato de precisar oferecer o pós-venda elétrico e porque não serão importados grandes lotes, ao menos no começo.
Embora os volumes não sejam elevados a expectativa do presidente Santiago Chamorro está alta. A GM, enfim, dá seu primeiro passo consistente na eletrificação no Brasil, após as tentativas no passado com Volt e Bolt. A chegada da Ultium, começando pelo Blazer e seguida, ainda em 2024, pelo Equinox, consolida o EV do ChEVrolet no mercado brasileiro.