Lula publica medida provisória que altera texto do Mover

São Paulo – Durante a cerimônia no Porto de Pecém, CE, em que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou leis dedicadas aos setores de energia e infraestrutura, dentre as quais o marco legal do hidrogênio verde, foi assinada também uma medida provisória que altera o texto do Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação.

Segundo o Palácio do Planalto são apenas questões burocráticas: a MP acrescenta dois parágrafos ao artigo do Mover que trata da redução da tarifa de importação de peças e componentes sem similar produzido no Brasil, de 16% para 2%. O texto acrescido deixa explícito que as importações de alíquota podem ser feitas também por terceiros, ou tradings.

Estes 2%, entretanto, não são recolhidos: são direcionados para o FNDIT, Fundo Nacional para Desenvolvimento Industrial e Tecnológico, gerido pelo BNDES. Os valores são direcionados para os programas prioritários para desenvolvimento da cadeia de autopeças e fornecedores. Estes projetos, desde o Rota 2030, geraram mais de R$ 1,5 bilhão em investimento, conforme mostrou recente reportagem da revista AutoData.

A MP esclarece que estes 2% deverão ser depositados pela empresa automotiva que fará uso da peça ou do componente importado, e não pela empresa importadora.

Produção de máquinas agrícolas cairá 24% este ano, projeta consultoria

São Paulo – A produção de máquinas agrícolas deverá recuar 24% em 2024 na comparação com o ano passado, quando foram produzidas 63 mil unidades, de acordo com as projeções da Boschi Inteligência de Mercado. A empresa também elaborou estudo para entender como será a produção de equipamentos agrícolas no Brasil de 2023 até 2028, mostrando que no segmento de tratores o cenário seguirá estável, no de colheitadeiras deverá haver recuo de 6% e no de pulverizadores prevê-se recuo de 1%.

Alguns fatores pesam para a estabilidade ou queda da produção até 2028, segundo a consultoria: o menor poder de compra dos agricultores por causa da valorização do real perante ao dólar, moeda pela qual as safras são negociadas, o que contribui para a postergação de novas aquisições, e o aumento de produtividade das máquinas mais modernas, permitindo que ocorra crescimento no plantio mesmo sem a ampliação da frota. 

A safra 2023/2024 também pesou para o adiamento das compras, pois deverá ser 6,4% menor do que a anterior, somando 299,3 milhões de toneladas, ainda que alguns segmentos registrem crescimento no período. Para a safra 2024/2025 o cenário muda e a expectativa é de aumento no plantio, devido ao maior volume de recursos disponíveis por meio do Plano Safra, que possui orçamento recorde desde que foi criado.

Com base nos dados da primeira edição da Pesquisa SAE BRASIL, Caminhos da Tecnologia no Agronegócio, 48% dos agricultores pretendem renovar seus tratores em um período de um a três anos, 21% demorarão de três a cinco anos e outros 21% trocarão apenas daqui cinco a sete anos. Em colheitadeiras 39% pretendem trocar de um a três anos, 12% de três a cinco anos e 27% de cinco a sete anos. 

Os demais agricultores que participaram da pesquisa afirmaram que renovarão suas máquinas daqui sete anos ou mais.

Marcopolo é finalista do prêmio Altair Enlighten 2024

São Paulo – A Marcopolo é uma das finalistas do prêmio Altair Enlighten 2024, junto com outras trinta empresas globais que foram selecionadas em diferentes categorias. Essa foi a primeira vez que uma companhia brasileira integra lista de finalistas da premiação que reconhece os maiores avanços em sustentabilidade e redução de peso que ajudam a reduzir a pegada de carbono.

A Marcopolo foi indicada à premiação pela alavanca de emergência para ônibus urbano e micro-ônibus que foi desenvolvida em polímero, com o uso de ferramentas avançadas, que resultou em uma redução de peso de 76% na comparação com a peça tradicional produzida em aço. A alavanca é instalada nos ônibus para abrir de maneira fácil e rápida as janelas de emergência para saída dos passageiros em caso de acidentes ou incêndio.

Marcopolo registra aumento de receita e de produção no segundo trimestre

São Paulo – No segundo trimestre de 2024 a Marcopolo registrou receita líquida de R$ 1,9 bilhão, aumento de 43,4% na comparação com igual período de 2023. O avanço é resultado do melhor desempenho da companhia em todos os segmentos em que está presente, com maior volume de vendas e produção.

No período o lucro bruto da companhia foi de R$ 509,9 milhões, com margem de 26,1%, resultado superior ao de igual período do ano passado: lucro bruto de R$ 276,2 milhões com margem de 20,2%. O EBITDA foi de R$ 382,3 milhões, com margem de 19,5%, valor bem acima do registrado no segundo trimestre de 2023: EBITDA foi de R$ 158 milhões com margem de 11,6%.

De abril a junho a Marcopolo produziu 4 mil unidades, expansão de 32,8% com relação a iguais meses do ano passado. Do total produzido 3,4 mil unidades saíram das linhas de produção instaladas no Brasil, volume 36,4% superior ao do segundo trimestre do ano passado, e a produção no Exterior chegou a 643 unidades, incremento de 16,7% na mesma base comparativa.

O avanço da produção no segundo trimestre mostra um importante processo de recuperação dos volumes do mercado brasileiro, puxado pelos ônibus rodoviários, que estão com demanda em alta pela grande procura de passageiros que estão escolhendo esse modal para viagens de longas distâncias. 

Com números positivos em 2024 a Marcopolo segue investindo em sua operação no Brasil, com a aplicação de R$ 45 milhões em uma nova Central de Inflamáveis instalada em Caxias do Sul, RS. A empresa também está ampliando a fábrica de São Mateus, ES, que deverá estar pronta no segundo semestre de 2024, com a instalação de linhas de montagem de chassis elétricos.

Caminhão Mercedes-Benz movido a hidrogênio inicia testes em clientes na Alemanha

São Paulo – A Daimler Truck iniciou os testes do caminhão Mercedes-Benz GenH2, movido a célula de combustível de hidrogênio, na frota de alguns clientes na Europa. O desenvolvimento faz parte do projeto global da empresa de comercializar veículos neutros em CO2 em seus principais mercados até 2039.

Cinco unidades do GenH2 serão utilizadas em diferentes aplicações de longa distância em rotas específicas na Alemanha, transportando materiais de construção, contêineres marítimos e até gases em cilindros. Na fase inicial dos testes, que deverá durar um ano, os veículos serão supervisionados pela montadora e o seu abastecimento será feito em postos de hidrogênio líquido designados em Woerth am Rhein.

A partir dos testes a Daimler Truck espera coletar informações importantes sobre as operações reais dos caminhões, que poderão ser usadas para o desenvolvimento do veículo que será produzido em série no futuro.

Fiat Strada reassume liderança do mercado brasileiro

São Paulo – A briga, que já foi boa no primeiro semestre, tende a ser acirrada até dezembro. Com os resultados de julho, quando liderou o mercado brasileiro com 14,2 mil emplacamentos, a Fiat Strada reassumiu o topo do pódio também no acumulado do ano, superando o Volkswagen Polo, agora vice-líder no acumulado e em julho. A diferença, porém, é de menos de quatrocentas unidades: 70,8 mil Strada e 70,4 mil Polo de janeiro a julho.

O mês passado teve bom desempenho dos utilitários esportivos: dos dez mais vendidos quatro são SUVs. O Volkswagen T-Cross foi o mais vendido do segmento, na quarta posição em geral. Aparecem no ranking também o Hyundai Creta, sexto mais vendido, Chevrolet Tracker, nono, e Nissan Kicks, décimo.

Os hatches, porém, seguem dominando o ranking, com cinco modelos: Polo, Fiat Argo, Onix, HB20 e Mobi. O outro modelo do ranking é a picape Strada, o mais vendido.

Crédito continua impulsionando o setor, diz Fenabrave

São Paulo – Conforme antecipado pela Agência AutoData o mercado brasileiro registrou, em julho, o melhor desempenho mensal de 2024, com 241,3 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados, segundo divulgou a Fenabrave na sexta-feira, 2. O resultado superou em 7% as vendas de julho do ano passado e em 12,6% as de junho.

Foi o melhor julho desde 2019, quando as vendas ficaram um pouco acima, 243,6 mil veículos. No acumulado do ano o mercado somou 1 milhão 385 mil licenciamentos, crescimento de 13,1% sobre janeiro a julho do ano passado e próximo à projeção de 14,7% de expansão da entidade.

Para o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, o crédito vem puxando as vendas para cima, especialmente em automóveis e comerciais leves – neste segmento as vendas avançaram 5,4% na comparação anual e 12,3% na mensal, para 227,4 mil unidades: “As condições de crédito continuam favorecendo os financiamentos e proporcionando bons números de vendas”.

De janeiro a julho os emplacamentos de veículos de passeio e comerciais leves cresceram 13,4%, somando 1,3 milhão de unidades. A expectativa da Fenabrave é de avanço de 15%: “O acumulado dos sete meses revela crescimento em linha com nossas projeções para 2024. E a oferta de crédito continua a ter influência positiva nas vendas”.

Pesados

Em caminhões e ônibus o cenário é de recuperação. Em julho foram emplacados 11,1 mil caminhões, avanço de 36,8% sobre o mesmo mês do ano passado e de 14,7% com relação a junho: “Este mercado segue com bons resultados e em alta da relação com o maior número de dias úteis e a um ligeiro aumento nas compras de caminhões para locação, atividade que vem ganhando espaço no País”.

No acumulado do ano o crescimento é de 13,9%, somando 66,5 mil unidades.

Entregas do Caminho da Escola impulsionaram os licenciamentos de ônibus em julho, com 2,9 mil unidades, alta de 66% com relação a julho de 2024 e de 37,8% sobre junho. Não foi suficiente, porém, para reverter a queda acumulada de 5,8%, com 14,3 mil unidades vendidas.

“O maior número de dias úteis em julho e a última janela das entregas de veículos do programa Caminho da Escola, antes das eleições municipais, beneficiaram o segmento, que já se aproxima do resultado alcançado no mesmo período de 2023.”

Iveco Bus vende mais 45 ônibus para a Rápido Sumaré

São Paulo – A Iveco Bus vendeu 45 ônibus para a Rápido Sumaré, que se somam ao negócio de 55 unidades já anunciado. O novo lote negociado é do modelo Bus 17-280, produzido em Sete Lagoas, MG, equipado com motor N67 Common Rail de 280 cv de potência e capacidade para transportar até 59 passageiros.

A negociação foi conduzida pela concessionário Mercalf, que fará a entrega dos veículos. O Rápido Sumaré tem sede em Sumaré, SP.

Mitsubishi se junta a Nissan e a Honda no desenvolvimento de eletrificação

São Paulo – Nissan, Honda e Mitsubishi assinaram memorando de entendimento para discutir em conjunto os próximos passos de desenvolvimento de sistemas de eletrificação e de inteligência dos veículos. É um passo além daquele assinado em março por Nissan e Honda, com a entrada de uma terceira parte.

A Mitsubishi chega para somar o seu conhecimento ao trabalho que já está sendo feito pela Nissan e pela Honda para atingir a neutralidade em carbono nos seus veículos e para produzir modelos que sejam capazes de zerar os números de acidentes por meio de novas tecnologias.

Ram anuncia versão especial limitada da Rampage

São Paulo – A Ram anunciou o lançamento de versão especial limitada da Rampage para celebrar o primeiro ano de vendas da picape. A informação foi divulgada por meio de um vídeo, no canal oficial da marca no Youtube, que mostra os funcionários trabalhando na nova versão. Os pormenores serão divulgados em breve.

No primeiro semestre de 2024 a Rampage, produzida na fábrica de Goiana, PE, somou 11,4 mil vendas no mercado interno, e em 2023, seu primeiro ano de mercado, não ultrapassou 8,6 mil unidades.