São Paulo – O planejamento da Iveco Bus no mercado brasileiro, de buscar ofertar soluções em segmentos nos quais não existem tantos concorrentes, está dando resultado: no primeiro semestre sua participação de mercado dobrou, ao crescer as vendas em 70%, segundo o diretor comercial Danilo Fetzner. Os planos seguem, inclusive na área da descarbonização. Duas das novidades são as atrações da companhia na Lat.Bus Transpúblico, que tem portas abertas de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo, na Capital paulista: o 17-210 G, movido a gás natural ou biometano, e o conceito 17-E BEV, desenvolvido em parceria com a Giaffone Electric.
O primeiro não é bem uma novidade: o chassi a GNV é produzido em Córdoba, Argentina, desde 2022. Lá já há algumas unidades circulando e, agora, está pronto para chegar ao mercado brasileiro: “O chassi ainda está na fase de homologação e duas capitais já nos contataram para solicitar cotação. A expectativa é que a partir de novembro possamos tê-lo homologado para poder vendê-lo. Acredito que no ano que vem já poderemos ter algumas unidades em circulação”.
Para Fetzner é uma solução de descarbonização alternativa à eletrificação, de três a quatro vezes mais barata e que não demanda forte investimento em infraestrutura. A capacidade de produção em Córdoba não é problema e pode atender às demandas de prefeituras brasileiras.
De toda forma a Iveco também direciona solução 100% elétrica, até para não ficar atrás da concorrência – todas as outras fabricantes de chassis brasileiras estão ofertando modelos a bateria. Na mesma Lat.Bus o conceito 17 E-BEV é apresentado como alternativa diferenciada, pois tem piso elevado: a maior parte dos elétricos disponíveis no Brasil são de piso baixo.
“A rentabilidade dos nichos é maior, mas não estamos focando só nisto. A nossa intenção, ao apresentar estas soluções de descarbonização, é dar um recado: que a Iveco está no jogo, podem vir nos consultar, nós temos soluções para apresentar.”
O modelo ainda é conceito e envolve um consórcio: a Iveco fornece o chassi, a WEG os motores elétricos, a CATL as baterias e a montagem foi feita pela Giaffone Electric, em operação semelhante à feita pela Eletra em São Bernardo do Campo, SP. Com tração 4×2 pode ser equipado com quatro ou oito packs de bateria, com autonomia de 120 quilômetros a 250 quilômetros.