Postos Texaco retornam ao Brasil em parceria com a Ipiranga

São Paulo – Palhoça, SC, passa a contar, a partir da quinta-feira, 31, com um posto de combustível da bandeira Texaco, que retorna ao mercado brasileiro após dezesseis anos. É parte do acordo de licenciamento da Chevron com a Ipiranga, que dirigirá a rede no País e promete mais inaugurações nos próximos meses.

Serão vendidos nos postos combustíveis Texaco com a tecnologia Techron, inclusive o etanol, haverá lojas de conveniência Star Mart e serviços de troca de óleo Star Lube.

BMW M2 ganha mais potência e chega às concessionárias

São Paulo – A BMW apresentou o novo M2 para o mercado brasileiro: equipado com motor bi-turbo com tecnologia M Twin Power, que gera 480 cv de potência, 20 cv a mais do que o anterior. A tração é traseira e o câmbio é o automático M Steptronic de oito velocidades.

Com motor mais potente o BMW M2 segue ofertado em duas versões no Brasil, Coupe e Track, com preços de R$ 648 mil e R$ 700 mil, respectivamente.

Estão disponíveis nas concessionárias e, junto com o foco na esportividade, trazem diversos itens de série como My BMW App, que permite controlar de forma remota algumas funções do veículos, três modos de condução, head-up display, suspensão adaptativa controlada eletronicamente, controle dinâmico de estabilidade.

Moto Honda alcança a marca de 30 milhões de motocicletas produzidas no Brasil

São Paulo – Pouco mais de quatro anós após alcançar o marco de 25 milhões, a Moto Honda da Amazônia atingiu a marca de 30 milhões de motocicletas produzidas no Brasil, em sua fábrica instalada do PIM, Polo Industrial, em Manaus, AM. O marco foi atingido pela recém-lançada CG 160 Titan, na configuração topo de linha – este foi o primeiro modelo produzido pela Honda no País, em 1976.

Para celebrar o marco o CEO e presidente global da Honda Motor, Toshihiro Mibe, fez sua primeira visita ao Brasil e à fábrica de Manaus. O evento também contou com a participação de Arata Ichinose, presidente da Moto Honda da Amazônia e da Honda América do Sul.

Grupo Volkswagen registra queda de 31% no lucro

São Paulo – Logo após divulgar que a Volkswagen estuda fechar três fábricas na Alemanha o Grupo Volkswagen apresentou seu balanço financeiro. O lucro da companhia, descontados os impostos, já totalizou € 8,9 bilhões este ano, 30,7% abaixo do mesmo período em 2023. A cifra do terceiro trimestre registrou tombo de 63,7%, para € 1,5 bilhão.  

Quanto à receita de vendas do grupo, de € 237,3 bilhões, ligeiramente acima do mesmo período em 2023, deveu-se a aumentos relativos de serviços financeiros. A receita de vendas no negócio automotivo ficou 1% abaixo do ano passado devido a volumes menores. A perspectiva é encerrar 2024 com € 320 bilhões, ligeiramente abaixo de 2023, com € 322,3 bilhões.

As vendas de 6,5 milhões de veículos de janeiro a setembro ficaram 4% abaixo do mesmo período de 2023. Os crescimentos de 4% na América do Norte e de 16% na América do Sul não foram suficientes para equilibrar quedas de 1% na Europa Ocidental e de 12% na China. Diante dos dados a expectativa é fechar 2024 com 9 milhões de unidades, um pouco aquém do ano passado, em que foram comercializados 9,2 milhões de veículos.

Volkswagen concede certificação ambiental à rede concessionária

São Paulo – A Volkswagen do Brasil começou a conceder às suas concessionárias a certificação ambiental goTOzero RETAIL, do Grupo VW. Isto acontece após auditoria. As concessionárias que contribuem com a declaração da missão ambiental go TOzero se comprometem a reduzir impactos sobre o meio ambiente.

Segundo Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da empresa, a iniciativa demonstra que a sua responsabilidade ambiental agora é multiplicada para a rede de concessionárias: “Estamos trabalhando junto aos nossos parceiros de negócios para criar um ecossistema sustentável, rumo à neutralidade de carbono”.

A certificação tem quatro níveis: Platinum, para padrões ambientais excepcionais, Gold, para excelentes padrões, Silver, elevados padrões, e Bronze, padrões adequados. A auditoria envolve desde aspectos físicos das lojas e questões como gestão de resíduos até a avaliação de treinamento ambiental das equipes e interação com os clientes com relação ao tema.

O Brasil foi o primeiro País a obter a certificação máxima. Na estreia da auditoria ambiental seis revendas participaram e todas foram aprovadas:

  • Carbel Prado: Belo Horizonte, MG – Platinum
  • Importadora Veículos: Maceió, AL – Platinum
  • Belcar Veículos Portal: Goiânia, GO – Gold
  • Caraigá Morumbi: São Paulo, SP – Gold
  • Luson Tarumã: Curitiba, PR – Gold
  • Germânica Volkswagen: São João da Boa Vista, SP – Silver

Juros e inadimplência em financiamentos de veículos recuam em setembro

São Paulo – A taxa de juros média e a inadimplência nos financiamentos de veículos 0 KM apresentaram variação negativa em setembro, segundo levantamento divulgado pelo Banco Central do Brasil na terça-feira, 30, interrompendo a trajetória de ascensão. São variações pequenas, de 0,1 ponto porcentual para baixo na inadimplência e de 0,2 pp no juro, e podem representar apenas oscilação de um mês para o outro.

A inadimplência superior a noventa dias caiu de 4,6%, índice registrado em agosto e julho, para 4,5%, retornando ao patamar de junho. Ficou 0,8 pp abaixo da registrada um ano atrás e representou recuo de 0,7 desde o fim de 2023.

Em setembro os juros médios aplicados aos financiamentos de veículos retornaram ao patamar de julho, 25,5%, após variar para cima até 25,7% em agosto. Foi o primeiro recuo da taxa de juros desde fevereiro.

Desde março a taxa média oscila de 25,4% a 25,7%, sem grandes variações de um mês para o outro. Comparado com setembro do ano passado os juros recuaram 0,5 pp. Com relação ao fim de 2023 o comportamento ficou estável.

Vendas de vans e ônibus crescem na União Europeia

São Paulo – No acumulado do ano as vendas de vans aumentaram 8,5% na União Europeia, totalizando 1 milhão 170 mil unidades. Os quatro principais mercados do bloco apresentaram desempenhos positivos: a Espanha teve alta de 16,7%, seguida por Alemanha com 8,2%, Itália com 7,3% e França com 5,8%.

A venda de caminhões, ao longo dos nove primeiros meses de 2024, caíram 7,5%, para 249 mil 708 unidades. Movimento foi puxado por recuo de 9,5% nos caminhões pesados, e o comércio dos médios cresceu 3% apenas.

Os dados divulgados pela Acea mostram que, embora Espanha e Itália tenham ampliado as vendas de caminhões, em 12% e 2,1%, respectivamente, as quedas na Alemanha, de 7%, e na França, de 4,3%, pesaram mais.

Quanto aos ônibus as vendas avançaram 16% em comparação com o acumulado de 2023, totalizando 27,4 mil unidades. Todos os principais mercados registaram crescimento, com destaque para Espanha, que avançou 21,8%, e Itália, 21%.

Vendas de veículos comerciais elétricos caem na Europa

Com relação ao combustível o diesel foi o preferido das vans de janeiro a setembro, com 84,6% do total. A comercialização destes veículos cresceu 10,6%, para 989 mil 975.

Unidades movidas a gasolina avançaram 7,5%, com fatia de mercado 6,1%.

As vendas de vans elétricas apresentaram queda de 12,8%, com participação de 5,7% – no mesmo período do ano passado a participação era de 7,1%. As híbridas também apresentaram queda de 4,3%, para 2% de market share.

Quanto aos caminhões o diesel manteve-se no topo das preferências, com 95,3% do total, embora tenha havido queda de 7,3% com relação ao acumulado de 2023. Os elétricos apresentaram recuo de 6,6%, com participação estável, 2,2%.

Os ônibus elétricos, em contrapartida, apresentaram avanço de 28,7% de janeiro a setembro com relação a igual período no ano passado: sua fatia de mercado subiu de 14,3% para 15,9%. As vendas de ônibus a diesel também cresceram, 19,4%, elevando a participação de mercado para 66,6%, 1,9% a mais do que no mesmo período de 2023.

Horse desenvolve tecnologia de transmissão para microcarro em Portugal

São Paulo – A Horse desenvolveu, em parceria com o CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto de Portugal, uma nova tecnologia de transmissão para veículos leves. O primeiro protótipo será manufaturado na fábrica de Aveiro para equipar microcarro da classe L7e, pensado para ser usado em um novo serviço de mobilidade urbana dedicado à aceleração da neutralidade de carbono nas cidades.

O veículo, que segue projetos anteriores de micromobilidade, incluindo o Buddy em 2008 e o Toyota APM, apresentado nas Olimpíadas de Paris, em 2024, será desenvolvido e testado pelo CEiiA em uma série de pré-produção, com aprovação prevista para o primeiro semestre de 2025.

A produção em larga escala do novo componente de transmissão da Horse deverá começar no segundo semestre do ano que vem, com até 20 mil unidades sendo entregues à medida que as soluções de mobilidade urbana se expandam. Os planos incluem a integração da caixa de câmbio no design do veículo leve, com testes de desempenho até dezembro.

Randoncorp alcança nota de crédito máxima da S&P

São Paulo – A agência de classificação de risco de crédito S&P, Standard & Poor’s, elevou a nota da Randoncorp na escala nacional Brasil de brAA+ para brAAA, com perspectiva estável. O rating de crédito AAA é o mais alto indicador que uma empresa pode receber, o que reforça a confiança dos investidores e a possibilidade de acesso a mais oportunidades de capital financeiro.

Segundo a Randoncorp é a primeira vez em 75 anos que a companhia atinge este indicador. De acordo com o relatório da S&P a elevação da nota de crédito deve-se à expectativa de consolidação bem-sucedida nos processos recentes de aquisições, alinhadas com o projeto de diversificar operações no Exterior enquanto aumenta a representatividade do segmento de peças de reposição em seu portfólio.

BYD contrata ex-Stellantis para a sua operação da Europa

São Paulo – A BYD contratou Maria Graza Davino, ex-chefe da Stellantis para o Reino Unido, para coordenar a composição de sua equipe da operação europeia, segundo informaram fontes familiarizadas com o assunto para a agência de notícias Bloomberg. Ela deverá ser a responsável por um conjunto de países europeus em dezembro, quando retornar de um período de descanso – ela deixou o cargo na Stellantis em 18 de outubro.

Davino seria a terceira executiva ex-Stellantis a assinar com a BYD nas últimas semanas, de acordo com a Bloomberg:  Alessandro Grosso, ex-vice-presidente de vendas para a Itália, foi contratado para gerenciar a operação italiana este mês. Alberto de Aza, que chefiava a Peugeot na Espanha e Portugal, será o responsável pela BYD nestes dois países.

Os três são ex-executivos da FCA, que se juntou à PSA em 2021 para a criação da Stellantis. No começo do ano o ex-chefe regional da FCA, Alfredo Altavilla, foi  contratado pela BYD como consultor especial para a Europa.