Stellantis e Instituto Senai se unem para formar mão de obra para serviços em veículos eletrificados

São Paulo – A Stellantis anunciou uma parceria com o Instituto Senai de Tecnologia e Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis de Santa Catarina, para promover um ecossistema de capacitação de pessoas, pesquisa e desenvolvimento voltados aos veículos eletrificados. Na unidade do Senai em Jaraguá do Sul, SC, será criado um centro de excelência em treinamento para profissionais de manutenção e segurança de veículos elétricos e híbridos. 

A montadora fornecerá equipamentos e veículos eletrificados para contribuir com a evolução do projeto. Atualmente a frota nacional possui 300 mil veículos híbridos e elétricos, com tendência de forte crescimento nos próximos anos.

Massey Ferguson anuncia novos diretores de marketing e vendas

São Paulo – A Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, anunciou reestruturação em sua diretoria de vendas e marketing com o objetivo de promover crescimento da marca no Brasil e na América Latina. Kellen Bormann é a nova diretora de vendas e Breno Cavalcanti o diretor de marketing.

Bormann possui mais de 25 anos de experiência em gerenciamento de vendas, marketing e áreas operacionais e nos últimos seis anos foi diretora de desenvolvimento de rede na AGCO.

Com duas décadas de carreira Cavalcanti desempenhou nos últimos oito anos na AGCO funções relacionadas à administração e reestruturação de áreas críticas, como marketing, inteligência de mercado e desenvolvimento de negócios.

Nissan desenvolve tinta para baixar temperatura dos veículos

São Paulo – A Nissan desenvolveu em parceria com a Radi-Cool, especialista em produtos de resfriamento radiativo, uma pintura automotiva capaz de reduzir a temperatura ambiente do interior do veículo em dias quentes e, desta forma, diminuir o consumo de energia do sistema de ar-condicionado.

Embora ainda na fase de testes, ao serem comparados dois veículos lado a lado sob o sol, sendo um com a pintura especial e, outro, com a tradicional, foi observado que a tinta é capaz de baixar em até 12° Celsius a temperatura da superfície externa e em até 5° Celsius a interna.

O projeto da Nissan integra sua busca por inovações diferenciadas que potencializem viagens e ajudem a criar sociedade mais limpa e sustentável. Com a cabine mais fria, além do conforto, é possível ajudar a reduzir a carga do motor ou, no caso de veículo elétrico, a consumir menos energia das baterias.

Tupy faz acordo para construir bioplanta com a Seara

São Paulo – A Tupy e a Seara, do Grupo JBS, acertaram a construção de uma bioplanta para produzir biometano, fertilizante organomineral e CO2 a partir de resíduos da suinocultura e avicultura.

Em março a empresa havia anunciado outras duas bioplantas, uma em parceria com a cooperativa agrícola Primato e a expansão da anunciada em 2022, com a Granja Rancho da Lua.

Ford lança divisão Performance na América do Sul

São Paulo – Chega à América do Sul a Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho e competição da companhia que está se expandindo globalmente. A estreia oficial foi no Festival Interlagos, quando alguns produtos, como a Ranger Raptor e o Mustang GT estão expostos nas áreas da empresa e disponíveis para os visitantes acelerarem nas pistas.

Segundo Antonio Baltar Jr, diretor de marketing, vendas e serviços da Ford, a divisão Performance trabalha em três frentes: produtos, como a picape Raptor e os Mustang, competições, onde a companhia pretende ampliar seu alcance, e kits de preparação, que são oferecidos para turbinar os veículos Ford.

O plano é também passar a oferecer eventos para os fãs, como os track days já presentes no leque de opções de outras marcas que se lançaram no segmento de alto desempenho.

Bom momento no Brasil

A chegada da nova divisão ocorre em momento de alta nas vendas: de janeiro a julho o crescimento da Ford chegou a 68% no Brasil, bem acima da média do mercado, de 13%. “Estamos ganhando participação de mercado”, disse Baltar.

A companhia ocupa a décima-segunda posição no ranking, com 23,9 mil veículos vendidos. A Ranger soma, até julho, 15,5 mil licenciamentos e é a quinta picape mais vendida do País, à frente das Chevrolet S10 e Montana e da Ram Rampage.

Comexport investirá R$ 400 milhões em fábrica multimarcas no Ceará

São Paulo – A Comexport, que opera na área de comércio exterior, encabeça um projeto de produção de seis modelos eletrificados, de três marcas diferentes, na antiga unidade da Troller em Horizonte, CE. Serão investidos R$ 400 milhões na primeira etapa desta iniciativa, com previsão de entrar em operação em 2025. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Comexport, Rodrigo Teixeira, durante evento organizado pelo governo do Estado do Ceará na sexta-feira, 9, que contou com a presença do vice-presidente e ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

“O Ceará tem um desejo antigo de produzir veículos e este ano, graças à promulgação do Mover, que estabeleceu regras claras para a modernização da indústria brasileira com o desenvolvimento de novas tecnologias e trouxe previsibilidade à indústria automotiva, é possível promover o marco histórico de ter veículos movidos a novas energias 100% produzidos no Estado”.

Segundo o executivo as marcas integrantes do projeto são parceiras da Comexport, empresa que há 51 anos trabalha com comércio exterior. “Mais de 10% dos carros que vendidos no País passam pela nossa empresa.”

Pormenores como as identidades dos participantes e os nomes dos modelos serão anunciados posteriormente, segundo ele. Empresas chinesas como a Neta Auto, que recentemente anunciou que busca espaço para iniciar produção no Brasil, mas que não necessita de uma fábrica inteira para si, podendo usar uma linha em unidade já existente, podem estar envolvidas. Procurada, a montadora ainda não se manifestou.

“Nosso foco é o processo de industrialização. Em um primeiro momento não criaremos um carro no Ceará, embora seja um sonho para o futuro. Mas nós produziremos o que há de mais moderno em termos de veículo movido a novas energias”.

Governo estadual cede espaço que abrigava produção da Troller

Em março o governo estadual desapropriou o antigo terreno da Ford em Horizonte para que empresas interessadas pudessem implantar novo projeto produtivo. E, esta sexta-feira, 9, foi assinado contrato de comodato para a cessão do espaço de 127 mil m², que até 2021 abrigava a produção da Troller, ao projeto da Comexport.

Procurada a Ford informou, em comunicado, que “a situação da planta da Ford em Horizonte, no Ceará, está sendo tratada na esfera jurídica e, por isso, não comentaremos o assunto neste momento”.

“É evidente que tem gente que não queria a desapropriação da fábrica da Ford, mas eu não podia deixar de tomar essa decisão para trazer investimento ao Estado. O Ceará terá, enfim, o polo automobilístico que sonhou por gerações e gerações”, disse Elmano de Freitas, governador do Ceará, ao reforçar que existe ainda preocupação de que não somente o carro híbrido e elétrico seja montado localmente, como as peças e componentes sejam produzidos no Brasil, a fim de gerar emprego e renda. “Temos este desafio.”

O ministro Alckmin reforçou que medida provisória que alterou texto do Mover assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de agosto trará mais previsibilidade e segurança jurídica ao polo automotivo de Horizonte. Lembrou, ainda, que fábricas que baixaram as portas no governo anterior estão com novas linhas, como BYD na antiga unidade da Ford em Camaçari, BA, a GWM na Mercedes-Benz em Iracemápolis, SP, e agora a fábrica multimarcas onde operava a Troller em Horizonte.

Produção argentina de veículos reage em julho após paradas

São Paulo – Depois de sofrer com paradas na produção em maio e junho, como reflexo das enchentes do Rio Grande do Sul, as montadoras argentinas voltaram a ampliar o volume de sua produção em julho. Com três dias úteis a mais as 44,4 mil unidades fabricadas demonstram avanço de 38,7% na comparação mensal, mas ainda estão 9,8% aquém do volume de um ano atrás.

Conforme dados da Adefa ainda houve alguns ajustes nas linhas em julho e mesmo assim o volume de produção diário ultrapassou 2,4 mil unidades, aumento de 14,3%, puxado, segundo a entidade, pela introdução de novo modelo que começou a ser fabricado.

As exportações também reagiram em julho: 28,3 mil unidades representam aumento de 35,7% frente a junho, embora 1,2% inferiores ao mesmo mês do ano passado. De acordo com Martín Zuppi, presidente da Adefa, a melhora se deveu principalmente a uma maior demanda por parte do Brasil, da Colômbia e de outros países da América Central. O volume embarcado responde por 63% da produção local.

Ao longo dos sete primeiros meses do ano foram produzidos 261,1 mil veículos, ainda 24,3% abaixo das 345 mil unidades do mesmo período do ano passado. Quanto às exportações o volume de 155,1 mil unidades é 14,1% inferior.

Para Zuppi é importante considerar os desafios que acompanham o cenário e seguir trabalhando em conjunto com a cadeia automotiva e o governo, a fim de reverter a curva e alcançar, o quanto antes, trajetória de crescimento em termos anuais:

“Neste sentido as medidas que o governo adotou no último mês, como a eliminação das retenções nas exportações incrementais e a redução dos prazos de pagamento ao Exterior, somada às ações que já estão em prática, são de vital importância para a sustentabilidade do setor”.

Um dos grandes desafios que o segmento enfrenta no médio prazo, na sua visão, é dispor de ferramentas necessárias para atrair investimentos em novas formas de propulsão: “Trata-se de tarefa na qual estamos trabalhando em meio a processo de transformação que a indústria atravessa, globalmente, para garantir sua sobrevivência no longo prazo”.

Quanto às vendas internas o mercado também se recuperou em julho, com 42,3 mil unidades, alta de 38,8% com relação a junho e queda de 2,2% frente ao mesmo mês do ano passado. Dados da Acara, que representa os concessionários locais, apontam que foi o melhor mês em vendas e a primeira vez no ano que o volume superou as 40 mil unidades em um mês.

Vendas de implementos ficaram 6% acima dos primeiros sete meses de 2023

São Paulo – Foram comercializados, de janeiro a julho, 89,8 mil implementos rodoviários no mercado interno, volume 5,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, 85 mil unidades. Dados da Anfir apontam que o melhor desempenho foi notado nas vendas de reboques e semirreboques, com 52,5 mil unidades, alta de 6,2%. Carrocerias sobre chassis avançaram 4,8%, somando 37,3 mil unidades.

Os produtos mais demandados no acumulado do ano na linha pesada foram graneleiro/carga seca, com alta de 11,4% e 11,9 mil emplacamentos, tanque carbono, com avanço de 54,2% e 5 mil vendas, e baú carga geral, com incremento de 61,7% para 5 mil unidades.

Nos leves destaque também para graneleiro/carga seca, com aumento de 13,2% e 8,7 mil vendas, baú alumínio/frigorífico, com aumento de 12,6% e 15,6 mil, e betoneira, com crescimento de 56%, para 973 unidades.

Na avaliação do presidente da Anfir, José Carlos Sprícigo, o desempenho reflete a melhora nos indicadores econômicos: “O mercado está se consolidando, passo a passo, em espiral positiva conforme as expectativas oficiais”, afirmou, referindo-se à perspectiva de alta de 2,5% no PIB para este ano.  

Associadas da Abeifa venderam quase 50 mil eletrificados até julho

São Paulo – As dez marcas associadas à Abeifa emplacaram no mercado doméstico, de janeiro a julho, 53,5 mil veículos importados, avanço de 232% em comparação ao mesmo período do ano passado, 16,1 mil unidades. Destaque para o fato de que quase 92% deste volume, ou 49,1 mil, eram híbridos e elétricos, o que representa 52% do mercado total e demonstra crescimento de 290% no acumulado de 2024.

A BYD lidera com folga como a marca que mais vende importados no Brasil. Com 38,6 mil veículos emplacados, crescimento de 1 445% frente a igual período em 2023, 2,5 mil unidades, a empresa representou 72,1% das vendas dos primeiros sete meses do ano. Do total 12,1 mil são Song Plus, 11 mil Dolphin e 10,5 mil Dolphin Mini.

Em segundo lugar aparece a Volvo, com 4,9 mil emplacamentos, 7,6% acima de janeiro a julho do ano passado, sendo que 1,7 mil unidades são do XC60 e 1,4 mil do EX30. Na terceira posição está a Porsche, com 3,6 mil, incremento de 19,8%, sendo 1 mil do Cayenne e 751 do 911.

Em julho foram emplacados 8,6 mil importados, 10,6% mais do que no mês anterior, em que foram vendidos 7,8 mil, e 220,2% acima do sétimo mês de 2023, 2,7 mil.

Nova Amarok é carro oficial da Festa do Peão de Barretos

São Paulo – A nova Amarok, que começou a ser produzida na fábrica da Volkswagen em General Pacheco, Argentina, no mês passado, é o carro oficial da Festa do Peão de Barretos de 2024, onde fará, também, a sua primeira aparição ao público brasileiro. A empresa é patrocinadora oficial do Circuito Sertanejo, que tem no evento, considerado a maior festa do peão da América Latina, a etapa mais relevante.

Em sua trigésima participação na Festa do Peão de Barretos ao longo da história, iniciada em 1973 ao premiar o vencedor da competição com um Fusca 1300, a Volkswagen terá mais de vinte espaços com ativações para todos os públicos. O evento será realizado de 15 e 25 de agosto.