Vendas financiadas atingem o maior patamar mensal desde dezembro de 2013

São Paulo – Em julho as vendas financiadas de veículos leves, pesados e motocicletas chegaram ao maior patamar mensal desde dezembro de 2013, somando 626 mil unidades, de acordo com dados da B3. O volume foi 27,2% maior do que o registrado em julho do ano passado e 7,2% maior do que o de junho.

Do total vendido a prazo em julho 415 mil foram de veículos usados e 211 mil novos.

Separadas por segmento as vendas financiadas de veículos leves cresceram 26% sobre julho do ano passado e com relação a junho houve aumento de 11,3%. O financiamento de veículos pesados cresceu 28,1% na comparação com igual mês do ano passado e sobre junho o incremento foi de 10,8%, e de motocicletas, em julho, cresceu 32% na comparação com julho de 2023 e recuou 5% com relação a junho.

As vendas financiadas de veículos leves, pesados e motocicletas novos e usados de janeiro a julho atingiram o maior patamar para o período desde 2011, chegando a 4 milhões de unidades. Na comparação com iguais meses de 2023 a expansão foi de 24,3%.

ZF Aftermarket busca inspiração em e-commerce para otimizar sua distribuição

Itu, SP – As expectativas com relação à manutenção do crescimento do mercado de reposição automotiva fizeram a diretoria da ZF na América do Sul se mexer. No ano passado a companhia iniciou um investimento R$ 18 milhões em seu centro de distribuição no Interior paulista, para modernizar e otimizar a capacidade de resposta aos pedidos de seus clientes. Os resultados estão sendo colhidos e um novo ciclo de aportes está sendo desenvolvido.

A inspiração para projetos de otimização veio de companhias do varejo, como Amazon e Mercado Livre, de acordo com Bruno Silva, gerente sênior de operações da ZF Aftermarket: “Precisamos admitir: a indústria automotiva, com relação à distribuição, está um passo atrás desses grandes varejistas do e-commerce. Então fomos visitar estas empresas para avançar nesta área”.

Bruno Silva. Foto: Divulgação.

Instalada em Itu a esteira seletora, que começou a operar no fim do primeiro semestre, foi uma das tecnologias buscadas nas varejistas. Por ela passam caixas de produtos que, com base em informações definidas durante sua programação, separam os itens conforme os pedidos dos clientes.

Desta forma, segundo Silva, o ganho em eficiência chega a 30%: “Antes nossos operadores precisavam buscar item por item no estoque para preparar os pedidos de cada cliente. Agora as peças são retiradas das prateleiras e levadas à esteira seletora, que faz a separação para cada demanda, com capacidade de atender a 24 clientes ao mesmo tempo. Dá mais velocidade e precisão ao centro de distribuição”.

Esteira seletora. Foto: Divulgação.

O centro da ZF Aftermarket em Itu mantém 18 mil posições em estoque de 15 mil códigos de produto diferentes. São movimentadas, diariamente, 120 toneladas de peças, enviadas a 850 clientes: “Pela esteira seletora só não passam peças muito pesadas, com mais de 11 quilos. Estas ainda são separadas pelos operadores manualmente. Mas cerca de 85% do nosso estoque é atendido por ela”.

Nova linha automatizada

Outro investimento que estreou recentemente foi o da transferência de embalagem do fluido de freio, item que, com a marca Varga TRW, a ZF mantém em torno de 60% de participação de mercado. Antes o processo era feito em Limeira, SP, mas com o aumento da demanda foi preciso ampliar.

“Quando decidimos pela ampliação optamos, também, pela transferência para Itu, porque fazia mais sentido ficar no centro de distribuição. Antes nossa capacidade era de encher 650 mil frascos em um mês e já em julho, no novo local, superamos 1 milhão de embalagens”.

Os fluidos de freio são produzidos por uma fornecedora e enviados em tanques para a ZF Aftermarket. As embalagens, que já chegam rotuladas de outro fornecedor, são colocadas na linha automatizada que leva os frascos ao enchimento e, depois, à colocação da tampa. Tudo robotizado.

Linha de enchimento de fluido de freio. Foto: Divulgação.

“Há interferência manual apenas três vezes: na colocação da embalagem, das tampas e na retirada do frasco já cheio. O resto é tudo automatizado”.

A linha já foi pensada com capacidade para ser expandida no futuro se isto for necessário. Assim como o Centro de Distribuição, que hoje ocupa área de 20 mil m² e pode crescer até cinco vezes.

As perspectivas são otimistas: segundo Reynaldo Contreira, chefe da ZF Aftermarket para a América do Sul, a projeção é crescer 10% em volume de vendas de peças para a reposição em 2024: “E para os próximos anos não difere muito deste índice”.

Shineray planeja abertura de cem concessionárias até dezembro

São Paulo – Animada com a demanda por veículos de duas rodas a Shineray do Brasil revisou sua projeção de abertura de concessionárias no País de setenta para cem. Junto às duzentas já em operação o plano é expandir a rede em 50% e encerrar 2024 com trezentas lojas.

De acordo com Thomas Medeiros, diretor de supply chain da Shineray, instalada no Complexo de Suape, PE, onde realiza a montagem de motocicletas em CKD, esse otimismo decorre do fato de a empresa estar prestes a bater a meta projetada para 2024.

A expectativa era a de encerrar o ano com 65 mil motocicletas comercializadas, alta de 22% com relação ao ano passado. No entanto, conforme Medeiros, esse número deverá ser alcançado em agosto.

“Sabemos que se trata de uma meta audaciosa, mas que depende também do empenho de grupo de profissionais experientes que integram equipe antenada ao que o mercado consumidor demanda.”

De janeiro a julho a Shineray vendeu 48 mil motos, seu novo recorde. Somente em julho foram vendidas 7 mil e, segundo a empresa, chegou a faltar produto. O que reforça a perspectiva de que agosto seja ainda melhor que o mês passado.

Por isto a companhia, há dezoito anos com operação no País, decidiu anunciar a abertura de maior volume de revendas até dezembro. Durante o primeiro semestre dez estados receberam lojas da marca em cidades como Brasília, DF, Campo Grande, RJ, Cachoeiro do Itapemirim, ES, Curitiba, PR, João Pessoa, PB, Camaçari. BA, Belém, PA e Gurupi, TO.

Mercado de veículos do Chile reage em julho

São Paulo – Superado apenas por abril julho foi o segundo melhor mês de vendas de automóveis e comerciais leves no Chile, com 25,1 mil unidades. Segundo a Anac, Associação Nacional Automotiva do Chile, o volume foi puxado pela chegada de veículos ano/modelo 2025, o que tradicionalmente ocorre em agosto, e pela maior demanda da população em todas as regiões do país.

Na comparação com julho do ano passado houve crescimento de 8,8% nas vendas e, com relação a junho, de 11,1%.

O volume comercializado no ano segue em queda, com 167,6 mil unidades, retração de 8,1% na comparação com iguais meses do ano passado.

O mercado de caminhões seguiu pelo mesmo caminho dos veículos leves e registrou alta de 8,6% em julho na comparação com igual mês do ano passado, com 1 mil unidades vendidas, volume que também foi 13,4% maior do que o de junho. No acumulado do ano as vendas somaram 6,6 mil caminhões, queda de 9,4% sobre iguais meses de 2023.

Em julho as vendas de ônibus cresceram 24,7% sobre idêntico mês do ano passado, 96 unidades, mas com relação a junho houve retração de 7,7%. No acumulado foram vendidos 1,1 mil ônibus, queda de 33,4% com relação a 2023.

Cícero Moriconi Melo é o novo diretor industrial da Revo

São Paulo – O engenheiro Cícero Moriconi de Melo é o novo diretor industrial da Revo. Ex-executivo da Ford, empresa na qual permaneceu por quase quatro décadas, tendo como sua última experiência a Troller, no Ceará – que encerrou a operação em 2021 e agora dará espaço para fábrica multimarcas liderada pela Comexport -, Melo responde pelas duas unidades da companhia em Sorocaba e Tatuí, SP.  

O principal desfio de Melo será promover o crescimento da empresa, hoje com capacidade de adaptar até duzentos veículos por dia, de viaturas para uso policial a frotas de transporte, caminhões especiais, veículos para combate a incêndios e lazer personalizado, além de contar com linha de produção interna para blindagens.

IQA realizará em outubro Fórum da Qualidade Automotiva

São Paulo – O IQA já tem inscrições abertas para seu 10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, a ser realizado em 10 de outubro no Centro de Convenções Milenium, na Vila Clementino, São Paulo. Este ano o tema do evento será O Papel da Qualidade na Mentoria da Competitividade do Setor Automotivo Nacional, debatido por autoridades e executivos das principais companhias e entidades do ramo.

De acordo com o IQA o intuito desta edição é explorar a relação da qualidade com os desafios atuais da cadeia automotiva, incluindo descarbonização, transformação digital, complexidade tecnológica, gestão de fornecedores, experiência do cliente, escassez de mão de obra qualificada e acesso a peças e componentes.

Como palestrante confirmada destaca-se Margarete Gandini, diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que falará sobre o Programa Mover, Mobilidade Verde e Inovação. Estarão presentes também os presidentes da Anfavea, Márcio de Lima Leite, do Sindipeças, Claudio Sahad, e do Sindirepa, Antônio Fiola.

Durante o evento haverá ainda a cerimônia de premiação da quarta edição do Prêmio IQA da Qualidade Automotiva, que reconhece os melhores projetos nas categorias Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias, Qualidade nos Processos Produtivos e Qualidade Automotiva no Jornalismo – na qual a Agência AutoData levou o ouro e a prata em 2023.

Para conferir a programação completa e realizar a inscrição basta acessar o site oficial do evento.

Continental Pneus amplia portfólio com o UltraContact para veículos leves

São Paulo – A Continental Pneus ampliou seu portfólio nacional com o lançamento do UltraContact, pneu produzido na fábrica de Camaçari, BA, dedicado a veículos leves. Ele foi lançado em dezoito medidas, dos aros 14 ao 19, que até o fim do ano terá mais quatro opções.

A empresa desenvolveu o novo pneu com uma construção mais espessa e reforçada para aumentar a proteção contra danos diários. Em algumas medidas o UltraContact oferece uma borda lateral adicional para proteger de possíveis danos na parede do pneu.

Omoda Jaecoo investe R$ 200 milhões para iniciar operação no Brasil

São Paulo – A Omoda Jaecoo, duas marcas do grupo Chery, anunciaram investimento de R$ 200 milhões para iniciar sua operação no Brasil, que atrasou um pouco: as vendas estão previstas para começar no primeiro trimestre do ano que vem. Os negócios iniciarão com modelos importados da China e vendidos em uma rede de mais de cinquenta concessionárias confirmadas, que serão administradas por grupos experientes que já atuam no segmento, como Sinal, Toriba, Amazonas, Carrera, dentre outros.

O valor anunciado será destinado à estruturação do escritório local, contratação dos funcionários e divulgação das duas marcas. Um novo investimento, maior que o primeiro, será anunciado em breve para a produção de veículos das duas marcas no País. Segundo o diretor de vendas Felipe Amaral a localização é fundamental para alcançar a meta de 30 mil clientes brasileiros por ano:

“As negociações da fábrica no Brasil estão sendo conduzidas pela nossa matriz chinesa e o assunto ainda é tratado em sigilo. Assim que for possível vamos divulgar os pormenores, mas tudo depende dos acordos que estão sendo discutidos”.

Existem grandes chances das duas marcas utilizarem a fábrica instalada em Jacareí, SP, uma vez que o grupo é dono de uma fatia da unidade que está fechada desde maio de 2022. À época a Caoa Chery informou que estava paralisando a produção na unidade para realizar adaptações que permitissem a produção de veículos elétricos a partir de 2025, ano em que Omoda e Jaecoo prometeram o início da montagem local, ainda em CKD, para avançar para uma produção 100% local no futuro.

As duas plataformas que serão instaladas no Brasil já foram definidas: uma é a Super Hybrid Platform, para produzir veículos híbridos com autonomia acima de 1,4 mil quilômetros e consumo abaixo de 4,5 litros a cada 100 quilômetros, com uma transmissão híbrida de três velocidades. A segunda linha de produção é a High Performance BEV Platform, que será usada para produzir veículos elétricos com autonomia superior a 700 quilômetros, equipados com baterias capazes de recuperar 150 quilômetros de autonomia em cinco minutos, dependendo do carregador usado. 

Questionados sobre modelos flex e híbridos flex, a empresa disse que pretende ter as duas tecnologias disponíveis em seu portfólio.

O foco da Omoda Jaecoo no Brasil será no segmento de SUVs, com seis modelos disponíveis: os já conhecidos Omoda 8, Omoda 7, Jaecoo 7 e Jaecoo 8 e o Omoda 3 e o Jaecoo 9 serão lançados globalmente em breve. O primeiro modelo comercializado no Brasil ainda não foi definido, assim como o primeiro nacional: “Os modelos com tíquete médio menor e maior demanda possuem mais chances de serem localizados na comparação com os mais caros, que deverão ter um número menor de vendas no Brasil”.

O País é considerado um mercado de extrema importância pela Omoda Jaecoo, que tem como meta chegar a 1,5 milhão de SUVs vendidos por ano até 2030 em todo o mundo, conquistando 9,2% do mercado global de SUVs do segmento A ao D fora da China. Como esse segmento é o que mais cresce no Brasil, registrando vendas maiores do que os hatches mais baratos, natural apostar as fichas aqui.

Outros mercados estão na mira e a meta é chegar em 44 países em 2024, 56 em 2025 e 61 em 2026, marcando presença em todos os continentes. Atualmente Omoda e Jaecoo estão em 23 países e possuem dez fábricas e quatro centros de Pesquisa e Desenvolvimento.

Pirelli traz ao Brasil pneu para veículos de alta performance

São Paulo – A Pirelli escolheu o Festival Interlagos 2024 para trazer ao Brasil seu pneu semi-slick P Zero Trofeo RS, dedicado a veículos de alta performance, como os modelos mais esportivos, com o objetivo de melhorar o desempenho em pista seca.

Homologado para uso on road, o produto nasce como uma evolução técnica do P Zero Trofeo R e, de acordo com a Pirelli, se distingue também pelo seu posicionamento de mercado, sendo projetado como equipamento original de super e hipercarros.

Volkswagen abre quinta edição da Semana da Diversidade

São Paulo — Em sua quinta edição a Semana da Diversidade a Volkswagen terá transmissões online do evento, realizado de 12 a 16 de agosto, a fim de ampliar o alcance de temas como diversidade e inclusão direcionada exclusivamente aos funcionários.

Especialistas convidados debaterão temas como importância estratégica da diversidade e inclusão, saúde mental da mulher, liderança inclusiva, equidade racial empresarial e vieses inconscientes. A abertura do evento contará com a presença do CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.