BYD oferece Dolphin Mini com desconto para clientes PcD

São Paulo – A BYD passou a oferecer isenções e descontos para clientes PcD no Dolphin Mini de quatro e cinco lugares. Segundo a empresa informou em comunicado é o primeiro 100% elétrico a entrar no programa de descontos para pessoas com deficiência.

O Dolphin Mini de quatro lugares, exclusivamente na cor preta, passa de R$ 114,8 mil para R$ 99,8 mil. No caso do de cinco lugares, em todas as cores, o preço cai de R$ 119,8 mil para R$ 101,8 mil. O wallbox é gratuito para todos os compradores.

Pela legislação clientes PcD conseguem isenção de IPI para modelos de até R$ 200 mil, desde que cumpridas uma série de requisitos. No caso do ICMS, porém, o teto é R$ 120 mil, mas a isenção se aplica apenas até o valor de R$ 70 mil .

Os modelos PcD podem ser encontrados em todas as 120 concessionárias BYD espalhadas pelo Brasil.

Festival Interlagos bate recorde de público e de test-drives em 2024

São Paulo – A terceira edição do Festival Interlagos bateu recorde de público em 2024 após receber 118,7 mil visitantes durante os três dias de evento. Também foi recorde o número de test-drives realizados, que chegou a 8,9 mil, segundo a organização.

O evento contou com 29 marcas e 19 montadoras que levaram 355 veículos para Interlagos. Doze foram lançados durante o festival, que gerou 3,6 mil empregos diretos.

Após o sucesso da edição 2024, que ocupou totalmente uma área de 100 mil m², a organização já confirmou que o quarto Festival Interlagos será realizado de 11 a 15 de junho de 2025.

Goodyear amplia portfólio e segue em busca de novos contratos com as montadoras

Americana, SP – Três novos pneus vieram incrementar o portfólio da Goodyear no mercado brasileiro. Para os veículos premium e esportivos chegou a nova geração do Eagle F1 Asymmetric 6, que substitui a linha anterior, e para uso misto e off-road, respectivamente, os Wrangler Duratrac RT e Boulder RT.

Segundo Débora da Cruz, diretora de marketing da Goodyear no Brasil, a demanda por veículos premium e esportivos está em alta no mercado nacional: no ano passado registrou o maior volume de vendas desde 2016, com 72,8 mil unidades. A nova linha do Eagle F1 Asymmetric 6 será ofertada em 23 medidas, dos aros 17 ao 22. Parte delas produzida na fábrica de Americana, SP, enquanto o restante importado dos Estados Unidos.

As versões do pneu feito em Americana são as fornecidas para os modelos Pulse e Fastback Abarth que saem de Betim, MG – é exigência da Stellantis que os pneus sejam produzidos localmente. 

A diretora da Cruz disse que a companhia segue trabalhando para elevar o volume de fornecimento para as montadoras locais: “Cada empresa possui um plano de lançamento para os próximos anos e nós participamos das concorrências que acontecem internamente. Faz parte do nosso dia a dia esse tipo de trabalho”.

Os Wrangler Duratrac RT, dedicado ao uso misto, e o Wrangler Boulder RT, para uso fora de estrada, ampliam o portfólio Wrangler para sete opções no Brasil. As duas novas são dedicadas ao mercado de reposição, pois são importados dos Estados Unidos e não possuem previsão de nacionalização, segundo a diretora, pois atendem um nicho de mercado com volumes menores.

O mercado de reposição é relevante no Brasil: no ano passado foram vendidos 780 mil SUVs e 240 mil picapes, e parte dessa frota pode demandar por uma das novidades da linha Wrangler. O novo pneu de uso misto atende as picapes Ram, Ford Ranger, Toyota Hilux e o Land Rover Defender, dentre outros, enquanto o Wrangler Boulder, para off-road, pode ser usado pela Mitsubishi L200 Triton Savana, Jeep Wrangler, Ford Bronco e outros modelos com apelo fora de estrada.

Os dois lançamentos da linha Wrangler são produzidos com novas tecnologias da Goodyear para reforçar a sua durabilidade e aumentar a resistência a possíveis perfurações e cortes. O pneu dedicado ao uso misto é produzido com três camadas laterais, aumentando a sua resistência, enquanto o pneu off-road ganhou reforços nas laterais.

Mercedes-Benz amplia oferta e serviços de elétricos a mais oito cidades

São Paulo – A Mercedes-Benz Cars & Vans anunciou que a partir deste mês a oferta de produtos e serviços de automóveis elétricos estará presente em mais oito cidades, totalizando dezesseis, com atendimento especializado a este tipo de tecnologia disponível em vinte concessionárias.

Os municípios paulistas de Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, Goiânia, GO, Salvador, BA, Recife, PE, Fortaleza, CE e Natal, RN passam a contar com oferta de carros 100% elétricos e equipes de vendas e pós-vendas especialmente treinadas, ferramental e equipamentos exclusivos para esta forma de propulsão.

Os novos concessionários juntam-se à rede atual em operação que dispõe dos produtos e serviços em São Paulo, Rio de Janeiro, RJ, Belo Horizonte, MG, Brasília, DF, Vitória, ES, São José, SC, Curitiba, PR. e Porto Alegre, RS.

Audi entrega projeto arquitetônico da Fábrica de Ideias

São Paulo – A Audi do Brasil integra a Fábrica de Ideias, complexo multiuso que contribuirá para revitalizar o centro histórico de Curitiba, PR, no bairro Rebouças. Sua participação consistiu na contratação de escritório de arquitetura para que fosse criado o projeto do espaço de 34 mil m² de área construída, em terreno de 50 mil m², dedicado a atividades de cultura, lazer, inovação e tecnologia além de reunir empresas e startups.

Realizado pelo escritório paranaense Ricardo Amaral Arquitetos, por meio de concorrência, o projeto, que tem o objetivo de preservar a herança cultural da região ao renovar e reutilizar estruturas existentes no local, foi entregue ao governo estadual.

A Fábrica de Ideias terá investimento total estimado em R$ 200 milhões, recursos que serão prospectados pelo Estado do Paraná por meio de PPPs. Nesta fase inicial a Audi realizou aporte de R$ 4,1 milhões.

A perspectiva é a de que o início das obras ocorra em 2025 e a entrega do complexo no primeiro semestre de 2026. O local abrigará, ainda, dois museus, o MAC, Museu de Arte Contemporânea, e o MIS, Museu da Imagem e do Som.

Anfir e Apex Brasil renovam programa MoveBrazil

São Paulo – A Anfir renovou com a ApexBrasil, pela quarta vez, convênio para o programa MoveBrazil, a fim de incentivar exportações de implementos rodoviários. A nova etapa da parceria, que teve início em 2016, terá duração de dois anos, deste agosto a julho de 2026, e prevê investimentos totais de R$ 7,2 milhões para promover a internacionalização desta indústria.

O programa apoia, atualmente, em torno de duzentas empresas, a maior parte delas de pequeno e médio porte. Nesta nova etapa serão trabalhados mercados-alvo internacionais como Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, México, Peru, República Dominicana e Paraguai.

O objetivo é garantir a participação em feiras e rodadas de negócio internacionais assim como realizar uma rodada com compradores estrangeiros durante a Fenatran, em São Paulo, em novembro. O convênio também engloba ações para estímulo à inovação e práticas de sustentabilidade com o compromisso de fortalecer e estimular empresas com lideranças femininas.

Produção de motocicletas supera 1 milhão de unidades

São Paulo – No acumulado até julho saíram das linhas de produção do Polo Industrial de Manaus, AM, 1 milhão 15 mil motocicletas, 14,4% acima do registrado nos sete meses iniciais de 2023. É o maior volume para o período desde 2012, de acordo com a Abraciclo, que representa o setor de duas rodas.

Contribuiu para a marca o fato de que em julho foram fabricadas 147,1 mil unidades, aumento de 38,4% frente a junho e de 19,7% em comparação ao mesmo período no ano passado. Foi o melhor resultado para o mês em catorze anos.

Como alertara na divulgação de resultados anterior o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, segue preocupado com o contexto de estiagem na região amazônica, uma vez que a seca severa pode afetar a logística fluvial, bastante utilizada pelo segmento. Para manter esse ritmo de produção nos próximos meses ele contou que as fabricantes criaram planos de continência para cumprir com o planejamento e abastecer o mercado.

O mercado, a propósito, segue a pleno vapor, tendo sido comercializadas 1 milhão 90 mil motocicletas de janeiro a julho, incremento de 20,7% frente ao mesmo período em 2023. De acordo com a Abraciclo foi o melhor resultado desde 2008 e o segundo melhor desempenho na história do setor de duas rodas.

Em julho foram emplacadas 156,9 mil motos, 27,5% acima do mesmo mês no ano passado e 5,4% abaixo de junho. Mesmo assim constituiu o melhor resultado para o mês desde 2011. A média diária de vendas no mês passado, que teve 23 dias úteis, alcançou 6 mil 823 unidades.

Embora as exportações tenham reagido em julho, com 3,3 mil unidades, avanço de 50,6% com relação a junho e de 4,5% ao mesmo mês de 2023, no acumulado do ano o volume de 19 mil motos ainda está 19,8% aquém do registrado nos primeiros sete meses do ano passado.

Fiat lança versão do Argo exclusiva para venda direta

São Paulo – A Fiat seguiu os passos da Volkswagen e passou a oferecer no mercado a versão Endurance do seu hatch Argo, exclusiva para venda direta e foco em quem usa o veículo para o trabalho – daí a nomenclatura, já aplicada na Strada e na Toro. Há alguns meses a Volkswagen fez o mesmo com o Polo, na versão Robust.

Segundo o vice-presidente Alexandre Aquino a versão foi desenvolvida para atender às demandas dos clientes: “A versão Endurance é a prova viva de que um carro pode ser tão eficiente quanto versátil. Com isto a Fiat oferece uma solução completa para quem busca um veículo para o trabalho e para o dia a dia”.

A suspensão foi elevada e o ângulo de entrada e a altura do solo modificados, para atender a cliente que usa o carro no trabalho. Ela chega já com protetor de cárter e pneus de uso misto, motor 1.3 Firefly de 107 cv e transmissão manual.

O preço é R$ 89 mil 990, mas um desconto de 11,2% foi aplicado no lançamento reduzindo-o para R$ 79 mil 990. É uma versão personalizável, que permite acrescentar acessórios: de início foram desenvolvidos os packs Comfort, Essential, Essential Plus, Tech e Safety.

Estudo da Anip aponta que pneu entra com preço até 69% menor no Brasil

São Paulo – Ao longo do ano passado pneus de carga importados entraram no mercado brasileiro ao custo médio de US$ 2,90 o quilo. No mercado internacional o mesmo item foi comercializado por US$ 4,20, o que significa que o produto ingressou com preço até 69% menor. Foi o que apontou estudo realizado pela LCA Consultoria Econômica a pedido da Anip, associação que representa a indústria nacional de pneus.

O levantamento identificou também o custo do pneu de carga em mercados de referência como Estados Unidos, em que o quilo custava US$ 4,40, no México, a R$ 4,50 e na França, a R$ 5,30.

E o mesmo ocorreu com os preços dos pneus de passeio. Quando, no Brasil, o custo, no ano passado, foi de US$ 3,20 o quilo, internacionalmente ele foi vendido por US$ 5,70, quase o mesmo valor dos Estados Unidos, US$ 5,80. Na França chegou a US$ 6,50.

O presidente da Anip, Klaus Müller, apontou que de 2021 a 2023 as localidades utilizadas no comparativo levantaram barreiras tarifárias. No caso dos Estados Unidos foi concluído processo para o estabelecimento de medidas compensatórias contra importações chinesas em 2022, estabelecendo taxas de 25% a 125%:

“Em abril de 2020 o país já havia renovado o antidumping contra as importações chinesas, estabelecendo taxa de 76,5%. Após as medidas as importações de pneus de carga e de passeio da China encolheram 30,5% frente ao verificado em 2022”.

Para reestabelecer o equilíbrio do mercado e garantir condições isonômicas a Anip pleiteou a elevação transitória da Tarifa Externa Comum de 16% para 35% para pneus de passeio e de carga, pelo prazo de 24 meses. A entidade garante que o cenário afeta diretamente os empregos do setor.

“Hoje temos 2,5 mil trabalhadores parados aguardando para voltarem aos seus postos de trabalho, e o temor é que isso possa não acontecer”, disse Müller, referindo-se a volume de profissionais que representam quase 8% do efetivo do setor no Brasil, que emprega diretamente 32 mil funcionários.

Lat.Bus 2024 bate recorde de público

São Paulo – A Lat.Bus, maior feira do segmento de transporte de passageiros da América Latina, registrou recorde de público este ano ao receber cerca de 20 mil pessoas de 6 a 9 de julho no São Paulo Expo, segundo a organização. A estimativa dos organizadores é que R$ 3 bilhões em negócios foram movimentados durante os três dias de evento.

Durante a Lat.Bus 2024 uma série de lançamentos importantes foi realizada pelas montadoras presentes, como o primeiro ônibus híbrido flex do mercado nacional, o Volare Attack 9. Novos chassis elétricos articulados foram apresentados por Volvo e Mercedes-Benz e encarroçadora revelou a negociação de novos investimentos para a operação no Brasil.