XBRI Pneus planeja investir R$ 1,5 bilhão no Brasil se imposto de importação não subir

São Paulo – A XBRI Pneus, marca brasileira de pneus de carga e de passeio importados da Ásia, informou que planeja investir R$ 1,5 bilhão na construção de fábrica. Ainda estão em estudos os locais para aquisição de terreno – conversas com governos do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Bahia estão em curso. O objetivo, segundo comunicado, é atender ao mercado brasileiro de reposição, OEM e exportar para os Estados Unidos.

Segundo a empresa o Brasil oferece mercado em expansão e com grande potencial de crescimento. Os pneus XBRI, “importados da China, Vietnã, Malásia e Tailândia, atendem aos principais modelos de veículos presentes no mercado brasileiro e são fortes na reposição, com presença em distribuidoras e grandes varejistas”. No ano passado foram vendidos mais de 3,5 milhões de pneus da marca, com faturamento de R$ 4,5 bilhões, com projeção de avanço de 20% em 2024.

“A XBRI Pneus foi fundada há 36 anos e posicionou-se estrategicamente por meio do desenvolvimento de produtos pensados para as condições de clima e rodagem brasileiras, mas com produção 100% no Exterior”, afirmou Samer Nasser, seu diretor de relações institucionais. “Hoje os custos de produção, logística e tributários para exportação a partir de nossas fábricas na Ásia já se assemelham aos custos de produção daqui, de modo que entendemos que chegou a hora de fazermos este investimento.”

Nasser ponderou, porém, “ser fundamental que o governo federal não eleve o imposto de importação de pneus” de 16% para 35%, demanda da Anip que está sendo analisada pela Camex, Câmara de Comércio Exterior, do MDIC, Ministério da Indústria, Comércio e Serviços: 

“Para que possamos nos instalar aqui precisamos seguir formando mercado para nossos pneus, com rede de distribuição e comercialização. E é fundamental que tenhamos produtos a preços competitivos para vender”.

Scania anuncia Fernando Valiate como novo diretor de serviços

São Paulo – Fernando Valiate foi anunciado pela Scania como seu novo diretor de serviços, sucedendo a Marcelo Montanha, que assumiu a direção de concessionárias na Espanha. Nascido em Vitória, ES, o executivo responde pela área desde o fim do ano passado, mas só foi apresentado oficialmente durante a Lat.Bus 2024, no início do mês.

Formado em administração de empresas pela UFES, Universidade Federal do Espírito Santo, Valiate tem MBA executivo pela Fundação Dom Cabral e mais de quinze anos de experiência em posições de liderança e gestão de operações industriais e serviços, com passagens por Grupo Volkswagen e Porsche Consulting.

Ele responderá a Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais do Brasil.

Addiante assina contrato com Ambipar e quase dobra sua frota

São Paulo – A Addiante, joint-venture formada por Gerdau e Randoncorp especializada na locação de veículos pesados, implementos e máquinas, assinou com a Ambipar contrato que praticamente dobrará sua frota atual, composta por 1,4 mil ativos, para pouco mais de 3 mil.

O acordo prevê a aquisição de 1 mil 607 mil veículos e sua subsequente locação pela Addiante por meio de sale & leaseback, caracterizada pela venda dos bens da companhia de gestão ambiental para que ela consiga se capitalizar, e aportar os recursos para outro fim, e posterior aluguel dos veículos.

A operação, que abrange a locação de caminhões, ônibus, microônibus, vans e cavalos mecânicos será adotada gradualmente ao longo de 24 meses, durante os quais os veículos usados serão progressivamente substituídos por modelos novos.

Cada novo veículo será locado por um período de sessenta meses. Pormenores sobre a aquisição dos 0 KM ainda não foram divulgados, mas é sabido que os usados serão vendidos para que então os novos sejam comprados.

O CEO da Addiante, Fábio Leite, avaliou que essa operação fortalece significativamente a presença da companhia no mercado. No início do ano, em entrevista a AutoData, ele projetou encerrar 2024 com 3 mil unidades alugadas.

Os recursos financeiros serão originários em parte de capital próprio, no qual as sócias aportarão R$ 300 milhões, proporcionais às suas participações societárias na Addiante, e parte por captação no mercado.

Sigma Lithium embarca novo carregamento de lítio verde

São Paulo – A Sigma Lithium completou 365 dias de operação no Vale do Jequitinhonha, MG, e levou ao porto seu décimo-primeiro carregamento com 22 mil toneladas de lítio verde quíntuplo zero, que significa produção isenta de emissão de carbono, barragem de rejeitos, uso de água potável, energia a carvão e químicos nocivos.

Para atingir regularidade e consistência nas remessas a empresa obteve a aceleração de produção mais rápida do setor de lítio, dentre os pares atuais, e uma das mais velozes do setor de metais. Durante esse primeiro ano de atividades informou que não foram registrados acidentes com afastamento dos 618 empregados diretos.

A fase 1 do projeto Grota do Cirilo possui capacidade anual de 270 mil toneladas de concentrado, mas a companhia emitiu decisão final de investimento para quase dobrar a capacidade para 520 mil toneladas de concentrado por meio da expansão de sua unidade em 2025.

Vendas avançam 4% na primeira quinzena de agosto

São Paulo – A primeira quinzena de agosto registrou 108,2 mil licenciamentos, segundo dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. O resultado superou em 3,8% o volume dos onze primeiros dias úteis de julho, 104,2 mil veículos, e representou avanço de 28,8% sobre as duas primeiras semanas de agosto do ano passado, 84 mil unidades.

Nas duas primeiras semanas de agosto de 2023 o mercado passava por uma ressaca, após o alto crescimento nas vendas de julho impulsionadas pelo programa de descontos promovido pelo governo federal.

A média diária de vendas somou 9,8 mil unidades, pouco acima das 9,4 mil registradas em julho. Restam onze dias úteis no mês que, mantendo o ritmo, fecharia com cerca de 215 mil unidades vendidas. A tendência, porém, é de aceleração na segunda metade, como normalmente ocorre no mercado brasileiro.

Mas agosto tem 22 dias úteis, um a menos do que julho, então dificilmente a marca de 241,1 mil licenciamentos do mês passado, o melhor do ano, será alcançada.

A Fiat Strada liderou as vendas na quinzena, com 7,6 mil unidades emplacadas, seguida pelo Volkswagen Polo, 6 mil, e Chevrolet Onix, 4,9 mil.

Nova Volkswagen Amarok adota o motor V6 em todas as versões

São Paulo – A Volkswagen renovou a picape Amarok, produzida na Argentina, que agora traz o motor turbodiesel 3.0 V6 de 258 cv de potência em todas as versões, aliado ao câmbio automático de oito marchas. 

Com relação ao visual a dianteira foi toda renovada e traz novos para-choques, grade, capô, rodas e faróis full led e uma faixa de led na parte frontal da picape. Na traseira o para-choque é novo assim como as lanternas. Com as mudanças o comprimento da picape aumentou 96 mm com relação ao modelo anterior.

Veja abaixo os preços e versões da Volkswagen Amarok 2025:

Amarok V6 Comfortline – R$ 309 mil 990
Amarok V6 Highline – R$ 328 mil 990
Amarok V6 Extreme – R$ 350 mil 990

Hyundai inicia importação do SUV Palisade

São Paulo – O primeiro veículo importado pela Hyundai após o acordo com a Caoa, que unificou a rede e colocou nas mãos da empresa o processo de importação, entra em pré-venda no sábado, 17: será o SUV premium Palisade, com capacidade para até oito pessoas.

Lançado em 2018 no Salão de Los Angeles, Califórnia, o Palisade chega importado da Coreia do Sul em sua geração mais recente. Traz dentro do capô motor V6 de 3,8 litros que gera até 295 cv com transmissão automática. Oferece tração integral e generoso pacote de tecnologia.

Com 4m995 de comprimento, 1m975 de largura e 1m750 de altura o SUV tem acabamento de nível premium e transporta até oito pessoas, com duas fileiras de bancos com três assentos.

Por enquanto apenas na versão Signature, nas cores branca, cinza, azul e preta com acabamento interno branco ou preto, entra em pré-venda por R$ 449 mil 990 mediante reserva de R$ 5 mil no site da Hyundai,

A companhia confirmou, também, que o próximo importado a chegar ao mercado brasileiro será o 100% elétrico Ioniq 5.

Mercado peruano de veículos leves inicia segundo semestre em queda

São Paulo – O mercado do Peru manteve, em julho, a tendência de queda do primeiro semestre: foram comercializados 11,1 mil automóveis e comerciais leves, resultado 16,9% menor do que o registrado em igual mês do ano passado. Na comparação com junho houve crescimento de 2,8%, de acordo com os dados divulgados pela AAP, Associação Automotiva do Peru.

No acumulado até julho as vendas somaram 100,1 mil unidades, volume 13,5% menor do que o registrado no mesmo período de 2023. Com o resultado negativo do mês passado o porcentual de queda aumentou 0,5 pp.

A Toyota dominou o mercado peruano e vendeu 18,3 mil unidades de janeiro a julho, liderando o ranking por marca. Em segundo lugar ficou a Hyundai com 8,3 mil, seguida pela Kia, com 7,6 mil.

As vendas de caminhões, em julho, somaram 979 unidades, volume 1,2% menor do que o vendido em julho do ano passado — com relação a junho houve queda de 11%. No acumulado do ano foram vendidos 7 mil veículos, recuo de 0,2% na comparação com idêntico período de 2023.

No segmento de ônibus foram comercializadas 305 unidades em julho, alta de 2% sobre igual mês de 2023, e sobre junho o incremento foi de 20,1%. Nos sete primeiros meses o mercado peruano comprou 1,6 mil ônibus, volume 20,2% superior ao comercializado nos mesmos meses do ano passado.

Mercedes-Benz abre inscrições para prêmio de responsabilidade social

São Paulo – Estão abertas as inscrições para a décima-quarta edição do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental da Mercedes-Benz. O objetivo é “estimular, divulgar e homenagear as melhores práticas de fornecedores e concessionários que trazem benefícios ao meio ambiente e à sociedade”.

A comissão julgadora é composta por representantes da empresa e por especialistas de universidades convidadas. Interessados podem submeter seus projetos até 30 de setembro conforme regulamento publicado no site https://www.mercedes-benz-trucks.com.br/institucional/sustentabilidade/sobre-o-premio.