Volkswagen Caminhões e Ônibus vende 20 ônibus para Addiante

São Paulo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou sua primeira venda para a Addiante, locadora de veículos que foi criada no ano passado pelas empresas Randoncorp e Gerdau. A negociação envolveu vinte unidades do Constellation 27.260 6×4, produzido em Resende, RJ.

A Addiante opera em todo o País locando veículos em diversos segmentos como florestal, agronegócio, construção civil, mineração e rodoviário.

Stellantis e Samsung construirão segunda fábrica de baterias nos Estados Unidos

São Paulo – A joint venture da Stellantis com a Samsung SDI anunciou a construção de uma segunda fábrica de baterias nos Estados Unidos, ainda sem local definido, mas com previsão de começar a operar no começo de 2027. A unidade terá capacidade produtiva anual de 34 GWh.

As duas empresas já estão investindo juntas em uma fábrica de baterias em Kokomo, Indiana, que deverá começar a produzir no primeiro trimestre de 2025. A primeira unidade da joint venture terá capacidade de produção de 33 GWh, volume que foi revisado para cima pois a previsão inicial era de 23 GWh.

Fiat Pulse chega a 100 mil unidades produzidas em Betim

São Paulo – O Fiat Pulse ultrapassou a marca de 100 mil unidades fabricadas na unidade de Betim, MG, de acordo com dados divulgados pela empresa. O SUV é o décimo-oitavo modelo mais vendido no Brasil no primeiro semestre do ano, somando 21,4 mil unidades emplacadas, segundo os números da Fenabrave.

Em julho o modelo atingiu o seu recorde de vendas no Brasil, segundo a Fiat, com 4 mil 444 unidades. Atualmente o Fiat Pulse também é exportado para doze países da América do Sul.

TBForte apresenta carro-forte equipado com placas fotovoltaicas

São Paulo – A TBForte, de São Paulo, que possui um carro-forte elétrico, adotou mais uma modelo sustentável em sua frota: trata-se do carro-forte com placas fotovoltaicas instaladas no teto, que captam energia solar e a utilizam para alimentar o sistema de ar-condicionado do veículo, segundo comunicado divulgado pela empresa na segunda-feira, 24. Com este sistema o veículo reduz o seu consumo de combustível e também suas emissões de poluentes.

Mercado do Peru registra crescimento de 8% no primeiro semestre

São Paulo – O Peru faz parte do grupo de países da América do Sul que está registrando crescimento na venda de automóveis e comerciais leves, com alta de 8,3% no primeiro semestre sobre igual período de 2022. Os dados divulgados pela AAP, Associação Automotiva do Peru, apontaram para 86,8 mil unidades vendidas de janeiro a junho, contra 80,1 mil no ano passado. 

A Toyota liderou com folga as vendas no primeiro semestre, somando 19 mil 150 unidades. A Hyundai ficou em segundo lugar com 8 mil, seguida pela Kia que comercializou 7,7 mil unidades.

Em junho o mercado local somou 13,7 mil vendas, volume 6,7% maior do que o registrado em junho de 2022 e queda de 9,3% na comparação com maio.

Os veículos comerciais apresentaram resultado negativo no primeiro semestre, com a venda de caminhões caindo 7,6% na comparação com iguais meses de 2022, somando 6 mil unidades. Os ônibus apresentaram recuo ainda maior, 21,9% na mesma base comparativa, com 1 mil unidades comercializadas.

Em junho o volume de caminhões vendidos foi 1,4 mil unidades, estável ante junho de 2022 mas 12,5% menor do que em maio. Os ônibus somaram 191 vendas, resultado estável na comparação com o mesmo mês de 2022 e com maio.

Volkswagen troca layoff por férias coletivas

São Paulo – O aumento na demanda pelo Volkswagen Polo fez com que a empresa voltasse atrás na medida anunciada anteriormente, de que concederia layoff a oitocentos funcionários de Taubaté, SP, o equivalente a um turno de produção, pelo período de dois meses, a partir de 1º de agosto: em vez de suspender os contratos de trabalho optou por férias coletivas de dez dias para os dois turnos, composto por 3,1 mil funcionários, com início em 31 de julho.

Segundo a Volkswagen “as ferramentas de flexibilização estão previstas em acordo coletivo firmado pelo sindicato e colaboradores de Taubaté”. Na avaliação do sindicato este tipo de medida inibe qualquer tipo de demissão.

O acordo coletivo dos trabalhadores da fábrica de Taubaté prevê estabilidade nos empregos até 2025. Firmado em 2020 foi renovado no ano passado. Hoje Polo Track e o novo Polo são produzidos ali, que deverá receber a montagem de um novo SUV compacto a partir de 2025.

Em São José dos Pinhais, PR, onde é fabricado o T-Cross, desde 5 de junho foi estabelecido lay-off de dois a cinco meses para um turno de produção. Segundo a Volkswagen a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, em que são produzidos Polo, Nivus, Virtus e Saveiro, e a de São Carlos, SP, de onde saem os motores, estão operando normalmente.

Cenário de juros altos e queda na demanda

Conforme o sindicato o cenário composto por juros a 13,75% ao ano encarece os financiamentos em um mercado em que a maioria das vendas é feita de forma parcelada. Com isto às montadoras não resta alternativa senão promover série de paralisações nas linhas de montagem para adequar os estoques à demanda.

Este ano a empresa já havia protocolado um pedido de layoff em Taubaté, previsto para junho, inicialmente, e depois para julho. Com o programa de descontos do governo federal de R$ 2 mil a R$ 8 mil para modelos de até R$ 120 mil decidiu recuar do layoff.

Só que com a manutenção da Selic na última reunião do Copom de 26 de junho a 3 de julho os trabalhadores ficaram fora da produção por meio de shutdown e dayoff, retornando em 4 de julho, ao mesmo tempo em que o layoff de agosto estava marcado.

Para o presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião, enquanto os juros continuarem altos todo o setor ainda estará sujeito a paradas temporárias: “Os indicadores da economia já permitem uma redução na taxa de juros, mas o presidente do Banco Central parece disposto a sabotar os empregos no Brasil”.

Em julho comissão de metalúrgicos apresentou pedido de impeachment do presidente do Banco Central. A próxima reunião do Copom será em 1º e 2 de agosto.

Stellantis planeja localizar 100 fornecedores no Nordeste e dá boas-vindas à BYD

Goiânia, GO – Ao trabalhar no topo de sua capacidade de 240 mil unidades/ano, em três turnos corridos que mandam algo como novecentos veículos por dia para concessionários Jeep, Fiat e Ram, a fábrica da Stellantis em Goiana, PE, quer elevar dos atuais cinquenta para cem o número de fornecedores próximos, considerando os estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia.

Antonio Filosa, presidente da Stellantis América do Sul, na quinta-feira, 19, conversou com jornalistas antes da inauguração de uma concessionária de picapes Ram em Goiânia, GO. Ele previu que a evolução do polo automotivo do Nordeste pode ser completada ao longo dos próximos cinco anos com a geração de aproximadamente 100 mil empregos na cadeia da região: “Quando chegarmos lá poderemos ser competitivos sem precisar de incentivos fiscais”.

Neste sentido Filosa avalia que o investimento da BYD em Camaçari, BA, onde pretende ocupar as instalações que a Ford abandonou em 2021, deve acelerar o processo de localização de componentes na região: “Ficamos felizes com a chegada da BYD e tristes com a saída da Ford, porque isto prejudicou a cadeia produtiva regional, fornecedores e engenheiros foram embora e isto dificultou nossa vida também. Do ponto de vista industrial é perfeito que mais um fabricante de veículos venha para o Nordeste, é bom para a indústria reduzir custos com compras locais, o que nos torna mais competitivos. E é bom para o País, federação e estados, porque aumenta a arrecadação e melhora os serviços públicos”.

Para a criação de uma cadeia produtiva regional robusta o executivo propôs a concessão de incentivos fiscais. Ele destacou que no caso da Stellantis em Pernambuco, segundo estudo da consultoria Ceplan, para cada R$ 1 de incentivo recebido houve retorno de R$ 5 em impostos recolhidos e em geração de riqueza, com sensível melhoria dos serviços públicos, educação e saúde (leia aqui).

No início de julho, quando o texto da reforma tributária foi aprovado na Câmara dos Deputados, pouco antes da proposta seguir para análise do Senado foi suprimida emenda que estendia até 2032 a concessão de benefícios tributários federais tanto para a Stellantis como para a nova entrante BYD.

Com isto, se os senadores não incluírem esta emenda novamente no texto da reforma, os incentivos federais do Regime Nordeste estarão extintos em 2025: “Será possível produzir sem incentivos de forma competitiva quando conseguirmos formar a cadeia regional com mais de cem fornecedores e forem completadas as necessárias obras de infraestrutura, principalmente o anel viário de Recife e a telefonia 5G. Mas isto certamente não acontecerá até 2025”.

O executivo disse ser favorável à reforma tributária em discussão no Congresso, que classifica como “necessária para dar mais competitividade à indústria nacional, pois no formato atual os tributos prejudicam a agregação de valor” da atividade industrial: “Com a reforma reteremos um sistema mais alinhado às melhores práticas do mundo, mas precisamos ter visibilidade das regras para nos adaptarmos sem perdas.”

Vamos é nomeada representante Komatsu no Rio Grande do Sul

São Paulo – A Vamos foi nomeada pela Komatsu sua representante oficial no Rio Grande do Sul. Desta forma a companhia ampliará presença no mercado gaúcho, em que já trabalha com a Transrio, que representa Volkswagen Caminhões e Ônibus, e também com a Vamos Seminovos.

A Vamos Komatsu começa a operar este mês no Estado com duas unidades, que funcionarão, inicialmente, junto às concessionárias Transrio em Caxias do Sul e em Eldorado do Sul, que foram reformadas e adaptadas.  

A unidade de Caxias do Sul terá oficina provisória de 500 m² até que a loja definitiva fique pronta, enquanto que a de Eldorado receberá estrutura modular da Komatsu e, mais adiante, um showroom de máquinas.

A companhia comercializará seu portfólio completo, o que inclui escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de rodas, motoniveladoras e tratores de esteira da linha amarela. As lojas também operarão com pós-venda. Além destas representantes a Vamos Komatsu tem quatro representações em Mato Grosso e uma em Mato Grosso do Sul.

Stellantis e Saft apresentam protótipo de bateria mais eficiente

São Paulo – Stellantis e Saft apresentaram protótipo inovador de bateria de armazenamento de energia que integra as funções de carregador e inversor, o que cria bateria mais eficiente, amplia a autonomia do veículo elétrico e, além disso, “é mais confiável e menos dispendiosa”.

Batizado como IBIS, sistema integrado de bateria inteligente, na tradução para o português, o projeto conjunto de pesquisa empresarial e acadêmica realizada na França demorou quatro anos, ao todo, para sua concepção, modelação e simulação. E envolveu equipe de 25 pessoas, engenheiros e pesquisadores do CNRS, Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica.

Ao integrar as funções de carregador elétrico e inversor nos módulos de bateria de íons de lítio, substituindo-os por cartões de conversão eletrônica, é liberado espaço no veículo e, assim, o custo do sistema é reduzido. A tecnologia deverá ser oferecida nos veículos Stellantis até o fim da década.

Fábrica de Regensbourg atinge marco de 1 milhão de BMW X1

São Paulo – Com quase quatro décadas de operação a fábrica do Grupo BMW de Regensbourg, Alemanha, alcançou o marco de 1 milhão de veículos X1 produzidos. O modelo tornou-se o primeiro totalmente elétrico fabricado ali, em novembro de 2022, batizado como iX1. Tanto que a unidade comemorativa foi um BMW iX1 na cor branco alpino

A fábrica de Regensbourg receberá este ano aporte de € 350 milhões, o que demandará a criação de quinhentos postos de trabalho. No local, atualmente, em torno de 1 mil unidades dos modelos BMW Série 1, BMW X1 e BMW X2 são produzidas diariamente. Até o fim de 2023 a unidade começará a fabricar um segundo BMW totalmente elétrico, o iX2.