Rodrigo Madeira é o novo vice-presidente e gerente geral da Chem-Trend Brasil

São Paulo – A Chem-Trend, empresa do Grupo Freudenberg, anunciou Rodrigo Madeira como seu novo vice-presidente e gerente geral no Brasil, sucedendo a Patrícia Ajeje, que assumiu a vice-presidência e gerência-geral da empresa na América do Norte.

O executivo terá a missão de conduzir a empresa nos segmentos de termoplásticos, borrachas, compósitos, fundição: “Nossos objetivos de negócios, no Brasil, nos demais países da América do Sul e na África do Sul, são ambiciosos e nos levam a olhar para novos mercados e aplicações dentro do universo de especialidades químicas de processo”.

Formado em engenharia mecânica pela UFMG, Madeira trabalha na Chem-Trend desde 2008.

Cláudio Rawicz troca a Audi pela Volkswagen

São Paulo – Volkswagen e Audi anunciaram mudanças em suas equipes de comunicação. A partir da segunda-feira, 14, Cláudio Rawicz assumirá como novo gerente executivo de comunicação da Volkswagen, sucedendo a Fernando Campoi, gerente executivo de imprensa produto, comunicação digital e heritage, que terá nova função no grupo.

Rawicz se reportará a Silene Chiconini, diretora de comunicação e sustentabilidade da Volkswagen do Brasil. E em seu lugar, na Audi, assumirá, também na segunda quinzena de agosto, Gerold Pillekamp, como chefe de marketing e comunicação.

Rawicz é formado em jornalismo na UniBH e possui especialização em comunicação empresarial na Universidade de Syracuse, no Estado de Nova York. Sua trajetória profissional inclui Fiat, Iveco – em que passou um ano na Itália – e CNH Industrial, na qual tornou-se diretor de comunicação, mesmo cargo exercido na Renault.

Desde 2018 ele ocupava o posto de diretor de comunicação da Audi do Brasil, pelo qual passou pelo desafio de fazer a integração das áreas de marketing e relações públicas.

Produção de veículos cresceu 12% na Argentina

São Paulo – As montadoras instaladas na Argentina produziram, em julho, 49,3 mil automóveis e comerciais leves, informou a Adefa, associação que representa o setor. O volume superou em 11,9% o resultado do mesmo mês do ano passado e ficou 8% abaixo do produzido em junho, consequência da concessão de férias de inverno por diversas associadas a seus trabalhadores, segundo a entidade.

No acumulado dos primeiros sete meses a produção somou 345 mil unidades, avanço de 20% sobre o mesmo período do ano passado. Mais da metade teve como destino outros mercados: a exportação somou 180,7 mil unidades, alta de 10,9%. O presidente da Adefa, Martín Galdeano, destacou o crescimento da produção e da exportação, mas ressaltou que está de olho nas últimas medidas do governo, como o novo imposto que encareceu o produto argentino.

“Seguimos monitorando o impacto das últimas medidas e dialogando com as autoridades com o objetivo de evitar que as mudanças afetem a continuidade do processo produtivo e a competitividade exportadora do setor.”

Em julho as exportações somaram 28,7 mil unidades, crescimento de 23,1% sobre junho e de 25% na comparação com o mesmo mês de 2022.

O mercado doméstico cresceu 12,2% em julho, comparado com o mesmo mês de 2022, e 8,8% sobre junho, para 43,6 mil unidades. Segundo a Acara, que representa as concessionárias argentinas, foram emplacados 279,4 mil veículos de janeiro a julho, alta de 12,3% com relação ao mesmo período do ano passado.

Taxas de juros dos financiamentos de veículos deverão cair logo

São Paulo – Mais do que o corte de 0,5 ponto porcentual na taxa básica de juros, anunciado pelo Banco Central na quarta-feira, 2, para 13,25% ao ano, o que mais deixou animado Paulo Noman, presidente da Anef, a associação dos bancos das montadoras, foi a indicação de que esse movimento de queda, o primeiro em três anos, deverá ser mantido nas próximas reuniões do Copom. O que abre portas, segundo ele, para que o cliente pessoa física volte a comprar veículos 0 KM.

Noman disse que os bancos de montadoras já preparam nova tabela de juros, que deverá começar a ser anunciada na semana que vem: “O PIB está maior do que se imaginava, com juros em queda e tendência de se manter assim. Isso permite a retomada de investimentos, geração de emprego, melhora da renda e redução da inadimplência, o que melhora o acesso ao crédito”.

Noman reconheceu que, embora pequeno, esse corte de 0,5 ponto era o esperado. Em uma taxa mensal o impacto é pequeno, avalia: se os juros forem de 1,5% ao mês eles não vão recuar a 1% ao mês, e sim a 1,47% ao mês, exemplificou. Na média, de acordo com dados do BC, até abril a taxa estava em 28,5% ao ano, com inadimplência de 5,5%.

E, como as instituições financeiras passarão a captar recursos a taxas menores, uma vez que geralmente optam por papéis pós-fixados indexados pela Selic, isso trará certo fôlego a suas operações:

“Há muito tempo os bancos de montadoras oferecem taxa zero subsidiada. Ou seja: hoje são as fabricantes que arcam com este custo. Mas o cenário permitirá que eles mexam em outras variáveis: é possível que se exija uma entrada menor do que as usuais 30% a 40%, que têm sido pedidas nos últimos anos para ter acesso a taxas menores ou zeradas”.

Ou, ainda, prosseguiu Noman, há a possibilidade de as parcelas ficarem menores a fim de caberem no bolso do consumidor pessoa física e trazê-lo de volta ao mercado, uma vez que a maioria dos consumidores dos veículos novos têm sido composta por frotistas ou então pessoas físicas que não precisam de financiamento.

O dirigente da Anef ressaltou que as condições deverão variar a depender da concessionária, mas que é possível afirmar que haverá mudanças ainda este mês. Mesmo para pesados, cuja demanda está intimamente ligada ao aquecimento da economia, e em um segmento em que a maior parte do crédito é buscada por meio do Finame, deverá haver um fôlego maior e condições mais atrativas.

“O mais importante neste momento é ver a indicação do potencial de redução futura da taxa básica de juros. Porque o Brasil precisa controlar a inflação e retomar seu crescimento. Isso por si só regulará o mercado e terá um impacto muito maior do que uma queda mais robusta de uma só vez. O processo tem de ser paulatino. E ao que tudo indica, será.”

Anfavea e Fenabrave estão otimistas com corte da Selic

Em linha com os pontos de vista do presidente da Anef os representantes da Anfavea, Márcio de Lima Leite, e da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, demonstraram otimismo também pelo efeito do movimento de queda nos juros na economia brasileira.

De acordo com Andreta Jr. “para trazer o consumidor de volta é necessário queda nos juros e aprovação de crédito. Se isso acontecer, as perspectivas do mercado melhoram”.

Para Leite após a melhora do rating do País, que classifica o risco de crédito, o início do ciclo de redução da Selic é sinalização fundamental para começar a destravar os negócios, sobretudo em um setor, como o automotivo, que depende muito de financiamentos. O objetivo, segundo ele, é retomar o patamar de vendas financiadas, que há alguns anos representava 70% do total e, hoje, representa 30%.

“Este cenário, somado à aprovação da reforma tributária, deverá elevar a confiança dos consumidores, aumentar o giro na economia e atrair investimentos internos e externos. A expectativa do setor é que este seja apenas o primeiro passo para uma redução maior da taxa de juros, que possa levar a um círculo virtuoso e a uma contínua melhora dos nossos indicadores de vendas e produção ainda neste ano.”

Simea propõe debate do leque de alternativas para a descarbonização

São Paulo – Com o tema central O Brasil e o Futuro Sustentável da Mobilidade a trigésima edição do Simea, Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, organizado pela AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, será realizada de 16 a 17 de agosto no Novotel Center Norte, em São Paulo. Mais de 1 mil pessoas são esperadas pela organização, que prepara dois painéis, três palestras especiais e uma mesa redonda no auditório principal e a apresentação de sessenta trabalhos técnicos em quatro salas do hotel.

Segundo Paulo Jorge Santo Antonio, diretor de emissões e consumo de veículos pesados da AEA e coordenador desta edição do Simea, a intenção é debater a mobilidade sustentável, como o Brasil deverá se preparar para o futuro de modo a ter suas próprias soluções internas e não se descolar do que ocorre lá fora: “Temos no horizonte soluções tecnológicas para a eletrificação, o etanol, o biodiesel e o hidrogênio. O Brasil tem as suas particularidades, mas também não pode esquecer do contexto global”.

Santo Antonio disse que são esperados representantes do governo, em especial do Ministério de Minas e Energia, para ajudar a compreender a visão que o País tem a respeito das soluções para a descarbonização. Os presidentes da Anfavea, Márcio de Lima Leite, e do Sindipeças, Cláudio Sahad, darão a visão da indústria.

Paulo Jorge Santo Antonio

Dentre os palestrantes estão também Bernardo Noronha Lemos, gerente geral de marketing da Petrobras, e Martin Krueger, vice-presidente sênior de engenharia veicular e gestão energética da Bosch, que trará o panorama global.

Um dos debates mais aguardados por Santo Antonio, porém, é o que reunirá, em uma mesa-redonda, representantes da Aneel, Abegas, Petrobras, Unica e GIZ Brasil: “Reuniremos pessoas de todos os caminhos que podem ser seguidos: diesel, etanol, elétrico, gás, hidrogênio. Ouviremos deles, diretamente, respostas diretas, sem intermediários, para entender o que podem oferecer e o que pretendem com a mobilidade”.

As inscrições para o Simea estão abertas por meio do site https://www.simea.org.br/2023/pb/, onde estão disponíveis também mais informações.

Hyundai amplia linha do HB20 para dez versões

São Paulo – A Hyundai anunciou cinco novas versões para a linha HB20, que passa a oferecer nada menos do que dez configurações diferentes para os consumidores brasileiros. Duas versões são com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas, a Sense Plus e a Limited Plus, que agregam mais itens de série do que as versões Sense e Limited. 

Com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas a Comfort Plus, Platinum Safety e a Platinum Plus são as novidades, sendo a segunda a mais cara e bem equipada do portfólio. O plano da Hyundai é o mesmo: agregar mais itens de série do que nas configurações mais baratas. 

Veja abaixo todos os preços e versões do HB20 2024:

HB20 1.0 Sense: R$ 82 mil 290
HB20 1.0 Sense Plus: R$ 82 mil 890
HB20 1.0 Comfort: R$ 85 mil 590
HB20 1.0 Limited: R$ 90 mil 690
HB20 1.0 Limited Plus: R$ 91 mil 090
HB20 1.0 TGDI Comfort: R$ 98 mil 990
HB20 1.0 TGDI AT Comort: R$ 104 mil 590
HB20 1.0 TGDI AT Comfort Plus: R$ 105 mil 590
HB20 1.0 TGDI AT Platinum: R$ 110 mil 990
HB20 1.0 TGDI AT Platinum Safety: R$ 113 mil 290
HB20 1.0 TGDI AT Platinum Plus: R$ 119 mil 590

Caio fecha venda de 27 unidades para a Viação Pavunense

São Paulo – A Caio entregou as primeiras unidades de um lote de 27 ônibus vendidos para a Viação Pavunense. Os primeiros Apache Vip já estão à disposição da empresa, que usará os veículos para o transporte de passageiros na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, RJ.

O Apache Vip possui motor dianteiro, wi-fi, entradas USB, ar-condicionado e tem capacidade para transportar 83 passageiros.

Busscar chega a 500 ônibus exportados para o Chile

São Paulo – No início de agosto a Busscar atingiu um importante marco: exportou o ônibus de número 500 para o Chile, todos produzidos na unidade de Joinville, SC. Das linhas El Buss e Vissta Buss.

O volume exportado mostra o quanto a Busscar está trabalhando para se consolidar no mercado externo, buscando crescer cada vez mais na América do Sul, segundo Paulo Corso, seu diretor comercial.

Alexandre Hartl é o novo gerente de marketing da Volvo

São Paulo – A Volvo anunciou Alexandre Hartl como seu novo gerente de marketing e desenvolvimento de concessionárias. O executivo será responsável por definir os planos de marketing para divulgar os produtos da companhia no País, assim como pelo planejamento para o avanço da rede.

Hartl começou sua carreira na Volvo em 2001, como estagiário, saiu para trabalhar em outras multinacionais e retornou à empresa em 2012, operando em outros cargos até assumir a gerência de marketing.

Sindipeças e Abraciclo estão confirmadas no Congresso Latino-Americano

São Paulo — Os presidentes do Sindipeças e da Abraciclo, Cláudio Sahad e Marcos Antônio Bento, confirmaram suas participações no 5º Congresso de Negócios da Indústria Automotiva Latino-Americana, que AutoData promoverá de 11 a 15 de setembro, mais uma vez em formato totalmente on line.

Cláudio Sahad abordará o tema Os Desafios das Autopeças na Região Latino-americana e a Vocação em Veículos a Combustão em sua apresentação. E Marcos Bento falará sobre A Importância das Exportações para o Mercado Latino-americano.

Os presidentes do Sindipeças e da Abraciclo se somam a extensa lista de palestrantes importantes que já confirmaram sua presença no evento, dentre os quais Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Comércio e Serviços do Ministério da Indústria e Comércio, Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Márcio Querichelli, presidente da Iveco, José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave, Besaliel Botelho, consultor e ex-presidente da Bosch do Brasil, e Dante Sica, diretor da ABECEB, especialista na indústria automotiva da Argentina e ex-ministro da Produção.

Exportar será uma atividade cada vez mais importante de agora em diante e poderá constituir a grande diferença do sucesso para o fracasso no mercado de agora no futuro próximo! O próprio governo brasileiro, naquilo que denomina como neoindustrialização, afirma como necessário internacionalizar os negócios para a que a indústria brasileira volte a se desenvolver no futuro.

Dentro da própria indústria automotiva a questão da internacionalização dos negócios está sendo tratada como ponto estratégico pelas empresas e pelo próprio governo, na nova fase do Rota 2030 que está sendo negociada neste momento e que deverá ser anunciada em breve, talvez até meados de agosto.

O 5º Congresso de Negócios da Indústria Automotiva Latino-Americana é o único evento organizado no âmbito do setor automotivo que aprofunda estes importantes temas ligados ao mercado latino-americano. As inscrições já estão abertas e o programa completo pode ser acessado em https://eventos.autodata.com.br/congresso-latino.