OnStar ganhará 5G nos próximos lançamentos da Chevrolet

São Paulo – O próximo lançamento da Chevrolet, previsto para dezembro, terá uma novidade na tecnologia OnStar: a internet 5G, que permite velocidades de 10 a 100 vezes mais rápida do que a embarcada nos atuais veículos da General Motors.

“À medida que evoluímos para uma conexão de internet ultrarrápida no Brasil, a tecnologia da GM permitirá a ampliação de funcionalidades e de serviços desses veículos, trazendo ainda mais conectividade e segurança”, disse o diretor de serviços conectados Jaime Gil. “Tanto que o 5G é a base de uma futura geração de veículos gerenciados por softwares e de automóveis totalmente autônomos”.

Além do fluxo de dados superior e com resposta mais rápida do que o 4G, a nova tecnologia permitirá download instantâneo de músicas e vídeos de alta definição, atualizações remotas mais rápidas, uso mais amplo de sistemas comandados por voz, maior possibilidade de customização e mais comandos remotos dos veículos via aplicativo.

Após o próximo lançamento os demais modelos da linha Chevrolet adotarão, gradualmente, o 5G.

Mercedes-Benz coloca Estrela Delas no portfólio e espera vender cem unidades em 2025

São Paulo – Apresentado durante a Fenatran de 2022, o Actros Estrela Delas, caminhão de cor rosé personalizado a partir de sugestões de mulheres que ganham a vida na boleia, passou por adequações para que fosse criada versão comercial e pudesse ingressar, definitivamente, no portfólio da montadora. Assim a Mercedes-Benz conseguiu baixar o valor da customização de cerca de R$ 300 mil para R$ 80 mil.

“Colocamos em estudo para ver o que seria mais viável e chegamos a uma versão que manteve o banheiro dentro da cabine, visto como algo prioritário, a TV, o porta-objetos, a gaveta adicional e o espelho”, contou Marcos Andrade da Silva, gerente de marketing de produto caminhões da Mercedes-Benz.

Um dos diferenciais do veículo customizado Estrela Delas é o vaso sanitário dentro da cabine. Foto: Divulgação.

Vedete do caminhão, o vaso sanitário na cabine conta com sistema que não permite retorno de cheiro para o veículo. E a ducha higiênica possui bico antirrespingo. A geladeira pode entrar como item adicional – o que vale para qualquer versão do Actros Evolution.

Segundo Silva ficaram de fora itens como o revestimento interno na cor rosé, que incluía o colchão, e a parte de cozinha, como o fogão por indução, o que pode ser instalado na carreta do veículo. “Entendemos que chegamos a um preço razoável diante do benefício. O movimento A Voz Delas tem de ir além da proposta e do discurso. E embora não consigamos solucionar o problema da falta de infraestrutura das paradas das estradas, podemos contribuir ao incorporar equipamentos apropriados dentro do caminhão.”  

As mudanças já deram resultado e duas unidades foram comercializadas para as transportadoras APK, de Curitiba, PR, e Ever Express, de Campinas, SP. Além disso, outras duas estão “praticamente fechadas”, conforme o executivo. Com a estratégia de oferecer a versão customizada dentro da venda de lote robusto de caminhões, principalmente do ramo transportador, a Mercedes-Benz planeja comercializar de cinquenta a cem unidades do Estrela Delas em 2025.

Segundo Marcos Andrade da Silva, gerente de marketing de produto caminhões da Mercedes-Benz, com as mudanças o valor da customização ficou mais acessível e não equivale a 10% do preço do caminhão. Foto: Divulgação.

Silva elucidou que é possível realizar a customização em qualquer versão do Actros, mas ela adiciona em torno de um mês ao prazo necessário para a fabricação do extrapesado. Justificou, ainda, que o modelo foi escolhido justamente por causa do espaço da cabine.

Ao considerar que o Actros custa em torno de R$ 1 milhão, o valor final é acrescido em menos de 10% de seu custo, o que acaba sendo diluído no fim das contas. Além disso, o gerente de marketing de produto contou que a expectativa é que as empresas utilizem o investimento como espécie de premiação para atrair e reter motoristas mulheres.

Dentro desta lógica, uma vez que a escassez de profissionais nas estradas não se restringe ao gênero do profissional, a Mercedes-Benz também apoia iniciativa do movimento A Voz Delas que incentiva mulheres motoristas a tirarem a habilitação necessária para guiar veículos pesados. A fabricante faz a ponte das interessadas, que se inscrevem na promoção Na Direção dos Seus Sonhos e relatam suas histórias, com as transportadoras, que bancam a CNH.

A ação já está em sua terceira edição e, ao todo, já conseguiu inserir 46 mulheres neste universo.

Thermo King faz do Brasil seu polo de distribuição de peças para América do Sul

São Paulo – A Thermo King, fabricante global de implementos rodoviários que importa equipamentos, fez do Brasil seu polo de distribuição de peças de pós-vendas para toda a América do Sul. A unidade de armazenamento de componentes está instalada em Curitiba, PR, e deverá ser ampliada em breve, de acordo com o Claudio Biscola, responsável pela área de vendas da empresa na região:

“Nosso centro de distribuição abastece boa parte da América do Sul com peças para o pós-vendas de nossos equipamentos. A intenção é expandir ainda mais essa operação, fazendo do Brasil o nosso grande polo de atendimento para a região”.

Dessa forma a empresa consegue reduzir o tempo de atendimento dos clientes na América do Sul, uma vez que para trazer componentes do Exterior o prazo é bem maior. O Brasil é abastecido de implementos com a produção da China e da Europa, assim como os países vizinhos, mas os distribuidores dos outros países realizam a importação direta porque é financeiramente mais viável – para exportar a partir do Brasil a empresa pagaria mais impostos, pois já paga na importação.

A operação da Thermo King é focada em implementos rodoviários com controle de temperatura para cargas que demandam esse tipo de equipamento, como laticínios, carnes, remédios, dentre outros. O portfólio da empresa atende caminhões leves, médios e pesados, incluindo também implementos desenvolvidos exclusivamente para veículos elétricos que estão ganhando espaço na distribuição urbana. 

A empresa participou da Fenatran 2024, onde fechou cerca de novecentas vendas, volume que preencheu a carteira de pedidos para o primeiro trimestre do ano que vem. Com esse volume de vendas, a Thermo King registrou crescimento de 20% na comparação com a Fenatran de 2022.

A empresa espera encerrar o ano de 2024 com crescimento de 15% nas vendas, acompanhando o ritmo de expansão do mercado de caminhões. Para isso a Thermo King possui 70 pontos de vendas no Brasil, cobrindo as principais rotas por onde transitam os caminhões.

Royal Enfield anuncia segunda operação CKD no Brasil

São Paulo – A Royal Enfield anunciou uma segunda operação em CKD no Brasil: a partir de janeiro de 2025, em parceria com o Grupo Multi, montará motocicletas em uma nova unidade em Manaus, AM, mesmo local onde também mantém, em parceria com a Dafra, uma operação em CKD.

A intenção é atender à crescente demanda por motocicletas Royal Enfield com mais agilidade, afirmou Gabriel Patini, diretor executivo para a América Latina. A empresa também está ampliando sua rede de concessionárias, que encerrará 2024 com 36 lojas: até o final do ano serão inauguradas revendas em Belém, PA, Cuiabá, MT, Maringá, PR, São Paulo, SP, Itajaí, SC, Chapecó, RS, e Uberlândia, MG.

A ampliação do portfólio também faz parte dos planos da Royal Enfield no Brasil, com a chegada da Himalayan 450 e da Shotgun 650 até março do ano que vem, quando encerra o ano fiscal 2024-2025. Para o ano fiscal 2025-2026 está previsto o lançamento da Guerrilla 450, Classic 650 e Bear 650.

VW Caminhões e Ônibus marca presença na caravana de Natal da Coca-Cola

São Paulo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus confirmou presença, pela segunda vez, na caravana de Natal da Coca-Cola. Neste ano ela será dividida em duas: a primeira começou em 13 de novembro e vai até 23 de dezembro, de Chapecó, SC, até Ponta Grossa, PR. No total, a primeira caravana passará por cinquenta cidades com três caminhões Volkswagen: Meteor 28.480, Meteor 29.530 e Constellation 25.480.

A segunda caravana da Coca-Cola começará em 19 de novembro e segue até 23 de dezembro, passando por 35 municípios com cinco caminhões, dos mesmos modelos da primeira. Essa começará em Campinas, SP, e terminará em São José dos Pinhais, PR.

Marcopolo ingressa no mercado de motorhomes com o Nomade

Pinhais, PR – A recém-criada divisão Marcopolo Motorhome apresentou seu primeiro produto: o Nomade, desenvolvido e produzido pela companhia sediada em Caxias do Sul, RS. Aproveitando todo seu conhecimento adquirido em 75 anos na produção de ônibus a Marcopolo ingressa em segmento com enorme potencial no Brasil – são cerca de 4 mil veículos produzidos e vendidos por ano, número que, nos Estados Unidos, chega a 60 mil e, na Europa, 110 mil.

O Nomade começou a ser gerido após um programa de intraempreendedorismo da Marcopolo. Foi uma das ideias aprovadas na ação e direcionada a uma equipe de, inicialmente, cinco engenheiros, que envolveram outros departamentos da empresa no desenvolvimento. Seu diferencial é que, ao contrário de diversos modelos em circulação, foi criado para ser um motorhome e não adaptado:

“O chassi é pensado para ser usado em um motorhome”, afirmou Alexandre Cruz, chefe executivo da Marcopolo Motorhome. “Temos diversos modelos Volare, dos mais diversos anos de produção, adaptados em circulação. A adaptação funciona, mas quando o veículo é pensado do zero traz alguns diferenciais: toda a garantia estrutural da carroceria, a instalação dos itens, tanques de gás, a parte elétrica, é pensada para a função. Quando é feita a transformação estas modificações são limitadas pela estrutura original do veículo e podem gerar problemas elétricos, hidráulicos, dentre outros”.

A apresentação do modelo foi feita na Expo Motorhome, feira aberta ao público de 13 a 17 de novembro no ExpoTrade, em Pinhais, PR. Segundo a organização o segmento de campismo e caravanismo movimentou, no Brasil, R$ 1,5 bilhão no ano passado, com crescimento de 30% sobre 2022.

O Nomade

Com 7,5 m de comprimento, 2,36 m de largura e 1,95 m de altura interna o Nomade é considerado um motorhome compacto. Montado sobre um chassi específico Agrale, produzido na fábrica da parceira em Caxias do Sul, tem 8 toneladas de PBT, motor Cummins F3.8 de 175cv, tração 4×4 com reduzida e câmbio automático Allison.

O motorista conta com uma central multimídia de 9 polegadas que gerencia todas as funções do veículo e algumas funções da cabine, como a iluminação e tela blecaute. Os espelhos retrovisores são internos, no estilo mirror link.

O salão interno tem um dinete, espécie de móvel que se transforma em cama, teto panorâmico, sistema de ar-condicionado e slide-out que amplia o espaço interno quando parado. Para conforto oferece TV, cozinha completa com fogão, geladeira e micro-ondas e depurador de ar. 

Há ainda outro cômodo, um quarto com cama, armários e banheiro com ducha e sanitário separados, TV e claraboia escamoteável. É possível agregar e retirar itens, personalizando a produção.

O preço varia de R$ 1,6 milhão a R$ 2,6 milhões: segundo Cruz existem diversas variáveis que podem alterar a composição. A expectativa da Marcopolo é expandir o mercado de 4 mil unidades/ano no Brasil e, no futuro, avançar para outros países da América Latina, como Argentina e Chile.

Neta Auto inicia pré-venda dos modelos elétricos Aya e X

São Paulo — A Neta Auto deu a largada no mercado brasileiro com a pré-venda dos modelos Aya e X e o estabelecimento de pontos de venda em shoppings centers de cinco Estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo. As entregas começam em dezembro mas, de acordo com a configuração escolhida, o prazo poderá variar.

O SUV 100% elétrico Aya está disponível nas versões Comfort, por R$ 128,9 mil, e Luxury, por R$ 134,9 mil. Para reservar quaisquer uma delas é necessário sinal de R$ 2 mil. Já o SUV de porte médio X chega em três versões: 400, por R$ 194,9 mil,, 500 por R$ 204,9 mil e 500 Luxury, R$ 214,9 mil. Neste caso o sinal é de R$ 3 mil.

Os veículos comercializados durante a pré-venda, de acordo com a Neta Auto, têm como condição especial a oferta gratuita de carregador portátil, carregador wallbox de 7,5 kW/h e as cinco primeiras revisões de cortesia. Em caso de desistência da compra o valor pago na reserva será ressarcido integralmente.

A Neta Auto, sediada na China, apresentou-se ao Brasil em maio deste ano, quando informou estar em busca de fábrica para iniciar a produção local em 2025 ou 2026.

Mudanças na economia europeia resultam em menor venda de veículos elétricos

São Paulo – Mudanças nas condições econômicas da União Europeia indicam piora na perspectiva para a venda de veículos elétricos. De acordo com dados da S&P Global divulgados pela Acea, Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, a participação no mercado caiu de 27% no primeiro semestre para 21% hoje.

Para a entidade essa recalibração sinaliza grande retrocesso na conformidade com as metas de emissão de CO2 da União Europeia para 2025, diretamente ligadas à penetração reduzida do mercado de elétricos, gerando preocupação nas capitais do continente.

Na avaliação de Sigrid de Vries, diretora geral da Acea, a crise iminente exige ação urgente. “Todos os indicadores apontam para uma estagnação do mercado de veículos elétricos da União Europeia, em um momento em que a aceleração é necessária. Além dos custos de conformidade desproporcionais para os fabricantes da UE em 2025, o sucesso de toda a política de descarbonização do transporte rodoviário está em risco.”

O levantamento da S&P Global aponta que o cenário eleva significativamente os custos de conformidade para os fabricantes. Por exemplo, para atingir as metas de emissões, eles podem precisar juntar créditos com fabricantes chineses e estadunidenses, direcionando pagamentos para fabricantes não pertencentes à UE às custas da indústria europeia.

Martin Kupka, ministro dos transportes da República Tcheca, afirmou que sem um plano de ação industrial automotivo direcionado há o risco de a União Europeia ficar para trás dos Estados Unidos e da China:

“A verificação da realidade mostra que a UE precisa ter sistema mais flexível para que os fabricantes de automóveis atinjam as ambiciosas metas de redução de CO2. Devemos garantir que a indústria use os lucros para investir em novas soluções em vez de pagar multas”.

Para a Acea uma revisão robusta, abrangente e imediata da abordagem atual é essencial, dado que a trajetória atual diverge acentuadamente das projeções anteriores.

Foton inicia vendas do Aumark 315 S com transmissão automatizada

São Paulo – Depois de anunciar em junho a vinda do caminhão Aumark 315 S para o mercado brasileiro a Foton iniciará em dezembro as vendas do modelo com câmbio automatizado de cinco marchas, fornecido pela ZF. O motor 2.5 é fornecido pela Cummins e gera 150 cv de potência.

Segundo a Foton a grande vantagem do modelo é que ele entrega a robustez de um caminhão manual, mas com a eficiência de uma caixa automática, otimizando as trocas e reduzindo o desgaste dos componentes da transmissão. O veículo é equipado com assistente de partida em rampa, quadro de instrumentos digital de sete polegadas, volante multifuncional, airbag frontal para motorista e passageiro, dentre outros.

Volvo CE nacionaliza produção do caminhão articulado A45G

São Paulo – A Volvo CE nacionalizou a produção do caminhão articulado A45G, que passa a sair das linhas de produção instaladas na fábrica de Pederneiras, SP. Ele, que passa a ser o maior caminhão articulado produzido pela montadora no País, foi localizado com parte do investimento de R$ 1,5 bilhão que a Volvo CE está aplicando no Brasil até o final de 2025.

Com a produção local os clientes poderão comprar o modelo por meio do Finame, do BNDES. O veículo tem capacidade para transportar 41 toneladas de carga e é dedicado a segmentos como mineração e construção civil pesada.