Programa de estágio da Cummins busca 33 estudantes

São Paulo – A Cummins Brasil busca 33 estudantes para seu programa de estágio, que tem duração de dois anos. A maioria das vagas é para a unidade de Guarulhos, SP, mas também há oportunidade para as de Salvador, BA, e Campo Grande, MS.

Segundo a companhia o processo seletivo será inclusivo e “contará com um olhar atento para receber profissionais sem quaisquer restrições de gênero, raça, estado civil ou deficiência física”.

Podem se candidatar alunos dos cursos de engenharia, manufatura, qualidade, logística, compras, finanças, recursos humanos, contabilidade, marketing, comunicação, vendas, responsabilidade corporativa, sistemas e tecnologia da informação.

As inscrições podem ser feitas até 15 de outubro por meio de dois links, sendo um para as vagas gerais e um para pessoas com deficiência.

Programa de descontos do governo deverá terminar com saldo de quase R$ 700 milhões para caminhões e ônibus

São Paulo – Na terça-feira, 3, a Medida Provisória 1 175, que criou o programa de descontos para veículos leves e pesados do governo, caducará sem que sua tramitação tenha avançado no Congresso. Embora todos os R$ 800 milhões em recursos para veículos leves tenham sido consumidos, nem todo o R$ 1 bilhão reservado a caminhões, ônibus e vans foi usado. Segundo o MDIC ainda restam R$ 680 milhões, mais do que o dobro dos R$ 320 milhões solicitados pelas fabricantes.

O programa para pesados estabeleceu descontos que vão de R$ 33,6 mil a R$ 99,4 mil a quem comprasse caminhão ou ônibus 0 KM, mas demorou para engrenar. Como para conseguir o desconto era necessário dar baixa em um modelo com mais de 20 anos de uso, e as regras precisaram ser flexibilizadas depois para que, dentre outros fatores, fosse possível usar dois descontos em um mesmo novo modelo, o mercado precisou de um certo tempo para compreender as regras e fazer com que o programa andasse. Houve ainda a complicação do cenário atual, de retração na demanda e do crédito caro.

O vice-presidente e ministro do MDIC, Ministério da Indústria, Comércio, Indústria e Serviços, Geraldo Alckmin, já afirmou que seu objetivo é o de que este dinheiro possa ser utilizado até o fim, sem ter de cumprir uma data. Mas, até o momento, nada neste sentido foi anunciado. Recentemente a reportagem da Agência AutoData questionou o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, que reforçou a intenção do ministro.

Mas a tramitação da MP no Congresso está parada desde agosto, quando foi renovada por mais sessenta dias. Como pela regra após 120 dias a MP caduca, dificilmente o tema avançará na casa. Mais: publicada no mesmo dia a MP 1 176, que criou o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas para pessoas físicas, foi aprovada esta semana e tornou-se Lei.

Opções são cogitadas, porém, para que os recursos não sejam perdidos. Segundo fontes a indústria tem sugerido ao governo a possibilidade de que o dinheiro sejam realocado para o Renovar, Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País, configurando um avanço da lei 12 440/2022 que carece, justamente, de recursos, para que comece a sair do papel.

Diante do fato de o Renovar não ter orçamento próprio, portanto, são consideráveis as possibilidades de transferir os cerca de R$ 700 milhões que ainda não foram utilizados pelo programa de descontos, que dispunha inicialmente de R$ 1,8 bilhão, somados leves e pesados, e que possui o mesmo propósito de renovação de frota: tirar de circulação das vias brasileiras veículos com idade avançada, acima de vinte anos, ultrapassados e inseguros.

Para Arthur Rufino, fundador e CEO da Octa, startup que faz a ponte dos proprietários de veículos depreciados com os desmanches legalizados, caso o incentivo seja prorrogado seu negócio só tem a ganhar. Ele afirmou que possui o desafio de encontrar 1 mil ônibus e direcioná-los à reciclagem para comercializar certificados para empresas de transporte urbano que buscam renovar a frota de veículos e querem usufruiu dos descontos. Mas, para isto, o governo precisa sinalizar que os benefícios continuarão, seja por meio de um programa ou outro.  

Com a venda de certificado de reciclagem Octa dobra receita mês a mês

São Paulo – A Octa, startup que faz a ponte entre proprietários de veículos depreciados e desmanches legalizados, viu no programa do governo federal de descontos para a compra de veículos 0KM oportunidade de negócio ímpar e não a deixou escapar. Ao solucionar o maior entrave para ter acesso aos abatimentos que vão de R$ 33,6 mil a R$ 99,4 mil, que é a destinação de um veículo com idade acima de vinte anos à reciclagem, passou a dobrar de tamanho todos os meses.

Desde que o MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços alterou as regras da iniciativa prevista pela MP 1 175/2023, em julho, flexibilizando-as, passou a ser permitido que cliente que pleiteasse o desconto não fosse o proprietário do caminhão ou ônibus antigo– um dos motivos que estavam atravancando o programa.

Foi o pulo do gato para a Octa, que passou a oferecer no mercado certificados de reciclagem, uma vez que a MP prevê o direito de comercialização desse documento. O fundador e CEO, Arthur Rufino, contou que estreitou relações com a Mercedes-Benz e a Marcopolo, divulgou seus serviços aos clientes das companhias e, em pouco mais de dois meses, foram comercializados cinquenta veículos, dentre unidades de transporte de cargas e passageiros, que geraram aproximadamente R$ 4 milhões em descontos:

“Nós localizamos veículos com mais de vinte anos de idade, endereçamos a um dos 183 centros de desmontagem legalizados, com registro no Detran, que integram nossa plataforma, e comercializamos o certificado a quem deseja comprar um pesado novo com desconto”.

O preço desse certificado, cujo modus operandi se assemelha ao de créditos de carbono, gira em torno de 30% do valor do desconto oferecido pelo governo. Por exemplo, se pelo preço do caminhão novo que o cliente deseja comprar ele obtiver abatimento de R$ 99 mil, o custo da documentação que comprova que um veículo velho foi reciclado será de R$ 33 mil.

“Estamos com uma grande demanda por ônibus”, disse Rufino.

Caso a medida seja prorrogada ou os recursos transferidos para o Renovar, como tem sido aventado nos últimos dias por fontes do setor, a atividade será fortemente impulsionada:

“Temos a missão de encontrar 1 mil ônibus velhos para que outros 1 mil urbanos sejam adquiridos por companhias de transporte coletivo”.

Procuram-se ônibus: Octa terá de encaminhar à reciclagem 1 mil ônibus se houver prorrogação do programa de descontos do governo federal. Crédito: Divulgação

De julho para cá a Octa veio crescendo 100% ao mês e, não à toa, é uma das entusiastas pela continuidade da iniciativa que foi verdadeira injeção de energia ao seu negócio, criado em meio à pandemia, em dezembro de 2020, e que em abril de 2022 recebeu aporte de R$ 8 milhões para intermediar o processo de desmontagem de veículos e ainda conectar os desmanches a clientes que desejam adquirir peças certificadas.

Tanto que Rufino compara a atividade de seus dois marketplaces com a do Mercado Livre, só com uma plataforma específica para este segmento. A inspiração para a atividade veio da família, a partir do conhecimento adquirido com a JR Diesel, empresa que opera no mercado de peças de reposição para caminhões fundada por seu pai 38 anos atrás.

Octa comercializa certificados de reciclagem por valores que giram em torno de 1/3 do montante do desconto oferecido pelo programa do governo federal. Crédito: Divulgação

“Estamos discutindo a necessidade de captação de novos investidores para expandir nossa operação. Se os descontos puderem ser aproveitados até o fim, e também contando que o Renovar ganhará forças para começar a tirar pesados velhos das estradas, teremos muito trabalho a fazer.”

O crescimento da startup se calca também no potencial de mercado de R$ 40 bilhões descortinado pela Lei do Desmanche, que embora ainda caminhe a passos lentos, foi impulsionada pela iniciativa do governo de conceder descontos mediante reciclagem de um veículo velho. Atualmente com 25 funcionários, a startup deverá ampliar a equipe para 40 profissionais.

“Precisamos começar a habilitar agentes independentes para identificar veículos elegíveis em diversas partes do País e acelerar o processo de reciclagem deles.”

Rufino assinalou que, caso não haja a extensão do benefício, a perspectiva é a de expandir seu faturamento, cujo valor não é aberto, em 500% frente a 2022. Havendo a prorrogação, no entanto, a projeção é ampliar em dez vezes o tamanho da startup em um intervalo de seis meses. A Octa e o meio ambiente agradecem.     

Novo Mercedes-Benz CLA Coupé chega ao Brasil em duas versões

São Paulo – A Mercedes-Benz já recebe encomendas para a compra do novo CLA Coupé, em duas versões, com duas opções de motorização. O CLA 200 AMG Line utiliza motor de quatro cilindros com sistema híbrido leve, de 163 cv de potência com câmbio automático de sete marchas, e sua versão AMG 35 4Matic tem motor 2.0 de 306 cv de potência e câmbio automático de oito marchas, também equipado com sistema híbrido leve.

O visual do CLA Coupé traz mudanças na grade frontal, nos para-choques dianteiro e traseiro e no novo difusor traseiro. O modelo também é equipado com sistema de condução semi autônoma e sistema multimídia MBUX com controle de voz. Os preços são de R$ 346,9 mil para a versão AMG Line e R$ 496,9 mil para a AMG 35 4Matic.

GM busca 500 mil veículos conectados até dezembro

São Paulo – A GM promoverá atualizações para o multimídia MyLink e para o sistema de conectividade OnStar, que estrearão na nova Chevrolet Spin, ainda em desenvolvimento, mas que deverá chegar ao mercado até 2024. Com as mudanças os sistemas permitirão um número muito maior de atualizações remotas, possibilitando customizar desde o desempenho do motor até o visual do quadro de instrumentos. 

A companhia promoveu na sexta-feira o OnStar Day 2023 primeira vez no País. Aproveitou, também, para mostrar sua visão de futuro: sua aposta é em veículos 100% conectados, aumentando a interação com o motorista e demais ocupantes a partir de mais tecnologia e aplicativos nativos.

A montadora se considera líder em conectividade avançada no País e investiu bastante nos últimos anos para elevar o porcentual de carros conectados, segundo Jaime Gil, diretor global de serviços conectados: “Saímos de 35% para 90% de veículos conectados no Brasil. Em 2020 eram 185 mil unidades, contra mais de 500 mil que teremos até dezembro”.

Considerando a operação em toda a América do Sul a meta da GM é chegar a 1 milhão de veículos conectados em 2024 e a 2 milhões em 2026. Por meio do OnStar a montadora amplia o leque de serviços oferecidos, que vão além do sistema multimídia do veículo, com uma central disponível 24 horas por dia para atender a diversas demandas dos clientes, desde coisas até simples até um pedido de resgate por motivos de saúde.

Os veículos com OnStar também são monitorados a todo momento e se o motorista se envolver em um acidente mais grave, que cause o acionamento dos airbags, a central realiza contato para ver como os ocupantes do veículo estão e, se for necessário, aciona o resgate e indica a localização. Para atender aos clientes fora do Brasil a GM mantém uma central de atendimento instalada na Colômbia, que opera da mesma forma que a central nacional.

A conectividade também é usada para dificultar os furtos e roubos dos veículos: a central, após ser avisada, consegue rastrear a localização, reduzir a velocidade máxima do veículo para dificultar o seu deslocamento, facilitando a chegada da Polícia, e até travar o funcionamento do motor. Dessa forma a companhia atingiu índice acima de 90% de recuperação dos veículos furtados ou roubados.

Atualizações do software dos veículos equipados com OnStar acontecem com a tecnologia OTA, Over the Air, sendo que mais de 650 mil ações já foram realizadas na América do Sul. Pelo aplicativo MyLink os proprietários conseguem controlar diversas funções do veículo de forma remota, como dar a partida e ligar o ar-condicionado.

A GM também mostrou o seu novo quadro de instrumentos, integrado ao sistema multimídia, que fará estreia no Blazer EV, que está confirmado para o Brasil em 2024. O SUV elétrico terá duas grandes telas digitais, sendo a do multimídia sensível ao toque, que funcionam de forma integrada e com diversas configurações.

Oliver Zipse tem contrato renovado pelo Grupo BMW

São Paulo – Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração do Grupo BMW, teve seu contrato estendido até 2026, anunciou a companhia na quinta-feira, 28. Integrante do conselho desde 2015 e seu presidente desde agosto de 2019, Zipse esteve à frente da BWM durante a expansão da gama de elétricos, hoje presente em quase todos os segmentos. 

Segundo o chairman do conselho, Norbert Reithofer, “Oliver Zipse conduziu a empresa com muito sucesso nos últimos anos em um ambiente extremamente volátil. Em uma fase de crises globais e profunda transformação o grupo não apenas alcançou resultados robustos e confiáveis sob sua liderança mas, também, fortaleceu de forma sustentável sua posição de liderança na competição global. Com o Neue Klasse o Grupo BMW está no caminho certo para expandir ainda mais essa posição.”

Neue Klasse é como é chamada a nova geração dos modelos BMW com início de produção prevista para 2025.

DAF lança série especial do XF em comemoração aos 10 anos de Brasil

São Paulo – A DAF produziu 120 caminhões XF em versão comemorativa aos seus dez anos de operação no mercado brasileiro. A Série Especial 10 Anos oferece design exclusivo, customização nos pormenores e um kit especial para o motorista, além de numeração para valorizar a produção limitada.

São duas opções de cores: azul e cinza, personalizadas para criar identidade visual única. Possuem o pacote de acabamento Comfort + Xtra, que traz bancos em couro com logo DAF, cinto de segurança na cor vermelha, volantes em couro, cortina de divisão de ambiente e a placa numerada. Agrega ainda colchão, refrigerador, faróis e lanterna em led, kit multimídia, defletor de ar da cabine e outros itens, como roda em alumínio com pneus Michelin.

Aqueles que adquirirem a série especial receberão um kit com bolsa de viagem, garrafa térmica, kit refeição, copo, toalha, kit higiene e boné.

Busscar realiza primeira exportação para a Bolívia

São Paulo – A Busscar realizou a sua primeira exportação para a Bolívia ao enviar quatro unidades do ônibus Vissta Buss DD, todas produzidas com chassi Volvo B430R 8×2. A negociação foi realizada com a Itabus, de Santa Cruz de la Sierra. 

As unidades possuem duas configurações internas, todas com doze assentos Class Leito instalados no térreo do veículo, No primeiro andar são duas opções: uma com vinte poltronas CamaBuss e outra com trinta poltronas leito, aumentando a capacidade de passageiros do veículo.

Ford anuncia trainee para pessoas com deficiência

São Paulo – Até 10 de outubro a Ford mantém abertas inscrições para programa de trainee dedicado a pessoas com deficiência. Podem se candidatar profissionais formados de dezembro de 2017 a agosto de 2023 em engenharia, tecnologia da informação, design, administração, psicologia e áreas correlacionadas.

Existem, ao todo, 22 vagas para trabalho no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia em Camaçari, BA, no Centro de Testes em Tatuí, SP, e na sede administrativa em São Paulo. A depender da localidade do selecionado o modelo de trabalho poderá ser híbrido, com comparecimento semanal no escritório, ou totalmente remoto.

Interessados devem acessar: https://vagas.ciadetalentos.com.br/hotsite/traineepcdford.

Audi e Litro de Luz instalam iluminação solar em comunidades indígenas

São Paulo – Voluntários da Audi do Brasil e da ONG Litro de Luz instalaram e montaram, junto com moradores de comunidades indígenas e habitantes do Litoral Sul de São Paulo, 180 equipamentos de iluminação, lampiões e postes de energia solar, em localidades em que a eletricidade não chega.

Até o momento foram montados 21 postes solares com baterias de lítio, de alta desempenho e baixa manutenção, posicionado em locais estratégicos e de grande movimentação, e 118 lampiões solares, que possuem estrutura de PVC, feito com garrafa PET, uma bateria, lâmpadas de LED e tamanho que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas, dentro e fora da casa dos comunitários. Há também um painel solar para carregamento da bateria.

Com a entrega completa dos equipamentos, marcada para este fim de semana, 147 famílias de doze comunidades distintas nas cidades de Cananeia e Ilha do Cardoso terão acesso à energia elétrica de origem solar. A iniciativa envolve, além da Audi do Brasil e do Litro de Luz, a Audi Environmental Foundation, braço filantrópico da Audi AG que apoia projetos inovadores em prol do meio ambiente.

Uma das exigências da Audi Enviromental Foundation é que as baterias, ao perderem capacidade e possibilidade de uso, sejam devolvidas para reciclagem. E a substituição imediata ficará a cargo do Litro de Luz.

Trata-se de uma segunda ação envolvendo a montadora: no ano passado quase duzentas soluções de iluminação beneficiaram mais de seiscentos moradores de comunidades ribeirinhas na Amazônia.