Toyota Hilux e SW4 ganham atualizações no motor, mais garantia e novas versões

São Paulo – A Toyota anunciou a chegada da linha 2025 da picape Hilux e do SUV SW4 nas concessionárias. Os dois modelos passaram por atualizações no motor turbodiesel 2.8 de 204 cv de potência para atender à legislação Proconve P8, adotando novo filtro de partículas diesel e tanque de uréia, para o Arla 32.

A Hilux, desde a versão SRV, e o SW4, em todas as versões, ganharam o sistema Toyota Serviços Conectados, que permite ao proprietário consultar diversas informações do veículo como histórico de viagens, lembrete para revisões, indicadores de consumo e diagnóstico de falhas, por meio do Toyota App.

A Hilux 2025 passa a oferecer o câmbio automático como opcional para as versões chassi cabine e cabine simples. Segundo a Toyota a novidade atende à crescente demanda por este tipo de transmissão nas vendas diretas.

A picape e o SUV também tiveram sua garantia ampliada para dez anos, marcando a estreia do programa Toyota 10 no Brasil, que permite alongar a garantia. O benefício é ativado sem custo para os clientes: basta realizar as revisões programadas em uma concessionária, após os cinco anos iniciais de garantia.

Veja abaixo os preços e versões da Hilux e do SW4:

Hilux Cabine Chassi 4×4 MT – R$ 228,7 mil
Hilux Cabine Chassi 4×4 AT – R$ 238,8 mil
Hilux Cabine Simples 4×4 MT – R$ 236,7 mil
Hilux Cabine Simples 4×4 AT – R$ 246,9 mil
Hilux Power Pack 4×4 MT – R$ 249,5 mil
Hilux Power Pack 4×4 AT – R$ 259,8 mil
Hilux SR 4×4 AT – R$ 284,4 mil
Hilux SRV 4×4 AT – R$ 294,6 mil
Hilux SRX 4×4 AT – R$ 329 mil
Hilux SRX Plus 4×4 AT – R$ 339,5 mil

SW4 SRX Platinum 5L 4×4 AT – R$ 384,2 mil
SW4 SRX Platinum 7L 4×4 AT – R$390,6 mil
SW4 Diamond 7L 4×4 AT – R$ 437,9 mil

Mercado segue aquecido e vendas avançam 10% na primeira quinzena

São Paulo – Com 133,9 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados nos onze primeiros dias úteis de novembro as vendas de veículos avançaram 10,6% sobre a primeira metade de outubro, que havia registrado o melhor resultado do ano com 121 mil unidades comercializadas. Os dados são preliminares do Renavam e foram obtidos pela Agência AutoData.

Com relação a novembro do ano passado, que registrou 113,3 mil licenciamentos na primeira quinzena, as vendas cresceram 18,9%.

A média diária alcançou 12,1 mil unidades, acima das 11 mil/dia registradas na primeira metade de outubro. No mês passado inteiro foi de 11,5 mil.

Restando oito dias úteis, caso o ritmo seja mantido, o mercado fecharia com 230 mil licenciamentos, com apenas dezenove dias úteis – e, usualmente, a segunda metade do mês costuma ter ritmo superior ao da primeira.

Segundo a Bright Consulting as compras de locadoras, em preparação para as férias de fim de ano, estão puxando o mercado. Nos primeiros dez dias úteis 54% dos licenciamentos de veículos leves foram feitos por meio de venda direta, modalidade na qual as locadoras fazem as suas compras. Somente na quinta-feira, 14, 67% dos emplacamentos foram por venda direta.

Uma fonte ligada ao varejo afirmou à reportagem que a tendência é que as locadoras mantenham o pé embaixo até o fim do ano, pois as condições de negócio estão favoráveis: muitas montadoras estão com estoques elevados.

Com 2 milhões 257 mil veículos emplacados até a segunda-feira, 18, o ano se aproxima do resultado de todo 2023, 2,3 milhões de unidades. Até o fim de novembro a marca será, certamente, superada.

Iveco Bus entrega 20 ônibus movidos GNV para o transporte público na Argentina

São Paulo – A Iveco Bus vendeu os primeiros vinte ônibus movidos a gás natural para o transporte público na Argentina, por meio do seu concessionário Overbus, que participou de uma licitação local. As unidades são do modelo Bus 17-210 G, equipadas com nove cilindros de armazenamento de gás natural, gerando autonomia de até 350 quilômetros.

O Bus 17-210 G é produzido na Argentina, na planta de Córdoba, e para entregar os veículos a Iveco realizou um evento no local, com a participação de Ricardo Cardozo, presidente do Grupo Iveco no país, representantes do governo argentino e o presidente da Overbus, Miguel Niro. 

O motor dos ônibus movidos a gás é o FPT N60 CNG, projetado desde o início para rodar com gás natural, garantindo a mesma potência e desempenho de um similar a diesel mas emitindo 95% a menos de material particulado, 90% a menos de dióxido de nitrogênio e 10% a menos de dióxido de carbono.

Prometeon inaugura centro de distribuição em Mauá

São Paulo – A Prometeon inaugurou um Centro de Distribuição em Mauá, SP, na região do ABC, a fim de comportar de forma mais flexível e eficiente sua produção na cidade vizinha, Santo André. Com espaço para abrigar 160 mil pneus o armazém possui 48 mil m² de área construída em espaço total de 62 mil m². São dezesseis docas, ao todo, com capacidade para movimentação de 12 mil pneus por dia, graças ao uso de empilhadeiras elétricas.

Fruto de investimento de R$ 7,5 milhões o Centro de Distribuição de Mauá gerou 134 postos de trabalho diretos e indiretos. Segundo o responsável pelas operações logísticas da Prometeon no Brasil, Thiago Morales, o uso do espaço, em conjunto com o restante da estrutura logística da empresa na região, aprimorará os processos e reduzirá prazos e custos para a empresa.

“Teremos uma operação ainda mais ágil do que já tínhamos desde a inauguração, em 2021, do outro CD, localizado dentro da nossa fábrica em Santo André. Esta novidade chega em boa hora, após o lançamento da nova linha de pneus radiais, a Serie 02, que chegará de forma mais rápida aos nossos clientes em todo o Brasil.”

Pablo Di Si deixa a Volkswagen

São Paulo – Presidente da Volkswagen América Latina de 2017 a 2022, quando assumiu a operação da América do Norte, Pablo Di Si anunciou que está deixando a companhia. No LinkedIn o argentino afirmou que “é hora de uma merecida pausa para o bem estar e passar mais tempo com a minha família, amigos e focar em outras paixões empresariais que tenho”.

Segundo o portal Automotive News Di Si será substituído por Kjell Gruner, ex-executivo da Porsche e da Rivian. Ele assume o cargo de CEO da VW América do Norte em 12 de dezembro – até lá, interinamente, Gerrit Spengler ficará à frente da operação.

Kjell Gruner

Di Si, de acordo com a Volkswagen, renunciou ao cargo na semana passada. Em sua publicação no LinkedIn o executivo fez uma retrospectiva de sua atuação na Volkswagen, agradeceu a executivos do alto escalão e diz estar “cheio de entusiasmo e expectativa pelo que o futuro reserva, tanto pessoal como profissionalmente”.

Setor de autopeças registra queda de 15% nas exportações

São Paulo – As exportações de autopeças somaram US$ 6,5 bilhões de janeiro a outubro, valor 15,1% menor do que o registrado em idêntico período de 2023. Após a alta em setembro, outubro voltou a apresentar queda, de 8,7% com relação ao mesmo mês do ano passado, somando US$ 695,6 milhões, valor que também representou retração de 13,6% quando comparado com o mês anterior, de acordo com o Sindipeças, entidade que representa o setor no Brasil.

As importações no ano somaram, no mesmo período, US$ 17,7 bilhões, alta de 10,4% sobre janeiro a outubro de 2023. Em outubro foram importados US$ 2,1 bilhões, expansão de 35,2% na comparação com outubro do ano passado e de 19% com relação a setembro. 

Com esses resultados o setor de autopeças registrou déficit comercial de US$ 11,1 bilhões até outubro, 34,1% a mais do que em 2023. No comunicado divulgado o Sindipeças afirmou que esse déficit é reflexo da crise vivida pela Argentina, principal parceiro comercial do Brasil, e do fraco ritmo do setor automotivo em outros países vizinhos, o que também resultou em exportações de veículos 7,4% menores no ano.

Chevrolet Equinox será o sexto e último lançamento da GM em 2024

São Paulo – O próximo lançamento Chevrolet será o novo Equinox, sexto, e último, modelo apresentado em 2024. O anúncio foi feito em vídeo publicado pela General Motors em seu perfil do LinkedIn, estrelado pelo presidente para a América do Sul, Santiago Chamorro.

Os outros lançamentos foram a nova S10, a nova Spin, a nova Trailblazer, a Blazer EV e o Equinox EV. Em 2024, conforme destacou Chamorro no vídeo, a companhia anunciou investimentos de R$ 7 bilhões no Brasil, a primeira fase de um novo ciclo.

O Equinox, SUV mais vendido da Chevrolet no mundo, será oferecido em duas versões aos consumidores brasileiros: RS, mais esportiva e urbana, a Activ, com uma proposta mais aventureira. Ambas equipadas com o motor 1.5 turbo e com a novidade do OnStar com conexão 5G.

Chamorro disse, no vídeo, que o lançamento traz um “simbolismo especial pois em 2025 a General Motors completa 100 anos de Brasil”.

Veja o vídeo:

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Híbridos leves ou micro híbridos? AutoData adota nomenclatura para não confundir o leitor.

São Paulo — A eletrificação da mobilidade está começando uma nova fase no Brasil com a proliferação da nacionalização dessa tecnologia. Com as novidades é comum as empresas e entidades apresentarem nomenclaturas que sejam mais atraentes do ponto de vista do marketing, algo que pode confundir o leitor e consumidor. Para que os leitores de AutoData não se confundam na hora de saber qual tecnologia está sendo citada em nossos textos decidimos adotar uma nomenclatura própria, que será padrão a partir de agora em todas as nossas publicações. Com isto esperamos continuar a explicar esta transição de forma que o leitor possa compreender facilmente cada uma das novas tecnologias.  

Pode até parecer, em um primeiro momento, um pormenor desimportante o nome da tecnologia X ou da tecnologia Y. Mas não se engane: por trás dessas novas tecnologias há componentes como a tributação do veículo em níveis federal, estadual e até municipal. Definir determinada tecnologia, então, apenas de uma forma pode contribuir para que seja esclarecido até para os formuladores das legislações quais isenções fiscais devem ser concedidas e quais não. 

A primeira polêmica que surgiu foi a dos micro híbridos. Afinal, a tecnologia que utiliza apenas um sistema de acionamento e desligamento automático ou outra que tem bateria de baixa voltagem aliado a alternador, mas que não atua diretamente no tracionamento da roda em nenhum momento, devem ser chamados de que forma?

A ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, e a Stellantis, que lançou versões de dois modelos com bateria auxiliar e alternador anabolizado divergem na nomenclatura das tecnologias.

A Stellantis, com base nas normas da WCO, sigla em inglês para a Organização Mundial Alfandegária, classifica eletrificados desta forma:

  • Micro híbrido
    Veículo a combustão com funções não relacionadas à propulsão, como o start-stop.
  • Híbrido leve ou MHEV
    Veículo com motores a combustão e elétrico de 12V a 48V, com 3 kW a 20 kW de potência

Já a ABVE, por sua vez, adotou a seguinte classificação:

  • Micro híbrido, híbrido leve ou MHEV
    Veículo com motores a combustão e elétrico de 12V a 48V, com 3 kW a 20 kW de potência

As demais tecnologias de eletrificação têm o mesmo entendimento tanto pela entidade quanto pela fabricante multimarcas:

  • Híbrido ou HEV
    Veículo com motores a combustão e elétrico de alta tensão, maior de 150V, com 50 kW de potência
  • Híbrido plug-in ou PHEV
    Veículo com motores a combustão e elétrico de alta tensão, de mais de 300V, com 50 kW de potência e que pode ser recarregado na tomada
  • Elétrico ou BEV
    Veículo 100% elétrico que pode ser recarregado na tomada

Para evitar esses ruídos de comunicação e não confundir o leitor AutoData informa que decidiu não usar em suas reportagens o termo micro híbrido. 

Chamaremos os MHEV desta forma ou de híbridos leves, e as outras denominações de acordo com as normas adotadas por Stellantis e ABVE.

  • Híbrido leve ou MHEV
    Veículo com motores a combustão e elétrico de 12V a 48V, com 3 kW a 20 kW de potência
  • Híbrido ou HEV
    Veículo com motores a combustão e elétrico de alta tensão, maior de 150V, com 50 kW de potência
  • Híbrido plug-in ou PHEV
    Veículo com motores a combustão e elétrico de alta tensão, de mais de 300V, com 50 kW de potência e que pode ser recarregado na tomada
  • Elétrico ou BEV
    Veículo 100% elétrico que pode ser recarregado na tomada

José Muñoz foi nomeado CEO global da Hyundai

São Paulo — A Hyundai Motor Company nomeou o espanhol José Muñoz, 59, como seu presidente e CEO a partir de 1º de janeiro. Ele sucederá a Jaehoon Chang, promovido a vice-presidente do Hyundai Motor Group. 

Muñoz terá a missão de construir posição de liderança em mobilidade de próxima geração, incluindo eletrificação, ofertas diversificadas de trem de força e tecnologia de hidrogênio. E se concentrará em avançar o sistema de gestão da empresa para fortalecer a posição da Hyundai Motor como marca global.

Muñoz ingressou na HMC em 2019 como presidente e diretor global de operações e presidente e CEO da Hyundai e Genesis Motor North America. Em 2022 foi nomeado para o Conselho de Administração da HMC com responsabilidades expandidas para Europa, Índia, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico.

Ele também liderou vendas globais, serviços e planejamento de produtos como parte da divisão de operações globais.

Antes de ingressar na Hyundai, Muñoz foi CPO, responsável pelo desempenho da Nissan Motor Corporation e chairman da Nissan China e América do Norte. Durante quinze anos obteve crescimento significativo de lucro e vendas recordes. Também ocupou cargos de gerência na Toyota Motor Europe.

Com cidadania estadunidense o executivo é Ph.D em engenharia nuclear pela Universidade Politécnica de Madri, possui MBA executivo pela IE Business School de Madri e também concluiu programas de gestão executiva pela Cranfield School of Management no Reino Unido e pela Insead Business School na França.

Cobra Rolamentos anuncia reestruturação em sua diretoria

São Paulo – Ao completar 37 anos no mercado e contabilizar 34 unidades no País a distribuidora de autopeças Cobra Rolamentos anunciou reestruturação em sua diretoria a fim de reforçar sua posição no setor.

Marcelo Sanchez Loureiro assumiu a diretoria comercial. A diretoria de rolamentos e marca própria tem agora à frente Ricardo Rocha e a diretoria jurídica passa a ser liderada por Vera Sabatini.