Empresas de autopeças têm participação recorde na Automechanika Frankfurt

São Paulo – Será recorde a participação de fabricantes brasileiras de autopeças na Automechanika Frankfurt, que será realizada de 10 a 14 de setembro na Alemanha. Os 48 expositores do estande coletivo do Brasil Auto Parts, programa desenvolvido em parceria com a ApexBrasil para fomentar exportações da cadeia, ocuparão espaço de 476 m2.

A última Automechanika, em 2022, reuniu 33 expositores brasileiros, que apresentaram seus produtos em área de 395 m2. Durante o evento, vitrine global para a cadeia, estes participantes fecharam negócios de US$ 4,6 milhões, e mais US$ 26,3 milhões nos doze meses seguintes.

BYD abre cadastro para pré-compra do Yuan Pro

São Paulo – A BYD abriu cadastro para os interessados em comprar o Yuan Pro, lançamento que fará em 5 de setembro, em seu site. Segundo a companhia quem fizer a pré-compra ganhará 1 ano de seguro grátis na Porto Seguro e um carregador wallbox de 7kWh.

Na página só existe espaço para o cadastro: não há informação de preço ou como será feita a pré-compra. Os pormenores, segundo a BYD, serão revelados apenas no lançamento oficial.

Juros e inadimplência em financiamentos de veículos ficam estagnados

São Paulo – Os juros e a inadimplência nos financiamentos de veículos 0 KM, segundo o Banco Central do Brasil, ficaram estacionados em julho na comparação com junho. A taxa média cobrada se manteve em 25,5% e a inadimplência oscilou 0,1 ponto porcentual para cima, chegando a 4,6%. Os dados foram divulgados no Relatório de Estatísticas Monetárias e de Crédito, na quinta-feira, 29.

Em um ano os juros recuaram 0,6 pp, embora a taxa Selic, no mesmo período, tenha reduzido 2,75 pp. Finalizada a onda de cortes na taxa básica de juros, movimento já sinalizado pelo BC, pouco mudou o cenário no financiamento de veículos, embora a inadimplência tenha diminuído em ritmo maior.

No início do mês o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, afirmou que confiava na redução dos juros automotivos. Segundo ele, que teve reunião com a Febraban, instituição que representa as financeiras, os fatores ainda não foram totalmente precificados:

“A Selic não é o único fator que forma o spread dos bancos. Existem pontos importantes, como a inadimplência e a facilitação da retomada dos bens, e todos eles sinalizam queda. A nossa expectativa, portanto, é que seguirá caindo bastante o juro e ajudando a retomada do mercado, que vem crescendo muito por causa do aumento da liberação do crédito”.

A inadimplência, que fechou julho em 4,6%, caiu 0,8 pp em um ano. Apesar da oscilação de 0,1 pp para cima, com relação a junho, o patamar ainda está baixo na comparação com os últimos meses.

Plano de eletrificação do Chile começará por veículos leves e ônibus

São Paulo – O Chile definiu plano para eletrificar veículos e máquinas comercializadas para trazer previsibilidade para o setor no País. Criado há mil dias, o plano nacional de eletromobilidade começará pelos automóveis e comerciais leves e pela frota de ônibus utilizada no transporte público nacional, que deverá ser elétrica ou movida a outro tipo de energia zero emissões a partir de 2035.

De acordo com Diego Mendoza Benavente, secretário geral da Anac, Associação Nacional Automotriz do Chile, até 2035 o país precisará criar formas de incentivar a demanda por esse tipo de veículo, para que a frota seja modernizada: “Incentivos são necessários para que este plano se torne realidade. Reduzir os impostos pode ser uma saída interessante”.

As máquinas agrícolas e de construção utilizadas em operações do agronegócio, mineração e florestal são o terceiro segmento que deverá ser 100% eletrificado, mas com prazo um pouco maior para as máquinas pequenas, que deverão ser todas elétricas até 2040. Para as máquinas maiores o prazo é menor, e todo o portfólio vendido no país deverá ser zero emissão até 2035.

Para os caminhões vendidos no Chile, responsáveis pelo transporte de 95% de tudo que é comercializado, o prazo é até 2045 para que todos os modelos ofertados sejam elétricos ou zero emissão a partir de outro tipo de energia, caso da célula de hidrogênio, que poderá ser uma alternativa para os veículos de carga que percorrem longas distâncias.

O plano de eletrificação tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população chilena por meio da neutralidade de emissões dos veículos vendidos no país, acelerando o uso de automóveis, máquinas, caminhões e ônibus que não emitam CO2 enquanto circulam.

A projeção da Anac para 2024 aponta para a venda de 17,3 mil unidades eletrificadas no Chile, quase o dobro do que foi vendido em 2023. Dessa forma a participação dos veículos eletrificados chegará a 5,2% do total, contra fatia de 3% em 2023. Para 2025 a expectativa é vender 28,6 mil veículos com algum tipo de eletrificação, chegando a 7,1% do mercado.

Considerando apenas os híbridos plug-in e os elétricos as vendas deverão somar 5 mil unidades em 2024, com participação de 1,5%, subindo para 2,5% em 2025, com 9,9 mil veículos.

Anac 30 anos

Para apoiar o plano de eletrificação no país a entidade lançou este ano, quando completa 30 anos de atuação, o seu plano de mobilidade sustentável, baseado em fundamentos considerados importantes para a modernização da frota que circula no país. O primeiro busca uma mobilidade segura, melhorando as normas de segurança, para que os novos veículos, que reduzem as emissões, também elevem o nível de segurança ativa e passiva.

O segundo ponto é a mobilidade eficiente, para que o programa de etiquetagem veicular, criado em 2012, siga avançando e exigindo uma redução no volume de CO2 emitido. O terceiro é baseado na conectividade, para que os modelos importados contenham um nível cada vez maior, melhorando a interação do usuário final com o veículo.

O quarto ponto está ligado diretamente ao plano de eletrificação e solicita incentivos para os modelos que são movidos a novas energias, assim como a criação de toda a infraestrutura de recarga para que os chilenos tenham como abastecer seus veículos híbridos plug-in e elétricos sem maiores preocupações. Esse é um ponto considerado desafiador e de grande importância pelo secretário da Anac.

O quinto elemento trata da mobilidade inclusiva, para que os condutores, principalmente de veículos comerciais de carga e de transporte de passageiros, tenham conhecimento sobre as novas tecnologias. O sexto é focado na economia circular para reciclagem dos componentes automotivos, o que já ocorre com pneus, e deverá avançar para lubrificantes e baterias.

O último ponto olha para os veículos autônomos do futuro, que deverão se integrar ao resto da frota de forma segura, com condução segura e inteligente.

Nissan Kicks alcança a marca de 350 mil unidades produzidas em Resende

São Paulo – A Nissan celebrou a marca de 350 mil SUV Kicks produzidos no Complexo Industrial de Resende, RJ. O veículo que alcançou este número foi um Advance com pacote Plus branco pérola, destinado ao mercado brasileiro.

O SUV é o modelo mais vendido pela montadora em toda a sua história no Brasil. No primeiro semestre registrou aumento de 28% nos emplacamentos – motivo pelo qual mesmo com a chegada da nova geração, a partir de 2025, ele continuará em linha.

Desde que começou a ser fabricado, em julho de 2017, a versão mais demandada foi a Sense/S, com 20,9% do total, seguida pela topo de linha Exclusive, com 17,4% e, então, pela Advance/SV, com 16%. Quanto aos destinos de exportação a Advance é a mais requisitada na Argentina e a Sense/S no Paraguai.

Com relação às cores de carroceria as preferidas são branco diamond, com 29,8% do total fabricado, o que inclui também a opção com o teto preto, cinza grafite, com 28,3%, prata classic, com 19,9% e preta premium, com 14,1%.

Mercedes-Benz oferece duas versões do GLB com MHEV

São Paulo – A Mercedes-Benz Cars & Vans passa a oferecer, em setembro, duas versões do SUV GLB 200 4MATIC, agora com motor 2.0 de quatro cilindros com hibridização leve, propiciada pelo alternador de 48V instalado no powertrain, que alcança 190 cv e tração nas quatro rodas.

A versão Progressive tem acabamento externo e interno mais refinados, com novas combinações de materiais e cores, spoiler traseiro com faixa decorativa cromada e roda de liga leve de 18 polegadas. Na AMG Line as rodas são AMG de liga leve de 19 polegadas e acabamentos mais esportivos. 

Ambas as versões têm o sistema MBUX e integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de carregamento sem fio por indução.

Veja os preços:

  • Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC Progressive  R$ 369,9 mil
  • Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC AMG Line   R$ 399,9 mil

VW Caminhões e Ônibus apresenta Constellation para construção civil

São Paulo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou novo integrante da família Constructor, dedicada à construção civil, o Constellation 33.260 8×4. Feito sob medida o caminhão vocacional foi desenvolvido em colaboração com clientes do ramo e, portanto, envolveu bastante escuta e pesquisa.

De acordo com a empresa um dos diferenciais do veículo é a sua manobrabilidade: “Graças ao raio de giro reduzido o caminhão se movimenta com facilidade em espaços confinados, como canteiros de obra, subsolo e áreas urbanas. Pensando na segurança dos operadores e na eficiência do trabalho ele é equipado com freios ABS, controle de tração e assistência de partida em rampa”.

Projetada de maneira ergonômica a cabine oferece mais acessibilidade, conforto e visibilidade, reduzindo a fadiga do motorista e aumentando a produtividade. Os novos veículos contam com tração 8×4, entre-eixo reduzido e suspensão reforçada, a fim de garantir durabilidade e alto desempenho em terrenos acidentados e nas exigentes demandas de obras.

Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes será realizado em outubro

São Paulo – O Salão da Mobilidade Elétrica se reinventou e mudou de nome: a partir da sua décima-oitava edição, de 22 a 24 de outubro no São Paulo Expo, atenderá por E-MOB, Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes. O evento atenderá a três fundamentos: Mobilidade Verde, Infraestrutura & Cidades Inteligentes e Conectividade & Tecnologia.

Durante o E-MOB também será realizado C-Move 2024, Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, com a mentoria da PNME, Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica. Para participar especificamente deste evento é preciso se inscrever por meio do link https://euvou.events/E-MOB2024.

Fenatran terá 74 novas marcas na edição de novembro

São Paulo – A vigésima-quarta edição da Fenatran, principal feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, será realizada de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo com 74 novas marcas, segundo a organizadora RX, totalizando 600, dentre nacionais e internacionais. Com isto o espaço ocupado aumentará em 20%, somando 100 mil m2 em oito pavilhões.

No meio das empresas estreantes destacam-se as montadoras chinesas TEVX Motors, que representa a Higer Bus, e XCMG Brasil, a divisão de acessórios da thyssenkrupp, a locadora de veículos pesados Addiante, as empresas de implementos rodoviários Olivo Implementos e Next Implementos, a rede de postos Sim e as operações logísticas Zion Logtec e Hangcha.

Híbridos flex estão nos planos da Kia para o mercado brasileiro

Itu, SP – Enquanto projeta vender no mercado brasileiro em torno de 6 mil unidades em 2024, cerca de 20% acima do volume do ano passado, José Luiz Gandini, presidente da Kia, planeja saltos mais ousados para 2025. Além de ampliar a gama de 100% elétricos, inaugurada pelo EV5, negocia a introdução da tecnologia híbrida flex em modelos vendidos no País.

Deverá começar com o K3, sedã sucessor do Rio produzido no México: “Precisamos alcançar mais de 60% de conteúdo local para que ele possa ser exportado para o Brasil dentro do acordo de livre comércio, sem imposto de importação. O motor híbrido flex 1.0 ajudaria nesta matemática”.

Hoje o K3 é oferecido em versões aspiradas 1.4 e 1.6. Segundo Gandini a Kia está desenvolvendo a tecnologia, com um motor 1.0 turbo, já aplicado no Stonic. É o mesmo motor dos Hyundai HB20 produzidos em Piracicaba, SP, mas na versão apenas a gasolina. A parte do flex, portanto, está disponível dentro do grupo, faltando apenas a hibridização, que seria leve, de acordo com o presidente.

Ele estima para o fim de 2025 a viabilidade do K3, mas outros modelos deverão chegar via México, como o K4 – o sucessor do Cerato que também, segundo Gandini, precisa ter mais conteúdo local para poder ser importado sem o imposto. 

“Mas continuaremos também a oferecer modelos a combustão. O Sorento diesel chegará em 2025 e estamos com bastante demanda pelo Bongo, produzido no Uruguai.”

De janeiro a julho as vendas da Kia cresceram 13%, segundo a Abeifa, somando 3,1 mil unidades.