Na tentativa de driblar a queda nas vendas de automóveis e comerciais leves, próxima de 8% no ano, algumas montadoras apostam nos clientes corporativos. O índice de vendas diretas de janeiro a novembro deste ano está em 29,2% do mercado total, em alta de quatro pontos porcentuais em relação ao mesmo período de 2013, segundo dados da Fenabrave.
Fatores como aumento do empreendedorismo, o crescimento do turismo de lazer e de negócios – que influencia locadoras e taxistas – e o aumento de frotas corporativas levaram montadoras como Renault e Volkswagen a aprimorar seu atendimento aos frotistas, que além de empresas dos mais variados portes também contempla produtores rurais, órgãos de governo, portadores de deficiência e autoescolas, dentre outros.
Na Renault a rede direcionada para o público empresarial, denominada Pro+, já representa pouco mais de um quarto do total de lojas da montadora no País: são 58 concessionárias dedicadas apenas aos frotistas para cerca de 240 revendas tradicionais.
Segundo Alexandre Oliveira, diretor de vendas a empresas da Renault, o formato de atendimento exclusivo aos frotistas garante, além da comercialização de veículos, a manutenção da frota com serviços de oficina. “O público empresarial depende do veículo para trabalhar e precisa de atendimento diferenciado e mais ágil.”
A rede Pro+ da Renault é um formato global de serviço que desembarcou no Brasil em 2013, iniciativa motivada justamente pelo aumento das compras corporativas no País. Neste ano cerca de 10% do total das unidades comercializadas pela montadora foram destinadas a pessoas jurídicas – aproximadamente 20 mil veículos.
“Esse formato de atendimento permite maior interatividade com o cliente, pois nossos consultores já tem experiência na emissão de orçamentos e ligação direta com as empresas.”
No caso de grandes compradores da Renault como os Correios, que tem cerca de cinco mil unidades do modelo Kangoo na frota, a manutenção dos veículos foi pré-acordada. “Nossos consultores acompanharam a entrega dos veículos e montaram um cronograma dedicado de pós-vendas.”
Além dos Correios a Renault tem em sua lista de grandes clientes a BRF, ou Brasil Foods, nascida da união da Sadia com a Perdigão, com cinco mil veículos, Nestlé, com oitocentos, e Sky, de telecomunicações, com setecentos. “Temos consciência da relevância desses clientes e por isso o nível de estoque de peças da rede Pro+ é acima do normal. Além disso o atendimento não precisa ser necessariamente agendado, como nas concessionárias tradicionais.”
Além do atendimento disponível em tempo integral a Pro+ também realiza pequenos reparos diretamente nas empresas dos clientes. Esta mesma modalidade é feita pela Volkswagen, que lançou o Fleet Center, conceito de atendimento exclusivo aos clientes frotistas e disponível em 32 concessionárias.
Segundo a montadora o formato, lançado oficialmente durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, foi desenvolvido com base em estudos de tendências de mercado, que apontaram a necessidade de estabelecer dentro da rede casas que sejam referência no atendimento ao cliente frotista – desde sua prospecção até o pós-vendas.
De acordo com o gerente executivo de vendas corporativas da Volkswagen do Brasil, Alberto Andrade, a estratégia é manter a montadora como referência no segmento de venda direta. No acumulado do ano 26,3% dos veículos comercializados pela Volkswagen foram destinados para clientes empresariais.
“Queremos proporcionar uma estrutura mais robusta e diferenciada para atender o mercado corporativo, gerando maior volume de serviços e peças e, consequentemente, um melhor resultado em vendas.”
Dentre as vantagens da rede específica aos frotistas está desconto de 10% em peças e mão de obra na oficina. A expectativa da montadora é que o projeto tenha cobertura em todas as regiões do País até o final de 2015.