Trinta e seis fabricantes participam da 7ª edição do PEBV, Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, 2015, coordenado pelo Inmetro. No total 587 modelos/versões poderão exibir a etiqueta nacional de conservação de energia afixada em seus vidros. O volume é 18,4% maior frente ao ciclo anterior.
De acordo com o Inmetro o programa de etiquetagem classifica os modelos quanto à eficiência energética na sua categoria e traz informações sobre a autonomia do veículo em quilômetro por litro de combustível, tanto na cidade quanto na estrada, além de medir a emissão de gás efeito estufa e gases poluentes.
O destaque da edição foi a categoria dos subcompactos. Na avaliação do Inmetro o segmento teve 10% mais modelos com consumo de combustível nota A do que no ciclo 2014.
Segundo a classificação do instituto são onze os modelos de subcompactos: Fiat 500, Fiat Uno, novo Fiat Uno, Fiat Palio, Chery QQ, Renault Clio, Nissan March, Jac J2, Volkswagen up!, Kia Picanto e Mercedes-Benz Smart.
Os modelos listados que não alcançaram nota A na comparação absoluta geral foram Renault Clio versão Authentique, Kia Picanto, Jac J2, quatro versões do novo Fiat Uno e quatro versões do Fiat 500. Todos estes receberam nota B. Apenas duas versões do modelo Fiat 500 tiveram nota C dentre os subcompactos.
A exemplo do que já ocorre para eletrodomésticos e eletrônicos, desde 2008 os veículos também são avaliados e recebem etiqueta com faixas coloridas de A, mais eficiente, até E, menos eficiente. Já a emissão de gases é classificada por estrelas, variando de uma a três conforme a eficiência, em uma parceria do Inmetro com o Proconve, do Ibama.
Dentre os subcompactos listados apenas o Mercedes-Benz Smart, Renault Clio e duas versões do Fiat 500 receberam as três estrelas, sinalizando que os veículos emitem menos C02 do que o estabelecido.
Em comunicado Alfredo Lobo, diretor de avaliação da conformidade do Inmetro, afirmou que o consumidor pode visualizar na etiqueta todas estas informações e escolher não só o carro mais eficiente, mas também o menos poluente. “Cada vez mais modelos estão sendo incorporados voluntariamente ao programa, o que revela a sua credibilidade”.
Atualmente os fabricantes colocam a etiqueta nos vidros de 80% dos veículos inscritos. Segundo Lobo até 2017 o alcance chegará a 100%.
Para exemplificar a relevância da medição o Inmetro baseou-se em um carro subcompacto classificado como A, que faz em média 14,9 km com um litro de gasolina na estrada e 12,2 km na cidade, contra 10,9 km e 9,6 km respectivamente para um subcompacto classificado como E. Em percurso diário de 40 km, quem opta por um veículo classe A pode ter economia de cerca de R$ 1 mil no período de um ano.