A lista de modelos nacionais equipados com start stop crescerá nos próximos meses: o A3 sedã que sairá da fábrica da Audi em São José dos Pinhais, PR, terá motor 1.4 litro turbo bicombustível produzido em São Carlos, SP, com sistema de desligamento automático em paradas curtas.
Os pacotes de itens de série e opcionais do A3 nacional ainda não estão totalmente definidos e os estudos ocorrem em paralelo com as negociações de fornecimento local.
Representantes de compras da Audi já trabalham na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, SP. A ideia é que cada marca tenha sua equipe própria, mas trabalhando em sinergia.
A montagem pré-série do A3 sedã já começou em linha compartilhada com a Volkswagen, para o novo Golf. As primeiras unidades para o mercado estão previstas para entrar em produção em outubro deste ano.
Uma linha dedicada apenas ao crossover Q3 deve iniciar os testes até o fim de 2015, enquanto a produção efetiva começará no primeiro semestre de 2016.
No entanto estão descartadas as linhas de pintura e de estamparia na produção dos Audi nacionais, ainda que estas existam na unidade paranaense: as peças da carroceria serão importadas prontas, pois segundo a fabricante a capacidade produtiva de 26 mil veículos/ano – 16 mil A3 e 10 mil Q3 – não justificaria o investimento nesses processos.
A Audi projeta vender 30 mil carros/ano no País até 2020, sendo os 26 mil nacionais acrescidos de quatro mil importados.
Para tanto está ampliando a rede: atualmente com 40 casas, prevê fechar o ano com 50 e até 2017 saltar a 67, em plano de investimento específico de R$ 200 milhões. A região Nordeste e o Interior do País concentram o maior número de inaugurações.
Para este ano a estimativa de vendas é de 15 mil unidades, alta de 20% em relação aos 12,5 mil emplacamentos de 2014.
Gerold Pillekamp, responsável pelo marketing de produto da Audi, afirma que as principais alavancas para o crescimento neste ano serão o A3 nacional e os modelos A4 e A5, que estreiam novos e mais econômicos motores.
“O novo A4 deve ampliar em 10% as vendas em relação a seu antecessor e o A5 em 8%.”
A partir de agora os modelos A4 Sedan, A4 Avant e A5 Sportback aposentam os propulsores 2.0 e passam a contar com motorização 1.8 turbo FSI com potência de 170 cv e sistema start stop.
Segundo testes médios de consumo nos ciclos urbanos e rodoviários apresentados pela Audi no A4 o rendimento avançou de 14,1 quilômetros por litro para 17,24. Para o A5 a melhora foi de 13,88 km/l para 16,95.