São altas as expectativas da Lexus, divisão de luxo da Toyota, com relação ao lançamento do utilitário esportivo compacto NX 200t. Pelos cálculos da diretoria as vendas da marca simplesmente quintuplicarão, passando das atuais vinte para cem unidades mensais.
Luiz Carlos Andrade Jr, vice-presidente da Toyota e da Lexus, estima que os brasileiros comprem de quarenta a sessenta unidades por mês do SUV: “É o carro-chefe da marca. Consideramos o seu lançamento um relançamento da Lexus no Brasil. Estamos entrando na segunda fase da nossa chegada ao País, que consiste em expandir a base de clientes locais”.
Muitos destes consumidores serão alçados da própria Toyota, estima Andrade Jr. Citando pesquisas, o executivo afirma que mais de 15% dos novos clientes do segmento de luxo possuíam sedãs médios, como o Corolla. “Este é nosso público-alvo.”
A primeira fase da chegada da Lexus ao Brasil começou há cerca de três anos, com a inauguração da primeira – e ainda única – concessionária da marca, na Zona Sul de São Paulo. Além dela, somente um showroom na rua Colômbia, também em São Paulo, e algumas concessionárias Toyota em grandes cidades comercializam os produtos da marca de luxo. Esse pequeno grupo vendeu 240 veículos em 2014, 19% a mais do que no ano anterior.
Também em parceria com concessionárias Toyota são feitos os serviços pós-venda dos modelos de luxo fora de São Paulo, os chamados postos de serviço. Neste ano essas autorizadas subirão de oito para quinze casas, expandindo o atendimento para regiões como Goiânia, GO, Recife, PE, Ribeirão Preto, SP, e Salvador, BA, dentre outras.
“Optamos por esse modelo para entrar no mercado brasileiro. É a mesma fórmula que adotamos, com sucesso, na Europa. Expandir a rede e abrir mais concessionárias faz parte da terceira fase, que ocorrerá de acordo com o desenvolvimento do mercado e da própria economia como um todo.”
Andrade destacou, porém, que apesar de Toyota as concessionárias que realizam serviços para os carros Lexus passam por treinamento e certificação especial e alcançam grau de qualidade exigido pela marca de luxo.
Tal qualidade é destacada por andrede Jr. ao apresentar o NX 200t. Todo o processo de desenvolvimento e produção do utilitário esportivo é tocado pelos chamados Takumis, os funcionários Lexus, tratados pelos executivos da marca por “mestres artesãos”, que cuidam de cada pormenor dos carros.
O NX 200t é oferecido em duas versões, ambas equipadas com motor 2 litros – quatro cilindros, turboalimentado, que desenvolve 238cv de potência – aliado à transmissão automática de seis velocidades. A de entrada custa R$ 216,3 mil e o pacote F-Sport, R$ 236,9 mil – preços um pouco superiores aos anunciados no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, quando foram apresentados. Andrade explica:
“Duas razões fizeram o preço subir: o aumento do IPI e do dólar. Dependendo do comportamento da moeda, poderemos promover novas correções”.
Qualidade acima do volume – Steve St. Angelo, CEO da Toyota e Lexus para a América da Latina, afirma que vender cem unidades da marca de luxo por mês não é, necessariamente, um objetivo.
“Nosso meta maior é passar a imagem de qualidade e boa sensação de dirigir da Lexus. Não vamos correr atrás de volume, queremos o sorriso dos nossos consumidores”.
St. Angelo acredita que a demanda virá naturalmente, conforme o recado desejado pelos executivos for passado aos clientes e potenciais clientes. Assim pelo menos, afirma, ocorreu nos demais países latino-americanos e, portanto, não duvida de desempenho semelhante aqui.
Embora não veja o volume de vendas como primeira preocupação dos negócios da Lexus no País, o executivo confia que as cem unidades mensais virem realidade ainda em 2015. “O NX 200t é feito para o consumidor brasileiro. Não consigo imaginar um carro tão bem adaptado para cá.”