A indústria automotiva reduziu em 1,7% os investimentos em propaganda nos meios de comunicação no ano passado, ao aplicar em torno de R$ 8,4 bilhões em jornais, revistas, internet, televisão aberta e fechada, cinema e publicidade urbana. O setor foi o quinto maior anunciante, atrás do comércio varejista, setor de higiene pessoal e beleza, serviços ao consumidor e mercado financeiro e securitário, de acordo com levantamento do Ibope Monitor.
A fatia de participação do setor dentro do valor aplicado em anúncios nos meios de comunicação caiu de 8% em 2013 para 7% no ano passado.
No levantamento do Ibope Monitor são considerados valores da tabela cheia dos anúncios veiculados nos meios de comunicação. Descarta-se, portanto, eventuais descontos conquistados nas negociações das empresas com a mídia, prática comum do mercado publicitário.
Dentre as trinta empresas que mais anunciaram no ano passado de acordo com o levantamento do instituto, seis são montadoras – coincidentemente as seis que mais venderam automóveis e comerciais leves no mercado brasileiro em 2014. Fiat, General Motors, Volkswagen, Hyundai-CAOA, Ford e Renault ocuparam a 11ª, 14ª, 16ª, 21ª, 26ª e 29ª posição do ranking, respectivamente.
Nenhuma montadora esteve dentre os dez maiores anunciantes. À frente da líder do setor e 11ª do ranking, Fiat, ficaram Via Varejo – a união das Casas Bahia com o Ponto Frio – Unilever, Genomma, Caixa, Ambev, Hypermarcas, Petrobras, Telefônica, Banco do Brasil e Reckitt Benckiser.
Volkswagen e Renault reduziram seus investimentos de 2013 para 2014. Os alemães aplicaram pouco mais de R$ 1 bilhão no ano passado, valor 15% inferior ao de um ano antes, quando lideraram o ranking de anunciantes do setor automotivo com R$ 1,2 bilhão em propaganda. Já a Renault, quarta montadora que mais investiu em publicidade em 2013, foi a apenas a sexta no ano passado, reduzindo em 31,9% o valor aplicado – de R$ 949,5 milhões para R$ 646,8 milhões.
A Hyundai-CAOA elevou consideravelmente o valor aplicado em propaganda nos meios de comunicação no ano passado. Em 2013 foram R$ 665,5 milhões e, no ano passado, R$ 846,2 milhões, alta de 27,1%. De sexto passou para quarto maior anunciante do setor, superando Ford e Renault.
O ranking de investimento em publicidade das montadoras é quase um espelho do ranking de vendas de automóveis e comerciais leves. A exceção é justamente a Hyundai-CAOA, sexta em vendas e quarta maior anunciante. Ao subir essas duas posições a companhia derruba a Ford, quarta em vendas e quinta em anúncio, e a Renault, quinta em vendas e sexta em investimento publicitário.
Gastos x Emplacamentos – A Agência AutoData dividiu o valor aplicado em propaganda divulgado pelo Ibope Monitor pela quantidade de modelos emplacados no ano passado e o resultado é um valor aproximado de quantos reais cada empresa gasta em anúncio para cada automóvel vendido.
A Hyundai-CAOA é, dentre as seis líderes do ranking, a que mais investe nessa relação. No ano passado cada automóvel, comercial leve e caminhão vendido da marca – inclui a família HB20, o caminhão HR e a gama de importados comercializada pela rede de concessionárias Caoa – custou R$ 3 557,78 em propaganda.
A marca recuperou a liderança, que em 2013 coube à Renault. Os franceses apertaram os gastos e ficaram com a segunda posição, investindo R$ 2 727,18 por cada automóvel licenciado.
A líder em vendas e gastos em publicidade, Fiat, fechou o ano com a menor relação investimento x licenciamento: R$ 1 675,80 por veículo.