Primeiros carros da Zeekr desembarcam no Brasil

São Paulo – Os primeiros carros da Zeekr, mais uma marca chinesa a competir no mercado brasileiro, desembarcaram no porto de Vitória, ES. Fotos dos veículos foram publicadas na conta oficial do Instagram da empresa na quinta-feira, 29.

Segundo informações do Motor 1 Brasil os veículos entrarão em pré-venda em setembro, quando deverão começar a abrir as portas as dez primeiras concessionárias. São dois modelos: a perua 001 e o SUV X, ambos 100% elétricos.

Quem chefia as operações brasileiras é Ronaldo Znidarsis, que trabalhou anteriormente na General Motors e na Nissan. Disse ele no perfil oficial da companhia no Instagram que “a chegada da Zeekr ao Brasil é um marco importante para nossa indústria, pois estamos trazendo o que existe de melhor em termos de design, tecnologia avançada, sofisticação, desempenho e segurança”.

A Zeekr faz parte do Grupo Geely, detentor de marca homônima e da Volvo, Lotus e Smart. Foi fundada em março de 2021 em Zhejiang, China.

Citroën abre venda do C3 You! para taxistas e PcDs

São Paulo – A Citroën iniciou as vendas diretas do C3 You!, versão turbo do seu hatch equipada com transmissão automática. Para clientes PcD o modelo custa a partir de R$ 83 mil 990 e os taxistas conseguem preços partindo de R$ 80 mil 590, de acordo com a regulamentação vigente.

No varejo a versão topo de linha do C3, equipada com o motor Turbo 200 produzido pela Stellantis em Betim, MG, parte de R$ 95 mil 990. Taxistas e PcDs podem adquirir seus veículos nas mais de 170 concessionárias Citroën espalhadas pelo Brasil.

Argentina anuncia redução de imposto de importação para veículos e peças

São Paulo – A partir da segunda-feira, 2, o imposto argentino PAIS, Para uma Argentina Solidária e Inclusiva, que incide sobre produtos importados, será reduzido de 17,5% para 7,5%, segundo anunciou o governo local. A alíquota foi elevada no fim do ano passado para ajudar a combater o déficit fiscal e agora reduzida para tentar conter a inflação, segundo portais de notícias locais.

Segundo o Motor 1 Argentina o imposto incide sobre veículos e peças importados com o dólar oficial, vendido pelo Banco Central – e que é o usado em operações comerciais com o Brasil. Ainda assim não há expectativa de redução de preços dos carros nas concessionárias, embora o custo produtivo possa cair pois as peças importadas ganharão um alívio na tributação.

“Com uma inflação que parece ter se estabilizado em 4% ao mês, o mais provável é que em setembro não tenha uma baixa grande nos preços, mas também não deverá haver grandes aumentos”, afirmou uma fonte da indústria ao Motor 1 Argentina. “O mercado segue trabalhando com grandes descontos e não descarto que alguma empresa faça promoção mais agressiva para demonstrar seu apoio às medidas do governo. Ele está fazendo o que estamos pedindo há meses, redução de impostos.”

Mercedes-Benz alcança marca de 200 mil vans MB 180 e Sprinter no Brasil

São Paulo – A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil celebrou a comercialização de 200 mil vans no Brasil considerando a Sprinter e a MB 180, presentes no mercado brasileiro há mais de três décadas. Com 64 versões a partir dos modelos 315 Street, 417 e 517, vans de passageiros, furgões e chassis cabine, o comercial leve criou no País o segmento de large vans, com peso bruto de 3,5 a 5 toneladas.

A Sprinter estreou em 1995 na Alemanha e fez parte de um marco histórico ao ser o primeiro veículo de transporte da Mercedes-Benz a receber oficialmente seu nome próprio, de acordo com a fabricante: “Esta designação, hoje, representa uma categoria inteira de veículos”.

Lançada no Brasil em 1997 a Sprinter foi a sucessora da MB 180, primeira família de modelos da marca neste segmento no Brasil, importado da Espanha de 1994 a 1997. A segunda geração, produzida na Argentina, foi lançada em 2012, já equipada com sistemas de assistência avançados, como o programa eletrônico de estabilidade, freios ABS e airbag para o motorista.

Em sua terceira geração, a atual, passou a agregar design interno ergonômico, equipamentos de segurança ativa, como o ESP adaptativo, assistente de partida em rampa, assistente ativo de frenagem, assistente de vento lateral, alerta de fadiga do condutor e câmara de ré.

Diretora geral da BorgWarner aposta em capacitação para ampliar presença feminina

São Paulo — Ao assumir o cargo de diretora geral da fábrica da BorgWarner em Itatiba, SP, Melissa Mattedi traz consigo, além do objetivo de conduzir o crescimento da operação, puxado por turbocompressores, a premissa de dar oportunidades a outras mulheres também em cargos de liderança. O plano será continuar identificando áreas em que a participação feminina é incipiente e fomentar o desejo de melhorar sua posição dentro da empresa.

“Não é só recrutar, mas também fazer subir as que já estão dentro de casa”, assinalou, ao reforçar a necessidade de oferecer possibilidades de capacitação para funcionárias para que elas ocupem funções em áreas majoritariamente masculinas. “Com iniciativas como essas, a exemplo dos programas Girls and Machine e Girls and Warehouse, o empoderamento se estende à vida pessoal. Uma das participantes dizia não se sentir capaz de tirar a carteira de motorista mas, a partir do momento em que passou a trabalhar com usinagem, percebeu que seu potencial ia além.”

Mattedi ressaltou que a BorgWarner tradicionalmente apoia mulheres na engenharia no Exterior, e que ela quer fazer jus a isto no Brasil também, pois há apenas uma engenheira na unidade, além da estagiária, o que reflete cerca de 2% da equipe. Ao todo 21% dos funcionários de Itatiba são mulheres, e o plano é alcançar a meta global da companhia de chegar em 35% em 2026.

A executiva entende que a participação em outros países é mais expressiva pela característica da operação, em que há mais centros de tecnologia e desenvolvimento e unidades de serviços compartilhados, e não tanto o trabalho do chão de fábrica, como no Brasil, o que, ainda assim, ela crê que é possível reverter.

Ao todo 21% dos funcionários de Itatiba são mulheres, e o plano é alcançar a meta global da companhia de chegar a 35% em 2026. Foto: Divulgação.

Há sete anos na empresa Mattedi tinha como plano de carreira assumir a direção geral

Nascida em Campinas, SP, Melissa Mattedi tem 45 anos, é casada e mãe de um menino de 17 anos. Formada em administração e contabilidade cursou MBA em gestão estratégica de negócios. Há uma década no segmento integra a equipe da BorgWarner há sete anos, mas sempre trabalhando na área financeira.

Antes de assumir a função, no início do ano, estava à frente do setor de controladoria e finanças – e sua sucessora é do sexo feminino. Ela avaliou que se trata de desafio tremendo, não só pelo fato de ser mulher: “Não sou engenheira, então é tudo muito novo. Aprendo todo dia”.

A executiva contou que já desejava assumir a posição dentro de seu plano de carreira, até porque chegou a desempenhá-la interinamente, por seis meses, em 2019. Quando foi aberta a vaga para que fosse ocupada de forma definitiva, com a saída de Wílson Lentini, ela se candidatou e concorreu com outros quatro profissionais que trabalhavam na área de operação – todos homens:

“Sempre fui mais uma gerente de negócios, parceira dos diretores gerais para definir estratégias e cuidar do dinheiro para isto. Uma vez me perguntaram se aceitaria desafio na área de vendas, mas disse que o único que gostaria de ter seria o da direção geral. Acredito que a experiência prévia me beneficiou e, ainda que não me sentisse preparada, me apliquei. Uma hora a porta foi aberta”.

Mulheres representam mais de 20% do quadro da BorgWarner Itatiba

São Paulo — Em torno de 21% dos funcionários da fábrica da BorgWarner em Itatiba, SP, responsável pela produção de turbocompressores, são do sexo feminino. A meta global, que hoje chega a 30%, é alcançar representatividade de 35% até 2026, de acordo com Melissa Mattedi, diretora geral para emissões, turbos e sistemas térmicos.

“No ano passado já aumentamos em 4% a presença de mulheres na empresa. E seguimos com este compromisso pois, afinal, as oportunidades têm de ser dadas da mesma forma.”

No grupo de líderes o porcentual feminino é mais expressivo e chega a 33%.

Uma das iniciativas para promover a maior inserção feminina no chão de fábrica, em que a presença delas é menor, chama-se Girls and Machine, nascida a partir da identificação de uma área da produção essencialmente masculina: a usinagem. O projeto envolveu a capacitação de mulheres que já trabalhavam na companhia, em parceria com o Senai, para que pudessem começar a operar neste segmento.

Mattedi relatou que as mulheres que se inscreveram eram profissionais de áreas mais simples, com a função de montadora, por exemplo. Com isso, ao tornarem-se técnicas especializadas, o salário também melhorou. Foi concluída uma primeira turma em 2023, com treze delas, que passaram a desempenhar a nova função este ano.

O plano é repor profissionais da usinagem que saiam da empresa ou mudem de área com mulheres: “Este programa não morreu e continuará. Por isto, para mulheres que têm interesse nesta formação e desejam seguir carreira na linha de usinagem, nós conseguimos oferecer a formação”.

Com a iniciativa a participação feminina na área passou de 4% para 11%.

Plano é ampliar dos atuais 21% de presença feminina na unidade de Itatiba para 35% em 2026, em linha com a meta global da companhia. Foto: Divulgação

O próximo projeto para fomentar o ingresso de mulheres ao chão de fábrica chama-se Girls and Warehouse, também em parceria com o Senai: a proposta é recrutar profissionais da empresa que queiram migrar para o almoxarifado:

“Trata-se de uma área caracterizada por trabalho pesado e nenhuma mulher. Mas eu imagino que o número de candidatas será expressivo. Abriremos as inscrições ainda este ano e, como o curso para conduzir empilhadeira dura de três a quatro meses, elas deverão ocupar seus novos postos em 2025. Se conseguirmos chegar a 10%, 11% do efetivo do setor, será excelente”.

Peugeot Boxer Minibus chega ao Brasil em duas versões

São Paulo – A Peugeot iniciou as vendas do Boxer Minibus no mercado brasileiro em duas versões, Executive e Comfort, com capacidade para transportar 17 e 19 passageiros, respectivamente. Os preços são de R$ 320 mil para a configuração Executive e R$ 330 mil para a Comfort.

O motor das duas versões é o 2.2 turbo diesel BlueHDI de 140 cv de potência. Para atrair clientes a empresa aposta na lista de itens de série, com ar-condicionado dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa, start-stop, controle de estabilidade, rodas aro 16 e faróis com DRL.

O Peugeot Boxer Minibus também chegou conectado ao Brasil por meio da plataforma MyPeugeot Pro, ferramenta que fornece dados e informações em tempo real para gestão da frota.

Iveco vende 42 ônibus na região Sul

São Paulo – A Iveco fechou a venda de 42 ônibus para operadoras da Região Sul do País, sendo dez unidades do Daily Minibus e 32 do Bus 17-280. A negociação com as empresas de transporte foi conduzida pelo concessionário Florença, de São José dos Pinhais, PR.

Do lote total negociado a Viação Graciosa comprou sete Bus 17-280 e um Daily Minibus, a Viação Castelo Branco doze Bus 17-280 e nove Daily Minibus, a Oceânia Sul cinco unidades do Bus 17-280 e a Viação Santa Clara oito Bus 17-280.

Bosch premia dezoito fornecedores na América Latina

São Paulo – A Bosch reconheceu dezoito fornecedores como os seus melhores da América Latina durante a entrega do Prêmio Magneto de Ouro 2024. O troféu premia o bom trabalho realizado pelas empresas em 2022 e 2023.

A premiação é realizada a cada dois anos para valorizar os fornecedores da Bosch em todas as áreas de negócio em que atua. As empresas foram avaliadas em quesitos como qualidade, flexibilidade e confiabilidade de entrega, desempenho técnico e econômico e responsabilidade social. Na edição 2024 a categoria Sustentabilidade foi inserida.

Veja abaixo a lista das empresas premiadas em cada categoria:

Produtos e Serviços
Bridge Soluções em Recursos Humanos 
Ferramentas Nipotec
HP Brasil
Jungheinrich Lift Truck
Quaker Houghton Brazil Holdings

Peças e Componentes
Autoplas
CPE do Brasil
CR Bluecast do Brasil
Loopsmol
Metalúrgica Hassmann
PPE Fios Esmaltados
Radici Group Plastics 
Rudolph Usinados
Sulbras Moldes e Plásticos
Tessin
Thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo

Sustentabilidade
DHL Logistics Brazil
Tupy

Eletrificados representam maior parte das vendas na Europa

São Paulo – De janeiro a julho a venda de automóveis e comerciais leves eletrificados, na Europa, superou a demanda por modelos a combustão. Os híbridos e elétricos representaram 49% da demanda e os veículos movidos a gasolina e a diesel 47,9% do total, segundo a Acea, que representa o setor na União Europeia.

Este movimento foi registrado pela primeira vez em março, quando as vendas registraram maior participação de modelos elétricos e híbridos.

De acordo a Acea em sete meses foram vendidas 6,5 milhões de unidades, aumento de 3,9% sobre o ano passado. Os quatro principais mercados da região apresentaram crescimento modesto: Espanha 5,6%, Itália 5,2%, Alemanha 4,3% e França 2,3%.

Em julho as vendas foram quase iguais às do mesmo mês do ano passado, com 852,1 mil unidades e incremento de 0,2% na comparação com aquele julho. Com relação a junho houve recuo de 14,8%. 

No mês passado, dos quatro principais mercados, dois apresentaram alta, Itália 4,7% e Espanha 3,4%, e França e Alemanha registraram queda de 2,3% e 2,1%, respectivamente.