A quem eventualmente estranhou a adoção de horas extras na fábrica da Honda em Sumaré para suprir a demanda pelo novo SUV da montadora japonesa, o HR-V, alvo de reportagem da Agência AutoData na quarta-feira, 20, os números de venda de maio têm muito a dizer.
De forma até surpreendente, o lançamento lidera as vendas em duas das principais capitais do País, São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com resultados do Renavam até a quarta-feira, 20, publicados pela Fenabrave e compilados com exclusividade pela Agência AutoData.
É um desempenho invejável por várias razões: além do próprio período de lançamento, o que significa que seu volume de produção ainda não é pleno e, portanto, faltam modelos disponíveis na rede – a fila de espera pode chegar a mais de três meses no caso do modelo topo de gama –, o HR-V não é um veículo barato, de entrada, ou longe disso: sua tabela abre a R$ 70 mil, mas a versão mais vendida e justamente com a maior demora para entrega chega aos R$ 89 mil.
O fenômeno, entretanto, não está totalmente restrito ao HR-V, ainda que o Honda seja seu maior expoente: outros modelos não exatamente conhecidos como referência em preço convidativo também registram excelente desempenho no mês nas grandes capitais brasileiras, como o Corolla e o HB20.
O compacto da Hyundai, aliás, também impressiona em números. Mesmo não sendo uma novidade recente no mercado colhe resultados muito estáveis na maioria das cidades do País, chegando inclusive a liderar em algumas, ao contrário do HR-V, que é mais inconstante: se vence em São Paulo e no Rio de Janeiro, em outras cidades o SUV quase que sequer consta do ranking dos cinco modelos mais vendidos.
Analisando-se o número de vezes em que um modelo aparece no top-5 dos mais vendidos em todas as 26 capitais brasileiras mais o Distrito Federal o líder é justamente o HB20, que aparece em vinte e uma oportunidades, enquanto o HR-V só surge em quatro. O Palio ficou com 19 aparições, o Gol com 15, o Onix e o Uno com 12, o Sandero com oito e o Corolla com sete.
E o Palio é o modelo com maior número de cidades aonde aparece como o mais vendido: oito. A seguir o Gol, vencendo em quatro, e o HB20 e o Uno, com três cada. Onix e Sandero dominam duas Capitais cada um.
Em São Paulo Capital, faltando uma semana e meia para acabar o mês de maio, o HR-V acumula 763 emplacamentos, com o HB20 em segundo com 725, Onix em terceiro com 542, Uno em quarto com 477 e Ka em quinto com 396.
No Rio de Janeiro o ranking é formado por HR-V, 283, HB20, 234, Sandero, 213, Siena, 211, e Palio, 181.
Em Porto Alegre a dupla HR-V e HB20 se repete na dianteira, mas com o Hyundai em primeiro com 86 ante 74 unidades do Honda. São seguidos por Onix, 62, Corolla, 58, e Jeep Renegade, pela primeira vez no Top-5, com 55. Salvador é outra Capital em que o HB20 lidera, com 160 emplacamentos. Depois vêm Palio, 107, Sandero, 105, Gol, 88, e Uno, 83. O Hyundai é o primeiro ainda em Belém.
Em outra importante capital do País, Belo Horizonte, o Uno reina sozinho – a fábrica da Fiat está instalada no Estado. Com 1,1 mil emplacamentos, tem mais que o dobro do segundo colocado, o Ka, com 505. Fecham os cinco primeiros da cidade HB20, 464, HB20S, 427, e Gol, 409. O Uno também é o preferido pelos consumidores em geral em Florianópolis e Palmas.
Em Curitiba a Renault, ali instalada, faz dobradinha: Sandero à frente com 378 e Logan com 254. Surpresa é o Celta em terceiro, com 147, seguido por outro Renault, o Clio, com 145, e fecha o top-5 o Ka, com 144. O Sandero também é o primeiro em São Luiz.
Brasília, a Capital Federal, é o primeiro mercado de maior volume em que o líder no País no quadrimestre, o Palio, aparece no primeiro posto, com 382. O Onix é segundo com 234, com HB20, 224, Gol, 140, e HB20S, 134, a seguir. O Palio também lidera em Amapá, Manaus, Teresina, João Pessoa, Porto Velho, Natal e Rio Branco.
O Gol é o campeão em Aracaju, Cuiabá, Campo Grande e Boa Vista. O Onix tem suas vitórias em Recife e Goiânia, assim como o Ka em Maceió, o Siena em Fortaleza e o surpreendente Etios Sedan em Vitória.