Com inauguração programada para abril a fábrica da FCA, Fiat Chrysler Automobiles, em Goiana, PE, já iniciou a produção pré-série do Jeep Renegade. Cerca de 1 mil funcionários estão trabalhando na linha e até sua abertura oficial serão dois mil, conforme revelou o presidente da FCA para a América Latina, Cledorvino Belini, durante o lançamento da linha 2016 do Fiat Bravo, no Interior de São Paulo.
Ele acrescentou que “o produto terá índice de nacionalização de 70% já no seu lançamento, sendo que 40% das compras serão centralizadas no parque de fornecedores local, que está em fase de conclusão e abrangerá dezesseis empresas”.
A data da inauguração do complexo pernambucano, segundo o executivo, só não foi definida ainda por uma questão de compatibilidade de agendas. Virão para o Brasil os principais executivos mundiais da FCA, incluindo o CEO Sergio Marchionne. Também deverá estar presente a presidenta Dilma Rousseff.
Durante o evento o executivo relembrou que a fábrica de Goiana será a primeira do mundo a ser inaugurada desde a fusão da italiana Fiat com a estadunidense Chrysler, concluída oficialmente em outubro.
Sem esconder o entusiasmo com a proximidade da inauguração, Belini assegurou que, ao contrário do que muitos previam, não houve problemas com seleção de mão-de-obra local. O que, porém, não impediu a empresa de buscar trabalhadores em outros estados, caso de São Paulo, como também fez na época da inauguração da fábrica de Betim, MG, nos anos 70.
“Em um processo de seleção que envolveu inclusive antropólogos, buscamos em São Paulo pernambucanos que tinham vontade de voltar para a terra natal”, revelou Belini, sem revelar maiores pormenores desse tipo de contratação. Outra iniciativa foi buscar engenheiros nas universidades do Estado, que foram para Turim, Itália, participar de treinamento para integrar-se ao projeto Jeep.
Com relação à produção o executivo afirmou que os 30% de peças importadas do Renegade chegarão pelo Porto de Suape. Cerca de 40% serão adquiridas localmente, no novo parque de fornecedores, e o restante virá principalmente de fornecedores de Minas Gerais e São Paulo.
A rede de concessionárias também está em pleno processo de expansão e até abril serão inauguradas no País oitenta novas concessionárias exclusivamente da marca Jeep. “Elas se somarão às quarenta e três Chrysler hoje em operação no Brasil, que continuarão comercializando todas as marcas ligadas ao Grupo.” A meta é ter duzentas até o final do ano.
Apesar do início de ano difícil para o mercado automotivo, com queda de quase 20% em janeiro com relação ao mesmo mês do ano passado, Belini garantiu que a empresa continua apostando no potencial do País, razão de manter investimentos e confiança no sucesso do Jeep nacional.
Também revelou que apesar das dificuldades a empresa opera com lucro na América Latina. Pelos resultados preliminares divulgados pela FCA no final de janeiro o lucro da Fiat na região foi de € 300 milhões no ano passado.