Ao custo aproximado de US$ 11 milhões a General Motors renovou sua linha Chevrolet S10 para novo ano-modelo e para dotá-la de nova versão, de topo, a High Country, que considera a picape mais luxuosa e exclusiva do País. Vêm junto três novas versões de acabamento, Advantage e Freeride e Chassis Cab – esta sempre de cabina simples e sobre a qual podem ser suportadas ambulâncias, guinchos, equipamentos para bombeiros etc.
O que a GM busca com a High Country, cujo conceito foi apresentado no último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro, atende, nas áreas de design e de marketing da empresa, pela ideia de percepção de sofisticação – assim como as outras versões de acabamento que se juntam a LS, LT e LTZ, o que, na área de vendas, atende à ampliação do leque de opções.
Sofisticação mais valentia, conceitua o diretor de marketing Samuel Russel, “mas a bordo de ampla caçamba e com o espírito de verdadeira picape”.
O mix de vendas projetado, a partir de agosto, para a linha 2016 da S10 é de pelo menos 750 unidades/mês: versão Advantage 400 unidades, versão High Country 250 unidades, versão Freeride 80 unidades, versão Chassis Cab 20 unidades.
Para Samuel Russel o negócio de picapes é muito alicerçado no agronegócio, que tem alta dose de valores familiares, de tradição, e que não estagnou diante da tecnologia ao longo dos anos. Muito ao contrário.
“Hoje, por exemplo, não se usa mais helicóptero para elaborar a estimativa da quantidade de cabeças de gado no pasto. Usa-se drones para fotografá-los.”
O que a General Motors fez para criar a versão High Country, então, foi dotá-la de muitos equipamentos que, originalmente, eram acessórios – como disse alguém sem prestar muita atenção “foi uma ação de acessorizar (sic) a picape”:
“High Country é designação conhecida de picapes nossas nos Estados Unidos, que se destacam por serem extremamente equipadas e exclusivas”.
E que tipo de exclusividade recebeu a High Country na sua primeira versão? Tipo faróis em cromo escurecido com projetor, aplique no parachoques dianteiro, estribos laterais, rodas aro 18 com superfície usinada, frisos cromados na base dos vidros das portas – para fazer com que a linha de cintura se torne una por toda a extensão das laterais –, santantônio integrado à caçamba, capota marítima. Mais lanternas em LED, maçaneta da tampa traseira cromada e rack de teto com barras longitudinais e transversais.
E o resultado, mostrou Carlos Barba, diretor de design da General Motors, é que “se tem a perfeita impressão de que a picape é ainda maior e mais imponente”. O efeito é causado pelo novo conjunto traseiro, que “eleva o perfil da caçamba”:
“Tivemos muito trabalho, desafiante trabalho, para equilibrar as proporções do carro: acredito que é um verdadeiro trabalho de engenharia. E também tivemos que convencer muita gente de que o vermelho seria uma cor que destacaria as suas linhas”.
Na parte interna os engenheiros de Barba buscaram obter a sofisticação que pretendem para o TrailBlazer: bancos com forração premium pespontados, nos tons marrom Brownstone e preto Jet Black, descansa braço traseiro. Para o motorista banco com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação.
Itens de comodidade incluem ar condicionado digital, computador de bordo, sensor de estacionamento, controle de cruzeiro, sistema multimídia Chevrolet MyLink com GPS, DVD e câmara de ré integrados. Os de segurança incluem o Hill Descent Control, controle eletrônico de velocidade em declive, controle eletrônico de estabilidade, freios ABS dotados de EBD.
O motor que equipa a S10 High Country é um 2.8 turbo diesel de 200 cv a 3,6 mil rpm dotado de transmissão automática de seis marchas e de tração 4×4. Oferece torque de 51 kgfm a 2 mil rpm, mas 90% disso já está disponível nas 1,7 mil rpm.
Outras versões – A versão Freeride da picape S10 foi apresentada como o melhor custo-benefício com aparência do mercado. Reúne, do ponto de vista da fabricante, mecânica, equipamentos e acessórios “preferidos da maioria dos consumidores de S10”. Traz motor Ecotec 2.5 com injeção direta de 205 cv e transmissão manual de seis marchas.
A Advantage foi pensada para consumidores desejosos de picape acessível porém moderna, robusta, confortável e de bonita aparência. Sua base foi a versão LT 4×2 cabine dupla, com motor 2.4 FlexPower de 147 cv.
Chassis Cab é versão para frotistas, pronta para ser personalizada e destinada a usos específicos: baú, carroceria, guindaste. Pode ser dotada do mesmo motor FlexPower da versão Advantage ou do 2.8 turbo diesel de 200 cv. Sua capacidade de carga é de 1 mil 343 kg.