Pela primeira vez na história da indústria automotiva brasileira as três marcas líderes de mercado detêm menos de 50% das vendas locais no acumulado do ano. Fiat, Chevrolet e Volkswagen registraram, somadas, 49,5% de participação nos licenciamentos de automóveis e comerciais leves no período de janeiro a julho, segundo dados da Anfavea.
Foram licenciados 737,8 mil veículos das três marcas nos primeiros sete meses do ano, volume 30,3% inferior ao comercializado em igual período de 2014 – ou 320,1 mil veículos vendidos a menos em sete meses. Ao fim de julho do ano passado as lideres acumulavam 56,8% das vendas do mercado nacional.
O mercado cedeu 20% neste mesmo período, com 373 mil unidades comercializadas a menos do que de janeiro a julho do ano passado. Com isso, as três marcas registraram perda de 7,3 pontos porcentuais de participação do mercado.
A líder Fiat perdeu mais. Suas vendas caíram 31,5% nos primeiros sete meses do ano, para 274,8 mil unidades, garantindo à marca 18,4% de participação de mercado. Há um ano essa fatia estava em 21,5%.
A Chevrolet, da General Motors, viu suas vendas cederem 28,7%, para 235 mil unidades, mas manteve a vice-liderança com 15,8% de market share. Ao fim de julho do ano passado também era vice-líder, mas tinha 17,7% de participação.
Em terceiro permanece a Volkswagen, apesar do recuo de 30,4% nas vendas. A montadora, que no ano passava somava 17,6% de market share, fechou o período de janeiro a julho com 15,3% das vendas.
Quarta colocada, a Ford foi uma das que roubou parte dessa fatia das líderes. As vendas dos modelos da marca caíram 4,7% de janeiro a julho – abaixo, portanto, da média do mercado – e, com isso, sua participação subiu de 9% para 10,8%, 1,8 ponto porcentual.
A Hyundai, quinta colocada, ganhou 1 ponto de participação em um ano e subiu de 7% para 8% das vendas do mercado de automóveis e comerciais leves. Os licenciamentos da marca caíram 8,8%. A Renault, sexta, apresentou queda de 17,7% e ficou com 7,1% de participação, avanço de 0,2 ponto porcentual.
Sétima e oitava colocadas, Toyota e Honda apresentaram desempenho oposto ao do mercado: as vendas cresceram 1,4% e 17,9%, respectivamente, com 6,9% e 5,7% da fatia das vendas – há um ano representavam 5,5% e 3,9%.
A Nissan, nona colocada do ranking, teve redução de 3,2% nas vendas e fechou com 2,4% de participação, ganho de 0,4 ponto porcentual. A décima colocada, Mitsubishi, não aparecia na lista dos dez mais no ano passado, posto que era ocupado pela Citroën.