A MAN Latin America apresentou na quarta-feira, 16, sua linha de caminhões 2016 – antecipando-se à Fenatran, feira do segmento de comerciais, agendada para novembro em São Paulo, da qual não participará.
Porém mais do que uma nova gama de modelos o que a montadora trouxe de novidades ao mercado pode ser considerado como um pacote anti-crise: em síntese, a fabricante passará a oferecer um novo plano de financiamento do tipo leasing operacional, sem entrada, para a linha TGX, enquanto a gama VW de caminhões recebeu oferta de uma nova versão de entrada, denominada Trend, mais barata. As chamadas versões vocacionais, como carro-forte, canavieiro, betoneira e compactador de lixo, também ganharam reforço.
Para Roberto Cortes, presidente e CEO, a nova linha traz “dezenove caminhões que atendem o momento” – momento este que acusa queda de 43,5% na venda de caminhões novos no acumulado do ano até agosto na comparação com mesmo período do ano passado, sendo que especificamente nos pesados a baixa chega a impressionantes 61% de acordo com dados da Anfavea.
Para o executivo “esta é mais uma crise e, assim como todas as outras, vai passar. Já convivi com dezessete delas: essa é a décima-oitava. Em todas a sensação era de ser pior que já atravessamos, algo que se repete agora. Nossa resposta é promover ações inovadoras e nos adaptarmos perante o mercado atual, algo que conseguimos fazer em apenas nove meses e que agora apresentamos”.
Uma das maiores atrações é o chamado leasing operacional, que, segundo explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda, “funciona como uma espécie de aluguel, ainda que este não seja o termo correto”. Na prática o cliente recebe um caminhão 0 KM com todas as despesas incluídas, como IPVA, licenciamento, emplacamento e mais os serviços de monitoramento e manutenção preventiva. pagando por isso uma parcela fixa, sem entrada, por um período determinado em contrato – 36, 48 ou 60 meses. Ao fim do prazo pode optar por simplesmente devolver o caminhão ou adquiri-lo pelo preço de mercado de então. A maior diferença para os planos tradicionais de leasing é que não existe a figura da parcela-balão ao término do plano.
Para Cortes “a montadora e o banco VW assumem todo o risco, como o da revenda e de possíveis variações nos custos de manutenção, mesmo com um cenário inflacionário, uma vez que a parcela é fixa por todo o plano”. Alouche acrescenta que “as únicas preocupações do frotista serão pneus e o seguro. O resto está inteiramente incluído no pacote”.
Em um cálculo preliminar o VP indica que um financiamento de um modelo TGX em 50 meses pelo atual Finame, considerando também o financiamento da entrada, custaria aproximadamente R$ 9 mil por mês ao comprador. No plano da MAN, o valor cairia para R$ 8,3 mil no mesmo prazo – sempre considerando que neste o cliente não fica automaticamente com o veículo ao fim do plano. É preciso levar em conta também que o modelo ainda não atinge 100% das exigência do Finame em índice de nacionalização, o que restringe uma parcela do financiamento pelas condições do BNDES. Este quadro, segundo a MAN, mudará no fim do ano, com o alcance do teto de peças nacionais exigido pelo banco estatal de fomento.
A montadora estima comercializar quatrocentos caminhões da linha TGX pela nova linha, em período de seis a oito meses, no que considera como um projeto-piloto. Se considerar que os resultados foram positivos, deverá estender a oferta para o restante da gama de caminhões VW.
Completa o pacote anti-crise da MAN a chegada das versões Trend, que podem ser aplicadas para toda a gama dos caminhões MAN e Volkswagen – em algumas de série e em outras sob encomenda. Alouche afirma que esta é “mais despojada e simplificada, atendendo algumas especificações de clientes que não precisam de certos itens de conforto e conveniência que eram de série para as versões de entrada até então, as Advantech”. A redução no preço, entretanto, pode chegar de 3% a 8%.
Outra ação nesse front é a volta da opção Titan para o Constellation 19.330, que a montadora considera como “configuração sob medida para quem quer um caminhão de baixo custo sem abrir mão de desempenho, tecnologia, qualidade e robustez”.