Embora o Discovery Sport tenha chegado primeiro aos ouvidos dos brasileiros como futuro modelo nacional, será o Range Rover Evoque o responsável pela inauguração das linhas de montagem da fábrica que a Jaguar Land Rover constrói em Itatiaia, na região sul-fluminense. A produção pré-série deverá começar no primeiro trimestre do ano que vem com o Evoque, para poucas semanas depois o Discovery Sport também entrar em linha.
A explicação para a aparente troca de posições na ordem de chegada está nos treinamentos dos operários da fábrica: o do Evoque está mais adiantado, segundo Neale Jauncey, diretor de manufatura da JLR. As turmas já estão sendo capacitadas em um galpão alugado na fábrica da Xerox, vizinha ao terreno onde foram erguidos os prédios da unidade da empresa em Itatiaia – obra esta que alcançou 90% de sua construção civil, restando alguns pormenores de acabamento, elétrica e hidráulica.
“Temos noventa pessoas em treinamento aqui e novas turmas programadas”, afirmou Jauncey a um grupo de jornalistas que visitou as instalações provisórias na fábrica vizinha e as obras da primeira JLR fora do Reino Unido. Um grupo de operários ficou quatro meses da sede para aprender e replicar os ensinamentos a seus colegas. “Nenhum trabalhador encostará as mãos na linha de produção sem passar por pelo menos oito semanas de treinamento. Buscamos um nível de qualidade no mínimo igual ao da Inglaterra, mas quero que seja superior”.
Discovery Sport e Evoque compartilham plataforma de produção, bem como algumas peças e componentes. Jauncey garante que os modelos cumprirão as exigências do Inovar-Auto de conteúdo local, talvez até com índice um pouco superior, dada a situação câmbio atual. Na primeira fase a carroceria chegará montada e pintada do Reino Unido, bem como alguns componentes do motor – que, no entanto, será montado junto com a transmissão pela Benteler, em operação dentro da própria fábrica da JLR.
“Até 2020 concluiremos a armação da carroceria e a área de pintura. Vamos trabalhar para acelerar o conteúdo local”.
A Jaguar Land Rover investe R$ 750 milhões para construir sua fábrica brasileira, que ocupa cerca de 60 mil m² com capacidade para produzir até 24 mil veículos por ano e empregará em torno de 400 funcionários. Atualmente mais de 1 mil operários trabalham no canteiro de obras, que registrou um recorde: somaram mais de 1 milhão de horas trabalhadas sem nenhum acidente. Depois do Evoque e do Discovery Sport, entrará em linha o Jaguar XE, segundo afirmou uma fonte à Agênia AutoData – essa informação, porém, ainda não é oficialmente confirmada pela montadora.
Preparação – Enquanto faz os últimos ajustes de sua fábrica, a JLR reformula sua rede de concessionários. Segundo Gabriel Patini, diretor de marketing e produto da empresa, todas as lojas venderão modelos Jaguar e Land Rover até 2017, quando a 100% da rede também adotará novo padrão visual, inaugurado por aqui em uma loja na região de Alphaville, em Barueri, SP.
Atualmente a rede possui 42 concessionárias nas principais cidades do País, mas, assim que começarem as vendas dos Evoque brasileiros, no primeiro semestre do ano que vem, o número crescera para 46 pontos de venda.