Como indicou a revista AutoData há mais de um ano, em sua edição de junho de 2014, a Fiat Chrysler Automobiles anunciou nesta terça-feira, 6, que Stefan Ketter, vice-presidente mundial de manufatura do grupo, assumirá a presidência da empresa na América Latina sucedendo a Cledorvino Belini, executivo que respondia pela região desde a compra da Chrysler pela Fiat, em 2008.
Belini, contudo, seguirá na empresa. O paulistano de 66 anos, que assumiu a presidência da Fiat brasileira em 2004 e foi o mais longevo detentor do cargo, passa a presidente de desenvolvimento para América Latina, “com a responsabilidade de representar a FCA em todas as relações institucionais, além de desenvolver e manter o relacionamento do grupo com instituições governamentais e financeiras na América Latina”.
O também paulistano Ketter, exatos dez anos mais novo do que seu antecessor, acumulará a vice-presidência mundial de manufatura e seu assento no GEC, Conselho Executivo do Grupo, a mais alta instância executiva da FCA, com as novas funções.
Sua indicação para suceder Belini na presidência na América Latina confirma o prestígio ascendente que obteve junto ao board mundial desde que assumiu a área de qualidade da Fiat SpA, em 2004, depois de passagens por BMW, Volkswagen e Audi. É dele, por exemplo, a coordenação da construção da fábrica VW-Audi no Paraná, inaugurada em 1999.
Não foram poucos os indicativos de que Ketter, que iniciou sua carreira no setor automotivo em meados da década de 80, era um forte nome para ocupar a vaga de Belini. Durante a inauguração da fábrica de Goiana em 28 abril Ketter, mesmo com a presença de Belini e de altos executivos da Jeep, foi o grande anfitrião da festa que contou com a participação da presidente da República, Dilma Rousseff, de Sergio Marchionne, CEO da FCA, e de John Elckann, herdeiro da família Agnelli, fundadora da Fiat, e chairman da Fiat Chrysler Automobiles NV desde o ano passado.
Belini consolidou a Fiat como montadora líder do mercado brasileiro e ampliou as operações de caminhões, máquinas agrícolas, motores, autopeças e sistemas na última década. Analistas entendiam que o sucesso da operação brasileira sob sua direção se devia muito ao fato de ser um brasileiro com grande domínio da estrutura – entrou no grupo em 1973 – e das potencialidades das diversas empresas do conglomerado.
Ser um brasileiro com vivência mundial e conhecimento local, portanto, passou a representar requisito importante na escolha do novo nome. Assim, Vilmar Fistarol, presidente do CNHi para América Latina desde 2013 e que foi CEO da Fiat Group Purchasing, a divisão mundial de compras da Fiat, era outro nome citado nos corredores da empresa como provável novo presidente da FCA na América Latina. Mas a visível proximidade de Ketter do CEO Sergio Marchionne deve ter feito a diferença no processo final de escolha.
Indicado para Personalidade do Ano do Prêmio AutoData 2015 Ketter é engenheiro mecânico pela Universidade Técnica de Munique. Desde 2008 passou a coordenar a implementação, em todo o grupo, do WCM, World Class Manufacturing, cultura de organização industrial que busca maiores padrões de excelência e a responder pela construção de fábricas em diversos países até retornar ao Brasil, em 2013.
Como indicou a revista AutoData há mais de um ano, em sua edição de junho de 2014, a Fiat Chrysler Automobiles anunciou nesta terça-feira, 6, que Stefan Ketter, vice-presidente mundial de manufatura do grupo, assumirá a presidência da empresa na América Latina sucedendo a Cledorvino Belini, executivo que respondia pela região desde a compra da Chrysler pela Fiat, em 2008.
Belini, contudo, seguirá na empresa. O paulistano de 66 anos, que assumiu a presidência da Fiat brasileira em 2004 e foi o mais longevo detentor do cargo, passa a presidente de desenvolvimento para América Latina, “com a responsabilidade de representar a FCA em todas as relações institucionais, além de desenvolver e manter o relacionamento do grupo com instituições governamentais e financeiras na América Latina”.
O também paulistano Ketter, exatos dez anos mais novo do que seu antecessor, acumulará a vice-presidência mundial de manufatura e seu assento no GEC, Conselho Executivo do Grupo, a mais alta instância executiva da FCA, com as novas funções.
Sua indicação para suceder Belini na presidência na América Latina confirma o prestígio ascendente que obteve junto ao board mundial desde que assumiu a área de qualidade da Fiat SpA, em 2004, depois de passagens por BMW, Volkswagen e Audi. É dele, por exemplo, a coordenação da construção da fábrica VW-Audi no Paraná, inaugurada em 1999.
Não foram poucos os indicativos de que Ketter, que iniciou sua carreira no setor automotivo em meados da década de 80, era um forte nome para ocupar a vaga de Belini. Durante a inauguração da fábrica de Goiana em 28 abril Ketter, mesmo com a presença de Belini e de altos executivos da Jeep, foi o grande anfitrião da festa que contou com a participação da presidente da República, Dilma Rousseff, de Sergio Marchionne, CEO da FCA, e de John Elckann, herdeiro da família Agnelli, fundadora da Fiat, e chairman da Fiat Chrysler Automobiles NV desde o ano passado.
Belini consolidou a Fiat como montadora líder do mercado brasileiro e ampliou as operações de caminhões, máquinas agrícolas, motores, autopeças e sistemas na última década. Analistas entendiam que o sucesso da operação brasileira sob sua direção se devia muito ao fato de ser um brasileiro com grande domínio da estrutura – entrou no grupo em 1973 – e das potencialidades das diversas empresas do conglomerado.
Ser um brasileiro com vivência mundial e conhecimento local, portanto, passou a representar requisito importante na escolha do novo nome. Assim, Vilmar Fistarol, presidente do CNHi para América Latina desde 2013 e que foi CEO da Fiat Group Purchasing, a divisão mundial de compras da Fiat, era outro nome citado nos corredores da empresa como provável novo presidente da FCA na América Latina. Mas a visível proximidade de Ketter do CEO Sergio Marchionne deve ter feito a diferença no processo final de escolha.
Indicado para Personalidade do Ano do Prêmio AutoData 2015 Ketter é engenheiro mecânico pela Universidade Técnica de Munique. Desde 2008 passou a coordenar a implementação, em todo o grupo, do WCM, World Class Manufacturing, cultura de organização industrial que busca maiores padrões de excelência e a responder pela construção de fábricas em diversos países até retornar ao Brasil, em 2013.