A partir de 2017 os veículos comercializados na Colômbia deverão trazer, obrigatoriamente, freios ABS, air bag e encostos de cabeça nos bancos. A resolução, assinada no começo do mês pelo Ministério do Transporte do país andino, visa ampliar a segurança das pessoas naquele país, que ainda sequer exige uso obrigatório de capacetes para motociclistas – essa será uma próxima etapa no processo.
Segundo o Flash de Motor, agência de notícias especializada no setor automotivo e parceira da Agência AutoData na Venezuela, os ABS serão obrigatórios em todos os veículos: automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, reboques e semirreboques. Já os air bags e encostos de cabeça deverão estar instalados em automóveis, comerciais leves e micro-ônibus ou vans com capacidade para transportar até nove passageiros.
As medidas valem para todos os veículos comercializados na Colômbia, incluindo os importados. Na semana passada o Brasil deu importante passo para ampliar a presença no mercado colombiano, ao assinar um acordo automotivo que prevê cotas de exportação com alíquota zero de imposto de importação.
Natalia Abello Vives, ministra dos Transportes da Colômbia, afirmou que a segurança e a vida das pessoas não podem ser sacrificadas. “Nosso propósito é reduzir os acidentes e diminuir as consequências que uma colisão pode causar nas pessoas”.
Uma legislação especial para veículos públicos que transportem nove ou mais passageiros naquele país entrará em vigor a partir de outubro 2016, ampliando as exigências de qualidade e segurança. Os capacetes dos motociclistas e fitas adesivas reflexivas para veículos de carga terão a regulamentação ajustada nos próximos meses.
Rompimento – Ainda na Colômbia, uma aliança comercial de mais de 23 anos da Hyundai com o magnata Carlos J. Mattos será encerrada no fim do ano. No fim de setembro a companhia sul-coreana anunciou que não renovará o contrato com a Hyundai Colombia Automotriz, que tem como principal acionista o empresário.
Segundo o Flash de Motor a não renovação foi justificada por “discordâncias da Hyundai Motor Company com a Hyundai Colombia Automotriz com relação a decisões operacionais e visão de negócios na região”.
Um comunicado divulgado pela companhia afirma que a HMC continuará operando na Colômbia com um novo parceiro “em plena capacidade de operar adequadamente e servir o mercado colombiano por meio de uma estratégia de crescimento, um plano de investimento robusto e novas oportunidades de emprego, que resultarão no melhor interesse do mercado local”.
A Hyundai não revelou quem será o novo parceiro, mas garantiu todo suporte a partir de 1º de janeiro de 2016, quando o contrato entrará em vigor.