Estudo da Ipsos Brasil divulgado com exclusividade na manhã de terça-feira, 21, segundo dia do Congresso AutoData Perspectivas 2016, na Fecomercio, em São Paulo, aponta que nos últimos quatro meses cresceu a intenção de compras de carros 0 KM pelos consumidores brasileiros.
Um gráfico apresentado por Rogério Monteiro, head automotivo da empresa de pesquisa e inteligência de mercado, com base em estudo realizado mensalmente com 1,2 mil pessoas de diversas regiões do País, mostra o avanço nessa intenção, que pode gerar mais volume de compras nos próximos meses – o histórico do índice induz à tendência.
“O apetite do consumidor está voltando, mas ele continua com medo. Precisamos forçar, com promoções, para vencer essa barreira.”
A informação foi bem recebida por Alarico Assumpção Jr, presidente da Fenabrave, e Gilson Carvalho, vice-presidente da Anef, que compuseram o palco com Monteiro no painel Tendências. Mas Carvalho, da associação que representa as financeiras das montadoras, disse ainda não ter sentido aumento na demanda por financiamentos.
“Recebi essa informação com surpresa. Os bancos ficaram mais receosos nos últimos anos, com menos aprovação de fichas e crédito com mais qualidade, mas não tem aumentado a solicitação por novos contratos.”
Assumpção Jr, independente do estudo divulgado, levou projeções otimistas para o painel. Segundo o presidente da Fenabrave é possível um pequeno acréscimo nas vendas de 2016 comparadas com 2015. “Os segmentos de máquinas agrícolas e caminhões puxarão esse crescimento, que deverá ocorrer a partir do segundo trimestre, devido à safra esperada. Em automóveis poderá haver uma elevação de 3% a 5%.”
Mas esse volume acrescentado não será suficiente para recuperar a queda de 2015, que afetou os negócios do setor distribuição. De acordo com o empresário foram fechadas 776 concessionárias desde janeiro, com 403 lojas abertas. Até o fim do ano Assumpção Jr. estima no total 1 mil revendas com operação encerrada, que ampliarão as 17 mil vagas fechadas no segmento.