De surpresa, e se utilizando de um comunicado lacônico emitido no meio da tarde da sexta-feira, 30, a Honda Automóveis informou que decidiu adiar o início de operações de sua nova fábrica em Itirapina, no Interior de São Paulo.
A inauguração da fábrica estava originalmente agendada para ocorrer ainda no fim deste ano. O cronograma indicava início da produção pré-série do Fit em setembro. Em meados deste ano a fabricante indicou que a fabricação ali ocorreria somente a partir do primeiro semestre de 2016.
O comunicado diz que “a Honda Automóveis do Brasil comunica que revisou os planos para o início das operações de sua segunda fábrica de automóveis no País, localizada na cidade de Itirapina”. A montadora não esclarece quando poderá ocorrer a inauguração: afirma no texto apenas que “a nova data será definida de acordo com a evolução do mercado”.
A nota, entretanto, dá a entender que o prazo de extensão não será exatamente curto: “a empresa mantém-se alerta diante das dificuldades atuais do segmento automotivo e, para 2016, a expectativa é manter o mesmo nível de volume deste ano, o que poderá ser suprido pela fábrica de Sumaré”. Aparentemente, portanto, os planos podem ter sido adiados por um ano.
A montadora assegura que “os investimentos previstos para o projeto de Itirapina estão mantidos e seguem sendo realizados rigorosamente de acordo com o cronograma estabelecido. A unidade estará pronta para iniciar a produção em massa assim que houver melhor previsibilidade do mercado. A marca também reafirma a manutenção dos investimentos na renovação e atualização de sua linha de produtos”.
Nesta semana, a fabricante informou que produzirá no País a nova geração do Civic com motor 1.5 turbo com injeção direta.
O anúncio do investimento de R$ 1 bilhão na unidade ocorreu em agosto de 2013, e a pedra fundamental foi assentada apenas três meses depois, marcando o início oficial das obras. O prazo previsto para início das atividades, portanto, era de quase dois anos exatos.
Em abril deste ano a Honda recebeu da construtora, simbolicamente, a chave da unidade, marcando o encerramento das obras civis. A capacidade prevista era de 120 mil unidades/ano, a mesma de Sumaré. Esperava-se que dois mil funcionários atuassem na unidade, quando em pleno funcionamento.
Das dez marcas líderes em venda no País em 2015 a Honda é a única a registrar resultado positivo: seus volumes cresceram 17,4% até setembro, saltando de 95,9 mil no ano passado para 112,5 mil neste ano, muito devido ao HR-V, lançado há poucos meses.
MERCADO – Outubro deve fechar com 186,7 mil unidades de autoveículos comercializadas no País, apontam dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData.
O dado representa o número de licenciamentos registrados até a quinta-feira, 29, porém com a transferência da folga do Dia do Servidor Público para a sexta-feira, 30, não ocorreu o funcionamento dos Detrans e, assim, o número deve permanecer o mesmo ou mudar muito pouco.
A média diária do mês, prejudicado também por um feriado na segunda-feira, 12, será uma das baixas do ano: 8,9 mil unidades, saindo do ritmo registrado há vários meses no ano, perto de 10 mil unidades.