Em tempos de mercado interno de veículos em baixa e de conectividade em alta, as montadoras lançam mão, cada vez com maior rapidez, de dispositivos que fazem do automóvel uma extensão do escritório o do lar dos jovens consumidores. Tem sido assim há algum tempo nos principais mercados e em veículos mais sofisticados e agora também no Brasil e em carros mais baratos.
A mais recente novidade nesse sentido estará nas concessionárias Nissan a partir desta semana. March e Versa 2016, fabricados em Resende, RJ, tem agora sistema multimídia que, para melhor explicar, é praticamente um tablet com tela sensível ao toque de 6,2 polegadas.
Batizada de Nissan Multi-app, além das convencionais funções de rádio – e, acreditem, ainda de CD e DVD – a central conta com GPS, exibe imagens da câmera de ré e já sai de fábrica com nada menos do que treze aplicativos instalados. Basta acessar a internet pelo celular ou por modem e ter recursos como Waze, Skype, Google Chrome, Spotify, Instagram e Spotify, dentre outros.
Tudo pode ser acionado por toques ou correndo o dedo sobre a tela, como em um tablet normal, ou, em algumas funções, por meio de comando de voz. Pode-se ainda baixar qualquer outro aplicativo ou arquivar músicas, vídeos e fotografias. Diferente de outros sistemas, não há o famoso espelhamento com o aparelho celular. O Multi-App pode exibir um filme ao mesmo tempo em que se fala ao telefone – o celular serve apenas como um roteador neste caso.
Junto com a nova central multimídia March e Versa têm novidades em equipamentos e acabamento. O hatch passa a contar ainda com opções de personalização de carroceria no pacote Colors. O modelo pode ser produzido em branco com detalhes em vermelho, branco com azul, vermelho com branco e preto com branco. Preços a partir de R$ 43,3 mil. Mas apenas a versão 1.6 SL, a mais completa e que custa R$ 51,8 mil, tem o sistema Multi-App, que, no caso do Versa, já está presente na intermediária SL e que custa R$ 57,7 mil.