O tema conectividade avança a passos largos também para os lados dos veículos comerciais e, em particular, para os ônibus. Com base nesta premissa a Volvo Bus Latin America e a Ericsson do Brasil, a quinta maior empresa de desenvolvimento de softwares do mundo, apresentaram na terça-feira, 1º., em Goiânia, GO, o ITS4Mobility América Latina, um completo sistema de gestão de tráfego e informações aos passageiros que surge com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida no transporte urbano e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência das operadoras no que se refere à gestão de suas frotas.
O ITS4Mobility é uma solução global da Volvo Bus que já é utilizada com sucesso em várias cidades da Europa, Canadá e África do Sul. É o sistema que gerencia, por exemplo, o transporte urbano da cidade de Gotemburgo, na Suécia. No Brasil o sistema vinha sendo estudado já há alguns anos pela Volvo e pela Ericsson, em trabalho conjunto desenvolvido com o consórcio de empresas RMTC que opera o transporte coletivo de Goiânia, objetivando sua adaptação às condições da América Latina.
O sistema é uma ferramenta que surge para auxiliar os operadores do transporte a melhorar sua eficiência, oferecendo inteligência à gestão do tráfego e, ao mesmo tempo, informação ao passageiro em tempo real, características que podem aumentar a produtividade dos veículos, a regularidade da operação e, ao mesmo tempo, a satisfação dos usuários do transporte.
“É importante observar que não se trata de um simples sistema de monitoramento de frota, pois agrega inteligência à gestão e permite tomada de decisões gerenciais com maior eficácia e de forma bem embasada”, explicou Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Segundo a Volvo o ITS4Mobility é o único sistema hoje na América Latina que pode possibilitar a conectividade de 100% da frota de forma estável. A partir de um avançado dispositivo eletrônico instalado nos ônibus, os operadores tem acesso a dados como tempo de percurso, pontualidade, quantidade de veículos no trajeto e velocidade média por linha e viagem em tempo real.
Para os passageiros a vantagem é o acesso, também em tempo real, aos horários de chegada dos ônibus nos pontos de parada, com informações sobre o horário do próximo ônibus e do seguinte. Estas informações podem ser acessadas pelo internet, em aplicativos para smartphones, em totens nos terminais ou em pontos estratégicos ou por contato telefônico via call Center.
Em Goiânia, onde foi testado, o sistema já monitora um sistema de transporte público que interliga 18 municípios e beneficia 2,3 milhões de habitantes. Ao todo são 283 linhas, 1 mil 467 ônibus e 21 terminais com 16 milhões de viagens por mês que são atualmente monitorados pelo ITS4Mobility.
Agora que já está definitivamente adaptado às condições locais de operação, o sistema está disponível para outras cidades e será oferecido comercialmente tanto pela Volvo como pela Ericsson, que será a empresa responsável por sua instalação, suporte e manutenção.