O mercado chinês de veículos bateu seu recorde de vendas em 2015, ao alcançar 24,6 milhões de unidades comercializadas, volume 4,7% superior ao do ano anterior, de acordo com informações do Flash de Motor, parceiro da Agência AutoData na Venezuela, citando como fonte a CAAM, associação das fabricantes locais.
Mas o ritmo de crescimento foi menos acentuado do que nos anos anteriores: em 2013 a alta sobre o ano anterior alcançou 13,9% e, em 2014, subiu mais 6,9%. Em 2009 o mercado chinês chegou a crescer 40%.
Segundo o Flash de Motor, a desaceleração desse crescimento foi provocada pela própria economia chinesa, que diminuiu o ritmo no primeiro semestre do ano passado – o período de abril a agosto foi o que as vendas do setor menos cresceram. Uma política de apoio ao setor, com redução de impostos para veículos menos poluentes, fez com que o mercado se recuperasse um pouco a partir de setembro.
De 1º de outubro a 31 de dezembro os impostos para compras de modelos menos poluentes, sobretudo híbridos e elétricos, caíram pela metade, de 10% para 5% do preço total do veículo. A política deu frutos, uma vez que as vendas de híbridos e elétricos triplicaram em 2015, alcançando 331,1 mil unidades.
Para 2016 a CAAM espera que os chineses adquiram 700 mil veículos com motorização híbrida ou elétrica, mais do que o dobro do ano passado. A previsão para o mercado geral é de aumento de 6% nas vendas, em ritmo superior ao praticado em 2015.
Marcas – A General Motors liderou o mercado chinês, ao comercializar 3,6 milhões de veículos, alta de 5,2%. A Volkswagen perdeu a liderança com a queda de 3,5% nos licenciamentos, para 3 milhões 550 mil unidades. Depois veio a Ford, com 1,1 milhão de unidades comercializadas, alta de 3%.