Relatório da Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça, divulgado na quarta-feira, 20, aponta que FCA Fiat Chrysler Automobiles foi a montadora que mais convocou recalls em 2015 no Brasil: 16. Neste cálculo entram as ações realizadas pelas marcas Chrysler, Dodge, Fiat e Jeep.
No ranking vêm a seguir a Mercedes-Benz, com dez chamados, Volkswagen e Jaguar Land Rover, oito cada, BMW e Honda Automóveis, empatadas com sete, e Ford e Toyota, com seis.
A General Motors fez cinco recalls no ano passado. A Mitsubishi aparece na lista com três, assim como o Grupo Caoa, considerando as marcas Hyundai e Subaru. E Audi, Nissan, Porsche, PSA Peugeot Citröen e Volvo realizaram dois recalls cada uma.
Convocaram apenas um recall em 2015, segundo o levantamento da Senacon, Bentley, Ferrari, Lifan, Renault e Suzuki.
Ao todo foram chamados de volta às oficinais, segundo o relatório, 2,7 milhões de automóveis e comerciais leves em 89 recalls. Os caminhões foram 1,7 mil, em dois chamados, e 102,5 mil motocicletas em 23 recalls.
Considerando-se todos os recalls convocados no Brasil em 2015, de todos os segmentos, os automóveis responderam por pouco mais de 68% do total e as motocicletas quase 18%.
Quando avaliados os automóveis, isoladamente, segundo o MJ, quase 2,5 milhões de unidades, ou 91,5%, foram chamados por riscos de lesões ou lacerações. Os outros 200 mil, ou 8,5%, passaram por recall por risco de incêndio.
Em comunicado, o órgão afirmou que o número total de recalls no Brasil bateu recorde em 2015 – foram no total 130 ante 120 em 2014 e 109 em 2013. De acordo com Juliana Pereira, secretária nacional do consumidor, 26 recalls foram determinados pela Senacon – quando os fabricantes não realizam o chamado de forma voluntária. “A proteção à saúde e à segurança dos consumidores é uma questão de Estado, e, portanto, prioritária nas ações da Secretaria, que monitora diariamente redes nacionais e internacionais de notícias, além dos sistemas internacionais sobre recalls e segurança de produtos.”
Para ela, ainda na nota, o aumento no número de convocações registrado “se deu em razão do monitoramento mais estratégico do mercado e da maior articulação dos órgãos de defesa do consumidor com as autoridades de Metrologia e Vigilância Sanitária, além da parceria desenvolvida com agências e órgãos reguladores”. A secretária complementou considerando que “é importante conscientizar a sociedade para o fato de que o recall é realizado porque há um risco concreto de dano a integridade física do consumidor”.
O relatório completo dos recalls convocados no Brasil em 2015 pode ser acessado clicando-se neste link: http://justica.gov.br/BoletimRecall2015.pdf.