Os derrotados em duas das principais disputas por segmento no ranking dos mais vendidos em 2015 começaram o ano se vingando dos rivais: Renegade e Hilux abriram boa vantagem para os concorrentes diretos em janeiro.
O Jeep surpreendeu e conseguiu fechar o mês no top-5, mantendo a posição obtida nas primeiras semanas do mês, conforme antecipara a Agência AutoData. Com quase 5 mil emplacamentos foi além do que conseguiu o Honda HR-V, campeão de 2015 na faixa dos SUVs compactos – que mesmo assim não fez feio e fechou janeiro em oitavo, com 4,3 mil.
Já a Hilux humilhou a S10, para quem perdeu a disputa nas picapes médias por quatrocentas unidades em 2015: o modelo da Toyota registrou em janeiro 2,8 mil licenciamentos, 18ª. posição no geral, para apenas 1,3 mil da Chevrolet, 33ª. – cenário atípico e que pode indicar um esforço comercial adicional no fim do ano pela GM para não perder a coroa do ano.
Observando à distância está o novo rei do mercado nacional, o Onix, que mostrou em janeiro que o título inédito obtido no ano passado não foi à toa: manteve o posto de mais vendido, despencado na frente – 13 mil para 9 mil do vice-líder, o sempre competente Hyundai HB20. O campeão de 2014, o Palio, fechou o pódio com 8 mil.
Os três tiveram desempenho destoante dos demais, já que o Prisma, quarto, fez pouco menos de 5,5 mil no mês.
Janeiro foi ruim para o Gol, que saiu do top-10, assim como Uno, Up! e Sandero. Quem lamentou o mês também foi o Duster, apenas 34º., bem aquém do Ford EcoSport, o 23º, isso para não mencionar o Peugeot 2008, que sequer aparece nos 50 mais vendidos.
Já a Oroch, em preparação para enfrentar a Fiat Toro, vendeu mais que a Chevrolet Montana, ficando uma posição à frente, em 42º.