Venda de veículos usados chega a 13,1 milhões de unidades

São Paulo – As vendas de veículos usados somaram 13,1 milhões de unidades de janeiro a novembro no Brasil, volume 9,1% superior ao que o registrado em igual período de 2022, de acordo com dados divulgados pela Fenauto, entidade que representa os revendedores de veículos seminovos e usados. 

Em novembro as vendas chegaram a 1,2 milhões de unidades, alta de 3% sobre igual mês do ano passado e leve queda de 1,5% na comparação com outubro. O modelo mais vendido foi o Volkswagen Gol, 60,6 mil unidades, seguido pelo Fiat Uno, 33,6 mil unidades, e o Fiat Palio, com 32,4 mil.

Programa Mover terá R$ 3 bilhões em incentivos a inovação 

São José dos Pinhais, PR – Ao menos R$ 3 bilhões em incentivos fiscais por ano estão previstos para o Mover, Programa Mobilidade Verde, a segunda etapa do Rota 2030. Foi o que afirmou o vice-presidente da República e ministro do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Serviços, Geraldo Alckmin, em cerimônia de celebração dos 25 anos da inauguração da fábrica da Renault em São José dos Pinhais, PR.

Recentemente Alckmin afirmou, em evento na Abimaq, que os incentivos seriam concedidos para toda a indústria da mobilidade para estimular inovação, eficiência energética e digitalização.

O secretário de desenvolvimento industrial, inovação, comércio e serviços, Uallace Moreira, afirmou que as regras da nova política industrial serão divulgadas por volta de 13 de dezembro: “Estamos esperando a reunião do CNDI [Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial] para apresentar e ratificar”, afirmou a jornalistas após a cerimônia.

SAE escolhe tecnologia da Mahle para carregamento sem fio de veículos elétricos

São Paulo – A SAE International escolheu a tecnologia desenvolvida pela Mahle como padrão para o carregamento sem fio de veículos elétricos. O sistema permite que um veículo elétrico seja estacionado alinhado acima da bobina de carregamento instalada no chão e, desta forma, começa a carregar sem nenhuma conexão via cabo.

Esse era um tema que estava em aberto há dez anos e a SAE, associação sem fins lucrativos, definiu o padrão que permitirá o avanço comercial da tecnologia para veículos elétricos e híbridos. O carregamento indutivo facilitará a vida dos usuários, que não precisarão se preocupar se o carregador disponível é compatível com a entrada do seu veículo.

Renault investe R$ 2 bilhões para produzir novo SUV médio no Paraná

São José dos Pinhais, PR – Novo ciclo de investimento da Renault, desta vez de R$ 2 bilhões até 2025, adicionará um novo veículo montado sobre a plataforma CMF às linhas da fábrica de São José dos Pinhais, PR. O anúncio foi feito pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, ao vice-presidente da República e ministro do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante a celebração dos 25 anos de inauguração da unidade, na segunda-feira, 4.

Será um veículo completamente inédito do segmento C-SUV, maior, portanto, do que os atuais Duster e Kardian, este o primeiro produzido sobre a plataforma CMF e que chegará às revendas em março. Ele ainda não é produzido em nenhuma unidade Renault no mundo: “O lançamento global deste novo modelo será no Brasil, assim como foi o Kardian”.

Ao menos uma das versões do novo SUV terá motorização híbrida segundo a empresa. Também como o Kardian, que além do Paraná será montado no Marrocos, o novo modelo deverá ser produzido em outras fábricas da Renault. São José dos Pinhais será, porém, centro de exportação para a América Latina. No mercado local concorrerá com modelos como Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.

Segundo Luiz Fernando Pedrucci, CEO da Renault América Latina, o investimento significa uma vitória da operação local: “Vencemos uma batalha. Ganhamos uma concorrência global e conseguimos trazer mais um modelo para a América Latina, para o Brasil”.

O SUV é o segundo de oito veículos do plano do Grupo Renault para os mercados de fora da Europa, um investimento total de 3 bilhões de euros anunciado pelo CEO global Fabrice Cambolive em outubro. Com ele a empresa entrará na competição de um segmento inédito no mercado brasileiro, analisou Gondo:

“A tendência é crescer em participação no mercado, porque não vamos concorrer com nenhum modelo de nossa gama atual. Será volume adicional”.

Com este novo aporte a Renault soma R$ 5,1 bilhões investidos de 2021 a 2025. O Grupo ainda investe, por meio da divisão Horse, R$ 100 milhões para produzir na fábrica do Paraná o motor 1.3 turbo, atualmente importado da Espanha, que deverá equipar o novo modelo.

Banco Mercedes-Benz tem novo gerente de marketing

São Paulo – O novo gerente de marketing, comunicação e produtos do Banco Mercedes-Benz é Alfredo Tucunduva, que sucederá a Raquel Assis, que assumiu o cargo de diretora de operações do banco. O executivo já trabalhou em outras empresas do Grupo Daimler desde 1999 e, em 2010, ingressou no Banco Mercedes-Benz como gerente regional de Porto Alegre.

Tucunduva é formado em engenharia mecânica automobilística, com pós-graduação em administração, finanças e agronegócio e tem MBA em Data Science & Analytics

Volvo vende 54 ônibus em Ribeirão Preto

São Paulo – A Volvo vendeu 54 ônibus para duas operadoras de transporte de Ribeirão Preto, SP, a Rápido D’Oeste e a Transcorp: cada uma comprou 27 unidades. A cidade será a primeira a dispor de veículos equipados com chassi B320R, o mais novo da Volvo.

Com a negociação Ribeirão Preto terá, a partir de 2024, toda a sua frota urbana de ônibus composta por veículos Euro 6.

VW Caminhões e Ônibus inaugura mais uma concessionária na Bahia

São Paulo – Barreiras, BA, é a sede da nova concessionária Bravo da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O foco será em operações do agronegócio local,  expandindo o portfólio ofertado na região, o estoque de peças e os serviços de revisão e pós-vendas. 

A inauguração da revenda faz parte da celebração dos 29 anos do início das operações do Grupo Bravo como concessionário da Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil. Esta é a nona concessionária VWCO do grupo, sete instaladas na Bahia e duas em Minas Gerais.

Strada consolida liderança do mercado brasileiro

São Paulo – Em apenas três meses – janeiro, junho e julho – a Fiat Strada não ocupou o degrau mais alto do pódio do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. No primeiro mês do ano o líder foi o Chevrolet Onix e nos outros dois o primeiro lugar ficou com o Volkswagen Polo, que seguem brigando pela segunda posição do ranking anual, com vantagem para o modelo produzido em Taubaté, SP.

A picape completou 25 anos em outubro e a revista AutoData contou a sua história em uma reportagem especial.

Em novembro a única alteração no pódio foi o Hyundai HB20, terceiro mais vendido, que empurrou o Onix para a quarta posição.

Outro modelo Hyundai, o Creta, foi o SUV mais vendido do mês, desbancando o VW T-Cross. No mês quatro SUVs ocuparam o Top 10, cinco hatches e uma picape.

Veja os mais vendidos de novembro:

Simone Frizzo é a nova vice-presidente de RH da Mercedes-Benz

São Paulo – Simone Frizzo foi nomeada vice-presidente de recursos humanos da Mercedes-Benz para a América Latina, sucedendo a Fernando Garcia, que deixará a companhia no fim do ano para encarar outros desafios, segundo informou a empresa em comunicado. 

Frizzo já era responsável pelas áreas jurídica e de compliance na América Latina e acumulará os dois cargos junto com a direção do RH. A vice-presidente trabalha na Daimler Truck desde 2013, quando assumiu a diretoria de assuntos tributários.

Vendas crescem 4% em novembro e acumulado já quase alcança 2022

São Paulo – Em novembro foram comercializados 212,7 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no mercado brasileiro, crescimento de 4,3% sobre o mesmo mês de 2022, segundo dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. O resultado ficou 2,3% abaixo do registrado em outubro, que teve um dia útil a mais e somou 217,8 mil emplacamentos, o segundo melhor desempenho do ano.

A média diária em novembro foi de 10,6 mil licenciamentos/dia, ante média de 10,4 mil/dia em outubro. Apenas julho, com média de 10,7 mil/dia, registrou desempenho médio melhor, impulsionado pelos descontos concedidos pela MP 1 175.

O acumulado do ano somou 2 milhões 60 mil unidades, avanço de 9,2% sobre janeiro a novembro do ano passado, quando foram emplacados 1 milhão 887 mil veículos. As vendas em onze meses já estão próximas de todo o resultado de 2022, que alcançou 2 milhões 104 mil veículos, soma que deverá ser alcançada nos próximos dias.

Desta forma o desempenho do mercado caminha para superar as projeções da Anfavea, de 2 milhões 230 mil unidades, e da Fenabrave, 2 milhões 222 mil veículos. Dezembro costuma ser mês mais aquecido, com o décimo-terceiro salário movimentando as concessionárias e alavancando os negócios: no ano passado foram 216,9 mil unidades vendidas no último mês.

Mas o mercado ainda segue longe do volume pré-pandemia: em 2019 as vendas alcançaram 2,7 milhões de unidades. E há ainda muitos emplacamentos gerados por vendas diretas, apesar de, no mês passado, o varejo ter ficado com 51% dos licenciamentos ante 49% do faturamento direto.